-
Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE
- Área: 420 m²
- Ano: 2024
Apartamento Galeria / ARCHITECTS OFFICE
Apartamento Higienópolis / Raphaell Valença Studio
-
Arquitetos: Raphaell Valença Studio
- Área: 70 m²
- Ano: 2024
Loja Boobam / Felipe Hess Arquitetos
-
Arquitetos: Felipe Hess Arquitetos
- Área: 550 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Cativa Iluminação, Real Marcenaria
Villa Mandí Hotel Boutique / Tadu Arquitetura
-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 1350 m²
- Ano: 2021
Estética no projeto de interiores: como definir o estilo de nossos espaços?
Quando chegar a hora de definir a estética de um espaço interno ou externo, os profissionais de arquitetura e design de interiores devem começar perguntando-se quais são ou serão as necessidades de seus futuros habitantes. O diálogo com os usuários é fundamental para estabelecer o estilo dos espaços, o que envolve elaborar formas específicas de ambientação através da composição, cores, formas, mobiliário e, é claro, sua arquitetura.
Funcionais e simbólicas: claraboias circulares em residências e edifícios públicos
Durante a primeira metade do século II dC, um dos edifícios mais emblemáticos da história da arquitetura foi erguido em Roma: o Panteão de Agripa. Sua principal característica é uma cúpula de concreto arrematado em uma abertura central perfeitamente redonda. Este óculo deu início a uma série de projetos posteriores que destacaram o valor das aberturas circulares, replicadas como claraboias envidraçadas e como elementos de composição em fachadas, evoluindo, por exemplo, em direção às rosáceas detalhadas e coloridas das antigas basílicas góticas. Em todas as suas configurações, o óculo (do latim Oculus, que significa olho) apresenta-se com um simbolismo que vai além da janela tradicional: sua projeção luminosa marca graciosamente a passagem do tempo, tornando-se um marco que permite um destaque solene espaço ou elemento arquitetônico.
Casa Trancoso / Estúdio OR+K + TODOS Arquitetura
-
Arquitetos: Estúdio OR+K, TODOS Arquitetura
- Área: 330 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Carbono Design, Cerâmica Calá, Dai Artesanato, Divino's Trancoso, Garimpo Moderno, +9
Organização na cozinha: diferentes materiais para sua bancada de trabalho
As cozinhas como conhecemos hoje têm como principal característica a funcionalidade e para isso seu espaço foi historicamente organizado a partir de uma lógica industrial. O desenvolvimento de eletrodomésticos e a definição precisa do layout garantem uma planta funcional e a otimização dos trabalhos na cozinha. Como parte desse layout encontramos as bancadas de trabalho, superfícies horizontais a meia altura que têm múltiplos usos e, portanto, muitas configurações possíveis.
Os melhores projetos de arquitetura de 2021
Os mais de 5000 novos projetos publicados ao longo de 2021 fazem do ArchDaily a maior bilioteca online de arquitetura do mundo. A equipe curatorial do ArchDaily pesquisa, contata escritórios, prepara e apresenta projetos construídos em todo o mundo diariamente com o objetivo de oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas aos nossos leitores que contribuem na criação de melhores ambientes construídos.
As 50 melhores casas de 2021
Todo ano nossa equipe de curadores apresenta uma retrospectiva de projetos de casas que se destacaram no período. Este conjunto, um pequeno recorte dos mais de dois mil projetos publicados no ArchDaily Brasil apenas neste ano, é formado por uma série de residências com soluções projetuais específicas que abordam, cada uma à sua maneira, fatores como materiais, técnicas construtivas, soluções estruturais, processos de construção e conteúdos programáticos.
Tintas texturizadas em fachadas e interiores: do cimento queimado ao aço corten
Durante séculos, a pintura de fachadas foi uma forma simples e eficaz de adicionar um toque de individualidade a edifícios residenciais e comerciais - especialmente em áreas onde os edifícios são parecidos entre si. Por ser um meio tão fluido, os potenciais do que pode ser alcançado com a pintura são ilimitados - tanto internos quanto externos.
10 Casas com sofás integrados à arquitetura
Concebidos com o objetivo de aproveitar ao máximo o espaço, os móveis embutidos se tornaram cada vez mais populares como uma forma prática de atender às necessidades domésticas. A capacidade de adaptação ao espaço arquitetônico lhes permite, através de diferentes configurações ou materialidades, satisfazer diversos usos e funções e ser integrados à arquitetura. Entretanto, pode ser interessante nos fazermos a pergunta: este tipo de mobiliário é o que se adapta aos espaços residuais de nossas casas ou pode se tornar o protagonista e gerador dos espaços que projetamos?
Casa Jaguariúna / Bernard Leroux Arquitetos
Dois Trópicos / MNMA studio
Flagship Zissou / Estudio Guto Requena
-
Arquitetos: Estudio Guto Requena
- Área: 150 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Klabin, byKami
Casa Cupe / MNMA studio
-
Arquitetos: MNMA studio
- Área: 400 m²
- Ano: 2018
Fasano Itaim Residencial / studio mk27
-
Arquitetos: Diana Radomysler, Luciana Antunes, studio mk27 - marcio kogan
- Área: 11500 m²
- Ano: 2019