A tensão entre a modernidade e a tradição é o traço mais marcante da obra de Hans Broos, o que fica evidente nos projetos para a Cia Hering, onde edifícios ecléticos são confrontados com construções em concreto aparente, numa simbiose de tempos históricos.
Nisso consiste a radical contemporaneidade do seu trabalho: Broos entende o contemporâneo como a convivência de épocas distintas, que se encontram num mesmo momento, conformando o maravilhoso emaranhado de que é feito o tempo, como dizia Lina Bo.
À medida que a população urbana mundial continua a crescer vertiginosamente, estima-se que até 2050 mais de um bilhão de pessoas, com algum tipo de restrição motora, estarão vivendo em áreas urbanizadas. Infelizmente, a maioria dos centros urbanos mas principalmente aqueles mais antigos - com centenas e até milhares de anos -, não estão preparados para atender a esta preocupante demanda. Existe, portanto, um desafio imediato para nós arquitetos, urbanistas e autoridades locais: abordar com a devida atenção e sensibilidade a questão da acessibilidade em centros urbanos históricos. O grande desafio é, portanto, encontrar maneiras e métodos que possibilitem um convívio saudável entre a crescente demanda por acessibilidade e a manutenção das características específicas do patrimônio histórico urbano de nossas cidades mais antigas.
https://www.archdaily.com.br/br/924339/como-cidades-antigas-se-tornam-acessiveisNiall Patrick Walsh
Fumihiko Maki, vencedor do Prêmio Pritzker e da Medalha AIA Gold, completa hoje 91 anos. Amplamente considerado um dos arquitetos japoneses mais importantes ainda em atividade, Maki tem um estilo singular de raízes modernas que reflete sua origem japonesa. Toshiko Mori elogiou a habilidade de Maki de criar "atmosferas inefáveis" usando uma simples paleta com alguns tipos de metal, concreto e vidro. A frequente integração e adoção de novos métodos construtivos como parte de sua linguagem de projeto contribui para sua busca pessoal de criar "cenas inesquecíveis".
Jacques Herzog recebeu Tatiana Bilbao em seu escritório na Basileia, Suíça, em maio deste ano, para discutir as obras e abordagens projetuais da arquiteta mexicana. Os dois premiados arquitetos conversaram sobre os momentos decisivos em sua amizade e o conselho de Herzog que influenciou profundamente o método de trabalho de Bilbao.
O fotógrafo especializado em arquitetura Guilherme Pucci compartilhou conosco seu ensaio da garagem de barcos que integra o complexo Santa Paula Iate Clube, projetada pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas no início da década de 1960 e fechada em meados de 1980. Atualmente, o edifício, um dos ícones da arquitetura moderna paulistana, localizado na beira da Represa Guarapiranga, na Zona Sul da cidade de São Paulo, encontra-se em estado de mal conservação e abandono.
Com o objetivo de também se tornar uma empresa do setor imobiliário, que oferece casas além do serviço de hospedagem, o Airbnb está se lançando em uma nova empreitada. A companhia, talvez a mais famosa no ramo de aluguel temporário de casas e apartamentos, está desenvolvendo uma série de protótipos de casas que pretendem revolucionar a maneira como proprietários e inquilinos se relacionam. Desenvolvido pelo escritório de design Samara, em parceria com a Backyard, o Airbnb está explorando e testando novas ideias, repensando a maneira como vivemos e experimentamos o espaço.
O escritório Praksis Arkitekter foi anunciado como o grande vencedor do concurso de arquitetura para o novo centro de visitantes de Stevns Klint, Patrimônio Mundial da UNESCO da Dinamarca. Superando a concorrência de outras três equipes finalistas deste concurso por convite, a equipe liderada pela Praksis Arkitekter contou com a participação da paisagista Kristine Jensen e do engenheiro Henry Jensen. O projeto do Centro de Visitantes concebido pela Praksis foi concebido como um volume topográfico que se encaixa delicadamente na paisagem rochosa de Stevns Klint, entre a montanha e o mar.
