As fendas, classificadas conforme sua espessura como fissuras, trincas ou rachaduras, são manifestações patológicas que afetam a construção civil e que podem interferir negativamente na estética, na durabilidade e, principalmente, nas características estruturais da obra. Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos.
Artigos
O que as rachaduras nas estruturas de concreto querem dizer?
Avanti-Avanti Studio: "O princípio do processo criativo é a diversidade individual"
Avanti-Avanti Studio é um escritório de projeto dedicado ao desenvolvimento de estratégias de comunicação, particularmente especializadas no "Desenho para Todos". Fundado por Alex Dobaño (designer gráfico e membro da Design For All Foundation) e Elvira Muñoz (arquiteta), dirigem uma equipe multidisciplinar de profissionais da comunicação, do desenho e da tecnologia para empresas e instituições do campo do ócio, do turismo, da cultura, de museus e das cidades. Eles também definem o escritório como um ponto de encontro onde confluem profissionais de diversos campos a partir de cada projeto para fazer com que os ambientes construídos sejam efetivamente aptos e inclusivos para qualquer um que o percorra e experimente.
Conversamos com Alex, fundador e diretor criativo do escritório, para conhecer mais sobre seu trabalho e sobre a importância da aplicação do desenho universal nos projetos de desenho integral dos espaços.
7 Experimentos arquitetônicos que falharam completamente
A experimentação em arquitetura é o que impulsiona a disciplina para frente. Em um cenário ideal, na fase de planejamento de um projeto são realizadas cuidadosas investigações numa colaboração entre o arquiteto, o empreiteiro e o cliente para que a ideia inicial seja executada de forma tranquila e, finalmente, o produto final seja bem-sucedido. Mas não é incomum, mesmo para os arquitetos mais qualificados, cometer erros ao longo do processo, seja por conta de uma redução de orçamento, imprevistos, falta de supervisão, ou qualquer coisa neste sentido. De alguma forma, todos os projetos aqui caem na categoria de experiências que falharam, mas alguns também se tornaram potenciais modelos para revitalização de edifícios existentes, ao invés de resultar em demolição e reconstrução (o que seria menos sustentável). Continue a leitura para descobrir o que deu errado nestes notáveis desastres.
O que são portas corta-fogo e em quais projetos arquitetônicos incorporá-las?
Portas Corta-Fogo (da sigla PCF) são aquelas que atendem aos padrões das normas que asseguram resistência ao fogo, sendo capazes de impedir a propagação deste (ou da fumaça) entre pavimentos de um edifício, tornando possível a evacuação segura de pessoas num incêndio.
Sinalização de desenho universal: o primeiro passo para cidades mais acessíveis
De todas as ações que uma cidade pode realizar para melhorar de forma rápida a orientação de pedestres, uma das opções mais pertinentes poderia ser o desenvolvimento de um sistema de sinalização integral - evidência implícita nos casos de Legible London, WalkNYC em Nova Iorque ou o Rio a Pé no Rio de Janeiro.
Vídeo registra a esfera espelhada projetada pelo BIG para o Burning Man
Uma das principais atrações do Festival Burning Man de 2018 foi o ORB, projetado por Bjarke Ingels, Iacob Lange e Laurent de Carniere. A esfera espelhada foi criada como uma representação conceitual da expressão da Terra e humana, não deixando rastro após ser desinflada. O projeto exigiu 30 toneladas de aço, 1.000 horas de soldagem e costura, e US$ 300.000 de recursos.
Como parte de sua série de mini-filmes, a dupla another :, em parceria com o compositor Yu Miyashita, produziu um vídeo que explora o processo de criação do ORB de uma forma sobrenatural.
Como a automação residencial afetará nosso futuro?
