No dinâmico cenário do desenvolvimento urbano contemporâneo, a arquitetura pública é uma força essencial na reformulação das cidades. Na verdade, esse elemento de regeneração urbana pode recuperar economias e reativar áreas comerciais. Nessa era de mudanças, as cidades da China se transformaram em centros financeiros, atraindo empresas e arquitetos de renome mundial que estão redefinindo esses horizontes. Por sua vez, essas metrópoles se tornam reflexos da inovação e de um estilo de vida do futuro.
As cidades da China se tornaram centros de modernidade como resultado de sua explosiva proeminência na economia mundial. As cidades se tornaram ímãs para maravilhas arquitetônicas que vão além da simples funcionalidade, desde a reinvenção incessante de Xangai até o renascimento cultural de Pequim. Bem como, o inegável surgimento de Shenzhen como um centro global de tecnologia, pesquisa, fabricação, negócios, economia, finanças, turismo e transporte, com o Porto de Shenzhen, o quarto porto de contêineres mais movimentado do mundo. Em geral, essas cidades são uma porta de entrada crucial para a compreensão da dinâmica de desenvolvimento em ambientes metropolitanos.
Recentemente, a CulturVator - Art D'Egypte inaugurou a terceira edição da sua exposição internacional anual "Forever is Now" no Cairo. "Ambientada ao lado das Grandes Pirâmides de Gizé, a exibição apresenta o trabalho de 14 artistas internacionais. Em essência, a mostra destaca a importância do intercâmbio cultural entre artistas no cerne da história e da antiga civilização egípcia".
A terceira edição "Forever Is Now", que acontece de 26 de outubro a 18 de novembro, apresenta um conjunto diversificado de artistas de diferentes partes do planeta. Entre eles estão o artista egípcio Mohamed Banawy e o talento saudita Rashed Al Shashai, além da artista visual americana Carol A. Feuerman e o criativo belga Arne Quinze. Coletivamente, esses artistas se uniram para interagir de forma criativa com um dos locais históricos mais icônicos do mundo, tecendo narrativas visuais imersivas que fundem elementos contemporâneos com o passado, contando histórias sobre a terra e seus habitantes.
Entre o tumulto e da majestosidade da Cidade do México, os edifícios emblemáticos que povoam seu horizonte não só contam com uma arquitetura imponente, mas com histórias e segredos que despertam a curiosidade. A seguir trazemos algumas das curiosidades e mitos que envolvem os edifícios da Cidade do México, que são os pilares de múltiplas narrativas.
Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes.
A ligação dos holandeses com as bicicletas é visível nas estatísticas: em 2021, 84% da população da Holanda utilizava bicicletas diariamente. Em Amsterdam, esse número chega a cerca de 63% da população, demonstrando uma forte preferência pelo veículo. Em contrapartida, apenas 7% dos brasileiros optam pela bicicleta como meio de transporte principal.
Recentemente, o Centro de Ciências de Singapura começou a ser construído, cujo propósito é impulsionar a educação nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em toda Singapura. Localizado junto à estação de metrô Chinese Garden, o edifício, projetado pelo escritório de arquitetura Zaha Hadid Architects, tem como meta se tornar um marco no distrito do Lago Jurong. A previsão é que o novo centro, com uma área de 55.000 m², seja inaugurado no final de 2027, coincidindo com seu 50º aniversário.
O escritório Foster + Partners foi escolhido como vencedor de uma competição internacional para projetar um novo centro em Hangzhou, a capital da província de Zhejiang, na China. O masterplan envolve a criação de um quarteirão verde interconectado ao coração do Distrito de Yuhang, promovendo uma forte ligação entre a natureza e a vida cotidiana e visando criar um ambiente urbano agradável e equilibrado.
O DetroitMusic Hall, um ícone cultural no coração da comunidade artística de Detroit, anunciou um projeto de expansão desenvolvido pelos arquitetos Tod Williams Billie Tsien. A proposta visa transformar o local em um centro acessível para produção e educação musical, contribuindo para a requalificação do centro de Detroit e seus arredores.
Com o agravamento da emergência climática em escala global, um contingente cada vez maior de pessoas é forçado a abandonar suas casas devido a catástrofes naturais, secas e outros fenômenos meteorológicos. Esses deslocados são frequentemente referidos como “refugiados climáticos”. Esta crise humanitária exige ação imediata, mas antes é preciso entender quem são essas pessoas e de que maneira a comunidade internacional pode abordar de forma apropriada essa problemática crescente.
O escritório MVRDV divulgou o projeto de um novo complexo residencial no Enterprise Research Campus, localizado no bairro Allston de Boston, Massachusetts, ao lado da Harvard Business School. O empreendimento, que já está em construção, compreende 343 apartamentos, com 25% deles destinados a unidades acessíveis. Além das residências, o projeto inclui serviços para os moradores e espaços comerciais para pequenas empresas locais, com o propósito de criar um ambiente inclusivo e agradável dentro do novo distrito urbano.
