A proposta faz parte de um Plano Diretor que inclui 32 protótipos experimentais de habitações rurais projetadas por diferentes escritórios de arquitetura, convidados a refletir sobre o desenvolvimento para a produção de moradias em áreas rurais do país e um centro de boas-vindas projetado pela MOS Architects.
O projeto Dellekamp Arquitectos localizado em Apan, Hidalgo, México e com uma área total de 1.465 metros quadrados distribuídos em dois níveis, visa melhorar a dualidade entre o centro de boas-vindas e a área central de protótipos - que está contido entre os dois volumes lineares, de tal forma que o edifício proposto acaba por fortalecer o conjunto urbano.
As duas estruturas projetadas pelo BIG, localizadas nos dois extremos do país, foram reconhecidas por serem estruturas inovadoras dentro da arquitetura. A Vancouver House, além e receber a certificação LEED-Platinum, foi premiada no World Architecture Festival como o Edifício do Ano de 2015. Por outro lado, chamado de “unzipped wall”, o projeto realizado por Bjarke Ingels e seus arquitetos para a Serpentine Pavilion, passou por uma infinidade de cidades antes de desembarcar permanentemente na orla de Vancouver.
O deck está terminado, pintaram-se já as vigas e pilares, e as obras avançam a bom ritmo no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal, que muito em breve verá concluída Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse, construída no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”. No final da primeira semana no terreno, ainda há muito trabalho para fazer no âmbito deste Laboratório de Autoconstrução organizado pela Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura com curadoria de Roberto Cremascoli, mas os ânimos estão em alta e, no próximo dia 10 de agosto, tudo estará pronto para usufruto da comunidade local.
A Brick Industry Association (BIA) anunciou os vencedores do Brick in Architecture Awards 2018, entregue aos “projetos mais visionários do país incorporando tijolos de barro”. Neste ano, 19 projetos foram selecionados de um total de 88 inscrições, abrangendo as categorias comercial, educacional, paisagismo e residencial.
“Tijolos de barro oferecem flexibilidade estética ilimitada e é parte integrante de qualquer estratégia sustentável de construção de baixa manutenção”, disse Ray Leonhard, presidente e CEO da BIA.
Detalhes completos sobre os prêmios e vencedores estão disponíveis no site oficial, aqui. Abaixo, organizamos as propostas vencedoras por categoria.
Descrever a obra de um arquiteto é, por vezes, um trabalho árduo. Pontuar a produção pelos diferentes quesitos a qual o conjunto está atrelado é sujeito a categorizações no quadro contextual inserido. No caso de Eduardo Longo, parece haver distinção a este aspecto, uma vez que o trabalho do arquiteto apresenta certa negação aos princípios presentes na época na busca por experimentações. Ingressando em 1961 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, deparou-se com um momento particular da arquitetura brasileira: a formação da chamada “Escola Paulista” e também junto a instabilidade no quadro político nacional, pelo processo inicial da ditadura militar no Brasil e construção da capital do país.
Enquanto estudante, afastou-se dos cânones da Escola Paulista na busca de experimentação e desenvolvimento de novas discussões. É neste cenário que, no quarto ano da academia, Longo desenha a Casa de praia Mar Casado, projeto destinado a seus tios e altamente criticado pelo corpo docente e estudantes, decorrente da “forma independente de interpretar a arquitetura” [1] e conformação estrutural – que incorporava um desenho não ortogonal, com ângulos agudos e obtusos junto à cobertura multifacetada –, não se adequando ao brutalismo paulista. Mesmo em meio às críticas, o projeto viria a ser construído e receber reconhecimento por sua relevância pelo crítico de arte Pietro Maria Bardi em 1967, na Revista Domus em 1968 e instituído ao livro de Yves Bruand em 1981 [2].
Ao longo dos últimos dois anos, pesquisadores do MIT Senseable City Lab em Cambridge, Massachusetts, têm usado os dados do Google Street View para estudar algumas das cidades mais importantes do mundo em termos de cobertura vegetal. Desenvolvido em colaboração com o Fórum Econômico Mundial, o “Treepedia” busca promover a conscientização sobre o papel das árvores na vida urbana e questiona como os cidadãos podem contribuir com o processo de tornar seus bairros mais ecológicos.
