Em seu artigo intitulado Cidades brasileiras: a pior verticalização do mundo, Anthony Ling explica porque a verticalização nas cidades brasileiras produz resultados negativos. Em seu texto, mostra que a crítica à verticalização está mal direcionada: o problema não é a altura dos prédios em si, mas as interferências regulatórias que eles carregam para se tornarem altos.
Dentre estas interferências, aponta os recuos exigidos por lei, que acabam afastando os edifícios da rua, a falta de incentivo para construir no térreo, e a obrigatoriedade de estacionamentos, que explicita a ênfase no transporte individual motorizado. Combinados, estes fatores acarretam prejuízos sociais enormes para a cidade e seus habitantes.
ZeroHouse pretende estabelecer uma nova referência para a adaptação sustentável. Image Cortesia de Snøhetta/Plompmozes
Como parte de um esforço global e interdisciplinar para combater as mudanças climáticas, os arquitetos estão dedicando recursos para otimizar a eficiência energética de edifícios antigos e novos. Este esforço é mais do que justificado, uma vez que os edifícios representam quase 40% das emissões do Reino Unido e dos EUA. Embora a sustentabilidade seja agora uma marca registrada de muitos novos projetos arquitetônicos, a ineficiência energética das estruturas dos séculos XVIII e XIX ainda contribui para as emissões globais de carbono em uma grande escala.
Para enfrentar o desafio da adaptação inteligente dos edifícios existentes, o Harvard Center for Green Buildings (CGBC) da Harvard University Graduate School of Design, em colaboração com Snøhetta e a Skanska Technology, está adaptando a sede do CGBC em uma fábrica de estrutura de madeira anterior a 1940, com o objetivo de criar um dos edifícios sustentáveis mais ambiciosos do mundo. HouseZero é conduzido por metas de desempenho intransigentes, como ventilação 100% natural, 100% de autonomia de luz natural e quase zero energia necessária para aquecimento e resfriamento. O resultado será um protótipo de ultra-eficiência, reduzindo a dependência de tecnologia intensiva em energia, criando simultaneamente um confortável ambiente interno.
https://www.archdaily.com.br/br/877150/harvard-housezero-um-projeto-que-responde-as-mudancas-climaticasNiall Patrick Walsh
A Urban Development Corporation (SAU-MSI) anunciou as sete equipes finalistas para projetar a nova filial do Centro Pompidou em Bruxelas, na Bélgica. As equipes foram selecionadas dentre 92 inscrições para o concurso, que buscou propostas para transformar a antiga garagem Citroën Yser, um edifício Art Déco no coração da cidade, em um complexo museológico de uso misto, voltado para a arte e arquitetura contemporânea.
Nomeado Centro Cultural Citroën, o projeto de US$ 135 milhões consistirá em 35.000 metros quadrados de espaços públicos dedicados à cultura, educação e recreação, incluindo 15.000 metros quadrados destinado ao novo Centro Pompidou Bruxelas. Além disso, um espaço de 10.000 metros quadrados abrigará um museu administrado pelo Centro Internacional de Urbanismo, Arquitetura e Paisagem de Bruxelas.
A Norma de Reformas da ABNT (NBR 16.280) estabelece as etapas de obras de reformas e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade. Toda obra de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise da construtora/incorporadora e do projetista, dentro do prazo decadencial (a partir do qual vence a garantia).
Após este prazo, exigirá laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto e urbanista. E o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar, autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação. A norma afasta definitivamente o chamado o faz-tudo, o curioso ou o amador – e privilegia a boa técnica.
A comunidade global de fotografia EyeEm anunciou os finalistas de seu 2017 Photography Awards. Livre e aberto a fotógrafos de todos os níveis de conhecimento, que deveriam enviar suas imagens através do website ou aplicativo da EyeEm, os prêmios deste ano receberam mais de 590.000 envios de usuários de todo o mundo em cinco categorias: Arquiteto, Exteriores, Fotojornalismo, Retrato e Fotografia de rua.