Antes restrita a construções luxuosas ou super tecnológicas, a automação residencial vem se mostrando uma aplicação cada vez mais fundamental e acessível aos projetos de arquitetura, sejam edificações novas ou reformas. Ainda que entender a forma como operam seja extremamente complexo, o objetivo principal das tecnologias é tornar a vida mais simples, segura e fácil. Por definição, a automação residencial busca ser globalmente inteligente, funcionando como um sistema que facilita os processos, sem complicar desnecessariamente a vida do usuário. A ideia é conectar entre si dispositivos e aparelhos, que por sua vez se ligam e conversam através de um controle centralizado, acessado por computadores, tablets ou telefones celulares. Inclui-se aí luzes, eletrodomésticos, tomadas elétricas, sistemas de aquecimento e refrigeração, mas também alarmes, portas, janelas, detectores de fumaça, câmeras de vigilância, entre muitos outros sensores e aparelhos.
O edifício modular em série: Gemini, Lark e Coronet
O mercado imobiliário e a construção civil na cidade de São Paulo, em alta desde meados dos anos 1960, graças à criação do Banco Nacional da Habitação, permitiram ampla experimentação arquitetônica, como, por exemplo, a de um programa inédito: a habitação vertical multifamiliar. Não obstante, já na década de 1950, a Revista Pilotis já reivindicava a posição dos arquitetos sobre as problemáticas geradas por esse novo programa:
Arquicast #79: Arquitetura de Museus
Segundo Flávio Kiefer, os museus são tão antigos quanto a própria história da humanidade. Eles existem desde que o ser humano começou a colecionar e guardar objetos de valor em salas construídas especialmente para esse fim. Hoje, os museus são mais do que ambientes que organizam a história: seus programas são diversos e complexos, seus espaços flexíveis, e as inovações são constantes nas áreas de conservação, exibição e iluminação da obra de arte. O Arquicast da semana conversou com o arquiteto e especialista Carlos Eduardo Ribeiro sobre Arquitetura de Museus e todo o debate que envolve este prestigiado programa arquitetônico.
Aprenda a humanizar suas plantas no Photoshop
Este artigo foi originalmente publicado por RenderPlan como "How to Render an AutoCAD Floor Plan with Photoshop."
Humanizar as plantas do seu projeto no Photoshop é fundamental para uma comunicação eficiente de suas ideias para os clientes, como também para convencer o juri de um concurso a escolher o seu projeto como vencedor. Quando seus projetos são publicados em livros, sites ou em apresentações públicas, a qualidade de representação de suas plantas é o seu cartão de visita para futuros clientes e para o público que se interessa pela sua atividade profissional. A seguir vamos apresentar algumas ideias passo à passo.
Como calcular a quantidade de papel de parede para revestir um ambiente
Uma vez terminada a obra pesada, é a hora de instalar os revestimentos que formarão as faces visíveis nos espaços internos. Papéis de parede podem ser uma opção eficiente para dar cor e design aos espaços, especificados de acordo com os metros quadrados que queremos cobrir. Para iniciar, devemos calcular a área de cada superfície com grande precisão.
Essa tarefa pode ser fácil em paredes claras e dimensões padrão, mas pode levar a contratempos mais complexos ou despesas desnecessárias. Apresentamos algumas dicas para fazer uma estimativa o mais precisa e eficiente possível.
A habitação coletiva com linguagem híbrida: Conjunto Residencial Santa Cruz
O conjunto localiza-se na Rua Santa Cruz, na Vila Mariana, próximo da Casa Modernista de Gregori Warchavchik, e é composto de 23 blocos com três pavimentos implantados em uma gleba triangular de 61,9 mil m2. A maioria dos blocos foi disposta com as fachadas voltadas para a direção leste-oeste e com uma distância que permite a insolação dos apartamentos.
As regras para o uso de patinetes elétricos em sete cidades brasileiras
O uso dos patinetes elétricos compartilhados como meio de transporte tem se mostrado uma das grandes revoluções na mobilidade urbana nos últimos anos. Com operações iniciadas em setembro de 2017, nos Estados Unidos, os patinetes viraram rapidamente um fenômeno e, em menos de dois anos, uma realidade em diversas metrópoles do mundo.
Pesquisadora francesa desenvolve novo método de reciclar materiais de construção
O projeto Granito, de Anna Saint Pierre, busca em estruturas demolidas os ingredientes para novos materiais arquitetônicos.
