Lidar com o contexto onde está inserido um projeto é parte essencial do exercício da arquitetura, seja negando ou incorporando os elementos preexistentes e as condicionantes do entorno nas propostas. Apesar dessa constante, entender o que há em volta como atuante direto nas decisões de desenho e organização do espaço vai além de simplesmente considerar boas vistas, ventilação natural ou orientação, trata-se de enxergar essas condições como agentes ativas nos projetos, isto é, como coautoras.
Os casos em que essa prática se faz mais notável são provavelmente aqueles que pensam os elementos da natureza nesse papel atuante, e essa é a postura adotada por alguns escritórios como verdadeiro partido inicial para o desenho dos espaços.
O projeto Residência sobre as rochas, do escritório chileno Schwember García-Huidobro Arquitectos, foi destaque no German Design Award 2019. O prêmio concedido na Alemanha pelo Ministério da Tecnologia "identifica e apresenta tendências de projeto exclusivas", segundo a própria organização.
Construída em uma floresta na cidade de Cunco (Chile), a obra recebeu a menção honrosa na categoria Comunicação de Projeto Arquitetônico do concurso. A obra é uma segunda casa que prioriza as áreas coletivas, cuja planta possui um formato em Y para otimizar as vistas e a iluminação natural.
https://www.archdaily.com.br/br/906732/schwember-garcia-huidobro-arquitectos-escritorio-chileno-em-destaque-no-german-design-award-de-2019ArchDaily Team
O escritório de arquitetura REX, com sede em Nova York, projetou o novo centro de artes performáticas para o campus da Brown University em Providence, Rhode Island, EUA. Conhecida por seu portfólio de projetos culturais e comerciais - notadamente e recentemente incluindo o Centro de Artes Performativas Ronald O. Perelman no World Trade Center - a empresa tem como objetivo projetual acomodar performances e eventos enquanto cria um centro para interações sociais diárias no campus dentro dos seus 7500 metros quadrados. O prédio se tornará um espaço central de multimídia e artes cênicas para estudantes, professores e visitantes.
O Studio Gang revelou um novo projeto para uma torre de 41 pavimentos no Havaí, inspirada na cana-de-açúcar vermelha da ilha. Projetada com uma mistura de comércio térreo e 565 residências acima, a torre é chamada Kō'ula. Abraçando a vida interior-exterior e o clima do Havaí, o projeto é orientado para vistas oceânicas com colunas verticais que se dobram e torcem como a cana-de-açúcar. A torre faz parte de um empreendimento maior em curso no distrito de Ward Village, na costa sul de Oahu.
Alvaro Siza orquestra, como poucos, a experiência do visitante em suas obras. Por meio de compressões e descompressões, aberturas e fechamentos, volumes, vazios e luz, o arquiteto português marca os trajetos, os pontos de vista, as perspectivas e a passagem do tempo. Este ensaio, do fotógrafo Ronaldo Azambuja, retrata a obra dez anos após sua inauguração.
Smart City Laguna, este é o nome da primeira "cidade inteligente" do Brasil segundo publicaram alguns meios de comunicação, inclusive o ArchDaily Brasil, em 2017. Com inauguração prevista para aquele mesmo ano, o empreendimento contaria em sua primeira fase com 1.800 unidades e, no total, 7.065, divididas entre residenciais, comerciais e de uso tecnológico.
Localizada no distrito de Croatá, que faz parte da cidade de São Gonçalo do Amarante, a primeira smart city brasileira ocupa uma porção de terra de 330 hectares conectada diretamente à rodovia federal BR-22, que cruza os estados do Ceará, Piaí e Maranhão partindo de Fortaleza em direção à Marabá, no Pará. A escolha do local tem razões econômicas: a proximidade com o Porto do Pecém, em Fortaleza, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Ferrovia Transnordestina fazem de Croatá um ponto estratégico no nordeste que vem sendo ocupado nos últimos anos por empresas de tecnologia, conformando um chamado "Cinturão Digital" a pouco mais de 50 quilômetros da capital cearense.
