No dia 24 de janeiro foi celebrada a quinta edição do Dia Internacional da Educação com o lema “Invista nas pessoas, priorize a educação”. Proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a celebração promove forte mobilização política buscando traçar o caminho e acelerar o progresso rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de Qualidade.
“Atualmente, 244 milhões de crianças e jovens estão fora da escola e 771 milhões de adultos são analfabetos. Seu direito à educação está sendo violado e isso é inaceitável. É hora de transformar a educação”, afirma a UNESCO.
A educação de qualidade implica um investimento na arquitetura de qualidade que a acompanha. Por isso, selecionamos dez obras de arquitetura educacional da América Latina que são exemplos inspiradores.
México
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os terremotos de setembro de 2017, cidades inteiras e pequenos povoados na região central do México foram gravemente afetados. Com o epicentro na pequena cidade de San Felipe Ayutla, mais de 200 escolas da rede pública de ensino foram severamente danificadas somente no Estado de Puebla, a grande maioria delas, localizadas em áreas rurais. Poucos meses depois do terrível abalo sísmico, fomos chamados pelas empresas IENOVA e GDI para projetar e reconstruir os edifícios das escolas rurais de ensino fundamental das comunidades de Santa Isabel Cholula e San Martín Tlamapa.
Brasil
Descrição enviada pela equipe de projeto. A imensidão do cerrado, a infinitude do céu e os saberes populares. É o continuo, o vasto e uma tênue linha imaginária ao fundo que acolhem a jornada e os saberes dos brasileiros residentes na região central do país. A arquitetura lá proposta não poderia ser distinta de tal conformação. É a amplitude que nos toca aliada à beleza do povo que lá habita. Entretanto, como a arquitetura marcada por suas memórias, técnicas, estéticas e ritmos se tornaria pertinente a este local? Como lidar com este sítio no qual a cultura vigente se moderniza e se abstém de qualquer memória em prol de um sonho reproduzido? Como intervir num lugar marcado pelo trabalho manual da lavoura e pela natureza indígena?
Argentina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma intervenção em uma escola de comunidade carente, na periferia de Buenos Aires, no bairro 9 de Abril. O pedido foi feito pela família que gerencia a escola e gira em torno de uma solução de acesso a algumas salas do pavimento superior. Embora a demanda fosse uma escada, o acesso e relação com o pátio principal de todos os níveis da escola nos trouxe múltiplas oportunidades de projeto.
Colômbia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio 29 de Noviembre é uma instituição educacional construída em 2010 no bairro de Nueva Colonia, em Turbo, Colômbia. É uma das poucas infraestruturas públicas de uma cidade com altos índices de pobreza e carência em todos os níveis de serviços públicos, estradas, habitação, etc. Em 2018, trabalhando para a fundação Fundafrut, apresentamos uma proposta de intervenção no edifício existente, melhorando as condições de estudo para as crianças, bem como ampliando as instalações existentes.
Chile
Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta para a escola se baseia em um volume compacto que nasce a partir de seu "pátio" central, que se define como um lugar de reunião e se projeta para a comunidade, um espaço multiuso ao qual os programas da área de serviços e docência da escola se abrem, diminuindo áreas de circulação e aumentando os metros quadrados do espaço proposto. A partir deste ponto, o volume toma sua maior altura saindo em busca da luz natural, uma espécie de referência à ruca dos índios mapuches e sua chaminé. Neste caso a chaminé é substituída por uma claraboia, fogo versus luz. A importância desse espaço reside na multifuncionalidade de seu programa, estabelecendo a escola como um centro de reunião da comunidade, e o fogão é um espaço em si mesmo.
Peru
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto escolar de Alto Anapati está localizado em uma comunidade nativa Nomatsigenga na selva central do Peru. A escola, fundada em 2008, encontrava-se em condições precárias e sob risco de inundação. Em 2021, graças ao financiamento do governo local e cooperação internacional, o projeto se torna uma realidade, gerando acesso à educação para mais de 50 meninos e meninas, além de proporcionar um espaço comunitário para 86 famílias.
Equador
Descrição enviada pela equipe do projeto. O projeto utiliza os mesmos materiais e a mesma lógica construtiva com os quais a comunidade vem construindo suas casas há anos. Uma base de madeira sobre palafitas, paredes de bambu, estrutura de madeira e telhado tecido com palha. A diferença está na concepção e conceituação do espaço, lugar de uma educação que promove o aprendizado pela ação. Agora as crianças e os pais têm orgulho da sua escola, da mudança que ela trouxe, sendo motivo de união e autoestima para toda a comunidade, e vendo como todos os forasteiros que a conhecem a admiram.
Bolívia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O internato Bella Vista foi planejado e construído durante a segunda fase de construção do Campus de Agronomia, perto de Cochabamba, na Bolívia. O centro vocacional oferece uma perspectiva aos jovens de famílias extremamente pobres na Bolívia que vão além do nível de subsistência comum da agricultura. CODE e o Professor Ralf Pasel, no departamento de design e construção civil da TU Berlim, estão engajados em um projeto interdisciplinar de longo prazo na cidade andina de Bella Vista, com o objetivo de desenvolver soluções locais contra a pobreza e encontrar respostas para problemas globais como a urbanização e o aumento do despovoamento rural.
Guatemala
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola San Felipe Chenla é uma entre sete escolas integrantes do Programa "Escuelas de Nebaj", em Quiché. Este projeto foi doado pela Agência de Cooperação Internacional da Coreia do Sul (KOICA), que busca a melhoria das instalações escolares em áreas carente no altiplano guatemalteco e outras localidades.
Uruguai
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola pública uruguaia possui uma grande tradição e tem sido capaz de responder a situações sociais adversas: no início do século XX, as “escolas ao ar livre” para crianças tuberculosas, em meados do século o Programa Rural com horário prolongado e comida para combater a pobreza nessa área. Nesse contexto, as atuais Escolas de Tempo Integral enfrentam o desafio de uma sociedade fragmentada e desagregada territorialmente, gerando escolas homogêneas que refletem apenas o lugar onde se encontram. Portanto, as ETC buscam melhorar as condições de equidade das crianças em situação de pobreza.
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