A LEGO House projetada pelo Bjarke Ingels Group terá seu próprio documentário da Netflix. Levando os espectadores em uma jornada através da concepção, design, construção e inauguração da LEGO House, o documentário oferece uma visão sobre os desafios enfrentados ao longo do processo, além de pensamentos e reflexões dos principais colaboradores do projeto, incluindo o próprio Bjarke Ingels.
“LEGO House – Home of the Brick” oferece uma visão completa sobre a criação do projeto, detalhando os principais problemas iniciais de construção, atrasos e a conclusão de um dos projetos mais icônicos dos últimos anos. O documentário mergulha na história da marca LEGO, na visão e na importância atribuída à LEGO House pelos diretores da empresa e, talvez o mais interessante, a uma série de entrevistas com Bjarke Ingels, nas quais ele reflete sobre o papel da LEGO no desenvolvimento de sua própria trajetória profissional.
https://www.archdaily.com.br/br/896696/lego-house-do-big-e-tema-de-documentario-da-netflixNiall Patrick Walsh
Até 2050, mais de dois terços da população mundial viverá nas cidades – centros catalisadores de avanços econômicos, culturais e políticos, mas que consomem uma vasta quantidade de recursos e são responsáveis por 70% das emissões globais de gases do efeito estufa. Se queremos evitar mudanças catastróficas no clima e, ao mesmo tempo, garantir um futuro próspero e sustentável, precisamos agir rápido.
https://www.archdaily.com.br/br/896856/novas-ferramentas-digitais-ajudam-lideres-urbanos-a-transformar-ideias-em-acaoMark Watts e Ani Dasgupta
As propostas foram avaliadas por um júri de figuras da Biblioteca e Desplans, com um vencedor e 12 menções honrosas selecionadas. Os trabalhos vencedores foram escolhidos com atenção à relevância do tema, diálogo entre texto e imagem, pesquisa gráfica e qualidade de reflexão.
O escritório C.F. Møller Architects divulgou imagens de sua torre de escritórios de 144 metros de altura no porto de Aarhus, na Dinamarca. Projetada para ser um "marco escultural", a proposta combina funções culturais, comerciais e de negócios para ativar o espaço público em uma antiga área industrial portuária.
O projeto inclui a recuperação de um complexo industrial existente de 5.600 metros quadrados, que será aberto para estabelecer uma conexão mais forte entre espaços internos e externos. A geometria da nova torre se inspira no edifício existente, estabelecendo um diálogo entre o antigo e o novo tecido urbano.
O arquiteto Philipp Mohr liderou a reforma de um apartamento na icônica Unité d’Habitation em Berlim, de Le Corbusier, realizada com base no projeto original do arquiteto franco-suíço. Ao longo de dois anos, a equipe de Mohr se engajou na pesquisa de arquivos, compras de antiguidades e no levantamento da Unité d'Habitation Marseille, na França.
Mohr comprou o apartamento em 2016 e embarcou em uma jornada de demolição, medição e extensa renovação, incluindo a diminuição do pé-direito e deslocamento de paredes móveis, a fim de recriar o interior originalmente previsto por Le Corbusier.
Santiago Arau é um renomado fotógrafo cuja obra se concentra em imagens aéreas do território mexicano. Sua lentes apontam de Ciudad Juarez a Cancun e Holbox, da fronteira norte até o sudeste mexicano, de 5.500 metros acima do nível do mar até cinco metros abaixo dele, já tendo percorrido mais de 5 mil quilômetros. Santiago define este recurso como "uma perspectiva diferente da que estamos acostumados, uma vez que ver as coisas de cima nos coloca onde estamos, é uma maneira de medir a escala humana, urbana e geográfica dentro de um território. As possibilidades de enquadramento de um drone são infinitas, você pode decidir a altura, o enquadramento e a técnica para fotografar um objeto, maximizando o poder da câmera."
Não é possível definir a civilização moderna sem deixar de mencionar seus elementos mais marcantes, as cidades. Os assentamentos urbanos variam em cultura, tamanho e especialidade, além do que, certas áreas acabam se tornando mais significativas ao longo do desenvolvimento de uma região. Historicamente, as dimensões físicas ou demográficas de uma cidade são indicadores de sua importância - quanto maior uma cidade, maior será sua capacidade de produção - entretanto, com o grande êxodo rural do século passado, ficou cada vez mais difícil definir os verdadeiros motivos que fazem uma cidade ser mais "importante" que outra. As cidades podem ser classificadas em centenas, milhares de paisagens urbanas distintas. Para nós, arquitetos e urbanistas, é vital compreender e categorizar de maneira eficiente os diversos tipos de assentamentos urbanos para poder desenvolver projetos e planos urbanísticos adequados. A lista a seguir fornece quatro definições de cidades que surgiram durante o século passado.
