Com o objetivo de valorizar os diversos grupos que construíram o patrimônio cultural da cidade de São Paulo e ajudaram na formação da identidade paulistana, a Secretaria Municipal de Cultura promove, nos dias 18 e 19 de agosto, a Jornada do Patrimônio com o tema “Uma Cidade, Muitas Mãos”.
A Jornada do Patrimônio tem uma programação gratuita e diversificada com o objetivo de aproximar a população dos espaços históricos ou com valor afetivo que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizadas 320 atividades, distribuídas em roteiros, palestras, oficinas, visitação a imóveis, visitas guiadas e lançamentos de livros.
O Concurso de ideias Agisa Todeschini envolveu arquitetos e estudantes de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar e premiar as três melhores ideias de criação livre, com ocupação de um ou mais módulos habitáveis como um espaço de interação para a instituição beneficiada. O vencedor do Concurso, além da premiação em dinheiro, assinará o projeto de um módulo habitável mobiliado que será executado e doado ao Lar Infantil Sol Amigo, que atende crianças em estado de vulnerabilidade em Curitiba, como um espaço pedagógico para incentivar a educação e interação entre as crianças.
O artista britânico Alex Chinneck divulgou sua mais recente instalação arquitetônica que transforma as paredes de um edifício de escritórios da década de 1960 localizado na cidade britânica de Ashford. Intitulada Open to the Public, a obra apresenta um zíper de oito metros de altura que desce pela lateral do edifício revelando seu interior abandonado.
O zíper aberto que desce na parte superior da fachada frontal se "fecha" e percorre toda a altura do edifício e um movimento inspirado na história têxtil da região.
https://www.archdaily.com.br/br/899488/artista-abre-fachada-de-edificio-abandonado-com-uma-instalacao-ludica-na-inglaterraNiall Patrick Walsh
Quadra "LA DOCE" é um projeto colaborativo, parte de uma rede e uma proposta de mudança que surge da necessidade de criar espaços públicos de qualidade em áreas marginalizadas em diversas cidades do mundo. O futebol é um dos esportes mais queridos, mais jogados e, talvez, o que conta com mais seguidores em escala mundial. É uma forma de conectar-nos com nós mesmos e com os demais.
Participar, observar e conviver são atividades que nos permitem ver além do óbvio e de tudo aquilo que poderia rodear este esporte, o futebol representa uma construção social, um passatempo que permite o estabelecimento de vínculos através do jogo, um evento que não diferencia classes sociais e concede àqueles que fazem parte deste momento, a possibilidade de se integrar com uma equipe, de ser parte de algo maior do que "eles".
Um projeto de pesquisa de moradias ecológicas a preços acessíveis está sendo desenvolvido em Maputo, capital do Moçambique, um dos países mais pobres do mundo. Chamado de “Casas Melhoradas”, o projeto é uma parceria da escola de Arquitetura do KADK (Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes), da ONG moçambicana Estamos e do programa Arquitetos Sem Fronteiras. O propósito é desenvolver habitações dignas a baixo custo e que não causem impactos ambientais.
Virar a noite: a ruína de todos os estudantes de arquitetura. O novo semestre acadêmico traz a chegada de novos e entusiasmados estudantes de arquitetura, ao lado de veteranos um pouco mais calejados no curso. E alunos de todos os níveis de experiência são lembrados da infeliz tendência de o trabalho, muitas vezes, ter que se estender durante a noite, o que é um hábito comum entre os alunos e até mesmo aqueles que trabalham em escritórios. Ainda que, muitas vezes, dizemos a nós mesmos no final de um projeto que seremos mais organizados da próxima vez, o trabalho sempre se acumula e essa parece ser a única opção - mas não é!
Com a arquitetura mantendo o título para a graduação que demanda mais tempo de estudo, é importante manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal. Se você acha que está caindo na armadilha de ficar acordado até 6 da manhã todos os dias, este artigo deve evitar qualquer privação de sono. Com alguns conselhos de vários estudantes de arquitetura com anos de experiência esquivando-se da hora do crepúsculo, esta lista irá guiá-lo em seu caminho para dormir o suficiente e ter notas decentes.
