O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker, Shigeru Ban, conhecido por seus projetos humanitários ao redor do mundo, convocou a participação de arquitetos voluntários através de sua rede "Voluntary Architects’ Network" (VAN) para ajudar as vítimas das recentes inundações no sul do Japão. Até o momento, pelo menos 210 pessoas foram mortas por inundações e deslizamentos ocorridos na semana passada, e para piorar, uma forte onda de calor têm prejudicado ainda mais os esforços das equipes de resgate.
Shigeru Ban e os membros da VAN tem trabalhado em colaboração com estudantes voluntários para construir sistemas de divisórias com tubos de papelão nos centros de acolhida às vitimas das enchentes. Estas estruturas temporárias foram concebidas para oferecer maior privacidade para as famílias acolhidas, configurando unidades modulares de quatro metros quadrados.
https://www.archdaily.com.br/br/898357/shigeru-ban-trabalha-com-voluntarios-para-construir-abrigos-temporarios-para-vitimas-das-inundacoes-no-japaoNiall Patrick Walsh
Na imaginação poética de Luis Barragán, a cor desempenha um papel tão significativo quanto a dimensão ou o espaço. Texturas ásperas e reflexos d'água aumentam o impacto da luz solar em seus edifícios coloridos. Mas de onde vem essa vibração e como ela é potencializada pela própria arquitetura?
A primeira solução geralmente encontrada para uma cidade que precisa acomodar um número crescente de habitantes é se espalhar-se, estender seu território. Infelizmente, essa prática é a mais custosa ao próprio município e contribui para o segregamento e a desigualdade socioespacial. As cidades precisam encontrar um caminho que as estabeleça como locais prósperos para as pessoas e para a economia. Um recente estudo afirma que o segredo para isso pode ser a “boa densidade”.
Qualificar um espaço como tendo uma “boa densidade” é muito mais do que ter um alto número de pessoas residindo ou trabalhando em uma determinada área. Características como planejamento de uso misto do solo, conectividade, infraestrutura de transporte sustentável, entre outros elementos, são fundamentais.
“The Color Palace”, de Pricegore and Yinka Ilori, foi escolhido como o Pavilhão Dulwich 2019 em Londres. Uma estrutura temporária para abrir na Dulwich Picture Gallery durante o Festival de Arquitetura de Londres em junho de 2019, “The Color Palace” é uma celebração de cores, padrões e luzes, inspirada nas tradições culturais europeias e africanas.
A proposta foi escolhida de uma lista restrita de seis firmas de arquitetura emergentes, compiladas de 150 inscrições. PUP Architects foram os vencedores da votação pública no local, que representou um voto no painel de julgamento.
O marketing tradicional está em baixa e já é quase impensável que uma empresa procure chamar a atenção de seus potenciais clientes unicamente através de informes publicitários. Se pensarmos que o público alvo está composto por arquitetos, esta afirmação se torna ainda mais verdadeira.
Como vimos em artigos anteriores, além de preço e qualidade, os arquitetos escolhem os produtos com que trabalham em função das informações técnicas que conseguem obter de seus fornecedores. Essas informações são de vital importância para que eles possam entender a instalação, o desempenho no tempo, além de terem acesso a outras obras de arquitetura que já utilizaram o material em questão.
https://www.archdaily.com.br/br/898590/como-criar-conteudos-de-interesse-para-arquitetosPola Mora
No começo deste ano a LEGO anunciou que começaria a produzir uma nova linha de produtos com tema 'botânico', feitos a partir da cana de açúcar. Essa nova linha marca o começo da empreitada da empresa em usar somente materiais sustentáveis em todos os seus produtos principais até 2030. Mostramos aqui o processo por trás da iniciativa "going green'da LEGO, assim como os desafios que a empresa está enfrentando ao se adequar a uma produção menos agressiva ao meio ambiente.
A Times Higher Education (THE) divulgou a classificação das melhores universidades da América Latina e do Caribe, com base nos 13 mesmos indicadores de seu ranking global, mas com algumas modificações para "refletir melhor as características das universidades latino-americanas".
A edição de 2018 deste ranking regional inclui 129 universidades de 10 países, avaliadas nas categorias de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. Deve-se notar que essa avaliação é uma média total de cada universidade, estabelecida a partir das medições de cada curso oferecido, da mesma forma que a QS faz em seu ranking anual.
Amplamente dominado por instituições brasileiras, apresentamos a seguir o ranking das 10 melhores universidades da América Latina, segundo a THE.
