O governo da Arábia Saudita revelou o projeto do Mukaab, um arranha-céu em forma de cubo que se tornará o coração do distrito de New Murabba no centro de Riad. O Mukaab tem a ambição de se tornar a maior estrutura construída do mundo, com medidas de 400 metros de altura, largura e comprimento. O edifício estará situado no noroeste de Riad, em uma área de 19 quilômetros quadrados, que se tornará um dos maiores empreendimentos urbanos do mundo. O arranha-céu Mukaab e o distrito de Murabba foram anunciados por Sua Alteza Real, o Príncipe Herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, que é Primeiro Ministro e Presidente da Nova Companhia de Desenvolvimento de Murabba (NMDC).
O novo distrito de Murabba foi planejado com áreas verdes, trilhas para caminhada e ciclismo, a fim de criar alternativas de transporte sustentáveis para as comunidades locais. O bairro terá seu próprio sistema de transporte interno e foi projetado para oferecer serviços de moradia, trabalho e entretenimento a uma curta distância, dentro de um raio de 15 minutos a pé. As opções culturais incluem um novo museu, uma universidade de tecnologia e design, e um teatro imersivo, além de mais de 80 espaços de entretenimento. O empreendimento terá capacidade para mais de 104 mil unidades residenciais, 980 mil metros quadrados de espaços comerciais, 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, além de opções de lazer e instalações comunitárias.
O arranha-céu, localizado no centro do distrito de Murabba, tem como objetivo tornar-se o marco emblemático desse novo desenvolvimento urbano. Após a conclusão, estima-se que a construção em forma de cubo se tornará a maior estrutura construída do mundo. O revestimento externo, em forma triangular, é inspirado no estilo arquitetônico Najdi.
A principal característica do interior do Mukaab será uma torre em espiral envolta por uma estrutura tecnológica para criar uma experiência imersiva. O edifício também contará com uma infinidade de atrações comerciais, culturais e turísticas, assim como unidades residenciais e hoteleiras, espaços comerciais e instalações recreativas. O projeto está previsto para ser concluído até 2030, de acordo com a declaração oficial do governo saudita.
Além do Mukaab, a Arábia Saudita anunciou vários outros projetos ambiciosos desenvolvidos através de seu Fundo de Investimento Público como parte da Vision 2030 da Arábia Saudita para diversificar sua economia e reduzir sua dependência em relação ao petróleo. Um dos projetos mais debatidos anunciados é o Neom, um arranha-céus de 170 km que liga a costa do Mar Vermelho às montanhas e vales do noroeste da Arábia Saudita. Outros empreendimentos incluem Oxagon, uma cidade portuária flutuante octogonal, e Trojena, um equipamento de esqui ao ar livre e outros esportes de aventura que permanecerá aberto durante o ano inteiro.