O ruído incessante dos canteiros de obras, as ruas caóticas da cidade, a monotonia de passar mais de 8 horas por dia em um cubículo... Todos este efeitos colaterais da vida urbana podem afetar profundamente o nosso corpo e a nossa mente. Viver em meio à natureza pode até parecer libertador, no entanto, nossa dependência tecnológica faz com que a vida fora do ambiente urbano seja praticamente inviável. Bem, e se você pudesse manter o estilo de vida moderno e, ao mesmo tempo, dormir em uma casa escondida na floresta?
A IO Houses criou a SPACE, um projeto habitacional versátil e inovador para pessoas que amam a natureza e querem preservá-la mas não querem abrir mão dos confortos e comodidades da vida contemporânea.
Máquinas de café e gnomos de jardim à parte, os fanáticos do brutalismo agora poderão expressar seu amor pelo controverso estilo modernista de outra maneira, tudo graças ao novo trabalho do artista alemão Guido Zimmermann. Seus belíssimos “Cuckoo Blocks” reinventam o tradicional relógio de cuco da Floresta Negra com um desenho inspirado no brutalismo modernista do final da década de 1960.
Mais do que um objeto de decoração para os fanáticos brutalistas, os relógios são, na verdade, uma resposta à crise da classe média resultado do aumento dos preços dos aluguéis nas metrópoles modernas.
Quando pensamos em projetos de habitação social nos Estados Unidos, muitas vezes pensamos em caixas: grandes edifícios de tijolos, sem muito caráter estético. Mas as implicações dos arranha-céus padronizados e reluzentes podem ser muito mais do que estéticos para as pessoas que vivem lá. O geógrafo Rashad Shabazz, por exemplo, lembra em seu livroSpatializing Blackness, como o projeto habitacional em Chicago, onde cresceu - repleto de grades, vigilância por vídeo e detectores de metal - parecia mais uma prisão do que uma casa. Relatos de isolamento, confinamento e manutenção inadequada são ecoados por residentes de habitações públicas em todo o país.
A decoração é um campo muito suscetível a variações de gosto, dependendo do profissional responsável pelo projeto. Para descobrir quais foram os maiores "crimes" do design de interiores dos últimos 50 anos, a Samsung fez uma pesquisa com o público britânico.
A gigante tecnológica pediu a duas mil pessoas que votassem nas piores tendências do design de interiores dos últimos 50 anos. Os resultados são tão controversos quanto variados, totalizando 25 "modismos" que surgiram no último meio século que que não deixaram nenhum ambiente doméstico intacto.
https://www.archdaily.com.br/br/896616/as-25-piores-tendencias-do-design-de-interiores-dos-ultimos-50-anosNiall Patrick Walsh
Em comemoração ao lançamento, o estúdio oferece um pacote misto de 50 arquivos em alta resolução de graça - o custo usual é de £100. Os usuários podem ter acesso à oferta usando o código de desconto “archdaily” na loja online.
https://www.archdaily.com.br/br/896614/traga-vida-para-seus-renders-com-estas-escalas-humanas-em-alta-resolucao-do-studio-esinam-gratuitas-com-o-codigo-promocional-do-archdailyNiall Patrick Walsh
Com a chegada da Copa do Mundo de 2018, nós, arquitetos, já podemos dar uma olhada no que está sendo construído para a próxima edição do maior evento esportivo do mundo. A Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Qatar oferece tudo aquilo que há de mais emocionante na arquitetura de estádios, com a maioria das infraestruturas sendo construídas do zero. Vários arquitetos de renome mundial apresentaram propostas, e o seguinte conjunto de vídeos recém-lançados mostra a progressão de cada estádio, à medida que chegamos à aproximadamente quatro anos para o início da competição. Enfatizando a tecnologia da construção destas mega estruturas, os vídeos destacam um lado às vezes negligenciado dos projetos de estádios. Para materializar a incrível arquitetura destes estádios, sem a necessidade de renders fenomenais - como os produzidos por Foster + Partners e Zaha Hadid Architects - impressionantes tecnologias de engenharia e controle de compatibilização de projetos são necessários, e nos primeiros estágios da construção, isso se torna o ponto mais importante. Veja à seguir a beleza dessas maravilhas estruturais, mas esteja ciente - você poderá ficar com febre durante a próxima Copa do Mundo.