A categoria de arquitetura recebeu mais de 95.000 submissões, das quais 20 foram selecionadas por um júri de fotógrafos e editores de instituições como a National Geographic e a BBC. Todas as imagens finalistas serão exibidas no EyeEm Photography Festival & Awards 2017 em Berlim, de 15 a 17 de setembro, onde serão anunciados os vencedores da categoria e o Fotógrafo do Ano.
Duas equipes foram anunciadas como finalistas de um concurso para reconstruir a sede do governo da Noruega depois que foi bombardeado em 2011 no pior ataque terrorista da história do país. A agência de construção estatal, Statsbygg, selecionou a equipe G8+, composta por A-Lab e LPO Architects, e Team Urbis, que inclui as empresas Haptic e Nordic, de um grupo de sete equipes para criar um centro seguro e convidativo de edifícios ministeriais para o centro de Oslo.
Os planos para uma escultura em forma de anel de ferro, localizada no Castelo Flint no País de Gales, foram temporariamente cancelados após rejeição do público.
Recentemente, o escritório George King Architects foi selecionado como vencedor de um concurso realizado pelo governo galês para projetar uma obra de arte em comemoração ao "Year of Legends" do País de Gales, com sua proposta Iron Ring, que consiste em uma grande estrutura circular presa ao solo em apenas dois pontos, criando um mirante elevado com vistas para o castelo e o Rio Dee.
No entanto, opositores ao projeto alegaram que a escultura é uma referência aberta ao "anel de ferro" das fortalezas usadas pelo Rei Edward I para "subjugar e oprimir" o povo do País de Gales durante seu reinado de 1272 a 1307. Após a petição on-line para que o projeto fosse cancelado reunir mais de 7.000 assinaturas, o Secretário da Economia, Ken Skates, anunciou que o projeto será colocado em "pausa" para ser revisto.
Kotor é uma antiga cidade fortificada localizada em uma baía isolada na costa adriática de Montenegro. Foi veneziana, austríaca e, mais recentemente, parte da ex-Iugoslávia. Hoje, como parte de uma nação independente, suas ruas estreitas, as pequenas praças e os cálidos edifícios de pedra definem o caráter de um Patrimônio Mundial da UNESCO que, a cada verão, se torna um vasto terminal de cruzeiros, quando os turistas chegam em massa paraaproveitar o calor num ambiente natural espetacular. Neste momento, no entanto, a cidade também é anfitriã da KotorAPSS (Architectural Prison Summer School) - um encontro de oito dias dedicado a trazer uma vida cultural contemporânea à cidade por meio de instalações arquitetônicas temporárias.
Foram divulgadas renderizações para a próxima loja da Apple na Piazza Liberty, em Milão, projetada por Foster + Partners em sua mais recente colaboração com a gigante da tecnologia. Seguindo uma abordagem extremamente específica do local, a nova loja será implantada sob a praça existente, introduzindo um novo anfiteatro público e uma cachoeira que funcionará como a entrada da loja.
O lugar escolhido para intervir no Bairro das Campinas (1965) é localizado entre quatro blocos de habitação, utilizado pelos residentes sobretudo durante as festividades de São João. É um lugar que tem “caminhos” “desenhados” pelos moradores, marcas do tempo que foram o ponto de partida para a definição do programa e da implantação de dois equipamentos pensados sobretudo para as crianças e para ser apoio para a organização de festas na rua.
Em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, o Pritzker lusitano Eduardo Souto de Moura fala a Ana Sousa Dias sobre sua trajetória desde a escola de Belas Artes, seu trabalho ao lado de Noé Diniz e Álvaro Siza, até sua consolidada carreira internacional - que tem lhe rendido projetos, mas não prazer.
"Se tenho de fazer 30 projetos, há três que me dão gozo e 27 que não. Estou farto. Não me chateia discutir desde que o pressuposto seja inteligível. Mas neste momento só interessa o tempo e o dinheiro, até pode ficar feio. Politicamente, respeitar as eleições e economicamente ter grandes lucros", comentou Souto de Moura.
A Getty Foundation selecionou 12 importantes edifícios do século XX pque receberão os fundos de 2017 como parte de sua iniciativa Keeping It Modern, que visa promover a compreensão e conservação da arquitetura moderna através de um enfoque preservacionista. Desde a sua criação em 2014, o programa já apoiou a preservação de 45 projetos em todo o mundo.