A cidade de Groningen, localizada ao norte da Holanda, é uma referência internacional em mobilidade urbana. Com pouco mais de 200 mil habitantes, Groningen é considerada como a Capital de Ciclismo daquele país – cerca de 61% de todas as viagens na cidade são realizadas através do uso de bicicletas.
Essa mudança de mentalidade remonta à década de 70, quando as cidades holandesas começaram a ser dominadas por carros e as realidades locais foram alteradas. A tendência era realizar reformas em vizinhanças antigas que pudessem dar espaço ao deslocamento de veículos para o centro.
https://www.archdaily.com.br/br/899669/groningen-referencia-holandesa-em-mobilidade-urbanaLucas Augusto
Nos últimos oito anos, Moscou acolheu o Fórum Urbano de Moscou, uma reunião anual para especialistas discutirem questões urgentes das metrópoles atuais. Alguns dos mais renomados arquitetos e urbanistas, prefeitos, funcionários do governo, economistas, investidores, acadêmicos, cidadãos e profissionais de diversos campos e nacionalidades se reúnem na icônica cidade russa e seus locais emblemáticos como Menage ou VDNKh. Mas foi a presença de dois dos homens mais influentes do mundo, em suas respectivas áreas de influência, que marcaram a importância do Fórum Urbano de Moscou deste ano: Rem Koolhaas e Vladimir Putin.
A proposta faz parte de um Plano Diretor que inclui 32 protótipos experimentais de habitações rurais projetadas por diferentes escritórios de arquitetura, convidados a refletir sobre o desenvolvimento para a produção de moradias em áreas rurais do país e um centro de boas-vindas projetado pela MOS Architects.
O projeto Dellekamp Arquitectos localizado em Apan, Hidalgo, México e com uma área total de 1.465 metros quadrados distribuídos em dois níveis, visa melhorar a dualidade entre o centro de boas-vindas e a área central de protótipos - que está contido entre os dois volumes lineares, de tal forma que o edifício proposto acaba por fortalecer o conjunto urbano.
As duas estruturas projetadas pelo BIG, localizadas nos dois extremos do país, foram reconhecidas por serem estruturas inovadoras dentro da arquitetura. A Vancouver House, além e receber a certificação LEED-Platinum, foi premiada no World Architecture Festival como o Edifício do Ano de 2015. Por outro lado, chamado de “unzipped wall”, o projeto realizado por Bjarke Ingels e seus arquitetos para a Serpentine Pavilion, passou por uma infinidade de cidades antes de desembarcar permanentemente na orla de Vancouver.
O deck está terminado, pintaram-se já as vigas e pilares, e as obras avançam a bom ritmo no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal, que muito em breve verá concluída Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse, construída no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”. No final da primeira semana no terreno, ainda há muito trabalho para fazer no âmbito deste Laboratório de Autoconstrução organizado pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura com curadoria de Roberto Cremascoli, mas os ânimos estão em alta e, no próximo dia 10 de agosto, tudo estará pronto para usufruto da comunidade local.
A Brick Industry Association (BIA) anunciou os vencedores do Brick in Architecture Awards 2018, entregue aos “projetos mais visionários do país incorporando tijolos de barro”. Neste ano, 19 projetos foram selecionados de um total de 88 inscrições, abrangendo as categorias comercial, educacional, paisagismo e residencial.
“Tijolos de barro oferecem flexibilidade estética ilimitada e é parte integrante de qualquer estratégia sustentável de construção de baixa manutenção”, disse Ray Leonhard, presidente e CEO da BIA.
Detalhes completos sobre os prêmios e vencedores estão disponíveis no site oficial, aqui. Abaixo, organizamos as propostas vencedoras por categoria.
Descrever a obra de um arquiteto é, por vezes, um trabalho árduo. Pontuar a produção pelos diferentes quesitos a qual o conjunto está atrelado é sujeito a categorizações no quadro contextual inserido. No caso de Eduardo Longo, parece haver distinção a este aspecto, uma vez que o trabalho do arquiteto apresenta certa negação aos princípios presentes na época na busca por experimentações. Ingressando em 1961 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, deparou-se com um momento particular da arquitetura brasileira: a formação da chamada “Escola Paulista” e também junto a instabilidade no quadro político nacional, pelo processo inicial da ditadura militar no Brasil e construção da capital do país.