Para o seu primeiro grande projeto na Austrália, o escritório internacional Broadway Malyan foi escolhido pelos empreendedores por trás da Greater Springfield, a maior comunidade planejada do continente, para projetar um novo distrito voltado à saúde em torno do terreno do Hospital Privado de Springfield, em Brisbane. Já um centro de saúde que contém o hospital, Aveo Springfield Retirement Village e um hotel, a proposta expandiria a chamada “cidade da saúde” para incluir uma expansão hospitalar, consultórios médicos, espaço residencial e comercial, bem como instalações para bem-estar. educação, pesquisa, hospitalidade, cuidado com idosos e empresas start-up.
O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa,possui 828 metros de altura e está no coração do centro urbano de Dubai,região em constante crescimento. Mas apenas algumas horas a leste da metrópole, um tipo diferente de monumento está atraindo turistas para os Emirados Árabes Unidos (EAU): as Montanhas Al Hajar. Com o seu pico a 3.008 metros, a elegância natural da cordilheira rivaliza com as conquistas arquitetônicas do país. O Biodomes Wildlife Conservation Center, um projeto da Baharash Architecture para o Eco Resort Group dos EAU, visa celebrar a cordilheira a partir de um paradigma de ecoturismo.
O UNStudio divulgou as últimas imagens do seu projeto para o IJbaan, um teleférico sustentável que deverá conectar as áreas oeste e norte de Amsterdã. O projeto, idealizado pelos fundadores Mas Dekker e Willem Wessels, surgiu como uma campanha de crowdfunding ainda em 2015. Como resultado desta empreitada, o teleférico deverá entrar em operação até 2025, em comemoração ao 750º aniversário da cidade. A proposta de transporte “100% elétrico” faz parte da ambição da capital holandesa em transformar-se no maior centro europeu de inovação urbana, integrando a tecnologia e projetos arrojados aos sistemas de transporte público existentes.
Percorrendo uma distância de 1,5 km, o teleférico conectará dois dos distritos residenciais mais prósperos de Amsterdã, Amsterdam-West e Amsterdam-Noord, através de um sistema de três torres e duas estações. A estrutura urbana foi concebida para acomodar uma futura terceira estação, dependendo do padrão de crescimento dos distritos vizinhos.
A fotógrafa Ruta Krau registrou imagens impressionantes do Andrews Building, um dos edifícios brutalistas mais famosos do Canadá e exemplar celebrado da arquitetura em concreto de Toronto. Projetado por John Andrews, arquiteto da icônica CN Tower de Toronto, o Andrews Building incorpora o espírito modernista de se conectar com o contexto natural, aspecto evidente em sua implantação sobre uma ravina, emergindo como uma piramide escalonada a partir desse acidente topográfico.
As fotografias de Krau capturam a estética bruta e natural do edifício modernista, destacando a textura deixada pelas tábuas de madeira usadas para enformar o concreto aparente. Presente tanto no interior como no exterior, essa textura complementa os pisos de coloração terrosa e as paredes revestidas de madeira.
Benoy divulgou imagens de seu projeto vencedor no concurso para um empreendimento em Wenzhou, China. INCITY MEGA fará parte do masterplan do Eixo Verde Central, um distrito paisagístico que atravessa o tecido urbano da cidade.
O esquema INCITY MEGA, de 250 mil metros quadrados, ocupará dois dos oito terrenos do Eixo Central Verde, com um programa de uso misto que inclui comércio, cinemas, praças e academias. O esquema é em resposta a uma população de consumidores em rápido crescimento em Wenzhou e se juntará às propostas anteriores na região de Hammer Schmidt Lassen, UNStudio e HENN.
Como parte de nossa cobertura para Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos Freestanding, uma exposição no Pavilhão Central da Bienal. Abaixo, a equipe descreve sua contribuição com suas próprias palavras.
https://www.archdaily.com.br/br/896566/exposicao-freestanding-revela-a-poetica-da-arquitetura-de-sigurd-lewerentzAD Editorial Team
O programa das Case Study Houses, organizado pela revista Arts & Architecture, supostamente estava voltado para o desenvolvimento de projetos residenciais replicáveis e acessíveis para a sociedade americana do pós-guerra - casas elegantes porém modestas para famílias jovens e de orçamento limitado. Mas de repente, apareceu o projeto para a casa #17 (2).
Para ser bem honesto, diferentemente da maioria, esta casa foi projetada para clientes reais, com requisitos específicos e ambiciosos. Os Hoffman tinham quatro filhos, uma equipe de domésticas e uma ampla coleção de arte. Então, este projeto não poderia ser apenas mais uma casinha suburbana de três quartos.
