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Arquitetos: Groupe3 Architectes
- Área: 7000 m²
- Ano: 2015
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Fabricantes: AQUAPANEL, Armstrong Ceilings, Florim, Gerflor, Knauf, +3
Fernando Guerra | FG+SG
Fernando Guerra foi pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitectura. Há quinze anos abriu o estúdio FG+SG em colaboração com seu irmão e juntos são responsáveis por grande parte da difusão da arquitectura contemporânea portuguesa, nos últimos quinze anos.
Centro Esportivo Wifaq / Groupe3 Architectes
Apartamento Ressano Garcia / João Tiago Aguiar, Arquitectos
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Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 260 m²
- Ano: 2017
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Fabricantes: CIN, CLIMAR, FERREIRAS MOBILIÁRIO, PADIMAT
Campo de Ourique 70 / Fragmentos
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Arquitetos: Fragmentos
- Área: 1000 m²
- Ano: 2018
Pump Nações Gym / NOZ Arquitectura
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Arquitetos: NOZ Arquitectura
- Área: 1250 m²
- Ano: 2013
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Fabricantes: Armstrong Ceilings, 2tec2, Bagno Design, ERIX, Huric, +2
Guia de expografia: o que levar em conta ao montar uma exposição
Você já se questionou como é pensado o projeto de uma exposição? Ou como ele articula-se na montagem do conteúdo exposto?
Historicamente, o que hoje conhecemos como Museu iniciou-se como um lugar para a reunião de peças e objetos organizados por tipologia, como nos é revelado ao observamos imagens dos chamados gabinetes de curiosidades ou quarto das maravilhas, onde se organizava uma multiplicidade de objetos e espécies raras (animal, vegetal e mineral) trazidas das grandes explorações ocorridas no século XVI e XVII.
Séculos mais tarde, tais coleções começaram a ganhar força e antigos palácios transformaram suas circulações em extensas e contínuas galerias, onde apenas seus hóspedes e moradores tinham acesso. Posteriormente, no século XIX, o surgimento de pavilhões dedicados essencialmente à exposição de artefatos trouxe proximidade à ideia mais próxima do que hoje são os museus. Costumamos publicar diversos projetos de museus. Mas além da arquitetura destes, você já observou como a expografia atua de modo importante? Listamos a seguir alguns dos conceitos-chave dos projetos expográficos.
micasa vol.C / studio mk27
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Arquitetos: Marcio Tanaka, studio mk27 - marcio kogan
- Área: 230 m²
- Ano: 2018
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Fabricantes: Hunter Douglas, Rothoblaas, Carpinteria estruturas de madeira, brigato esquadrias, idarti, +1
Bauman Corporate / Studio Arthur Casas
A arquitetura religiosa ainda é relevante nos dias de hoje?
Algumas das mais importantes obras de arquitetura ao longo da história da humanidade se devem à religiosidade e espiritualidade do ser humano. Ao longo das últimas décadas, um crescente número de pessoas têm se importado cada vez menos com as práticas religiosas no sentido mais tradicional, isso não significa que a maioria delas seja completamente cética, mas o fato é que muitos destes monumentos arquitetônicos têm lentamente começado a perder parte de seu significado. Aquilo que Louis Kahn chamou de “imensurável” e Le Corbusier se referia como “inefável” estaria deixando de ser relevante para as pessoas?
A proposta do Vaticano para a Bienal de Veneza de 2018 - primeira participação do país no mais importante evento de arquitetura do mundo - é apresentada como “uma espécie de peregrinação não apenas religiosa, mas também cética”. Com isso, está cada vez mais evidente que o papel dos espaços “religiosos” está se transformando pouco à pouco, de espaços iconográficos para ambientes mais ambíguos que procuram refletir a "espiritualidade" de uma maneira mais ampla.
E o que isso significa? Ainda há espaço para a espiritualidade na arquitetura? É possível criar espaços religiosos abertos para pessoas de diferentes crenças e até mesmo para aquelas mais céticas? E o que faz com que um espaço seja dotado de "espiritualidade"?
Carnaxide 8 / Humberto Conde Arquitectos
Museu Damião de Góis e as Vitimas da Inquisição / spaceworkers
15 Pontes para pedestres e seus detalhes construtivos
É cada vez mais importante e coerente a criação de estruturas urbanas voltadas aos pedestres - arquiteturas que ajudam a melhorar a qualidade de vida nas cidades, conectando espaços e encurtando distâncias. Seu uso favorece não apenas os próprios pedestres, mas também milhares de ciclistas urbanos que optaram pelas duas rodas por questões de saúde e tempo. A seguir, compilamos imagens e detalhes construtivos de 15 pontes e passarelas peatonais, de diferentes materiais, formas e sistemas estruturais.
LightPathAKL / Monk Mackenzie Architects + Landlab
Casa Carrara / Mário Martins Atelier
Restaurante 560 / João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Ano: 2006
Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 2)
Um ponto de vista
Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Para facilitar a leitura, dividimos o texto em duas partes. A primeira parte foi publicada ontem.
Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa (Parte 1)
O universal é o local sem paredes
Miguel Torga - Poeta, dramaturgo e ensaísta português (1907-1995)
Um ponto de vista
Este texto foi escrito para a edição francesa do catálogo da exposição Os universalistas, 50 anos de arquitectura portuguesa, evento que a Delegação da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris organizou nessa cidade, no âmbito do seu 50º aniversário, em co-produção com a Cité de l’architecture et du patrimoine. O evento é agora apresentado, em 2018, em Portugal, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos.
Capela de Santo Ovídio, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra
Um volume puro, alvo, levemente iluminado, em meio a um jardim. Trata-se de uma capela privada na Quinta de Santo Ovídio, em Lousada, construída entre os anos de 1989 e 2001, projetada por Álvaro Siza Vieira. A proposta parte de um percurso, em que se avista o volume branco prismático desde longe, passa-se por baixo do volume em balanço e chega-se, através de alguns degraus, à praça de entrada, em que todos os planos são construídos em pedra. Siza diferencia a fachada principal, em pedra, das outras três, em concreto pintado em branco, conferindo-lhe importância e uma poética construção de planos.
Por que projetar a casa de uma pessoa é a tarefa mais desafiadora e emocionante que um arquiteto pode enfrentar
Este artigo foi originalmente publicado pela Common Edge como "Por que as Casas Representam a Arquitetura Original".
Casas podem ser a projeção mais poderosa do valor da arquitetura. Uma vez que abrigar-se é essencial para todos nós, conceber o lar é a função universal da arquitetura. Somos todos especialistas em como nossa casa deve ser, para nós mesmos.
Mas os arquitetos geralmente têm uma visão diferente do lar. Vinte anos atrás — durante a recessão antes da última recessão — lembro-me de ouvir um arquiteto declarar que poderia se sustentar projetando casas até que “um trabalho de verdade surgisse”. Outro meme arquitetônico é o clássico primeiro emprego: projetar uma casa para seus pais.
Praia da Torre / Sidney Quintela Architecture + Urban Planning
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Arquitetos: Sidney Quintela Architecture + Urban Planning
- Área: 468 m²
- Ano: 2017
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Fabricantes: LEIKEN KITCHEN I MARCENARIA, LUZ E SOM, MEGA BOX