Enquanto estudante, afastou-se dos cânones da Escola Paulista na busca de experimentação e desenvolvimento de novas discussões. É neste cenário que, no quarto ano da academia, Longo desenha a Casa de praia Mar Casado, projeto destinado a seus tios e altamente criticado pelo corpo docente e estudantes, decorrente da “forma independente de interpretar a arquitetura” [1] e conformação estrutural – que incorporava um desenho não ortogonal, com ângulos agudos e obtusos junto à cobertura multifacetada –, não se adequando ao brutalismo paulista. Mesmo em meio às críticas, o projeto viria a ser construído e receber reconhecimento por sua relevância pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi em 1967, na Revista Domus em 1968 e instituído ao livro de Yves Bruand em 1981 [2].
Ao longo dos últimos dois anos, pesquisadores do MIT Senseable City Lab em Cambridge, Massachusetts, têm usado os dados do Google Street View para estudar algumas das cidades mais importantes do mundo em termos de cobertura vegetal. Desenvolvido em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, o “Treepedia” busca promover a conscientização sobre o papel das árvores na vida urbana e questiona como os cidadãos podem contribuir com o processo de tornar seus bairros mais ecológicos.
A lista cada vez maior analisa cidades de todo o mundo através de um dado chamado "Índice de Visão Verde", que usa panoramas do Google Street View para avaliar e comparar a cobertura verde das zonas urbanas. Através do monitoramento da cobertura das árvores, os cidadãos e planejadores podem ver quais áreas em sua cidade são mais ou menos verdes, comparar com outras cidades e desempenhar um papel mais ativo na melhoria do ambiente construído.
https://www.archdaily.com.br/br/899559/sao-paulo-londres-tel-aviv-comparando-a-cobertura-vegetal-de-10-metropoles-mundiaisNiall Patrick Walsh
Tiveram início as obras do Centro de Conferências do China Entrepreneur Forum, projetado pelo MAD Architects e localizado nas montanhas de Yabuli, no nordeste da China. Com uma paisagem montanhosa coberta de neve e conhecida por suas temperaturas congelantes, a região de Yabuli recebe o encontro anual do Fórum Empresarial da China (CEF), considerado o “Davos da Ásia”.
O projeto do MAD, também conhecido como “Centro de Conferências Yabuli”, procura incorporar e mostrar as “ambições, ideologias e o pensamento crítico avançado dos membros da CEF” através de uma estrutura semelhante a uma tenda definida por linhas suaves e inclinadas.
Dias depois de ser revelado ao mundo informações de que foram encontradas evidências da presença de água na superfície do planeta vermelho, a SpaceFactory apresentou sua proposta de projeto desenvolvido como parte do 3D Printed Habitat Challenge organizado pela NASA. As cápsulas cilíndricas foram concebidas como estruturas habitáveis para humanos na superfície de Marte. O projeto, chamado de MARSHA (Mars Habitat), foi escolhido pela NASA como um dos cinco vencedores do concurso, recebendo um prêmio de mais de US$ 20.000.
O concurso solicitava aos participantes a apresentação de propostas conceituais de estruturas habitáveis para abrigar uma tripulação de quatro astronautas em Marte. Os projetos deveriam utilizar técnicas de construção com impressão 3D, criando estruturas eficientes e originais. As propostas apresentadas foram então julgadas com base em sua inovação, layout arquitetônico e nível de detalhamento na modelagem BIM.
Declarado Bem de Interesse Cultural do âmbito distrital pela Resolução 626 de dezembro de 2017, o Centro Cultural García Márquez, em Bogotá, é o último projeto de Rogelio Salmona, que faleceu em 2007, um ano antes da sua inauguração. A seguir, a Fundação Rogelio Salmona compartilha as palavras que o próprio arquiteto colombiano escreveu sobre seu projeto no coração de Bogotá.
