Filandia Pizzul, a primeira mulher arquiteta da Argentina

A primeira arquiteta a receber o título na República Argentina foi Filandia Pizzul, em 1928, pela Universidade de Buenos Aires, quando o curso já completava mais de 50 anos. A partir de 1874, a graduação em arquitetura funcionava independentemente do departamento de Ciências, onde os estudos eram ministrados desde 1865. Sua figura foi pioneira em vários campos, sendo também a primeira mulher a concluir os cursos do Departamento de Aeronáutica Civil em 1928, obtendo a licença de piloto nº 181.

Ela iniciou a sua prática profissional em 1928, como subinspetora de trabalhos na Comissão Consultiva de Asilos e Hospitais Nacionais, dependente do Ministério das Relações Exteriores, Culto e Previdência, sendo a primeira mulher a trabalhar nesse órgão.

Ao longo da sua carreira, foi Diretora Geral de Cursos e Conservação do Ministério Nacional da Saúde Pública, Diretora Geral de Conservação do Ministério Nacional das Obras Públicas e assessora do Diretor Nacional de Arquitetura.

Nesse cargo ela uniu suas duas paixões e atividades, pois foi a responsável pela elaboração do anteprojeto para o Aeroporto Jorge Newbery, inaugurado em 1947.

Filandia Pizzul, a primeira mulher arquiteta da Argentina - Imagem 2 de 2
Filandia Pizzul. Imagem via Un Día Una Arquitecta

Filandia também foi a primeira diretora da biblioteca da Faculdade de Arquitetura de Buenos Aires, que ela mesma organizou, e uma das salas leva seu nome desde 1994.

Pelas informações apresentadas em diversos números da Revista de Arquitetura da Sociedade Central de Arquitetos (SCA), que vem sendo publicada regularmente desde 1914, Filandia destacou-se como estudante, em 1926 foi publicado o seu desenho para o projeto de um poço de água feito no curso inicial de composição em 1924. No final de 1926 ela aparece na Revista como candidata a novo membro da SCA e em janeiro de 1932 aparece como membro ativo da Sociedade Central de Arquitetos, registrando seu endereço na Calle Juana Azurduy 3115.

Filandia, como outras mulheres pioneiras na profissão, foi muito ativa na Sociedade Central de Arquitetos, sendo citada na revista em exposições de trabalhos artísticos e júri de prêmios e concursos. Ela aparece também na publicação de janeiro de 1940 como membro da comissão organizadora do V Congresso Pan-Americano de Arquitetos, juntamente com Carmen Renard, Stella Genovese e Nélida Azpilicueta de Cima.

NOTA: segundo dados da família, Filandia Pizzul faleceu em 1984 e, conforme Ordem do Dia nº 848 Impressa em 26 de novembro de 2009 da Câmara dos Senadores em Sessões Ordinárias do Congresso Nacional, em 1987. Seu falecimento certificado indica 2 de novembro de 1987.

Conheça mais sobre Filandia Pizzul em Un Día | Una Arquitecta.

Sobre este autor
Cita: Muxí, Zaida . "Filandia Pizzul, a primeira mulher arquiteta da Argentina" [Filandia Pizzul, la primera mujer arquitecta de Argentina] 29 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/986114/filandia-pizzul-a-primeira-mulher-arquiteta-da-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.