Melhor para a visão, melhor para os olhos, melhor para a saúde e melhor para o humor, a luz natural é compreensivelmente o método de iluminação preferido da maioria, mas é um recurso incontrolável. Pode ser expandido com janelas maiores, plantas livres e superfícies reflexivas ou em tons claros, mas, em última instância, dependendo da época do ano, não atingimos níveis satisfatórios de iluminação nos interiores.
No entanto, nem tudo é desgraça e melancolia. Conceitos de iluminação bem pensados podem transformar completamente um ambiente interno. Esta casa no Japão, por exemplo, destaca suas características arquitetônicas com iluminação oculta, conferindo à elas vida noturna, enquanto este cinema de pequena escala também usa faixas de iluminação indireta para definir graficamente seu interior.
Iluminação personalizada localizada
Durante um corte de energia, por exemplo, a restrição visual imposta primeiro é um choque, mas depois de percorrer a casa para encontrar as velas, uma atmosfera familiar toma conta do ambiente. Surgem os jogos de tabuleiro empoeirados, as vozes tornam-se curiosamente abafadas e uma experiência edificante acontece.
Juntamente com uma aconchegante sensação de união, os ambientes com pouca luz também trazem às pessoas um conforto mais personalizado. Cobrir tetos com fileiras e mais fileiras de holofotes garante luz viável para todas as áreas, mas pode ser como abrir uma porta com uma espingarda em vez de usar a maçaneta. Ao atender a tarefas específicas com elementos de iluminação localizados, como luminárias de leitura e luzes de piano, pendentes baixos e iluminação em fita integrada, mais usuários podem compartilhar áreas abertas sem invadir a visão uns dos outros.
Cozinhas iluminadas
Quando aplicadas em áreas de armazenamento mais escuras como gavetas de cozinhas ou armários e prateleiras profundas, as fitas de iluminação LED finas, mas poderosas, como Light da Leicht Küchen AG, garantem que tudo permaneça visível. Quando embutidas no armário ou sob a própria superfície, como Tribeca da Panzeri, elas não causam impacto físico nem mesmo na mais minimalista das cozinhas.
No entanto, se a iluminação embutida for muito difícil de ser instalada - seja devido a materiais de superfície não cooperativos ou falta de espaço na cozinha - há muitos produtos de iluminação que podem ser instalados sob o armário, como o Dynamic LED Squash da Hera, que pode ser aplicado em qualquer superfície plana, sem afetar o visual. Os elementos sob o armário AREA da Holy Trinity, por sua vez, são operados por movimento, portanto, não há necessidade de deslocamentos extras até o interruptor de luz.
Tornando o armazenamento mais acessível
Não são apenas cozinhas que podem se beneficiar de uma rede de iluminação localizada, é claro. Sejam suaves como esses pontos embutidos à prova d'água, que adicionam funcionalidade a banheiros relaxantes a nível de SPA, com pouca luz ou luminárias de LED mais potentes que eliminam a necessidade de escolher entre os distúrbios matinais brilhantes ou vestir-se no escuro - e a gafe resultante da escolha.
Uma reflexão honesta: espelhos iluminados
Seja assentado sobre uma penteadeira, pendurado na parede do banheiro ou até mesmo no corredor, os espelhos têm um papel igualmente importante como recursos visuais, tais quais luminárias de mesa ou luminárias de leitura. Isso porque é crucial obter uma reflexão honesta e realista. Espelhos com iluminação integrada, especialmente aqueles com luz emitida desde várias direções como TR Moon da Insolit, impedem que as sombras interrompam a tarefa.
Um novo patamar para a iluminação de segurança nas escadas
A iluminação dos degraus é um recurso comum e, de fato, imperativo, para ambientes externos com escadas expostas aos elementos. Dentro de casa, porém, o recurso costuma ser ignorado. Na noite sonolenta, ele evita acordar o restante da família com uma pisada em falso que pode gerar ferimentos graves.
Apenas um pouco de luz nos degraus já é suficiente para oferecer medidas sutis de segurança na escada da Casa Mige na Bélgica, mas se embutir no gesso não for uma opção, a iluminação também pode ser alojada dentro dos degraus individualmente. No bar de vinhos japonês T60, por exemplo, as fitas LED ocultas garantem que o contorno dos degraus possa ser identificado corretamente, sem arruinar o ambiente com a iluminação.
As luzes embutidas de baixa altura também não precisam estar perto das escadas. Nesse espaço de trabalho em Nova York, a iluminação com fitas de LED é usada como um símbolo interno, liderando e orientando os funcionários ao subirem a escada. Enquanto isso, em ambientes residenciais, as fitas de LED e as luzes na parede, como a Mood de Simon, podem permanecer acesas como luzes noturnas para criar um brilho suave no piso, guiando os viajantes noturnos em sua passagem.