Ser convidado para desenhar o edifício sede do Fundo de Cultura Econômica do México, no coração de Bogotá, foi para mim, além de um privilégio, uma enorme responsabilidade intelectual, profissional e urbana.
O escritório húngaro Paradigma Ariadné levam as ideias de progressão e crescimento a um extremo literal em sua proposta de um novo complexo esportivo para a Academia de Futebol MTK. Inspirando-se no diagrama das tradicionais casas camponesas europeias, o projeto se estende em uma espécie de infinito visual, alinhando todos os cômodos do edifício ao longo de um único eixo horizontal.
Anoma, liderada pela artista indiana Ruchika Grover, é um estúdio de design de produto que explora o potencial da pedra natural. Suas superfícies, esculturas e instalações são criadas através de um processo único, que combina fabricação digital e mão de obra tradicional.
O designer Alex Shtanuk, de Moscou, lançou uma campanha no Indiegogo para sua instalação de 10.000 metros quadrados com mais de 3.000 cobertores da NASA Space, para participar do festival Burning Man deste ano em Black Rock City, Nevada.
"The Blanket" procura "trazer as ondas do antigo Lago Lahontan de volta a Playa", influenciado pelas condições do vento para espelhar formas surreais como ondas, montanhas ou esculturas gigantes. Com um revestimento metálico exterior, o cobertor refletirá 97% do calor irradiado, criando um ambiente refrescante para aqueles que procuram abrigo do sol quente de Playa.
https://www.archdaily.com.br/br/899367/instalacao-feita-com-cobertores-espaciais-da-nasa-cobrira-10-mil-metros-quadrados-no-festival-burning-manNiall Patrick Walsh
Uma das maiores empresas de elevadores do mundo, a Thyssenkrupp Elevator, divulgou imagens do projeto de sua nova filial em Atlanta, no estado da Geórgia. O edifício tem como partido uma torre de teste de 128 metros de altura, sendo o maior equipamento deste gênero nos Estados Unidos, e um dos maiores do mundo.
https://www.archdaily.com.br/br/899395/thyssenkrupp-divulga-imagens-de-sua-nova-filial-em-atlanta-um-espaco-para-experimentacao-de-novas-tecnologiasNiall Patrick Walsh
O ano de 2018 marca o centenário do artista Athos Bulcão, e em celebração à vida o obra deste que foi um dos pintores escultores e muralistas mais influentes do Brasil no século XX, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou uma versão atualizada do inventário de suas obras.
Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília é o nome do livro que parte de um primeiro trabalho realizado pelo instituto entre 2008 e 2009 e publicado em 2010. Naquela edição, foram documentadas 261 peças, que revelam a sensibilidade, a multiplicidade e a riqueza do universo criativo do artista. A nova edição, lançada oficialmente no dia 30 de julho, conta com mais de 200 páginas e consiste em um livro conceitualmente ampliado, revisado em seu conteúdo e com uma concepção gráfica lúdica e inventiva.
Um novo curso on-line oferecido pela Universidade de Hong Kong (UHK) através da plataforma de compartilhamento de conhecimento edX examinará a relação entre a cultura asiática e a arquitetura vernacular daquele continente. Livre e aberto a qualquer pessoa, o curso introdutório intitulado “Interpretando a arquitetura vernacular na Ásia” tem um objetivo inclusivo: tornar o mundo da arte e da história da arquitetura, muitas vezes alienante, acessível ao público em geral.
Hoje, dia 04 de agosto de 2018, Roberto Burle Marx completaria 109 anos. Nascido em 1909, no estado de São Paulo, cresceu no estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a maior parte de suas obras paisagísticas. Com pai alemão, Willem Marx, foi com sua mãe recifense, Cecília Burle, que despertou seu desejo pela botânica. Aos dezenove anos morou por um ano na Alemanha, onde teve seus primeiros contatos com os artistas de vanguarda que influenciaram seu trabalho.
Tornou-se o mais influente paisagista brasileiro, responsável por um extenso legado de projetos em território nacional e internacional, aventurando-se em variados campos artísticos para além do paisagismo, como a pintura, desenho, escultura, tapeçaria e artesanato, expressando compulsivamente sua visão de mundo e suas ideias.