O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) divulgou uma declaração descrevendo suas novas iniciativas em resposta à crescente onda de tiroteios em escolas nos Estados Unidos. A declaração, intitulada “Onde estamos: Projeto escolar e segurança estudantil”, descreve quatro eixos de ação que o Instituto pretende adotar para apoiar arquitetos e comunidades escolares.
Embora não apresente uma política detalhada para enfrentar a crise, a declaração do AIA se compromete a atualizar as diretrizes de projeto das escolas, apoiando a educação para oferecer um ambiente escolar seguro, tornando o desenho seguro e elegível para subsídios federais, estabelecendo uma central financeira federal para projetos escolares.
https://www.archdaily.com.br/br/900350/aia-propoe-iniciativas-para-combater-incidentes-com-armas-de-fogo-nas-escolas-dos-euaNiall Patrick Walsh
Para aqueles com US$145 mil escondidos debaixo da cama, Zaha Hadid Architects projetou e lançou recentemente a Cadeira Lapella, dando continuidade às suas “investigações em estrutura e tectônica, reinterpretando a icônica poltrona de 1963 desenhada por Hans J. Wegner”.
Feita de mármore italiano, a Lapella mantém as proporções, a escala e a inclinação da cadeira original, ao mesmo tempo em que introduz “técnicas contemporâneas de trabalho em pedra e compostos de fibra de carbono”.
Em geral, as publicações e as discussões de arquitetura radicam em análises da forma, sejam estas janelas, portas, interiores, exteriores ou projetos completos; em suma, a análise dos volumes arquitetônicos que conformam a obra propriamente dita.
O desenvolvimento arquitetônico da obra é uma leitura, uma interpretação da realidade atual. É a "atualidade" versus o talento próprio do arquiteto-artista que, finalmente, se expressa na forma de um projeto arquitetônico por materializar-se, é a obra de arquitetura proposta e, em muitos casos, realizada. No entanto, a teorização ou reflexão abstrata sobre "campos relevantes para a arquitetura" propõe novas oportunidades de abertura no exercício da profissão e do ofício, que permitem novas formas de projetar tanto no imediato quanto no futuro.
https://www.archdaily.com.br/br/900487/por-que-e-necessario-teorizar-a-arquitetura-hojeGonzalo Martínez de Urquidi
Desde que se mudou para Nova Iorque em 2010, o fundador do BIG, Bjarke Ingels, construiu um portfólio impressionante, de projetos construídos como VIA 57 West e The Eleventh a propostas como West 29th Street e The Spiral.
Em uma recente entrevista com o Louisiana Channel, Ingels evita falar de projetos individuais e, em vez disso, reflete sobre sua visão de Nova Iorque, do multiculturalismo e desigualdade à regeneração e arranha-céus.
A fotógrafa Stefanie Zoche, do Haubitz-Zoche, registrou uma série de imagens vibrantes das igrejas do "modernismo híbrido" da região de Kerala, ao sul da Índia. As imagens a seguir, também disponíveis no site do artista, retratam a mistura de influências modernistas e elementos arquitetônicos locais que definiram muitas igrejas indianas após a independência do país em 1947.
Segundo Zoche, o estabelecimento da igreja indiana pós-independência procurou se diferenciar do estilo histórico de construção colonial e, portanto, inspirou-se no ícone modernista de Le Corbusier. Os edifícios registrados por Zoche geralmente exibem uma “linguagem formal efusivamente escultural e um uso de cores intensas” com símbolos cristãos “diretamente transpostos para um projeto tridimensional e monumental”.
A obra de Peter Zumthor, caracterizada pela serenidade formal e uma espécie de primitivismo técnico, há décadas inspira um grande número de arquitetos. Seu Museu Kolumba, localizado em Colônia, Alemanha, uma cidade que fora quase que completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, abriga a coleção de arte da Arquidiocese Católica Romana - um acervo com obras e artefatos produzidos em um período de mais de um milênio. O projeto de Zumthor se eleva delicadamente sobre a antiga igreja gótica, respeitando a rica história do lugar e preservando sua essência.
Arquitetos e engenheiros lançaram um chamamento para que a assistência técnica gratuita para o projeto, reforma ou construção de habitações de interesse social, já prevista em legislação de 2008, “seja mais do que uma lei, seja uma Política de Estado, como parte do direito social à moradia previsto na Constituição”.