Este ano, foram concedidos US$ 1,66 milhões em fundos para projetos emblemáticos, entre os quais o edifício do MASP, de Lina Bo Bardi; a Bauhaus, projetada por Walter Gropius em Dessau; a Melnikov House em Moscou (o primeiro projeto russo a receber os fundos); e o único arranha-céu de Frank Lloyd Wright, a Price Tower.
Veja a lista completa com os 12 edifícios selecionados, a seguir:
O designer japonês Michiru Tanaka lançou uma nova parceria de produtos com o fabricante de iluminação Kaneka para criar um azulejo de aço inoxidável tanto como um OLED quanto como um espelho. Graduado na Musashino Art University, de Tóquio, Tanaka seguiu uma carreira em iluminação arquitetônica e seus projetos variam de instalações comerciais, iluminação em museus e design de produtos. Chamado "Kumiko", os azulejos provêm de uma fusão de inspirações, que vão desde a arquitetura japonesa tradicional e suas técnicas de carpintaria até a paisagem urbana de Manhattan.
O escritório Zaha Hadid Architects, em colaboração com os artistas digitais e pesquisadores de informática Andy Lomas e Mubbasir Kapadia, foi selecionado para criar um show de luzes com projection mapping para o Festival Schlosslichtspiele 2017 em Karlsruhe, na Alemanha. Intitulado "‘Behaviour Morphe", o show de luzes será projetado sobre as fachadas de um palácio barroco do século XVIII localizado na cidade, e simulará como os usuários se movem e interagem com os espaços internos do edifício.
A revolução industrial deixou marcas profundas nas cidades, definindo em grande parte a aparência e o funcionamento das cidades até os dias de hoje. Vias férreas serviram durante décadas à expansão econômica e territorial das cidades, entretanto, com o surgimento do automóvel na primeira metade do século passado e hegemonia do rodoviarismo na segunda metade, a grande maioria das ferrovias urbanas foram abandonadas, tornando-se apenas o registro concreto de eras passadas.
Por décadas desocupadas, comunidades de diversas cidades ao redor do mundo passaram, nas últimas décadas, a ver com outros olhos estas relíquias do transporte ferroviário. O The Guardian compilou cinco cidades que transformaram suas ferrovias abandonadas em espaços públicos, parques e áreas de lazer - veja-as a seguir.
Este projeto é o resultado do quinto Laboratório de Intervenção em Arquitetura in situ/, um projeto de investigação coordenado, desde 2012, pelo CEACT/UAL (Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território da Universidade Autónoma de Lisboa) que se propõe investigar temas da cidade em transição. Através de projeto e construção, os Laboratórios in situ/ intervêm, de forma exploratória e temporária, como formas de ação/investigação.
O Laboratório foi realizado em formato de workshop com alunos de arquitetura e propôs o desafio de desenhar, projetar e construir em apenas duas semanas. O objetivo é que os estudantes elaborem uma reflexão sobre a realidade construída e experimentem construir, com as próprias mãos, aquilo que desenharam.
Se você pudesse ver a cidade de uma altura de 95 centímetros – a altura media de uma criança saudável de 3 anos – o que você faria diferente? Como você organizaria os bairros, os espaços públicos, as áreas verdes, a habitação e o transporte? O que mais você mudaria ou melhoraria na cidade? Encontrar respostas para essas perguntas foi o objetivo do Urban95 Challenge, por meio do qual a Fundação Bernard van Leer (FBvL) ofereceu apoios a projetos de pequena escala, de organizações formais e informais, além de universidades, governos e indivíduos de todo o mundo.
Foram recebidas mais de 150 inscrições, e 26 foram selecionadas. Os vencedores vieram de 18 países, representando todos os continentes. América Latina e Ásia foram as regiões com mais projetos, cada uma com oito selecionados. Brasil, Bangladesh e Índia lideram os vencedores com três projetos cada. Os projetos recebem apoios de 560 a 30 mil euros, dependendo de sua complexidade e duração, totalizando 460 mil euros em apoios.
