Em 1919, se iniciava a construção do Palácio Barolo na Cidade de Buenos Aires, um projeto com numerosas referências à Divina Comédia de Dante Alighieri, que na época foi considerado como o prédio em concreto mais alto da Argentina.
Localizado entre a Avenida de Mayo e a Avenida Hipólito Yrigoyen, apresenta um estilo arquitetônico único que é uma tentativa importante em combinar diferentes traços da tradição européia às modernas técnicas de construção e as características locais. Ao mesmo tempo, incorpora uma cúpula inspirada no templo hindu Rajarani Bhubaneshvar de modo a comunicar o amor tântrico entre Dante e Beatriche.
Saiba mais sobre a história do Palácio Barolo a seguir.
A história dos humanos construindo abrigos tem mais de 10.000 anos. Ao longo desse tempo, a necessidade humana de construir foi destinada à profissão do arquiteto e, no processo, atraiu todos os tipos de indivíduos excêntricos, visionários e teimosos. À luz da longa história da arquitetura e da abundância de personagens, não é surpresa que esse caminho esteja cheio de fatos surpreendentes e improváveis. Das Olimpíadas às placas Ouija e o 11 de setembro, veja, a seguir, 13 fatos relacionados à arquitetura que talvez você nunca tenha ouvido falar.
https://www.archdaily.com.br/br/879954/13-fatos-estranhos-e-surpreendentes-do-mundo-da-arquiteturaAD Editorial Team
A construção em pedra é uma técnica simples que vem sendo utilizada desde as primeiras civilizações. Hoje em dia, este material está reconquistando espaço dentro da arquitetura contemporânea devido à diversidade de resultados que podem ser obtidos com sua aplicação. Seja pela dimensão, tipo de corte ou tonalidade das pedras, o fato é que este material pode gerar texturas impressionantes. A seguir, compilamos uma seleção de 13 fotografias que apresentem a beleza e expressividade da pedra na arquitetura.
O CAUBR e CAUs-Ufs encerram esse ano a segunda gestão desde que o conselho foi fundado e chapas já se organizam para concorrer as eleições que ocorrerão no dia 31 de outubro. Arquitetos de todo o Brasil devem ficar atentos já que o voto é obrigatório –facultativo para aqueles com 70 anos ou mais– e caso não tenha votado nem justificado até o dia 31 de dezembro de 2017, o eleitor faltoso passa a ser devedor de multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor da anuidade.
https://www.archdaily.com.br/br/879557/sobre-a-ausencia-de-critica-na-arquitetura-ou-por-que-temos-que-ler-mais-que-apenas-o-tituloEquipe ArchDaily Brasil
"Procuramos materiais tão belos como a flor de cerejeira no Japão, tão densos e compactos quanto as formações rochosas dos Alpes ou tão misteriosos e impenetráveis como a superfície dos oceanos. Buscamos materiais tão inteligentes, versáteis e complexos quanto os fenômenos naturais, ou seja, materiais que não apenas atraiam os olhos impressionados do crítico de arte, mas que também sejam realmente eficientes e atraiam todos os nossos sentidos [...] " - Jacques Herzog
Como várias outras obras de arquitetura do renomado escritório suíço Herzog & de Meuron, o Forum Building, também conhecido como Museu Blau de Les Ciències Naturals em Barcelona, é notável, dentre outra coisas, por sua sensibilidade em relação aos materiais. Um volume triangular de concreto azul-acinzentado, parcialmente perfurado e aberto para revelar o contraste de superfícies reflexivas, o edifício é algo difícil de ignorar, especialmente para um fotógrafo de arquitetura.
https://www.archdaily.com.br/br/879694/museu-blau-de-herzog-and-de-meuron-pela-perspectiva-de-um-fotografoZoya Gul Hasan
Apenas três das Case Study Houses foram construídas fora de Los Angeles, todas elas projetadas sob um mesmo conceito. Este trio de residências construídas em La Jolla, um subúrbio à beira-mar de San Diego, embora projetadas para atender a diferentes demandas, compartilham o mesmo vocabulário projetual, com uma única via de acesso e um pátio central em torno do qual o programa se organiza.
De acordo com as premissas das Case Study Houses, as três casas foram projetada com planta livre, materiais modernos e acessíveis (como alumínio, concreto e paredes de wood frame) além de muito vidro, promovendo um caráter fresco e aberto. A ênfase se encontra nas formas geométricas puras, detalhes primorosos, linhas horizontais (com coberturas perfeitamente planas) e - por estarem localizadas no litoral californiano - vistas surpreendentes e espaço de convívio ao ar livre, ampliando a percepção da amplitude dos espaços interiores.
LC4 Chaise Longe disenhada por Le Corbusier e Charlotte Perriand. Image via Flickr user: jeanbaptisteparis Licensed under CC BY-SA 2.0
Charlotte Perriand tornou-se conhecida através de suas colaboração com Le Corbusier e Fernand Léger. Ainda que, em uma época onde era bastante incomum que uma mulher se tornasse arquiteta, desenhista e artista, a carreira de Perriand se estendeu ao longo de três quartos de século e abrangeu lugares tão diversos como o Brasil, Congo, Inglaterra, França, Japão, Papua Nova Guiné, Suíça, e Vietnam.