A lista cada vez maior analisa cidades de todo o mundo através de um dado chamado "Índice de Visão Verde", que usa panoramas do Google Street View para avaliar e comparar a cobertura verde das zonas urbanas. Através do monitoramento da cobertura das árvores, os cidadãos e planejadores podem ver quais áreas em sua cidade são mais ou menos verdes, comparar com outras cidades e desempenhar um papel mais ativo na melhoria do ambiente construído.
https://www.archdaily.com.br/br/899559/sao-paulo-londres-tel-aviv-comparando-a-cobertura-vegetal-de-10-metropoles-mundiaisNiall Patrick Walsh
Tiveram início as obras do Centro de Conferências do China Entrepreneur Forum, projetado pelo MAD Architects e localizado nas montanhas de Yabuli, no nordeste da China. Com uma paisagem montanhosa coberta de neve e conhecida por suas temperaturas congelantes, a região de Yabuli recebe o encontro anual do Fórum Empresarial da China (CEF), considerado o “Davos da Ásia”.
O projeto do MAD, também conhecido como “Centro de Conferências Yabuli”, procura incorporar e mostrar as “ambições, ideologias e o pensamento crítico avançado dos membros da CEF” através de uma estrutura semelhante a uma tenda definida por linhas suaves e inclinadas.
Dias depois de ser revelado ao mundo informações de que foram encontradas evidências da presença de água na superfície do planeta vermelho, a SpaceFactory apresentou sua proposta de projeto desenvolvido como parte do 3D Printed Habitat Challenge organizado pela NASA. As cápsulas cilíndricas foram concebidas como estruturas habitáveis para humanos na superfície de Marte. O projeto, chamado de MARSHA (Mars Habitat), foi escolhido pela NASA como um dos cinco vencedores do concurso, recebendo um prêmio de mais de US$ 20.000.
O concurso solicitava aos participantes a apresentação de propostas conceituais de estruturas habitáveis para abrigar uma tripulação de quatro astronautas em Marte. Os projetos deveriam utilizar técnicas de construção com impressão 3D, criando estruturas eficientes e originais. As propostas apresentadas foram então julgadas com base em sua inovação, layout arquitetônico e nível de detalhamento na modelagem BIM.
Declarado Bem de Interesse Cultural do âmbito distrital pela Resolução 626 de dezembro de 2017, o Centro Cultural García Márquez, em Bogotá, é o último projeto de Rogelio Salmona, que faleceu em 2007, um ano antes da sua inauguração. A seguir, a Fundação Rogelio Salmona compartilha as palavras que o próprio arquiteto colombiano escreveu sobre seu projeto no coração de Bogotá.
Ser convidado para desenhar o edifício sede do Fundo de Cultura Econômica do México, no coração de Bogotá, foi para mim, além de um privilégio, uma enorme responsabilidade intelectual, profissional e urbana.
O escritório húngaro Paradigma Ariadné levam as ideias de progressão e crescimento a um extremo literal em sua proposta de um novo complexo esportivo para a Academia de Futebol MTK. Inspirando-se no diagrama das tradicionais casas camponesas europeias, o projeto se estende em uma espécie de infinito visual, alinhando todos os cômodos do edifício ao longo de um único eixo horizontal.
Anoma, liderada pela artista indiana Ruchika Grover, é um estúdio de design de produto que explora o potencial da pedra natural. Suas superfícies, esculturas e instalações são criadas através de um processo único, que combina fabricação digital e mão de obra tradicional.
O designer Alex Shtanuk, de Moscou, lançou uma campanha no Indiegogo para sua instalação de 10.000 metros quadrados com mais de 3.000 cobertores da NASA Space, para participar do festival Burning Man deste ano em Black Rock City, Nevada.
"The Blanket" procura "trazer as ondas do antigo Lago Lahontan de volta a Playa", influenciado pelas condições do vento para espelhar formas surreais como ondas, montanhas ou esculturas gigantes. Com um revestimento metálico exterior, o cobertor refletirá 97% do calor irradiado, criando um ambiente refrescante para aqueles que procuram abrigo do sol quente de Playa.
https://www.archdaily.com.br/br/899367/instalacao-feita-com-cobertores-espaciais-da-nasa-cobrira-10-mil-metros-quadrados-no-festival-burning-manNiall Patrick Walsh
Uma das maiores empresas de elevadores do mundo, a Thyssenkrupp Elevator, divulgou imagens do projeto de sua nova filial em Atlanta, no estado da Geórgia. O edifício tem como partido uma torre de teste de 128 metros de altura, sendo o maior equipamento deste gênero nos Estados Unidos, e um dos maiores do mundo.
https://www.archdaily.com.br/br/899395/thyssenkrupp-divulga-imagens-de-sua-nova-filial-em-atlanta-um-espaco-para-experimentacao-de-novas-tecnologiasNiall Patrick Walsh
O ano de 2018 marca o centenário do artista Athos Bulcão, e em celebração à vida o obra deste que foi um dos pintores escultores e muralistas mais influentes do Brasil no século XX, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou uma versão atualizada do inventário de suas obras.