Um dos edifícios mais aguardados do ano passado pode ter acabado de encontrar um par em termos de complexidade - e ela veio na forma de sua própria réplica feita de LEGO.
Criada pelo escultor Brick Monkey, a versão de LEGO da espetacular Filarmônica de Hamburgo, projetada por Herzog & de Meuron, foi construída com mais de 20.000 peças LEGO, apresentando detalhes perfeitos do projeto, incluindo o terraço público elevado, a fachada de vidro e a cobertura em forma de vela. Mas talvez o aspecto mais impressionante seja a possibilidade de abrir a réplica ao meio para ver os interiores recriados com blocos de LEGO.
Ponha de lado o Neufert, projetar para a escala humana ficou muito mais fácil. O IA Collaborative de Chicago lançou uma campanha no Kickstarter para a reedição de Humanscale - um conjunto de modelos de design ergonômico com mais de 60.000 medidas ajustadas a pessoas de todas as idades e dimensões. Originalmente produzido por Henry Dreyfuss Associates nos anos 70 e 80, os modelos fora de linha (agora um item de colecionadores) serão reeditados em 3 novos livretos.
Denge (Greatstone-on-Sea, Kent, Grã-bretanha). Cortesia de Tom Lee (CC BY-SA 2.0)
Essas grandes estruturas de concreto, que podem ser encontradas ao longo do litoral britânico norte e leste, são Espelhos Sonoros. Originalmente projetados para capturar os sons das aeronaves inimigas quando se aproximavam do Reino Unido desde o outro lado do Canal da Mancha e do Mar do Norte (um também tenha foi construído no Baħar iċ-Ċagħaq em Malta), esses dispositivos de escuta militar funcionaram como um sistema rudimentar de aviso nas décadas anteriores à implantação e aperfeiçoamento dos radares.
Visitar obras-primas da arquitetura dos grandes mestres pode parecer uma peregrinação, especialmente quando estão longe e são difíceis de chegar. Nem todo mundo desprende o tempo necessário para visitar estes edifícios quando estão viajando, o que faz do fato de conseguir chegar lá ainda mais especial. Com estranhos horários de funcionamento e localizações difíceis, mostramos a seguir uma seleção de obras-primas da arquitetura e o que é preciso fazer para chegar nelas. Não esqueça de levar sua câmera!
Bem-vindos ao “Lugar de Partilha”!Foi deste modo que Roberto Cremascoli (COR Arquitectos), Ivo Poças Martins, Nicolò Galeazzi (STUDIO) saudaram os participantes do laboratório de autoconstrução no Bairro das Campinas, no Porto. São eles os coordenadores do grupo de estudantes e jovens arquitetos vindos de Austrália, Líbano, Coreia do Sul, Brasil, Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal que vão construir o Lugar de Partilha.
Após a apresentação das entidades envolvidas, associações locais e residentes, os participantes tiveram o primeiro contato com o lugar.
Além disso, Foster segue defendendo ferozmente a ideia de um planeta respeitoso com o meio ambiente. "Trump será uma eventualidade menor nos anais da história. Tem gente que está com o pé no acelerador, outros estão pisando no frio. No entanto, no quadro geral, a sociedade avança e progride. Temos que ser otimistas."
https://www.archdaily.com.br/br/876561/norman-foster-a-sociedade-avanca-e-progride-temos-que-ser-otimistasArchDaily Team
Imagens de um novo edifício de escritórios no bairro Playa Vista de Los Angeles, projetado por Gehry Partners, foram divulgadas pelo Departamento de Planejamento Urbano de Los Angeles. Chamado New Beatrice West, o empreendimento de oito pavimentos consiste em uma série de caixas de vidro escalonadas, cobertas de vegetação abundante, que visam contribuir com a eficiência energética passiva para o complexo corporativo. O novo edifício integrará um edifício corporativo adjacente que atualmente abriga a sede do escritório Gehry Partners.
https://www.archdaily.com.br/br/876551/novo-edificio-de-frank-gehry-em-la-tera-terracos-cobertos-de-arvoresAD Editorial Team