Diller Scofidio + Renfro, em colaboração com o Dallas Theatre Center, apresentou uma proposta de restauro para o Teatro Kalita Humphreys, uma das obras menos conhecidas de Frank Lloyd Wright. Ao longo dos anos, negligência e obras complementares irresponsáveis comprometeram a integridade da edificação. O projeto visa restaurar o teatro de meados do século XX ao seu estado original a partir de uma abordagem complexa. De acordo com os arquitetos, isso inclui extração de elementos não originais, reconstrução seletiva, preservação e uma reinterpretação fiel da intenção do desenho de Wright. O projeto também visa transformar o espaço público dos arredores em um parque ativo e atraente conectado a Turtle Creek e Katy Trail, alguns dos destinos mais visitados em Dallas.
A intervenção reimagina o espaço verde público como um parque urbano aberto e democrático, conectado à cidade por meio de uma rede de pontes, passarelas para pedestres e ciclovias. Também prioriza a posição do Teatro Kalita Humphreys como peça central dessa paisagem revitalizada. De acordo com a arquitetura orgânica de Wright, que defendia a unificação de um edifício com seu cenário natural, o Teatro foi inicialmente aninhado em um penhasco de calcário com vista para Turtle Creek. No entanto, esse cenário foi fragmentado por grandes estacionamentos e estradas. Embora as falésias, removidas como parte da adição de 1968, sejam irrecuperáveis, uma paisagem levemente remodelada ecoará a topografia original do local.
O Kalita Humphreys, construído de acordo com o projeto de Frank Lloyd Wright em 1959, sofreu uma série de alterações, incluindo uma extensão do saguão em 1968 que comprometeu a massa original do volume. Alguns detalhes arquitetônicos também se perderam nessas alternâncias. Ainda assim, a intervenção visa pesquisar e restaurar cuidadosamente os elementos originais, incluindo luminárias de meados do século, grades de ventilação, maçanetas, molduras de janelas e móveis.
Além da restauração, o projeto também precisa responder às necessidades do público e dos artistas contemporâneos. Iluminação, climatização, infraestrutura de palco e outras funções de apoio atualizadas melhorarão a flexibilidade e permitirão uma gama mais ampla de apresentações. O layout dos assentos se assemelhará ao auditório de 1959, com fileiras escalonadas que melhoram as linhas de visão. O hall receberá um ponto central de informações e uma ala histórica para orientar e engajar os visitantes. As intervenções visam transformar a edificação negligenciada em um teatro ativo que hospeda uma ampla gama de produções, ao mesmo tempo em que honra a beleza e a integridade do projeto de Frank Lloyd Wright.
Novos programas também são integrados à paisagem. Pavilhões discretos ao longo do eixo público serão intercalados com pequenos pátios, cada um apresentando um programa específico que ampliará o alcance social e cultural do conjunto. A escala e a posição dos novos edifícios são informadas pelo Kalita Humphreys, garantindo que o teatro histórico continue sendo o ponto focal da composição. Um teatro caixa preta de 100 lugares se abrirá para um dos pátios como um local interno/externo; um pavilhão multiuso oferecerá uma infraestrutura flexível para diversos eventos, aulas educativas e workshops; uma “torre” de ensaio e educação incubará pequenas produções imersivas, enquanto um restaurante completa a imagem do novo Campus Kalita Humphrey.
Fundada em 1981, a Diller Scofidio + Renfro (DS+R) é conhecida por projetos como o College of the Holy Cross Prior Performing Arts Center em Worcester, EUA, e The Tide, uma rede de 5 quilômetros de espaços públicos e jardins integrados a os ritmos diários da Península de Greenwich em Londres, Reino Unido.