O apelo foi feito na abertura do Seminário de Assistência Técnica em Habitação Social que o CAU/BR e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) promoveram em Brasília no dia 15 deste mês. Se a sugestão for aceita, o Brasil contaria com o equivalente a um “SUS da habitação social”. A proposta faz parte da “Carta-Aberta aos Candidatos às Eleições de 2018 pelo Direito à Cidade” recém lançada pelo CAU/BR e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Compartilhar sua prateleira é, de certa forma, compartilhar você mesmo. Cada elemento - dos títulos escolhidos à maneira como você os organiza - diz algo sobre sua personalidade e seus interesses.
https://www.archdaily.com.br/br/900377/bibliotecas-domesticas-projetos-inteligentes-e-criativos-para-estantes-de-livrosArchDaily Team
O estúdio Superspace, de Istambul, propôs um projeto para a Praça da Vitória em Praga que transforma a região subutilizada no meio de da capital tcheca em um espaço vibrante com rica vegetação e atividades sociais. A solução simples, mas eficaz, inverte o tráfego e o acesso de pedestres para criar um centro urbano verde, onde mercados, festivais de arte e até patinação no gelo no inverno podem acontecer. Árvores nativas seriam plantadas ao redor do anel interno, criando um impacto visual e, simultaneamente, protegendo o espaço dos ruídos do trânsito do entorno.
O estúdio colaborativo de design Snarkitecture, de Nova Iorque, divulgou sua mais recente instalação interativa que traz um sentido lúdico para a orla de Hong Kong. Intitulada BOUNCE, a instalação apresenta centenas de bolas saltitantes contidas em um espaço definido semelhante a uma gaiola e convida o público a interagir com estes elementos.
O trabalho do estúdio se distribui por três locais: a zona portuária de Harbour City, uma instalação interna no Ocean Center intitulada “Gallery by the Harbour” e um “Eyeball Maze” infantil no Ocean Terminal.
Em 1924, André Breton redigiu o Manifesto Surrealista, convidando a comunidade artística a questionar os limites entre a realidade e o mundo dos sonhos, entre objetividade e subjetividade. Naquele momento, muitos arquitetos estavam interessados - e não são poucos aqueles que ainda se interessam - na potência imaginativa do espaço construído. Para estes profissionais, o pensamento surrealista de Breton foi, e ainda é, um recurso valioso para discutir o papel que a arquitetura desempenha na definição da realidade. Desde então, partindo de Salvador Dali, passando por Frederick Kiesler até Frank Gehry, o surrealismo tem influenciado profundamente a produção arquitetônica deste o início do século XX.
O Sandy Hook Permanent Memorial Commission anunciou o projeto final que foi escolhido por unanimidade para o memorial em Newtown, Connecticut. A proposta The Clearing, por Ben Waldo e Daniel Affleck, do Grupo SWA, foi oficialmente recomendada pela comissão, e o Conselho de Seletores fará as aprovações finais este mês. O memorial vencedor homenageia as 26 vítimas e sobreviventes do tiroteio de 2012 na Escola Elementar Sandy Hook.
O artista americano Michael Velliquette produziu sua mais recente série de obras de arte baseadas em papel, criando intricados modelos da arquitetura sagrada. Suas formas de papel cortadas à mão são reunidas em estruturas complexas “semelhantes à arquitetura sagrada e à mandalas tridimensionais”.
Priorizando a simetria formal, o equilíbrio e a ordem, os modelos visam evocar “uma sensação de unidade visual” através de uma paleta de tons neutros ou monocromáticos.
A Carlo Ratti Associati acaba de divulgar os detalhes de seu projeto para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão. Fachadas de tijolos serão construídas por equipamentos mecânicos programados digitalmente, criando uma série de área comuns permeáveis que funcionarão como um oásis natural em meio à nova sede da tradicional universidade milanesa. Desenvolvida em parceria com o grupo australiano Lendlease, a proposta chamada de “Ciência para os Cidadãos” deverá ser implantada no novo Distrito de Inovação da cidade de Milão, aonde foi realizada a Expo Milano de 2015.
Quanto estiver pronto, o novo Distrito de Inovação deverá receber mais de 18.000 estudantes e 2.000 pesquisadores todos os dias. A proposta desenvolvida pelo escritório de Carlo Ratti procura “criar um campus aberto, um espaço para a experimentação e inovação, promovendo um intercâmbio diário entre a universidade, a cidade de Milão e seus habitantes”.
https://www.archdaily.com.br/br/899891/fachada-de-tijolos-assentados-por-robos-o-projeto-de-carlos-ratti-para-o-campus-de-ciencia-de-milaoNiall Patrick Walsh
Apesar de ser uma referência urbanística com reconhecimento internacional, o Eixample de Barcelona enfrenta diversos desafios característicos de uma cidade em constate mudança, um cenário urbano muito diferente do que foi projetado por Ildefons Cerdá.