Pesquisadores divulgaram recentemente a descoberta do maior complexo cupinzeiro do mundo, que se localiza em terras brasileiras, na região nordeste do país. Estima-se que o total de solo escavado represente 4.000 pirâmides de Gizé e que o complexo tenha em média 4 mil anos de idade e cobre uma área estimada de 230.000 km², o que equivale à área da Grã-Bretanha.
O escritório holandês de arquitetura MVRDV acabada de inaugurar a construção da Radio Tower & Hotel, um edifício de uso misto de mais de 20.000 metros localizado em Washington Heights, na porção norte de Manhattan. O edifício-torre de 22 pavimentos será o primeiro grande projeto construído pelo MVRDV nos Estados Unidos, o qual combina um programa de hotel, áreas comerciais e de serviços além de escritórios. O projeto foi concebido para integrar-se ao caráter vibrante do bairro novaiorquino e apontar novas soluções para o seu desenvolvimento futuro.
O arquiteto chileno, Alejandro Aravena, compartilha os fundamentos da sua filosofia de desenho em uma entrevista intitulada “To Design is to Prefer.” O vencedor do Prêmio Pritzker fundou seu escritório em 2001 e se comprometeu a explorar as práticas de desenho socialmente consciente. Sua empresa, Elemental, obteve pela primeira vez o reconhecimento internacional por seu trabalho na criação de projetos de moradia social no Chile, mas sua carreira continua expandindo-se ao incluir desenhos de museus, universidades, infraestrutura urbana e transportes.
Este vídeo destaca o processo mental por trás das práticas pessoais de Aravena e os conhecimentos sobre o enfoque único da Elemental no próprio desenho. A entrevista começa discutindo a introdução de Aravena no mundo arquitetônico durante sua adolescência e como a arquitetura - um fenômeno bastante obscuro para o jovem Aravena - converteu-se em sua paixão. Ao longo do documentário, Aravena mostra as páginas dos seus cadernos de croquis, ilustrando a mão crua do arquiteto.
Arte, de modo geral, é produzida para ser vista ou experienciada por um outro, um interlocutor, que, por sua vez, estabelece relações variadas com a obra. Esse, entretanto, parece não ser o caso da Capela em Bataan, construída pelo artista suíço Not Vital nas Filipinas.
Castigada por ventos constantes, a obra eleva-se sobre uma colina na zona rural de Bagac, cidade de pouco menos de 30 mil habitantes localizada a cerca de 50 quilômetros a oeste de Manilla. A localização remota da instalação dificulta o acesso e faz do percurso uma empreitada que assume ares de peregrinação – parte de sua graça reside, justamente, em sua inacessibilidade.
O projeto mexicano do Centro Cultural Teopanzolco, projetado por Isaac Broid e PRODUCTORA, foi escolhido como vencedor internacional da categoria Projeto Arquitetônico na Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018 (BAQ2018).
Localizado em frente à zona arqueológica de Teopanzolco, em Cuernavaca, o projeto "levanta duas estratégias fundamentais: por um lado, para melhorar a relação com o sítio arqueológico e, por outro, conformar espaço público significativo", segundo os autores no memorial de projeto.
O escritório de arquitetura coordenado por Kentucky Owl Bourbon ao sul de Louisville, Kentucky. O novo projeto converterá a antiga Cedar Creek Quarry em uma destilaria, centro de engarrafamento e casas de foguetes. O projeto de US $ 150 milhões incluirá três pirâmides de madeira que abrigam a destilaria no centro do empreendimento. Os novos planos surgem depois que o Stoli Group comprou a marca Kentucky Owl em 2017.">Shigeru Ban acaba de ser selecionado para desenvolver o projeto do novo Campus da Kentucky Owl Bourbon, uma marca centenária de whisky americano. Contando com mais de 150 mil metros quadrados, a propriedade fica ao sul de Louisville, no Kentucky. O novo projeto desenvolvido por Shigeru Ban converterá uma antiga pedreira, a Cedar Creek Quarry, em uma moderna e completa destilaria. O projeto de US$ 150 milhões incluirá três estruturas piramidais de madeira que darão forma à destilaria da Owl Bourbon. Este grande projeto de reformulação e ampliação da marca é uma consequência da recente aquisição da marca de Kentucky pelo Stoli Group, que pretende investir ainda mais na tradicional fabricante de whisky americano.