Müritzeum, Alemanha. Cortesia de Expedia Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia
Não se trata apenas de almôndegas e vikings; a Escandinávia sempre foi o epicentro do design no mundo - basta observar o impacto crescente de Bjarke Ingels e do futuro laboratório espacial da Ikea SPACE10. Para mostrar sua influência significativa, a Expedia ilustrou obras de quatro arquitetos famosos da Dinamaca, Finlândia, Noruega e Suécia e como elas moldaram os movimentos arquitetônicos internacionais dos séculos XX e XXI através de uma coleção de cartazes chamada Monumental Minds.
Localizado a poucos metros do terminal de Naoshima, a ilha japonesa mais conhecida como "Ilha das Artes", o Pavilhão de Sou Fujimoto aparece como um diamante translúcido e leve localizado na orla de Kagawa, visível do terminal de balsas, projetado pelo SANAA, que recebe os visitantes.
O Pavilhão de Naoshima fazia parte da Trienal Setouchi de 2016. Fujimoto o concebeu com uma estrutura de aço inoxidável branca em forma de malha irregular, criando uma sensação de leveza e transparência.
Conceber uma estação de Metrô do Porto trata-se de influenciar no cotidiano de milhares de pessoas, onde circulam diariamente, estabelecendo fluxos e percursos, numa intervenção urbanística e arquitetônica com dimensões de grande escala. Apesar de demandar um projeto extremamente funcional e austero, é possível ver os gestos do arquiteto através dos detalhes e surpresas.
Neste guia de Barcelona, compilamos algumas obras do arquiteto mais conhecido e influente do início do século XX na Espanha: Antoni Gaudí. Gaudí passou a maior parte de sua vida em Barcelona e a cidade é a que possui a maior concentração de suas obras. O estilo de suas obras é único e foi bastante imitado em todo o mundo, embora nunca tenha sido igualado.
Todo imóvel possui um potencial construtivo definido através de parâmetros urbanísticos específicos de cada zona, conforme a Lei de Zoneamento de cada município. Um imóvel tombado, devido às restrições estabelecidas pelo seu tombamento, pode não conseguir usufruir de todo o seu potencial construtivo previsto em lei. Sendo assim, a Transferência do Direito de Construir (TDC) consiste na permissão dada aos proprietários desses imóveis em vender seu potencial construtivo para outros imóveis da cidade.
No Brasil, o primeiro documento que trata desse tema é a “Carta de Embu”, proposta pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal (CEPAM), publicada em 1976. Esta carta aborda o conceito de Solo Criado iniciando a ideia de que para edificar além do potencial básico do terreno o proprietário estaria sujeito ao pagamento de uma contrapartida financeira ao poder público, assim como funciona o instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC). Além disso, esse documento também já previa a possibilidade de os proprietários de imóveis tombados venderem o seu direito de construir.
https://www.archdaily.com.br/br/879527/aplicacao-do-instrumento-da-transferencia-do-direito-de-construir-na-conservacao-de-imoveis-tombadosPenha Pacca e Flávia Peretto
O trabalho editorial da imprensa de arquitetura enfrenta o desafio cotidiano de difundir o que há de mais relevante - por vezes polêmico - no campo profissional e acadêmico. Projetos, manifestos, reflexões, iniciativas, colaborações, notícias; nosso conteúdo diário é diverso e muito volumoso, o que é certamente muito bom mas pode eventualmente fazer nossos leitores se perderem no oceano de matérias publicadas.
Para evitar que coisas importantes se percam, compilamos alguns dos projetos, notícias e iniciativas - em suma, qualquer coisa que consideramos muito relevante para a arquitetura - que merecem uma atenção especial nos próximos anos.
https://www.archdaily.com.br/br/879111/16-coisas-para-ficar-de-olho-na-arquitetura-do-brasil-e-portugalEquipe ArchDaily Brasil
Para os amantes dos animais, realizamos uma seleção especial de fotografias de arquitetura em que estão presentes nossos companheiros quadrúpedes. Embora pouco recorrentes nas imagens de obras arquitetônicas, a presença de animais faze parte de composições de alguns expoentes da fotografia como BoysPlayNice,Jesus Granada eRafael Gamo. A seguir, selecionamos 20 imagens criativas onde encontramos cavalos, ovelhas, vacas, cabras, cachorros, gatos e até elefantes.
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Cidades vivas convidam pessoas a aproveitarem seus espaços. Foto: Victor Moriyama/WRI Brasil. Image Cortesia de TheCityFix Brasil
A beleza e o lúdico da “vida pública” passam muitas vezes despercebidos em meio à rotina. Porém, o contato com os espaços públicos ocorre todos os dias desde os momentos mais usuais, como esperar o ônibus em um ponto, até os programas de final de semana, como passear no parque. A vida pública interfere diretamente no bem-estar das pessoas e deve ser tratada com seriedade por gestores urbanos. Pensando nisso, o incansável defensor das cidades para pessoas, Jan Gehl, lançou o Guia do Prefeito para a Vida Pública (“A Mayor’s Guide to Public Life”) , onde ele apresenta cinco estratégias sobre como promover a vida pública.