Inventário da Obra de Athos Bulcão em Brasília é o nome do livro que parte de um primeiro trabalho realizado pelo instituto entre 2008 e 2009 e publicado em 2010. Naquela edição, foram documentadas 261 peças, que revelam a sensibilidade, a multiplicidade e a riqueza do universo criativo do artista. A nova edição, lançada oficialmente no dia 30 de julho, conta com mais de 200 páginas e consiste em um livro conceitualmente ampliado, revisado em seu conteúdo e com uma concepção gráfica lúdica e inventiva.
Um novo curso on-line oferecido pela Universidade de Hong Kong (UHK) através da plataforma de compartilhamento de conhecimento edX examinará a relação entre a cultura asiática e a arquitetura vernacular daquele continente. Livre e aberto a qualquer pessoa, o curso introdutório intitulado “Interpretando a arquitetura vernacular na Ásia” tem um objetivo inclusivo: tornar o mundo da arte e da história da arquitetura, muitas vezes alienante, acessível ao público em geral.
Hoje, dia 04 de agosto de 2018, Roberto Burle Marx completaria 109 anos. Nascido em 1909, no estado de São Paulo, cresceu no estado do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a maior parte de suas obras paisagísticas. Com pai alemão, Willem Marx, foi com sua mãe recifense, Cecília Burle, que despertou seu desejo pela botânica. Aos dezenove anos morou por um ano na Alemanha, onde teve seus primeiros contatos com os artistas de vanguarda que influenciaram seu trabalho.
Tornou-se o mais influente paisagista brasileiro, responsável por um extenso legado de projetos em território nacional e internacional, aventurando-se em variados campos artísticos para além do paisagismo, como a pintura, desenho, escultura, tapeçaria e artesanato, expressando compulsivamente sua visão de mundo e suas ideias.
Vendido em chapas padronizadas de 4 pés de largura desde 1928, o compensado tem sido um coringa na construção convencional por quase um século. Dimensionalmente forte, fácil de cortar, leve e capaz de criar uma barreira eficaz, painéis de compensado, OSB, agregados e MDF são onipresentes, particularmente para uso como material de revestimento em sistemas de construção de estrutura de madeira. Barcos, aviões e até partes de automóveis já foram construídos, historicamente, a partir de compensados, antecedendo (ou substituindo) aço, alumínio e fibra de vidro. Como um material simples capaz de ser manipulado e moldado em uma ampla variedade de formas, a chapa foi também usada em móveis e projetos arquitetônicos por modernistas, incluindo Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Alvar Aalto e Marcel Breuer.
O escritório MAD Architects divulgou sua proposta para o concurso de arranha-céus “Southbank by Beulah” em 27 de julho de 2018. Selecionada como a única empresa da Ásia pela Beulah International, MAD está competindo com OMA, BIG, MVRDV, UN Studio e Coop Himmelblau para conceber um arranha-céu de uso misto no coração de Melbourne.
O desenho orgânico de MAD incorpora as formas naturais de Melbourne - montanha, árvore, nuvens - no tecido urbano denso em um arranha-céu vertical, oferecendo um projeto distinto e icônico para o horizonte da cidade que reconecta os cidadãos com a natureza.
A Airbnb está oferecendo a quatro felizardos a honra de estar entre as “primeiras pessoas em milhares de anos a passar a noite na Grande Muralha da China”. A competição, aberta até 11 de agosto, oferece aos vencedores a possibilidade de ficar hospedado em uma casa personalizada localizada em uma das sete maravilhas do mundo moderno.
A competição, realizada em colaboração com o Comitê de Desenvolvimento do Turismo de Pequim, visa “promover o turismo sustentável na China, destacando esforços para preservar a profunda herança da Muralha.” Os quatro vencedores terão que aderir a rígidas regras da casa, como respeitar os 1,38 bilhão de vizinhos, não acordar os antigos guardas com música alta e prometer não perturbar os dragões.