A ampliação da Ala Sainsbury da Galeria Nacional, desenvolvida pelo escritório Venturi Scott-Brown (1991) nasceu de um embate entre os neo-modernistas e os tradicionalistas que passaram grande parte da década anterior discutindo sobre a direção das cidades britânicas. O local da extensão tornou-se um dos campos de batalha mais simbólicos da arquitetura britânica, uma vez que uma campanha para interromper seu redesenvolvimento com um esquema Hi-Tech de Ahrends Burton Koralek levou à recusa desse projeto em 1984.
O projeto de interiores de um café pode impulsionar ou afundar o negócio. Com um projeto convidativo, pode-se transformar a simples xícara de café em uma experiência maravilhosa. No entanto, quando se dispõe de apenas alguns metros quadrados e várias máquinas para alocar, não é fácil encontrar uma configuração espacial eficiente.
https://www.archdaily.com.br/br/896613/projetos-de-pequenos-cafes-20-exemplos-com-plantas-e-cortesClara Ott
A ideia de obra de arte total - Gesamtkunstwerk - norteou diversas escolas e movimentos no século passado e com a Bauhaus não foi diferente. Arquitetura indissociável do design de mobiliário; este, por sua vez, em profundo diálogo com o vestuário, design gráfico, pintura, etc., na Bauhaus os campos se influenciavam mutuamente, diluindo a fronteira entre arte e indústria e evoluindo em conjunto. Seu fechamento em 1933 pelo regime nazista deixou em suspensão centenas de projetos.
Com o objetivo de reviver alguns dos trabalhos iniciados na Bauhaus, a Adobe lançou o projeto Hidden Treasures, que pretende trazer ao mundo digital cinco fontes tipográficas inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.
Seja pela presença dos remadores ou apenas quando estamos sentados tranquilamente às margens de um lago, os abrigos para barcos têm uma história incomum e geralmente são associados à paisagens românticas. Projetados como centros de treinamento para remadores profissionais, parques infantis à beira-mar, casas de finais de semana ou até mesmo como projetos de preservação histórica, garagens para barcos cativam a nossa imaginação à medida que transcendem os limites entre a terra e água.
O conceito de Ruas Completas ganhou visibilidade nos últimos anos e chegou ao Brasil trazendo a visão de que ruas devem ser planejadas, projetadas, operadas e mantidas para permitir deslocamentos seguros, convenientes e confortáveis para todos os usuários, independente de sua idade, habilidades ou meio de transporte.
Brasília não necessita de defesa. Sua realidade se impõe acima de qualquer discurso. Como escreveu Paulo Leminski, em seu Catatau: Brasília – alegria dos mapas.
Nestes tempos sombrios de nosso país, retoma-se a crítica sobre a inoportunidade, ou o erro, da transferência da capital do Rio de Janeiro para o cerrado do planalto central. Argumento conformista, com pretensão avant-garde, no qual se pretende estabelecer paralelo entre o desmonte da cidade do Rio de Janeiro e a mudança da capital.
A poeira da memória nos faz esquecer os embates e revoltas com a mudança da capital da Bahia para o Rio, também na ocasião considerada um erro. Junto com o deslocamento para o novo e belo recinto da baía da Guanabara, veio também o sistema escravocrata e a naturalização da violência, implícita em sua organização. O paralelo é possível entre Rio-Brasília e Bahia-Rio. A arquitetura ou o novo recinto geográfico não significa uma mudança das formas de organização ou gestão de uma sociedade.
Sushi, um dos pratos mais populares e tradicionais do Japão, já se estabeleceu como um dos favoritos em todo o mundo. Muitos países estabeleceram a cultura do sushi em seus cardápios e restaurantes, da Espanha a Dubai, e adaptaram a arquitetura japonesa para criar o espaço perfeito para comer esse prato. A chave para estes interiores serenos depende das qualidades dos interiores japoneses, com sua iluminação suave, acabamentos de madeira e texturas que criam o ambiente certo.
18 de junho é o Dia Mundial do Sushi e estamos celebrando com esta seleção de 10 sushi bar e restaurantes de todo o mundo!
O que não pode ser feito na pista de dança? Não muito, disse o Gruppo 9999 do Radical Design dos anos 1960, argumentando que as boates deveriam ser “um lar para tudo, do rock ao teatro e artes visuais”. Outros artistas e designers - incluindo o pintor Jean- Michel Basquiat, o arquiteto Peter Cook, do Archigram, e o criador da "catedral da rave" de Manchester, Ben Kelly - viam a pista de dança como um ambiente mais subversivo: onde os limites podiam ser confusos e limiares cruzados, onde festas e política podiam ser entrelaçadas no escuro para canalizar uma revolução cultural. A exposição Night Fever no Vitra Design Museum apresenta esta concepção da boate como uma Gesamtkunstwerk social.