Rápidas mudanças urbanas acontecem sem muitos nem perceberem. Partes inteiras da história de uma cidade desaparecem da noite para o dia: o que antes era uma parede de pedra lavrada é agora vidro e metal polido. O canteiro de obras é sempre, primeiro, um local de demolição.
Este é o raciocínio que guia Granito, um projeto da jovem arquiteta francesa e pesquisadora de doutorado Anna Saint Pierre. Desenvolvido em resposta a um complexo de escritórios do final do século XX em Paris que passaria por um grande retrofit, envolvendo sua demolição, o trabalho se desdobra de um método de preservação de material que Saint Pierre chama de "reciclagem in situ". Sua proposta defende que a coleta individual dos painéis de granito da fachada cinzenta e sombria do edifício poderia formar a base de uma economia circular. “Não mais na moda”, essa pedra melancólica — todas as 182 toneladas — seria removida e pulverizada, para então ser incorporada no piso da cobertura.
Retrofuturismo: colagens mesclam palácios persas e arquitetura contemporânea
É frequente o debate se arquitetos e engenheiros devem restaurar edifícios antigos e preservar o que ainda está de pé como um símbolo do passado, introduzir elementos contemporênos ou simplesmente demoli-los completamente. No Irã, ruínas de monumentos históricos, algumas das quais consideradas Patrimônio da Humanidade, ainda não tiverem um destino devido a esta incerteza sobre como lidar com elas.
Como parte de sua série de Retrofuturism, o arquiteto iraniano Mohammad Hassan Forouzanfar produziu algumas fotomontagens que mesclam castelos pré-islâmicos de cidades persas com marcos da arquitetura contemporânea, apresentando uma perspectiva fantástica de restauração.
Vídeo explora sombras e texturas do Davis Museum of Art projetado por SO-IL e BCJ
O Jan Shrem and Maria Manetti Shrem Museum of Art projetado pelos escritórios SO-IL e Bohlin Cywinski Jackson é o primeiro museu de arte contemporânea da Universidade da Califórnia. Seu aspecto formal mais marcante é sua cobertura que se prolonga para além dos limites do edifício, envolvendo o entorno.
A dupla another :, em colaboração com o compositor Yu Miyashita, compartilhou conosco um vídeo que explora a composição geométrica da estrutura do museu.
404.zero: dupla de arquitetos que produz instalações audiovisuais vem à América Latina
Compondo o quadro da 16ª edição do Festival MUTEK, realizado na Cidade do México desde 2003, a participação do Coletivo 404.zero foi anunciada como uma das principais atrações deste ano. A dupla de arquitetos do 404.zero, dedicados a projetar espaços e experiências imersivas utilizando instalações audiovisuais e live performance, tem como principal interesse - e uma incontrolável fascinação - pelo desconhecido, o universo e a morte.
Museu da Escrita da Coreia do Sul conta suas histórias através da arquitetura
A escrita é um diálogo interminável que conecta uma geração a outra, mantendo a história, a cultura e a informação. No Museu Nacional da Escrita Mundial, as histórias foram construídas em vez de escritas.
Assim como a escrita transcende o autor para outros reinos, os arquitetos e engenheiros da SAMOO propuseram "PÁGINAS", uma estrutura de roteiros arquitetados que desconecta os visitantes do mundo externo e os introduz a uma excepcional narrativa arquitetônica.
Estilo e beleza: as duas palavras mais perigosas na arquitetura
Este artigo foi originalmente publicado na Common Edge.
"Eu odeio essa coisa toda de 'beleza' ", diz um amigo arquiteto e professor profundamente talentoso, reagindo a uma onda emergente da época.Ele não está sozinho. Palavras são perigosas. Desde a Segunda Guerra Mundial, tem havido um consenso geral na arquitetura: o cânone modernista. Mas a mudança está chegando na profissão — e em nossa cultura.
Os verdadeiros crentes se encolerizam com a palavra “beleza” como critério de projeto.Eles também descartam a palavra “estilo”. Como todas as ortodoxias, há simplesmente "certo" e "errado". As realidades do "errado" estão na ortodoxia arquitetônica: "errado" é qualquer coisa que se refere a qualquer coisa que não seja o próprio cânon. Uma racionalização que se retroalimenta dá conforto aos condenados.