Habitação é um dos desafios mais persistentes enfrentados pela indústria da construção civil e, ao longo de décadas, certas tendências nascem e morrem, à medida que o mercado imobiliário cria novos nichos para prover a populações crescentes e mudanças demográficas. Originalmente publicado pela BuzzBuzzHome como "The Rise and Fall da Mail-Order House", este artigo explora a mania das chamadas "casas de catálogo" - residências entregues por correspondência - que tornou-se popular na América do Norte nas primeiras décadas do século XX.
Os depoimentos faziam parecer fácil: construir sua própria casa sem suar.
Nas primeiras páginas de um catálogo da Sears Roebuck de 1921 para casas à venda por correspondência, um cidadão de Traverse City, no Michigan, identificado apenas pelo pseudônimo “Eu não contratei qualquer ajuda” escreveu para a empresa: “Estou muito satisfeito com minha casa comprada. Todo o material veio bem. Na verdade, gostaria de adquirir outra casa para ficar neste verão. Eu realmente gostei de trabalhar em uma construção como essa, e também não tenho nenhuma ligação com a carpintaria.” Estima-se que mais de 100 mil casas à venda por correspondência foram construídas nos Estados Unidos entre 1908 e 1940. Era a IKEA da habitação, mas em vez de passar uma tarde montando uma estante, os compradores assumiam a formidável tarefa de construir uma casa. Ou, mais comumente, contratavam um empreiteiro para fazer isso. Compradores de casas escolhiam um projeto de sua escolha em um catálogo por correspondência e os materiais - desde as tábuas de madeira, até a pintura e os pregos e parafusos - que seriam enviados para a estação ferroviária mais próxima para coleta e construção.
Um novo vídeo produzido pela Spirit of Space oferece um breve tour virtual pelas estruturas que compõem o pavilhão da Santa Sé, permanecendo em cada uma delas apenas o tempo suficiente para mostrar diferentes ângulos e vistas. À medida que o público circula pelas capelas é possível perceber uma ideia do percurso em cada ambiente.
Todo o marketing em torno das smart cities, as tais cidades inteligentes (e há muito marketing, porque por trás delas estão grandes corporações vendendo tecnologia para os governos municipais) fala em cidades humanas e democráticas, a partir da possibilidade de interação do cidadão com o governo e de como essa interação pode promover melhoria da qualidade de resposta das políticas públicas às pessoas.
Entretanto, o que estamos vendo é diferente. A chamada mineração de dados garante o marketing segmentado, ou seja, a partir do percurso do usuário da internet pela rede, é possível descobrir suas preferências e assim, se apropriando (sem pagar para nós!) dos dados que produzimos, as empresas nos bombardeiam com propagandas específicas. Todos já devem ter vivido isto ao, depois de procurar alguma coisa na internet, passa depois semanas recebendo propaganda daquela coisa. Se já se trata de uma apropriação de dados privados de muitos para os negócios de poucos, é ainda mais problemático se entram também nestes sistemas a disponibilização e articulação com os sistemas públicos de informação, como os dados policiais, judiciais e outros. E isto já começou a acontecer na China.
Iotti + Pavarani Architetti projetou um 'Novo Estádio de Pisa' para a A.C. Pisa em um estádio existente a apenas 200 metros da Piazza dei Miracoli (lar da Torre Inclinada de Pisa). Após ganhar o primeiro prêmio em um concurso fechado em 2017, o projeto está atualmente sob estudo de viabilidade, aguardando o desenvolvimento da construção.
A arquitetura mexicana se destaca cada vez mais no cenário global pela gestão de recursos e sensibilidade em relação ao seu contexto. Embora sejam muitos os elementos que caracterizam a arquitetura mexicana, um dos mais representativos é a cor - herdada das culturas indígenas e incorporada por diferentes arquitetos e artistas como Luis Barragán, Ricardo Legorreta, Mathias Goeritz, Juan O'Gorman e Mario Pani.
A cor da arquitetura mexicana se transformou em um gesto projetual tão forte que até contribuiu para reforçar a identidade de diferentes áreas do país, por exemplo, é quase impossível pensar em San Miguel de Allende ou Guanajuato sem as cores que compõem as fachadas na paisagem.