-
Arquitetos: Octaedro Arquitetura
- Área: 220 m²
- Ano: 2022
Casa em Percurso / Octaedro Arquitetura
Casa CSS / Seferin Arquitetura
Sede da Unicred / Arquitetura Nacional
-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 2200 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Casiere, CoWork Móveis Corporativos, Crosslam, Manjabosco Decor
Arquibancadas em espaços internos: de escritórios a residências
Espaços de circulação são geralmente desafiantes para projetistas por servirem, como o nome diz, apenas a passar de um cômodo a outro. Enquanto muitos aproveitam estes espaços como locais de armazenamento, Mies van der Rohe na casa Farmsworth reduziu a circulação ao mínimo, criando uma planta livre completamente isenta de corredores. Quando nos deparamos com circulações verticais, a questão é semelhante. Escadas cumprem ao propósito de vencer a altura entre um pavimento e outro, mas raramente constituem-se em espaços de convívio em interiores. Arquibancadas, por sua vez, desempenham este papel em diversos programas. Se até então eram encontradas apenas em espaços esportivos ou anfiteatros, o uso de arquibancadas se massificou e tem figurado em espaços de escritórios, prédios públicos, escolas e até residências.
Casa Charqueadas / RMK Arquitetura
-
Arquitetos: RMK Arquitetura
- Área: 596 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Broilo Aquecimento, Construtora Schumann, Esquadrias Peres, Prata Esquadrias
Tinta branca pode resfriar nossas cidades do aquecimento global
O clima mudou e ficamos às voltas com as consequências: altas temperaturas, inundações, secas e muito mais. À medida que o mundo muda (ou tenta mudar) para maneiras de mitigar a crise, a arquitetura e a indústria da construção encontram-se em uma posição particularmente importante, cujas escolhas podem criar um impacto real. Algumas dessas opções podem incluir produtos inovadores que oferecem soluções reais para problemas complexos, como o resfriamento das temperaturas em cidades altamente densas.
Lavanderia, um luxo dispensável – ou onde colocar a máquina de lavar na casa contemporânea?
Na arquitetura residencial, sempre houve espaços indispensáveis e outros que podemos ignorar. Ao projetar uma residência, nossa tarefa é basicamente configurar, conectar e integrar diferentes funções da forma mais eficaz e eficiente possível, obrigando-nos a priorizar. E embora hoje muitos apostem numa arquitetura cada vez mais fluida e indeterminada, poderíamos dizer que o dormitório, o banheiro e a cozinha são o núcleo fundamental de toda casa, permitindo o descanso, o preparo da comida e a higiene pessoal. Em seguida, surgem alguns espaços de reunião e outras áreas de serviço, e com eles possivelmente existem saguões, corredores e escadas que os conectam. Cada espaço agrega novas funções que seus moradores podem desempenhar com maior facilidade e conforto, e assim a vida começa a se desenvolver de forma mais adequada.
No entanto, menos metros quadrados no banheiro podem nos permitir ampliar a sala de estar. Ou ainda, eliminar alguns espaços aparentemente dispensáveis poderia proporcionar uma agradável espaço aos seus futuros habitantes. Em um mundo superpovoado com cidades cada vez mais densas, quais funções temos descartando para dar mais espaço ao essencial? Analisamos o caso da lavanderia, que foi reduzida e integrada nas outras zonas da casa para dar o seu espaço a outras funções.
Casa Ilhas / Arquitetura Nacional
Casa Ventura / Arquitetura Nacional
-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 600 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Casiere, Classe A, Dmdois, Jasmin Tapetes
Casa Pereira Narvaes / SUCRA Arquitetura + Design
-
Arquitetos: SUCRA Arquitetura + Design
- Área: 724 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: Dalmax Esquadrias, Faro Design, Luzes do Mundo
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável
Durante as últimas décadas, os espaços interiores tornaram-se cada vez mais abertos e versáteis. Desde as paredes grossas e múltiplas subdivisões das villas paladianas, por exemplo, às plantas livres e multifuncionais de hoje, a arquitetura tenta combater a obsolescência, fornecendo ambientes mais eficientes para a vida transcorrer, facilitando as experiências cotidianas de pessoas no presente e futuro. E enquanto as antigas vilas de Palladio ainda podem acomodar uma variedade de recursos e estilos de vida, reajustando seus usos sem alterar um centímetro de sua simetria e modulação originais, hoje a flexibilidade parece ser a receita para prolongar a vida dos edifícios tanto quanto possível.
Como projetar espaços neutros e flexíveis o suficiente para se adaptar ao ser humano em evolução, oferecendo as soluções que cada pessoa demanda hoje em dia? Um elemento antigo pode ajudar a redefinir a maneira como concebemos e habitamos o espaço: cortinas.
Casa Rieger / Leonardo Ciotta Arquitetura
Praça4 / Hype Studio
-
Arquitetos: Hype Studio
- Área: 2850 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Deca, Docol, Ecotelhado, Eliane, Favegrup, +5
Casa do Lago / Cadi Arquitetura
Casa 007 / Lineastudio Arquiteturas
-
Arquitetos: Lineastudio Arquiteturas
- Área: 490 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Alubra, Ampla Moveis&Decor, Andrea Feine, Atualle, Cinemashow, +7
Loft Diego / Arquitetura Nacional
-
Arquitetos: Arquitetura Nacional
- Área: 68 m²
- Ano: 2019