No antigo aeroporto de Hong Kong, o Snøhetta Asia apresentou seu mais recente projeto, o Airside. Este empreendimento de uso misto é a estreia da Snøhetta no país e desempenha um papel central em um distrito empresarial em reurbanização. O projeto oferece espaços públicos amplos, incluindo praças ao ar livre e terraços ajardinados, adaptáveis para eventos, refeições, agricultura urbana e lazer. Além disso, o Airside é o pioneiro em Hong Kong ao conquistar cinco das mais altas certificações de construção sustentável.
Este artigo foi publicado originalmente na Common Edge.
Desde que a pandemia atingiu às cidades, é possível perceber uma alta no número de reportagens urbanas pessimistas. E não é difícil entender o porquê. Em 2020, as cidades centrais dos Estados Unidos passaram das histórias de sucesso de "volta por cima" para lugares fantasmas; o transporte perdeu quase todos os passageiros; dezenas de milhares de lojas e restaurantes fecharam; e boa parte da população com maior poder aquisitivo se mudou para os subúrbios e ou cidades distantes.
Os planos para o Pavilhão Australiano na Expo 2025 em Osaka, Japão, foram apresentados pelo Ministro do Comércio e Turismo da Austrália. Desenvolvido pelo escritório global Buchan, o projeto celebra a beleza natural da Austrália e se encaixa no tema "Perseguindo o Sol" do pavilhão, que está em harmonia com o tema geral da Expo: promover o desenvolvimento e a adoção das melhores práticas para impulsionar a cocriação sustentável. O tema busca refletir o otimismo confiante da nação, inspirando soluções criativas e fomentando a cooperação internacional.
O escritório MAD Architects apresentou o plano de renovação para o depósito "Wanmicang" localizado no extremo sul da Fábrica de Cimento Zhangjiang, em Xangai. Esta transformação converterá o edifício em um espaço público multifuncional à beira-mar destinado à cultura, criatividade e comércio. Embora o projeto preserve a essência do antigo local industrial, adiciona um elemento inovador na forma de um volume metálico em forma de arca "flutuante", criando um contraste distinto entre as estruturas antigas e as novas. A conclusão do projeto está programada para o ano de 2026.
O Conselho de Design da Turquia (TDC) reuniu 13 escritórios de arquitetura, incluindo Foster + Partners e Bjarke Ingels Group, para trabalhar na recuperação da província histórica de Hatay, uma área gravemente danificada pelo terremoto de magnitude 7.8 em fevereiro deste ano. A Foster + Partners foi selecionada para liderar o projeto do novo plano diretor para a cidade de Antakya, conhecida na antiguidade como Antioquia, enquanto outros escritórios, incluindo os turcos DB Architects e KEYM (Urban Renewal Center), trabalharão juntos para reconstruir a cidade. Detalhes do plano diretor deverão ser divulgados em 2024.
Por muito tempo, a sustentabilidade foi vista como sinônimo de tecnologia no meio arquitetônico. A eficiência era diretamente relacionada a aparatos tecnológicos inovadores que cobriam as edificações de parafernálias. Hoje em dia, entretanto, o conceito de sustentabilidade abrange cada vez mais diferentes estratégias que estão relacionadas também ao reconhecimento de técnicas vernaculares e materiais locais como primordiais para a criação de edificações sustentáveis e neutras em carbono.
No entanto, independente da técnica ou dos materiais utilizados, o denominador comum é a busca pela diminuição da pegada de carbono de nossas arquiteturas, uma situação que exige mudanças na forma como os edifícios são concebidos, construídos e operados. Ou seja, retornar ao vernacular ou utilizar o aplicativo de última geração são estratégias que, apesar de muito diferentes, desejam chegar a este mesmo lugar e, por isso, são igualmente válidas.
Diante das batalhas que temos enfrentado contra as mudanças climáticas, sobretudo nos anos recentes, a elaboração de estratégias genuínas de descarbonização nunca foi tão crítica e necessária, e em todo o mundo, profissões, empresas e organizações de diversas áreas estão sob pressão para adotarem práticas e condutas mais sustentáveis em seus processos. No campo da arquitetura e do urbanismo não é diferente, e termos como "arquitetura sustentável" ou "arquitetura verde", misturadas a uma série de certificações, produtos e propagandas, tornaram-se cada vez mais comuns e populares, prometendo mudanças e melhorias na profissão que, teoricamente, estariam alinhadas aos novos parâmetros desejados para o futuro global.
No entanto, em meio à essa crescente conscientização ambiental, emergiu um outro fenômeno: o greenwashing, ou "maquiagem verde". O greenwashing refere-se a práticas adotadas por diversos setores, sobretudo ligadas às estratégias de marketing que apresentam iniciativas que transmitem uma impressão falsa ou que fornecem informações enganosas sobre como os produtos ou projetos de uma empresa são mais ecologicamente corretos do que eles realmente são, quando analisados sob um viés mais crítico e cuidadoso.
