Dos painéis figurativos retratando cenas históricas às composições geométricas abstratas modernistas, os azulejos são frequentes em diferentes expressões e momentos da arquitetura brasileira ao longo dos séculos. Hoje, há muitas possibilidades de composições não apenas pela disposição - aleatória ou não - das peças entre si, mas também pela vasta gama de cores e padrões oferecidos pelos fabricantes.
Apesar do seu bom custo-benefício e baixa necessidade de manutenção tornarem os azulejos escolhas recorrentes em ambientes molhados como cozinhas e banheiros, sua estética e versatilidade têm influenciado na expansão da sua presença no contexto residencial. Além do caso de estúdios e apartamentos com ambientes integrados, em que painéis instalados em cozinhas ou varandas assumem um protagonismo nos ambientes ao seu redor, há também o caso em que são adaptados para locais menos óbvios, como cabeceiras de camas ou até mesmo para o mobiliário, em bancos e mesas, por exemplo.
A seguir, apresentamos alguns projetos de reformas de apartamentos que exploram o uso dos azulejos.
Apartamento FAZE / MOSAICO Arquitetos
O foco da reforma deste apartamento, localizado no Plano Piloto de Brasília, foi a reconfiguração das suas áreas sociais, de modo a melhorar a relação entre as diferentes salas e equacionar a transição entre elas e a copa, a cozinha e a área de serviço, isolando-as ou integrando-as conforme as diferentes necessidades dos usuários.
A separação entre os ambientes é feita a partir de diferentes portas de correr, cujas combinações de abertura e fechamento viabilizam distintas configurações e usos. A primeira porta dá acesso ao novo lavabo criado no projeto. A segunda porta, sobre o móvel de fundo da sala de jantar, separa a mesma da copa, e permite tanto a visualização do painel de azulejos decorados ao fundo, quando aberta, quanto a criação de uma área de passa-pratos direta para a cozinha. O painel foi feito com a linha de azulejos JK desenvolvida pelo Estúdio MOSAICO, vertente do escritório MOSAICO Arquitetos, que atua como estúdio de design focado na criação de azulejos decorados explorando a união entre arte e arquitetura.
Projeto 0422 / mínimo arquitetura e design
O escopo do projeto era abrigar eventualmente o seu proprietário, que mora em Londres mas possui família em Brasília, e nos intervalos poder também ser alugado por temporada. Com uma paleta clara, com o uso do piso em microcimento e armários em compensado, o escritório Mínimo Arquitetura e Design buscou trazer uma atmosfera leve pro ambiente.
O proprietário é Brasiliense e apaixonado pela arquitetura moderna e pelos lindos painéis de azulejos que Athos Bulcão desenhou para ornamentar a cidade. Um de seus desejos, portanto, era que houvesse um painel em alguma parte do projeto. O escritório elaborou, então, o desenho dos azulejos exclusivamente para esse projeto e definiu que o painel funcionaria como uma espécie de cabeceira da cama, em toda a extensão da parede. Tendo em vista toda a paleta clara e sóbria, o painel funciona como um ponto focal de destaque e faz essa sutil homenagem aos mestres modernistas que conceberam a capital brasileira.
Apartamento Studio na Saúde / Studio Moby Dick
O escritório Studio Moby Dick conta que para o apartamento studio de 35m2 localizado no bairro da Saúde, em São Paulo, o maior desafio "foi criar um ambiente acolhedor e bem setorizado, que não tivesse um aspecto visual abarrotado ou muito fragmentado. O principal foco estético foi garantir leveza e trazer a sensação de organização e funcionalidade para os espaços ".
Foi necessário um revestimento que tivesse uma estética interessante, pois a parede da cozinha faria parte da área social. O escritório também buscava um acabamento de fácil manutenção e instalação. Assim, o azulejo "São Paulo" da Mica, foi a melhor escolha. A manutenção é mínima, a instalação é muito simples (a parede foi executada em uma manhã), o material é muito resistente a manchas e riscos. O azulejo pintado à mão traz uma atmosfera mais individualizada para o imóvel. O escritório afirma que conseguiu personalizar ainda mais o projeto e escolher as cores e grafismos em parceria com os clientes e fornecedores.