Ao sair pelas ruas de Zurique, após participar de uma conferência sobre qualidade de vida, me deparei com o exemplo vivo do que havia acabado de escutar. Virei a esquina e me senti dentro de uma renderização arquitetônica: as árvores estavam podadas e verdes, não havia fios elétricos por todos os lados e os meios-fios subiam e desciam conformando rampas. Ciclistas trafegavam elegantemente pelas ciclovias, o bonde se deslocava silencioso e pontual e banhistas desfrutavam o verão nos rios e lagos no centro da cidade. Para minha surpresa, caminhei sob um viaduto e percebi que até locais como esse podem ser qualificados e seguros. Em seguida, tomei um café sabendo que quem me atendeu recebe um salário justo e não precisa se desdobrar em três empregos para pagar as contas (é claro que o café não saiu barato…). São essas pequenas constatações, quase mundanas para alguns, que juntas proporcionam um bem-estar difícil de mensurar.
O Departamento de Estado dos EUA selecionou o consórcio que contém Fentress Architects, liderada pelo Big Things Group, para entregar um pavilhão baseado no tema “What Moves You”, com destaques da cultura e tecnologia americanas. A equipe buscará usar o programa como “uma vitrine da inovação, criatividade e diversidade que define os Estados Unidos”.
https://www.archdaily.com.br/br/898459/fentress-architects-projetara-o-pavilhao-dos-eua-para-a-world-expo-2020-em-dubaiNiall Patrick Walsh
No Fórum Urbano de Moscou, Rem Koolhaas conversou com Vladimir Pozner sobre sua vida, obra e como foi influenciado pela arquitetura russa. Os dois discutem como a cidade de Moscou evoluiu e seu papel no mundo atual. O evento foi originalmente transmitido ao vivo no YouTube, e seu registro pode ser visto no vídeo acima.
A construção civil consome mais recursos que qualquer outro setor e o peso da Tecnosfera, estrato urbano e planetário de tudo que produzimos, alcança 30 trilhões de toneladas. Engenheiros, arquitetos e designers estão no cerne do Antropoceno.
Sendo um dos produtos de software BIM mais utilizados em todo o mundo, há um grande número de tutoriais e cursos online que nos ajudam a começar a usar o Revit, ou a se tornar um usuário avançado e aproveitar suas diversas ferramentas. Você quer apenas se familiarizar com a interface para começar a utilizar o software em seus projetos? Quer aprender como vinculá-lo ao AutoCAD ou ao 3ds Max? Não sabe como renderizar ou apresentar seus modelos? Os cursos a seguir podem lhe ensinar.
O estabelecimento de uma linguagem de desenho arquitetônico ao longo da história é uma ferramenta que permite, por exemplo, que um arquiteto japonês possa pensar um projeto para um edifício no Brasil, ou que seja possível, ao demorar-se sobre plantas, cortes e elevações, imaginar a espacialidade e caráter de um projeto que ainda não foi construído. Isso significa que, apesar das singularidades locais, em termos de leitura gráfica, o campo da arquitetura conseguiu estabelecer-se de forma comum e internacional enquanto linguagem.
'Um espaço para todos' de Hawkins\Brown foi anunciado como o vencedor do Concurso para o Carro Alegórico do Orgulho, organizado por London Festival of Architecture (LFA) e Architects LGBT+, representando a arquitetura na Parada de Orgulho LGBT de Londres 2018. Formando uma parte crucial do programa 2018 deste ano, a competição foi aberta a estudantes, graduados, escritórios emergentes e escritórios estabelecidos, com “explorar a identidade” sendo o tema central. O carro alegórico vitorioso defende o aumento da aceitação e presença LGBT + na indústria da construção, combinando “as identidades duais de ser um LGBT + e um arquiteto”.
O Studio Gang revelou imagens de seu primeiro projeto no Canadá, um edifício de uso misto - residencial e comercial - em Toronto, Canadá. Explorando a ideia de um "novo modelo para o crescimento urbano sustentável", o projeto One Delisle busca tornar os bairros de Yonge e St. Clair "vibrantes e caminháveis, com comércio, espaços confortáveis e arquitetura de ponta".
O projeto, desenvolvido em parceria com o WZMH Architects, é pautado na ideia de se integrar com o contexto urbano, usando como referência padrões e elementos locais, além de oferecer um espaço verde generoso em um importante ponto nodal de Toronto.
https://www.archdaily.com.br/br/898240/studio-gang-divulga-projeto-de-uma-torre-de-uso-misto-em-torontoNiall Patrick Walsh
Convidado pela organização do UIA2020Rio, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha será o presidente do Comitê de Honra do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, que acontecerá daqui dois anos no Rio de Janeiro e terá como tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”.
É sempre fascinante quando a arquitetura rompe os limites da profissão e torna-se um tópico de debate no campo mais amplo. Felizmente, graças à internet, não faltam ocasiões como essa: seja o artigo que se espalhou tanto que encontrou um cliente para um improvável projeto de uma casa em um penhasco ou fóruns que de repente decidiram que a arquitetura moderna parece “malvada”, os virais garantem que há muitas oportunidades para o leigo oferecer suas contribuições na produção de nossa profissão.