A arquitetura é poderosa, e assim como a energia nuclear, ela depende da forma como é utilizada. Pode criar cidades inabitáveis, mas também pode criar cidades mais seguras e melhorar nossa qualidade de vida.
Em diversos exemplos, o desenho urbano forneceu uma resposta aos espaços públicos deteriorados ou abandonados, o que não só evidencia o quanto a organização e a iluminação são imprescindíveis, mas também permite considerar os usuários e gerar espaços para o encontro.
22 de novembro de 1988 representa uma data muito marcante dentro do campo arquitetônico. Foi quando um dos arquitetos mais importantes para a história da arquitetura mexicana e do mundo morreu na Cidade do México. Luis Barragán Morfín, nascido em Guadalajara e formado em engenharia civil, deixou um extenso legado traduzido em textos, conferências, edifícios, residências, jardins ainda vivos até hoje, que foram incorporados por alguns dos arquitetos mais influentes do cenário internacional. O trabalho de Luis Barragán, representa anos de pesquisa, mas, sobretudo, de contemplação, de ver o mundo com sensibilidade e de continuar reescrevendo o que nos pareceria óbvio.
Sem dúvidas, o legado de Luis Barragán representa algo tão complexo e atemporal que continua a inspirar e surpreender arquitetos de todas as gerações. É por isso que, 30 anos depois de sua morte, compilamos os depoimentos de alguns dos arquitetos contemporâneos mais representativos do México que compartilharam conosco qual a obra mais importante de Luis Barragán em seu trabalho e por quê. Continue lendo para conhecer os depoimentos completos.
A instalação Happy do Studio Cadena foi inaugurada na Flatiron Plaza, em Nova Iorque. O projeto é o vencedor do quinto Concurso Anual de Design promovido pelo Distrito de Melhoria Empresarial de Parcerias Flatiron / 23rd Street e pelo Instituto Van Alen. Como peça central do programa anual de férias, a instalação foi escolhida por um júri com experiência em design e arte pública, incluindo representantes da Flatiron Partnership, da New York City DOT Art e do conselho de administração do Van Alen Institute.
Dando sequência à série de fotografias “Urban Geometries”, desta vez Andres Gallardo explora a arquitetura de Milão. A série se concentra nos contornos das estruturas, variando em idade e função, destacando a materialidade das fachadas e os detalhes arquitetônicos e industriais de cada edifício.
As fotos de Milão apresentam obras de Zaha Hadid Architects e Grafton Architects. Outras imagens da série incluem elementos da cidade que muitas vezes passam despercebidos, como uma série de lixeiras coloridas de reciclagem.
Na quarta-feira, 21 de novembro, foi realizado o veredicto do Concurso da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito - BAQ 2018.
Separados em 6 categorias de participação, os diferentes jurados selecionaram uma série de projetos e publicações que se destacaram por ser uma contribuição real em seus respectivos campos, proporcionando lições relevantes para a nossa disciplina.
Em seguida, apresentamos os vencedores nas categorias (E) Teoria, História e Crítica da Arquitetura, Urbanismo e Paisagem e (F) Periódicos Especializados.
O arquiteto e fotógrafo Kris Provoost registrou recentemente a Estação HSR West Kowloon em Hong Kong, projetada por Aedas e Andrew Bromberg. Provoost vive e trabalha em Xangai e sua nova série de fotografias mostra como os visitantes são recepcionados em Hong Kong por este impressionante projeto de infraestrutura que se abre para o Porto de Victoria.
A Escola de Arquitetura de Aarhus, em colaboração com Asbjørn Søndergaard da empresa Odico Formwork Robotics, desenvolveu uma estrutura de alto desempenho criada a partir de um método novo de fabricação robótica. Intitulada “Experiment R”, a estrutura é um avanço significativo na indústria do concreto, proporcionando redução de 50% nos custos de fabricação das fôrmas de concretagem.
