Um dos eventos culturais mais significativos do Oriente Médio, a Dubai Design Week representa uma plataforma que oferece a indivíduos e empresas a oportunidade de mostrar sua experiência em design e fomentar conversas sobre as questões mais prementes de nossos tempos. Desenvolvido em parceria estratégica com o Dubai Design District (d3), o evento apresenta uma série de instalações imersivas e de grande escala que destacam o tema do festival: Design with Impact.
O programa deste ano está focado em projetar um futuro sustentável. Para promover isso, a Dubai Design Week convidou arquitetos e designers internacionais e regionais para criar instalações que demonstrem o pensamento criativo do design, apresentando materiais inovadores e estimulando conversas sobre as maneiras pelas quais o design pode ter um impacto positivo no meio ambiente.
Continue lendo para conhecer oito instalações arquitetônicas apresentadas na Dubai Design Week 2022.
Once Upon a Forest / OBMI
Criada pelo escritório norte-americano OBMI, esta instalação visa combinar o design sustentável com a preservação da paisagem natural dos Emirados Árabes Unidos. A forma orgânica é inspirada nas florestas de mangue, uma das paisagens espetaculares encontradas nos Emirados Árabes Unidos. Os visitantes que entram na cobertura flutuante do pavilhão ficam imersos em uma exploração da proteção e resiliência do ecossistema florestal nativo.
How Much Does Your Debris Weigh? / Quartz Architects
Quartz Architects, com sede nos Emirados Árabes Unidos, usou resíduos e detritos para criar o fechamento deste espaço experimental. A instalação exibe materiais demolidos em cascata no seu estado bruto, enfatizando fortemente sua materialidade. Empregar o uso de resíduos na cobertura do pavilhão cria uma sensação desconfortável de peso, convidando os visitantes a contemplar o impacto da indústria da construção e repensar sua relação com os materiais.
IOTA / Karim Tamerji e Elias El Hage
A primeira instalação a dar as boas-vindas aos visitantes da feira deste ano é a IOTA, uma instalação site-specific feita como um conjunto de esferas de terra independentes e empilháveis. Os objetos são feitos à mão em cores e texturas variadas. Eles representam uma celebração da região do Oriente Médio e seus recursos naturais. Para criar a instalação, os designers moldaram o material e também usaram uma técnica antiga de taipa de pilão. Potente em sua forma, a instalação permanece a céu aberto em um layout lúdico, encaminhando os visitantes à entrada da feira, ao mesmo tempo em que define áreas de circulação e descanso.
Grounded in Hope / Grounded Design
A instalação é uma convergência de identidades, sonhos e crescimento, distintos em seu caráter, mas bem equilibrados pela unidade. Seu tecido reaproveitado enraíza a árvore no passado, fundamentando sua alma e demonstrando que, ao transformar materiais, uma nova vida é oferecida a eles - permitindo que sua história seja contada repetidamente. A instalação tem como objetivo inspirar uma arquitetura ambientalmente consciente e mostrar que materiais antigos podem ser bonitos.
Seven Cypresses (Seven SARV) / Banafsheh Hemmati
No simbolismo tradicional, a árvore é interpretada como um pilar entre a terra e o céu porém, nesta instalação, não se estabelece mais o equilíbrio estável entre os dois, e os troncos suspensos remetem à perda desse equilíbrio. Hemmati dedica esta instalação como um memorial às mulheres de sua terra que, como a obra, estão em estado de suspensão há mais de quatro décadas. Na literatura persa, o cipreste é uma metáfora para as mulheres. Esses sete ciprestes simbolizam a resistência e a persistência das mulheres iranianas.
Suhail Design / Reem Al Bustani
A inspiração para este trabalho é a estrela Suhail e sua importância no mundo árabe. No folclore árabe, o aparecimento da estrela representa a mudança do tempo para condições mais frias. Acredita-se também que seja um símbolo de prosperidade, abundância e momentos favoráveis. O design da instalação é inspirado nos sons rítmicos das ondas subindo e descendo durante a ascensão de Suhail e a mudança das estações.
KIN / FADAA
Esta instalação convida os visitantes a repensarem sua relação com a natureza, acabar com sua exploração e aprender a viver simbioticamente. A KIN usa tijolos biológicos e de ostra, criados a partir de mariscos descartados de restaurantes, juntamente com cal natural com baixo teor de carbono. A instalação também está prevista para abrigar plantas nativas.
Al Gargoor / Sara Alrayyes
Al Gargoor é uma instalação pública feita de gargoor, ou seja, redes de pesca usadas em sua forma nativa ou com mínimas alterações. A ideia do projeto é desenvolver um espaço útil e criativo por meio do reaproveitamento de materiais como as redes que são objetos representativos da cultura local. Esta instalação visa educar a próxima geração sobre a importância da cultura da pesca, preservando as identidades únicas do Bahrein e dos países vizinhos do Golfo. O projeto também incorpora a tecelagem tradicional de palmeiras (Sa'af) e tecidos naseej, produzidos e trabalhados por bahreins locais.