Kengo Kuma (nascido em 8 de agosto de 1954) é um dos arquitetos japoneses de maior expressividade atualmente. Suas reinterpretações de elementos tradicionais da arquitetura japonesa envolvem inovações no uso de materiais naturais e novas formas de pensar a relação da luz com o espaço. Seus edifícios não buscam se dissolver na paisagem, como fazem algumas obras japonesas atuais, em vez disso, sua arquitetura busca manipular elementos tradicionais, criando obras de discurso claro que apresentam relação com seus entornos. Estas misturas de elementos tradicionais e high-tech se provaram bem sucedidos em todo o Japão e outras partes do globo, e a obra recente do arquiteto tem extravasado os limites da terra do sol nascente e invadido a China e outros países ocidentais.
As mulheres são membros imperativos da comunidade arquitetônica, criando trabalhos inovadores e inspiradores nas áreas de arquitetura, design e planejamento urbano. No entanto, mesmo com a ascensão do movimento de mulheres, suas contribuições ainda são questionadas ou comparadas.
A Metropolis Magazine analisou a história do feminismo na arquitetura, lançando luz sobre os momentos em que foi testemunhado um progresso sem precedentes e os momentos em que se perdeu a vantagem.
Solução recorrente em edifícios comerciais e corporativos, as fachadas espelhadas costumam despertar sentimentos variados entre arquitetos, frequentemente negativos. Argumentos contra esta opção não faltam e geralmente fazem sentido, citando desde a falência da arquitetura moderna e massificação de suas fachadas de vidro até aspectos relativos ao clima e a negligência às especificidades locais que transparece nessas superfícies espelhadas.
Estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo de todo o país terão uma oportunidade única de apresentar seus trabalhos a profissionais do mundo inteiro durante o 27o Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA2020RIO, que acontece no Rio de Janeiro entre 19 e 23 de julho do ano que vem. É a Mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, cujo edital já está disponível.
https://www.archdaily.com.br/br/924163/uia2020rio-abre-inscricoes-para-o-premio-todos-os-mundos-um-so-mundo-arquitetura-21Equipe ArchDaily Brasil
A temática da ausência da criança na cidade contemporânea, e a busca por soluções que permitam sua mobilidade com mais autonomia e divertimento, norteou um estudo com cerca de 130 crianças, de 7 a 12 anos, de diferentes classes sociais, moradoras do distrito da Consolação, na cidade de São Paulo. Depois de caminhar, conversar e desenhar com as crianças um percurso ideal entre a praça e a escola, foi desenvolvida uma proposta de intervenção [2], que costura os bairros de Vila Buarque e Higienópolis e pretende trazer os pequenos para brincarem em grupo, ao ar livre, todos os dias.
O renomado escritório de arquitetura de Amanda Levete, o AL_A, acaba de apresentar seu mais novo projeto, uma proposta de reforma que transformará para sempre o antigo Museu de Paisley na Escócia. O museu está passando por uma ampla revitalização para melhor acomodar o crescente número de visitantes da Escócia, do Reino Unido e também do exterior. Concebido pelo escritório vencedor do Prêmio Stirling, o projeto pretende restaurar a estrutura existente do museu e prepará-lo para o futuro. Inspirado pelas riquesas do passado de Paisley, o projeto do AL_A pretende mostrar ao mundo a riqueza de uma das mais importantes cidades da Escócia.
O projeto Maestrosrealizou uma entrevista com Norman Foster em que o arquiteto discute assuntos relacionados à sua vida, sua abordagem profissional e as histórias por trás de seus edifícios. Concebida, produzida e publicada pela Fundación Arquia, a série Maestros é um programa cultural que visa criar uma plataforma na qual arquitetos renomados possam comunicar "suas opiniões às futuras gerações".
Com a intenção de maximizar os vãos disponíveis e diminuir custos de construção, pesquisadores do Departamento de Arquitetura da ETH de Zurique criaram uma laje de concreto que, com uma espessura de apenas 2cm, é estrutural e simultaneamente sustentável. Inspirado pela construção de abóbadas catalãs, este novo sistema de lajes substitui barras de aço reforçadas por nervuras verticais estreitas, reduzindo significativamente o peso da estrutura e garantindo a estabilidade para resistir às distribuições irregulares em sua superfície.