Na arquitetura, o ato de criticar formalmente o projeto é onipresente. A crítica, como é chamada, é quase um rito de passagem. E, embora o formato dessa prática seja universal, seu objetivo, metas e propósito final não são fixados, além de um imperativo amplo e frequentemente vago para melhorar um determinado projeto. Isso é um problema, porque deixa um fundamento da profissão assumir a forma de qualquer discussão que surja entre um projetista e um crítico. Se a expectativa de evidência empírica para as decisões de projeto fosse introduzida como a base de um crítico de projeto, os efeitos cumulativos dessa mudança poderiam melhorar a credibilidade de toda a disciplina.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/BR enviou uma carta aberta à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a historiadora Kátia Bogéa, reivindicando remuneração de salário mínimo profissional para os arquitetos que forem selecionados através do concurso nacional lançado na semana passada.
https://www.archdaily.com.br/br/896853/cau-br-reivindica-salario-minimo-profissional-para-arquitetos-no-concurso-do-iphanEquipe ArchDaily Brasil
Com cada vez mais opções de ferramentas digitais à disposição dos arquitetos, é de se perguntar por que o croqui continua sendo um dos meios de representação mais valorizados no campo da arquitetura. Renderizações, modelos tridimensionais e realidade virtual são, sem dúvidas, adventos poderosos que permitem transmitir as ideias por trás de um projeto. Mas num mundo ditado por ações rápidas na velocidade de uma story de Instagram, parece que nada supera a rapidez e a conveniente imprecisão de um croqui.
Enquanto alguns são rabiscos quase caóticos, desenvolvidos durante a etapa projetual, outros são verdadeiras obras de arte, que ajudam a convencer os clientes da obra proposta. A seguir, compilamos 100 exemplos de croquis feitos por arquitetas e arquitetos do mundo todo que podem lhe servir de inspiração.
https://www.archdaily.com.br/br/896785/100-croquis-de-arquiteturaAD Editorial Team
Já é um clichê falar que hoje em dia qualquer um pode ser um fotógrafo, basta ter um smartphone. Isso não quer dizer que não seja verdade; as possibilidades de investigação fotográfica com esses aparelhos são praticamente infinitas e vêm sendo cada vez mais exploradas pelos usuários de redes sociais e pelo mercado.
Mesmo após a morte do arquiteto John Portman em janeiro, o escritório continua seu legado de arquitetura hoteleira inovadora e elegante. Na segunda-feira, a firma de Atlanta e Xangai anunciou que havia sido escolhida para projetar uma nova torre residencial e hoteleira em Xi Shui, China. O projeto de Portman & Associates, apelidado de “Greenland Wuxi 200”, venceu as inscrições internacionais para um concurso de projeto oferecido pelo empreendedor Greenland Hong Kong Wuxi.
Intitulado “O Lugar Que Permanece”, o Pavilhão Libanês, na primeira participação do país na Bienal de Veneza, mostrou as características e perspectivas dos territórios libaneses não construídos e como essas terras podem melhorar o ambiente construído e suas condições de vida. A curadora Hala Younis escolheu se concentrar em Nahr Beirute (rio de Beirute) e sua bacia hidrográfica, avaliando sua base e os desafios que a acompanham, como a “natureza frágil do território, a escassez de recursos e a mercantilização”.
Os edifícios escolares abrigam sistemas complexos. Do jardim de infância ao corpo docente da universidade, a jornada através dos níveis de aprendizagem consiste em um acúmulo de experiências vitais decorrentes da interação entre esses sistemas.
A função educacional, assim chamada pelo funcionalismo, agora constrói seus ambientes com novos paradigmas que refletem e respondem a uma agenda social cada vez mais diversificada e complexa.
As exigências para o uso de arquivos BIM em projetos arquitetônicos são cada vez mais rigorosas em todo o mundo. Atualmente, existem leis que exigem o uso dessas ferramentas para o desenvolvimento de projetos públicos e é provável que essas normas também sejam replicadas em projetos privados.
Anteriormente desenvolvemos o guia 'Como projetar e construir uma cozinha corretamente?', Hoje apresentamos uma segunda parte para incorporar esta nova tecnologia, incluindo uma série de módulos de cozinha em formato BIM para que você possa projetar a cozinha do seu projeto rapidamente e eficiente. Os módulos foram publicados pela Arauco e fazem parte de uma biblioteca com mais de 100 elementos, que podem variar em grande quantidade de formatos e estilos através dos diferentes modelos de placas Melamina Vesto.
A vantagem de aplicar esses módulos é que o projeto já considera a melhor otimização possível de uma placa, evitando desperdício de material e dinheiro, reduzindo os problemas ao construir cada mobiliário.
Projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e construído na famosa Praça Clovis, no centro de São Paulo, entre os anos 1920 e 1940, o Palácio da Justiça de São Paulo ocupa uma área de 25 mil metros quadrados e apresenta uma planta simétrica, com quatro torreões formando seus ângulos em cujas alas distribuem-se os ambientes.
Entre 2004 e 2009 o edifício teve suas fachadas e a cobertura de cobre do Salão do Júri restauradas pelo escritório APBA – Arquiteto Paulo Bastos e Associados; entre 2014 e 2016, outra parte do edifício foi restaurado pelo escritório Kruchin Arquitetura.
O edifício proposto pela WXCA Architects foi escolhido como o vencedor para o Muzeum Książąt Lubomirskich em Wroclaw, na Polônia. Mais de 100 projetos de todo o mundo foram submetidos ao projeto. No entanto, a proposta da empresa vencedora forneceu um equilíbrio homogêneo de desenho contemporâneo com elementos clássicos, um conceito que levou ao seu primeiro prêmio.