Grande parte da produção da arquitetura moderna no continente americano foi baseada no modelo dos arquitetos europeus que, com suas obras, lançaram as premissas e ideias fundamentais para a vida moderna. Estes pilares da arquitetura foram transferidos, e consequentemente adaptados, ao território americano, introduzindo, ao mesmo tempo, suas próprias características de acordo com o contexto territorial, sócio-cultural e econômico.
Entendemos que uma boa arquitetura é aquela que serve como modelo para resolver problemas inerentes ao campo em geral. É por isso que certas referências que consideramos hoje como "clássicos" são exemplos de boas práticas arquitetônicas que foram apropriadas por outros arquitetos, a partir da adoção de elementos pertinentes e necessários para alcançar um resultado de acordo com cada contexto particular.
Ao mesmo tempo, estas obras se tornam, elas mesmas, referências para as gerações futuras. Considerando os anos que se passaram desde sua construção, os clássicos da arquitetura sobrevivem à passagem do tempo sem perder sua relevância. Assim, eles se tornam obras exemplares do cânone moderno na América.
Analisamos a habitação como um programa fundamental do movimento moderno, tanto individual como coletivo. Estamos interessados no redirecionamento do debate europeu para a produção americana. Em particular, a redefinição da esfera doméstica traz consigo soluções inovadoras em termos de espacialidade e exploração material. O uso da luz, a planta flexível, o despojamento da ornamentação, a nova relação entre privacidade e intimidade, são apenas algumas das operações formais que marcaram a produção da segunda metade do século XX. O recorte coincide com o momento da maior produção moderna do continente americano e vai de 1930 a 1960.
Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik
Casa sobre o arroio / Amancio Williams
Casa das Canoas / Oscar Niemeyer
Casa Farnsworth / Mies van der Rohe
Edifício Los Eucaliptus / Jorge Ferrari Hardoy + Juan Kurchan
Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa
Conjunto residencial Prefeito Mendes de Moraes (Pedregulho) / Affonso Eduardo Reidy
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O que é uma boa arquitetura?, orgulhosamente apresentado pelo nosso primeiro livro: The ArchDaily Guide to Good Architecture. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.