Fernando Guerra | FG+SG
Fernando Guerra foi pioneiro na forma de fotografar e comunicar a arquitectura. Há quinze anos abriu o estúdio FG+SG em colaboração com seu irmão e juntos são responsáveis por grande parte da difusão da arquitectura contemporânea portuguesa, nos últimos quinze anos.
Aquário Rio Mora / Promontório
10 exemplos de construção em madeira
Apresentamos a seguir 10 formas diferentes de se trabalhar com madeira; este que é um dos mais antigos e nobres materiais utilizados na arquitetura. Suas cararcterísticas físicas - resistência, flexibilidade e densidade - a tornam um material muito versátil, podendo ser empregado como revestimento, estrutura ou simplesmente como parte da decoração interna dos ambientes. A seguir, 10 projetos que utilizam a madeira como importante elemento constitutivo.
Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects
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Arquitetos: AVA Architects
- Área: 0 m²
- Ano: 2011
STM Escola de Tecnologia e Gestão / M.AR Montenegro Arquitetos
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Arquitetos: M.AR Montenegro Arquitetos
- Área: 11 m²
- Ano: 2013
Casa Pó / Ricardo Silva Carvalho Arquitectos
Instante Decisivo - uma conversa com Fernando Guerra
Nesta entrevista-conversa originalmente publicada na página Paperhouses,o fotógrafo arquiteto Fernando Guerra , - considerado um dos melhores fotógrafos de arquitetura do mundo e que constantemente com seu irmão e sócio Sergio Guerra ( FG+SG - Últimas reportagens) compartilham seu trabalho conosco -, narra historias sobre a grande beleza de se fazer o que se gosta.
Casa P / studio mk27
Casa em Afife / António Fernandez Architects
Centro De Artes Nadir Afonso / Louise Braverman
NeuroArquitetura e Educação: Aprendendo com muita luz
O seguinte texto corresponde ao capítulo 15 do Livro "NEUROEDUCAÇÃO: só é possível aprender aquilo que se ama" (Alianza Editorial, 2010), dedicado a analisar como interage o cérebro com o meio que o rodeia no momento da aprendizagem, a partir dos dados que traz a ciência.
Por Francisco Mora*
Por que ensinar os estudantes em salas de aula amplas, com grandes janelas e luz natural é melhor e produz mais rendimento que o ensino transmitido em salas apertadas e pobremente iluminadas? Em que medida os colégios, os institutos de ensino médio ou as universidades, que já foram ou estão sendo construídos nas grandes cidades modelam a forma de ser e pensar daqueles que estão se formando? É possível que a arquitetura dos colégios não responda hoje ao que realmente requer o processo cognitivo e emocional para aprender e memorizar, de acordo com os códigos do cérebro humano e a verdadeira natureza humana e sejam, além disso potenciadores de agressão, insatisfação e depressão? Até que ponto viver limitado ao espaço de uma sala de aula, longe das grandes extensões de terra com horizontes abertos ou montanhas, árvores, de solos cobertos de verde tem alterado os códigos básicos da aprendizagem e memória? Todas essas são perguntas atuais, persistentes, que incidem na concepção de uma nova neuroeducação.
Constell.ation / LIKEarchitects
- Ano: 2013
Casa Hill Cork / Contaminar Arquitectos
Casa Aroeira III / ColectivArquitectura
Casa Quinta do Carvalheiro / GSMM Architetti
Museu do Tapete de Arraiolos / CVDB arquitectos
- Área: 1200 m²
Fazenda Boa Vista - Spa / Isay Weinfeld
Centro Médico para Idosos / Pinearq
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Arquitetos: Brullet Pineda Arquitectes
- Área: 12413 m²
- Ano: 2009