Os arquitetos são conhecidos por virar noites trabalhando
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Brandon Hubbard, The Architect's Guide.
Em um artigo anterior, Será que você deveria ser um arquiteto?, abordei a questão das longas horas de trabalho ao longo atividade profissional. Considerando que este é um tema recorrente entre os arquitetos, decidi ampliá-lo.
Primeiramente, vamos definir o que é um "bom arquiteto". Ele é mais produtivo? Promovido regularmente? Muito bem remunerado? Alguém que produz excelentes soluções de projeto?
Normalmente, todas essas características tendem a vir juntas. Se você é um arquiteto competente, é provável que seja compensado e promovido como tal. Então, se ser bom em seu trabalho trás fama e fortuna, a produtividade seria o ponto chave da questão?
Alguns anos atrás, ao visitar, ou melhor, explorar a Notre-Dame, o autor deste livro encontrou em um canto escuro de uma das torres, esta palavra esculpida na parede:
'ANÁΓKH
Estes caracteres gregos, escurecidos pelo tempo, e esculpidos profundamente na pedra com as peculiaridades de forma e arranjo comuns à caligrafia gótica realizada manualmente durante a Idade Média, sobretudo, o triste significado desta palavra foi o que mais impressionou o autor.
A dupla japonesa SANAA construiu um pequeno terminal na ilha de Naoshima, conhecida por sua impressionante coleção de arte ao ar livre e arquitetura contemporânea de Yayoi Kusama e Tadao Ando, respectivamente.
Originalmente publicado como "Una utopia llamada Bogotá", este artigo abre uma nova colaboração do ArchDaily em Espanhol. Se trata da Bogotá Visível, um projeto de identidade digital e divulgação da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidade dos Andes.
Tudo é descoberto pelo avião. As cidades, acima de tudo, são melhor vistas de cima, pois só então podem ser compreendidas em seu nascimento, seu desenvolvimento, felicidade e tristeza, sua economia, seus limites e potencial geográfico. "Do avião, você pode descobrir seu futuro de maneira melhor", disse Le Corbusier, polêmico criador do século XX, quando pensou nas cidades modernas. "E agora, no último sábado eu estava à noite em Nova Iorque e na manhã de segunda-feira, cheguei aqui. É um passeio fantástico".
A primeira visita de Le Corbusier à Colômbia foi em junho de 1947. Chegou por convite de Eduardo Zuleta Ángel, delegado do país na ONU, depois de outro dos muitos fracassos arquitetônicos que teve que enfrentar em sua carreira: havia participado na proposta para a construção da sede das Nações Unidas em Nova Iorque, mas rejeitaram seu projeto. Abatido pelo não do júri, Zuleta convida-o a ministrar duas conferências para que o público de Bogotá pudesse conhecer suas ideias.
O arquiteto e professor Alexandre Delijaicov foi convidado pela Escola da Cidadepara discutir sobre O projeto original dos CEUs (Centro Educacional Unificado)“.
Um software poderoso como o Photoshop pode transformar uma imagem ou desenho de aparência mediana em um dos itens mais valiosos de um projeto. O truque é aprender a usar alguns dos seus melhores recursos e otimizar seu fluxo de trabalho para obter a máxima eficiência.
Ao longo dos anos, o Photoshop tornou-se a principal ferramenta para qualquer tipo de edição de imagens para os arquitetos. O software tornou-se indispensável graças aos seus versáteis recursos. É uma ferramenta poderosa para ajustar renderizações ou até mesmo criá-las do zero. Alguns dos mais reconhecidos desenvolvedores de imagens dependem fortemente do Photoshop e usam volumetrias bastante cruas feitas em programas 3D como ponto de partida. De renderizações fotorrealistas à edição de fotografias de projetos construídos, o Photoshop pode ser o melhor amigo de um arquiteto.
A alta resistência mecânica, as reduzidas dimensões e a facilidade de transporte e montagem são algumas de maiores vantagens do uso do aço na construção civil. Embora estas estruturas sejam geralmente revestidas, trabalhar com o aço aparente pode gerar resultados interessantes. O aço não apenas possibilita a leveza do desenho, como também pode trazer diferentes cores e texturas, dependendo do tratamento do material. A seguir, apresentamos uma seleção de 14 fotos de fotógrafos renomados como Adrien Williams, Imagen Subliminal e Sergio Pirrone.
Eu vivi por 40 anos em bairros onde você pode caminhar até uma loja, um cinema, um restaurante, inclusive nos meus tempos de faculdade. Eu cresci em uma casa de fazenda com rua interna de acesso à garagem, mas na vida adulta estive sempre em partes caminháveis das cidades.
Outros também redescobriram as alegrias e os benefícios dos lugares caminháveis.Primeiro apenas algumas pessoas, depois uma onda delas. Embora em números totais ainda pode ser um gosto de uma minoria, é um desejo que agora está na moda, anunciado em filmes e programas de TV. Menos pessoas hoje aspiram viver numa casa grande com garagem para três carros.