Um simples passeio no parque tranquilizará até mesmo o indivíduo mais tenso. Mas e quanto aos lugares onde as pessoas passam muito mais tempo, como escolas, escritórios e hospitais? Qual papel a arquitetura pode desempenhar na incorporação da natureza nesses ambientes? E qual o custo adicional disso? Bill Browning publicou um livro - The Economics of Biophilia: Why Designing With Nature in Mind Makes Financial Sense, 2nd Edition (escrito com Catie Ryan e Dakota Walker) - argumentando que o custo de trazer a natureza para ambientes construídos não é proibitivo, mas aditivo. Um estrategista ambiental com uma longa história em construção sustentável, Browning é um dos sócios (com os arquitetos Bob Fox e Rick Cook) da consultoria de design sustentável Terrapin Bright Green. Recentemente conversei com Browning sobre arquitetura biofílica – e, como ele foi membro fundador do conselho de administração do Green Building Council dos EUA, também sobre os pontos fortes e fracos do sistema de classificação LEED.
A arquitetura, ao longo de sua existência, tem se reinventado, não apenas pelo surgimento de novas técnicas e tendências, mas também pelo entendimento mais profundo do ser humano. Em tempos recentes, o campo da neuroarquitetura tem revelado estudos valiosos sobre a influência dos ambientes construídos em nossos cérebros e, por consequência, em nossos comportamentos e bem-estar. Esta interdisciplinaridade sugere que o design de interiores, especificamente a materialidade e design de superfícies, pode desempenhar um papel crucial na modulação das respostas neurais e comportamentais dos indivíduos.
Mover-se em direção a um futuro sustentável é um desafio global que envolve que todas as disciplinas trabalhem juntas. De acordo com o Relatório de Status Global 2021 para Edifícios e Construção, quase 40% das emissões de carbono vêm desta indústria. Isso coloca uma grande responsabilidade sobre ela, que deve estar aberta a explorar estratégias, tecnologias e materiais inovadores para pavimentar o caminho em direção a uma meta de sustentabilidade universal: alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050.
Com isso em mente, este artigo apresenta três produtos e sistemas específicos - vidros de baixo carbono, concretos de baixo carbono e materiais leves - que arquitetos estão aplicando em seus projetos para contribuir para um design arquitetônico de baixo impacto.
É de conhecimento (e afirmação) geral que a arquitetura é um campo transdisciplinar. Vale-se de preceitos e saberes de outras disciplinas para que o objeto construído atue da maneira desejada. Isso pressupõe, obviamente, o locus: seu ambiente de implantação, entorno e todos os elementos que o compõem – outras construções, espécies animais e vegetais, clima etc. É possível dizer que arquitetura só pode existir dentro de um contexto, e que, escalonando a dimensão deste contexto, pode-se chamá-lo meio ambiente.
Com a pandemia, muitas empresas e pessoas precisaram descobrir novas formas de trabalho e o home office ganhou espaço – a descoberta da possibilidade de realizar diversas atividades à distância surpreendeu muita gente. Havia uma expectativa de que este modelo de trabalho fosse permanecer. Mas a verdade é que muitas empresas estão retornando aos turnos presenciais ou híbridos – e esta pode não ser a melhor opção para o planeta.
A história das 'cores neutras' é uma jornada fascinante pela evolução da estética humana e das sensibilidades de design. Estreitamente relacionada à composição de materiais encontrados organicamente na natureza, a harmonia de cores entre brancos, cinzas e tons terrosos desempenhou um papel fundamental na expressão artística, na moda, design de interiores e arquitetura por milênios. Desde os tons discretos das estruturas arquitetônicas de argila, palha, madeira ou tijolo até o estilo de interiores contemporâneo, agora predominante, as cores neutras transcendem fronteiras culturais e continuam ocupando um lugar especial em nossa paisagem visual — oferecendo uma elegância sofisticada e versatilidade que resistiram ao tempo.
A Fundação Holcim para a Construção Sustentável divulgou a lista dos 20 finalistas da competição Holcim Awards 2023. O júri, composto por cinco painéis de especialistas de diferentes partes do mundo, selecionou projetos que destacam abordagens contextualmente viáveis e práticas para a construção sustentável, abrangendo uma ampla gama de escalas, orçamentos, geografias e formas. A classificação dos indicados será anunciada na cerimônia oficial do Holcim Awards 2023, que ocorrerá no dia 18 de novembro em Veneza, Itália, durante as últimas semanas da Bienal de Arquitetura 2023.
A descarbonização do setor da construção já não é uma escolha, e sim, uma necessidade. À medida que as nações se esforçam para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2050, está cada vez mais claro que os padrões de construção atuais não vão longe o suficiente para promover mudanças tangíveis. Alcançar metas climáticas requer que as economias defendam medidas que impulsionem a neutralidade de carbono, ao mesmo tempo em que gerenciam os custos associados de forma eficaz. Como as estratégias de desempenho neutro em carbono impactariam os custos de construção?