As projeções para o mundo urbano foram atualizadas. Em maio, a Organização das Nações Unidas divulgou uma nova edição do World Urbanization Prospects, relatório que lança um olhar aprofundado para os centros urbanos do planeta, com a seguinte conclusão: 68% da população mundial viverá em cidades até 2050. A estimativa é 2% maior em relação ao último estudo, publicado em 2014, da série sob responsabilidade do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Desa).
Entre as atividades e conferências realizadas por três dias consecutivos no Teatro Lux do centro histórico da Cidade da Guatemala, a Bienal de Arquitetura da Guatemala (BAG) apresentou nos últimos dias de maio, as obras e projetos vencedores do Danta Awards.
Nesta ocasião, a organização propôs que a arquitetura "é tratada como um compromisso com a esfera pública e privada e com o poder de negociar mudanças individuais ou coletivas para construir seus sonhos e aspirações, até para expressar seus ideais utópicos". Nesse contexto, o júri do concurso analisou mais de 100 projetos postulados em toda a Guatemala e no restante da América Central, premiando parques, habitações coletivas, ginásios e reformas, entre outras tipologias, que responderiam ao cenário descrito pela BAG 2018.
Todos os projetos premiados na categoria profissional serão registrados e premiados para participar da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018, onde serão expostos juntamente com projetos de todo o continente americano e submetidos ao veredicto do júri.
O projeto tem cerca de 7.000 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,6 acres, o que representa um aumento de 20% na área de acesso público e o dobro de espaços ao ar livre.
Mesclando elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, o pavilhão se concentra em um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com a mesma técnica usada nas celosias mexicanas.
A arquitetura, em sua forma realizada, não é nem a visão nem o trabalho de uma única pessoa. É uma prática inerentemente coletiva em seus processos. Mas a arquitetura como a conhecemos só é celebrada depois de concluída, e raramente é celebrada pela forma como é produzida. Poucos prêmios reconhecem a vasta rede de pessoas que permite àqueles que estão no topo da pirâmide colocarem seus nomes nas obras concluídas.
Em seu contexto clássico, com uma sala de aula composta por lousa, professor em pé e alunos sentados, os espaços internos de uma escola podem ser facilmente confundidos com cárceres. Agora pense na área externa e pública da maioria das instituições de ensino no Brasil: quantas vezes pode-se reconhecer que aquele lugar é uma escola apenas avistando-o de longe?
Após deliberação de um painel julgador de especialistas do setor, seis escritórios emergentes foram selecionadas para projetar o Dulwich Pavilion 2019 em Londres, escolhido entre mais de 150. Em colaboração com o Festival de Arquitetura de Londres, os seis esquemas serão exibidos no Dulwich Picture Gallery em junho e julho de 2018.
A iniciativa segue-se ao sucesso do primeiro pavilhão da galeria em 2017, projetado por IF_DO e exibido no Festival de Arquitetura de Londres em 2017. Após a exibição dos seis esquemas selecionados para 2019, uma votação pública será combinada com um painel de votação para selecionar o pavilhão vencedor.
O futuro de uma cidade está intimamente ligado a seus espaços livres e públicos com uma função social marcante. Espaços livres em Caracas são espaços rebeldes para usos emergentes e insurgentes: reocupados, reavaliados e re-habitados para o desfrute das comunidades.
Em CCS - Espacio Rebelde, a cidade não é um problema de planejadores urbanos especializados, designers ou arquitetos, nem é um problema das elites: é um processo de consenso inclusivo, construção coletiva e acordos comunitários.
https://www.archdaily.com.br/br/896337/espacio-rebelde-pavilhao-da-venezuela-na-bienal-de-veneza-2018ArchDaily Team
A torre 53 West 53rd Street, projetada por Jean Nouvel, atingiu sua altura máxima no centro de Manhattan, em Nova Iorque. Com 73 pavimentos, o edifício conta com 145 apartamentos e uma cobertura duplex de US$ 70 milhões, onde foi realizada, na presença do arquiteto, uma cerimônia na semana passada.
Com 315 metros de altura, o edifício assume a sexta posição no ranking de arranha-céus mais altos de Nova Iorque, empatado com o Chrysler Building e o New York Times Building
No último episódio da série de vídeos do PLANE — SITE, Time-Space-Existence, a arquiteta francesa Odile Decq aconselha jovens arquitetos: sejam ousados. “Se você quer construir e criar o novo século, é preciso pessoas que tenham personalidades específicas. Adoro quando as pessoas se expressam com muita força e clareza."