O comitê da UNESCO decidiu inscrever o Centro Histórico da Cidade Portuária de Odesa, na Ucrânia, na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade. A decisão simboliza o reconhecimento do valor excepcional do sítio e o compromisso dos 194 Estados da Convenção de não realizar nenhuma ação deliberada que possa prejudicá-lo, mas sim, auxiliar na sua proteção. O local também foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em perigo, o que lhe dá acesso a assistência financeira ou técnica internacional para garantir sua proteção e, se necessário, contribuir para sua reabilitação.
O procedimento foi iniciado às pressas no verão de 2022 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como resposta às ameaças que a cidade enfrentava desde o início da guerra. A organização internacional acrescentou ainda que as medidas de emergência já começaram a ser implementadas no terreno. Foram reparados os danos causados ao Museu de Belas Artes de Odesa e ao Museu de Arte Moderna de Odesa.
Em 23 de janeiro de 2023, a UNESCO verificou danos em 236 lugares em toda a Ucrânia, incluindo locais religiosos, museus, bibliotecas, edifícios de interesse histórico ou artístico e monumentos. Para atualizar regularmente esse banco de dados, a organização realiza avaliações preliminares de danos em bens culturais, verificando os incidentes relatados com várias fontes confiáveis.
Como parte de outras iniciativas de proteção na Ucrânia, em novembro de 2022, J. Paul Getty Trust concedeu uma doação de US$ 1 milhão à aliança internacional para a proteção do patrimônio em áreas de conflito (ALIPH). O objetivo da subvenção é garantir a proteção de valiosos locais culturais na Ucrânia. O Plano de Ação Ucraniano do ALIPH financia o projeto para proteger museus, bibliotecas e lugares históricos. A organização também está apoiando iniciativas como a utilização de escaneamentos 3D para documentar em detalhes o patrimônio cultural da Ucrânia.
Odesa, cidade livre, cidade mundial, porto lendário que deixou a sua marca no cinema, na literatura e nas artes, encontra-se assim sob a proteção reforçada da comunidade internacional. Enquanto a guerra continua, esta inscrição incorpora nossa determinação coletiva para garantir que a cidade, que sempre superou convulsões globais, seja preservada de mais destruição. - Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO.
Juntamente com esta declaração, a UNESCO também anunciou duas outras adições à sua lista de Patrimônios Mundiais em Perigo: Os Marcos do Antigo Reino de Saba, Marib (Iêmen) e a Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli (Líbano). Seis outros locais na Ucrânia já estão inscritos na Lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, incluindo a Catedral de Santa Sofia em Kyiv e o centro histórico de Lviv. Até o momento, nenhum desses locais parece ter sido danificado, de acordo com as informações fornecidas pela UNESCO.