Ao contrário dos pisos de concreto tradicionais que são evidentemente planos, estas placas são projetadas para arquear e suportar cargas principais, reminiscente dos tetos abobadados encontrados em catedrais góticas. Sem a necessidade de reforços de aço e com menos concreto, a produção de CO2 é minimizada e os pisos de 2 cm resultantes são 70% mais leves do que suas contrapartes típicas de concreto.
https://www.archdaily.com.br/br/869387/tecnicas-construtivas-goticas-inspiram-o-desenvolvimento-de-lajes-leves-de-concreto-na-eth-zurichOsman Bari
Daniel Flavin foi um dos representantes da chamada arte minimalista das décadas de 1960 e 1970 nos Estados Unidos. A classificação foi usada pela primeira vez pelo filósofo Richard Wollheim no ensaio “Minimal Art” em 1965 para agrupar obras que, como os ready-mades de Duchamp, não pretendiam representar uma realidade externa: o objeto exposto deveria ser entendido como obra por si e a experiência do espectador não deveria depender de associações a outros fatores.
O Índice de Cidades Seguras (SCI) da Unidade de Inteligência do The Economist classifica 60 cidades de todo o mundo com base em indicadores que abrangem segurança digital, segurança da saúde, infraestrutura e segurança pessoal.
Se observarmos a América Latina - deixando de lado a repetida liderança de Tóquio, seguida por Singapura, Osaka, Amsterdã e Sydney -, que posição as cidades de nosso continente ocupam em relação à segurança em 2019?
Há um ano, no dia 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional no Rio de Janeiro, uma das instituições culturais mais importantes da América Latina, era tragado pelas chamas. Um incêndio ocasionado por um curto-circuito nas instalações elétricas do edifício levou consigo pelo menos 80% de seu acervo, especializado em ciências naturais e antropológicas. Um ano depois, esforços de recuperação dos itens e limpeza dos ambientes destruídos indicam a reabertura de algumas salas já em 2022, três anos antes da conclusão das obras em 2025.
A WOHA foi escolhida para projetar o Pavilhão de Singapura para a Expo Dubai 2020. Sob o tema “Nature, Nurture, Future”, o pavilhão tem como objetivo demonstrar "a história de Singapura de superar suas limitações físicas como uma pequena cidade-estado insular e se adaptar para se tornar uma cidade altamente habitável e sustentável".
Victoria Lautman, jornalista de Los Angeles, começou a fazer fotos dos poços subterrâneos indianos há mais de trinta anos, coletando imagens de todo o país. O Museu Fowler da UCLA exibe, até o doa 20 de outubro, cerca de cinquenta fotografias dessas antigas estruturas de captação de água.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que o país mudará sua capital Jacarta para a ilha de Bornéu. Considerando preocupações relativas à superlotação, poluição e desigualdade de renda, a estratégia também espera resolver questões de extrema subsidência do solo. A nova cidade seria construída a mais de 1.200 km da capital atual - uma medida extrema para reimaginar uma das cidades que mais rapidamente está afundando no mundo.
A forma como encaramos o trabalho mudou, e isso é inegável. Nossa profissão já não nos define tanto quanto as gerações passadas, e novas formas de trabalho vêm sendo incorporadas aos cotidianos. Enquanto a tecnologia revolucionou nossa capacidade de executar uma variedade de tarefas diárias, muitas profissões desapareceram, algumas não devem durar muito e diversas outras foram criadas.
Há três palavras que há muito aguardavam ser reunidas: O Pavilhão Siza. A história começa com a marca de móveis CAMERICH e o Fórum do Aedes Architecture em busca de um visionário da arquitetura e do design de produtos. O vencedor do Prêmio Pritzker de 1992, Álvaro Siza, foi selecionado e contratado para desenhar um pavilhão para a Feira Internacional de Móveis da China (CIFF 2019).