A sensação do verão de 2017 foi a Fachada Emoticon de Attika Architekten. Este edifício cuidadosamente sensato e educado chamou a atenção do público graças à inclusão de adições decorativas em forma de emojis. Enquanto a maioria da internet respondeu com olhos de coração, não faltaram pessoas que consideraram que estes emojis esculpidos são uma indicação clara de que a arquitetura, e por extensão a sociedade, e por extensão toda a vida como a conhecemos, está condenada, e nunca se recuperará. Tal opinião é legitimada por artigos como este em Wired, de Sam Lubell, que, ao reportar sobre o edifício, encontrou dois especialistas dispostos a fazer um grande e velho sorriso amarelo para a obra de Attika Architekten. Dado o papel que esses especialistas desempenham na condução da conversa entre o público, seus argumentos foram aqui analisados.
O resultado do Concurso para a elaboração do projeto do Pólo de Saúde de Carcavelos, em Portugal, foi divulgado no último mês. Foram avaliadas 40 propostas pelo Júri, composto pelo Arquitecto Luís Campos Guerra, Engenheiro Paulo Nunes e a Arquitecta Gabriela Gonçalves. O concurso foi promovido pelo Município de Cascais, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.
O escritório SOM recebeu recentemente permissão para a construção do 100 Leadenhall Street, um arranha-céu localizado junto ao aglomerado de torres a leste de cidade de Londres. Com 263,4 metros de altura, o edifício será o terceiro mais alto do cluster, ficando atrás apenas do 1 Undershaft (305 metros), que está aprovado mas ainda não foi construído, e do 22 Bishopsgate (278 metros), atualmente em construção. O The Shard, com 310 metros, também se localiza nas proximidades, porém, ao sul do rio.
O escritório Foster + Partners apresentará com detalhessua visão da vida em Marte e na Lua durante o Goodwood Festival of Speed 2018, que acontece no Reino Unido. Fazendo parte do evento Laboratório do Futuro, a proposta será apresentada através de uma série de modelos, dispositivos robóticos e desenhos futuristas que exploram a vida no espaço.
O escritório apresentará uma experiência de realidade virtual, permitindo que os visitantes explorem o interior de uma proposta de habitação de última geração.
https://www.archdaily.com.br/br/897930/vida-em-marte-foster-plus-partners-apresenta-proposta-de-habitar-extraterrestreNiall Patrick Walsh
DSGN (Design Student Global Network) revelou os vencedores do Concurso Innovation Hub, seu primeiro concurso internacional de projeto e parte de sua participação no Fuorisalone Milan Design Week (Semana do Salão de Design em Milão) em abril. A proposta vencedora - um Centro de Inovação para uma comunidade rural em Bali, na Indonésia - será construída através de uma série de oficinas internacionais de projeto a partir de 2019. O centro será usado pela Fundação local Five Pillar para sediar aulas com foco no desenvolvimento da comunidade e empreendedorismo social na região.
HUBBALI, projeto vencedor de Hanna Haczek & Ewelina Andrecka (Polônia), foi selecionado pela comunidade da Fundação Five Pillar e pela DSGN pelo foco no projeto participativo e desenvolvimento social. Baseado em um módulo construtivo em madeira de 6x6 metros, o HUBBALI ocupa uma área de 18x18 metros e é ladeado por varandas de entrada para reuniões e relaxamento. O projeto será desenvolvido com a Fundação Five Pillar e a comunidade local Pejarakan em Bali durante a construção.
A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), na zona oeste de São Paulo, é uma das cinco finalistas do prêmio de melhor biblioteca pública da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), a mais importante entidade internacional da área. A Biblioteca Parque Villa-Lobos foi construída na área onde antes funcionava um depósito de lixo a céu aberto. O esforço de revitalização do local deu início ao espaço de leitura gratuito e de livre acesso, nos moldes da Biblioteca de São Paulo, no parque da Juventude, que já concorreu a outro prêmio internacional.
A "Fun House", exposição temporária interativa que faz parte da programação de verão no Summer Block Party do National Building Museum, foi inaugurada dia 4 de julho e traz uma série de estruturas temporárias dentro do Salão Principal. Mais de 1500 pessoas visitaram a exposição em seu dia de abertura.
A histórica vila de Liangzhu em Hangzhou, China, tem um novo centro cultural monumental projetado pelo arquiteto japonês Tadao Ando. Inaugurado em 2016, o edifício se uniu ao Museu Liangzhu, de David Chipperfield, inaugurado há uma década, como ponto cultural popular na aldeia.