Com diferentes formas, tamanhos e estilos adequados a diferentes locais, funções e personalidades, os espelhos podem ser usados como pontos de autorreflexão, para se vestir e se embelezar, mas também para multiplicar luz e espaço em ambientes naturalmente escuros ou estreitos, ou simplesmente como objetos decorativos. Aqui estão as perguntas certas para se fazer quando se deseja utilizar espelhos no projeto.
Por que alguns espelhos não ficam na parede?
A maioria dos espelhos está pendurada na parede. Ocupando pouco ou nenhum espaço no chão, eles podem ser posicionados em qualquer lugar sem atrapalhar os móveis de baixa altura. Mas enquanto os Irmãos Grimm preferiam assim, espaços de estar mais contemporâneos com espelhos de chão oferecem um novo ângulo.
Pode parecer que faltou parafusos e buchas para pregá-los na parede, mas os espelhos de chão inclinados, como as opções de corpo inteiro tal qual o modelo TATI de ASPLUND, oferecem um reflexo angular mais abrangente da cabeça aos pés. Com pouco espaço, no entanto, o espelho de parede perpendicular Luna da Deknudt Mirrors oferece vistas frontais e laterais simultâneas, enquanto espelhos independentes como LC 198 da Gervasoni são leves e fáceis de movimentar, com ganchos posteriores para pendurar roupas alternativas.
Qual formato de espelho combina com cada espaço?
Espelhos de corpo inteiro ajudam vestiários e closets a oferecer uma imagem direta, mas a forma de um espelho é ditada pelo ambiente, bem como pela função. Em um espaço onde as "verificações finais" são feitas antes de sair de casa, longos espelhos de corredor no nível dos olhos, como o limpo e descomplicado Hallway Mirror do District Eight, aumentam a iluminação e o espaço nesta área limitada.
Enquanto isso, em espaços de convivência, as linhas retas de um espelho quadrado geralmente aparecem acima de móveis de bordas retas, como peças de lareira e mesas de jantar. Muitas formas quadradas, no entanto, podem diminuir a personalidade de uma sala, por isso, espelhos redondos como o Francis da Petite Friture, com sua explosão de criatividade e cor, oferecem uma forma contrastante.
Para aqueles que realmente desejam distorcer as coisas, também existem muitos espelhos de formatos incomuns no mercado. Como o espelho Vanity Fair dos anos 20 da Arketipo, revestindo seus losangos art-deco em veludo, ou o espelho triangular mais modernista Transience da Tuttobene, no qual o uso decorativo da forma e da cor supera a função.
Qual deve ser o tamanho de um espelho?
Uma boa regra é selecionar um espelho cerca de dois terços do tamanho do mobiliário abaixo dele. Mas regras são feitas para serem quebradas, não é? Em áreas mais escuras, revestir uma parede com superfícies refletivas, como a cobertura de espelho Fasara Glass Finish da 3M, multiplica a luz e o espaço.
Entretanto, não há nada como o impacto de uma moldura. Ao incluir o reflexo, as molduras chamam a atenção para ele, e espelhos extragrandes, como a coleção de espelhos Birk da Meridiani, causam um grande impacto em qualquer ambiente.
Arranjos de vários espelhos menores ainda podem trazer função reflexiva em grande escala, no entanto, apenas com um lado decorativo adicional. Por exemplo, a série de espelhos Hawaii da Cattelan Italia, baseada nas principais ilhas do estado dos EUA, parece estar emergindo lentamente da quietude do Pacífico.
Qual é o melhor material para uma moldura de espelho?
Como a principal saída criativa de um espelho, escolher o material de moldura certo é crucial para combiná-lo harmoniosamente com sua configuração. Molduras finas e pretas são minimalistas, enquanto as de madeiras claras oferecem uma versão mais escandinava, também dentro do minimalismo. A madeira mais grossa ou mais escura oferece um ambiente rústico, enquanto o metal desgastado tem um toque industrial. Molduras de espelho com um elemento de textura adicional, no entanto, conseguem capturar e manter a atenção.
Diesel, com o espelho Ego Stud de Moroso mistura aço preto, couro e fivelas para criar um visual elegantemente reflexivo, enquanto o Ball Moss de Ekomoss representa uma mensagem biofílica mais positiva, remetendo à uma paisagem verde em miniatura envolta em madeira.
Mas os espelhos modernos não usam apenas suas molduras para separá-los. As molduras de alumínio com acabamento em latão ou mocha dos espelhos Visual da Sovet criam paredes inesquecíveis com vários tons, incluindo ouro, rosa, bronze e fumê, além de claro. O espelho Delta da Black Tie, enquanto isso, divide arranjos curvos de vidro espelhado bronze, cinza e transparente e mármore Emperador com acabamento em ouro.