Nesse cenário, o escritório de Barcelona Leku Studio, desenvolveu um projeto de "agradabilização" de diversos entornos escolares no Eixample, testando, por meio da urbanização reversível, novos usos e distribuições que favorecem espaços mais humanos e agradáveis e que aproximam a escala urbana às crianças. "Devem ser espaços comunitários; como território de extensão da escola; como espaço para a brincadeira, para o verde, para a história e para a vida local dos bairros", explicam Leku Jokin Santiago Elorriaga e Marta Sola Páramo, cofundadores do Leku Studio.
https://www.archdaily.com.br/br/900158/leku-studio-testa-estrategias-de-urbanizacao-reversivel-em-escolas-de-barcelonaArchDaily Team
Este artigo foi originalmente publicado por Jude Fulton no Medium sob o título "Why Architects are Super Well-Suited for Startups". Você pode ver a postagem original aqui.
O UNStudio foi oficialmente anunciado como vencedor do concurso de projeto para um novo marco na cidade de Melbourne. Selecionado de uma série de escritórios de ponta, incluindo BIG, OMA e MAD Architects, a proposta do UNStudio para o projeto de U$ 2 bilhões inclui um par de torres trançadas chamadas Green Spine. Como o maior projeto monofásico da história de Victoria, na Austrália, o Green Spine foi projetado como um ambiente de uso misto de ponta, centrado em inovação em arquitetura e design.
O fotógrafo Andres Gallardo voltou suas lentes para o projeto Galaxy Soho, de Zaha Hadid Architects, localizado em Pequim. O complexo comercial, concluído em 2012, é um dos trabalhos finalizados mais recentes da ilustre carreira da arquiteta iraquiana.
Fundada pelos artistas Thomas Granseuer e Tomislav Topic, de Hanôver e Berlim, Quintessenz tem suas raízes na cultura do grafite e no uso das cores. Combinando pintura, imagem em movimento e instalação, seu trabalho usa padrões e formas encontradas na arquitetura para alterar as percepções do espaço. Usando antigos edifícios industriais como tela, Quintessenz busca criar espaço de cor. Independentemente dos meios utilizados, a cor é próprio conteúdo.
Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Público Nacional de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que tem como tema “Patrimônio Histórico na Arquitetura e Urbanismo”. As imagens serão recebidas até as 16 horas do dia 24 de setembro, na sede do CAU/GO.
Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que institui reconhecimento ao esforço pela preservação dos bens de significância popular, histórica e artística no território brasileiro. Comemora-se a data no mesmo dia em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, que teve importante papel na criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Criado no ano de 1937, é o órgão responsável por promover e organizar todo o processo de preservação do Patrimônio Cultural Nacional, e “proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”. [1]
Somam 39 as vítimas fatais do colapso da ponte Morandi, em Gênova, na Itália. O incidente aconteceu na terça-feira, 14 de agosto, quando um dos componentes estruturais da ponte, uma torre de sustentação localizada entre trilhos ferroviários e armazéns, cedeu, desmoronando de uma altura de 45 metros.
A causa do colapso ainda não é conhecida, mas agora a atenção está voltada para o registro de manutenção da ponte, preocupações com sua integridade que datam de décadas, e como o colapso se enquadra no contexto mais amplo do envelhecimento da infraestrutura italiana.
https://www.archdaily.com.br/br/900304/o-colapso-da-ponte-de-genova-era-previsivel-e-poderia-ter-sido-evitadoNiall Patrick Walsh
Cidades são o testemunho vivo das transformações culturais, sociais, econômicas e políticas pelas quais passam a sociedade. Em constante transformação, marcas superficiais do passado vão desaparecendo ao passo que as cicatrizes mais profundas se sobrepõem às múltiplas camadas de presentes que se desenrolam nas cidades ao longo das décadas e séculos.
No curso da história, algumas cidades, por uma combinação de fatores, conseguem se manter mais preservadas, mostrando com mais intensidade vestígios do passado, do Brasil colonial, enquanto que em outras as marcas dos primeiros tempos da urbanização no país foram apagadas ou tragadas pelas eras que se seguiram.