O método de corte com fio abrasivo pode acelerar o tempo de produção de fôrmas convencionais, ao passo que reduz também a quantidade de concreto usado em até 70%. Apesar dessas estatísticas impressionantes, a tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de aumentar o grau de liberdade projetual.
https://www.archdaily.com.br/br/906002/escola-de-arquitetura-de-aarhus-desenvolve-metodo-de-fabricacao-robotica-que-reduz-uso-de-concreto-em-70-percentNiall Patrick Walsh
A oitava edição do Prêmio Mayor 2018, no Chile, concedeu o principal prêmio ao arquiteto chileno Teodoro Fernández, autor de projetos metropolitanos, como o parque Bicentenário em Santiago, e o parque urbano Kaukari em Copiapó.
Na cerimônia realizada na Escola de Arquitetura da Universidade Mayor (Santiago) em 8 de novembro, o vencedor do Prêmio Nacional de Arquitetura em 2014 refletiu precisamente sobre o espaço aberto. "Os projetos entram em processos de crescimento e deterioração que são muito mais longos e mais profundos do que em outras áreas." Entender isso é fundamental, e há exemplos na arte, como quando Marcel Duchamp permite que a poeira, que é finalmente a passagem do tempo, faça parte de seu trabalho "O Grande Vidro". Esse é o equilíbrio de ideias que tem de ser buscado por um espaço nas cidades", disse Fernandez.
https://www.archdaily.com.br/br/906429/teodoro-fernandez-smiljan-radic-e-draa-vencedores-do-premio-mayor-2018ArchDaily Team
O Clouds Architecture Office divulgou sua proposta para um laboratório de pesquisa espacial que flutua sobre uma cratera em Oita, no Japão. Chamado de AVATAR X LAB, o projeto foi feito para a ANA Holdings Inc. e a Japan Aerospace Exploration Agency. O laboratório faz parte do AVATAR Vision da ANA, um esforço para avançar e ser pioneiro em tecnologias Avatar do mundo real, e busca avançar as pesquisas sobre exploração e desenvolvimento do espaço.
O escritório Pavel Hnilicka Architekti foi anunciado como vencedor de um concurso internacional para projetar a transformação da Praça da Vitória em Praga. Liderado por Pavel Hnilička, Eva Macáková e Josef Filip, o projeto vencedor procura desviar todo o tráfego existente para longe da praça, transformando o espaço em um monumento para as pessoas.
A proposta prevê a remoção dos trilhos de bonde da praça, que serão realocados para o limite oeste e para a rua Evropská. Embora a ideia seja acabar com a circulação de automóveis na praça, o novo plano de tráfego acomodará mais carros do que o desenho existente, ao passo que o centro da rotatória existente se tornará um “espaço funcional para uso universal”.
Todos temos a memória de infância de desenhar uma casinha com uma porta e uma janela, um telhado de duas águas e uma árvore do lado. Mas, o que diferencia os arquitetos do restante da população, é que continuamos desenhando isso depois de adultos, geralmente com um pouco mais de técnica. E, da mesma forma que nossos desenhos de casas foram se tornando mais complexos e completos, o desenho das vegetações precisou melhorar um pouco. (Aquela forma parecida com um brocólis não agradaria muito clientes e professores). Ainda que geralmente as árvores não sejam os focos principais dos desenhos, elas desempenham um papel importante na composição dos croquis, principalmente para representar a escala, sombreamento pretendido ou alguma intenção de paisagismo.
O Complexo Cultural de Fuyangtalvez seja o projeto mais famoso do escritório Amateur Architecture Studio, de Wang Shu e Lu Wenyu. Com suas fachadas de blocos e pedras recicladas e terra batida, o conjunto de edifícios é a materialização da visão de arquitetura da dupla chinesa.
https://www.archdaily.com.br/br/906000/complexo-cultural-fuyang-de-wang-shu-e-lu-wenyu-pelas-lentes-de-jazzy-li韩双羽 - HAN Shuangyu