Jesús Granada

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra

Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra - Centro CulturalCentro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra - Centro CulturalCentro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra - Centro CulturalCentro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra - Centro CulturalCentro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Vázquez Consuegra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABB, Acor, Andreu Barberá, Cymat Technologies Ltd., Duravit, +13

Quais são os materiais mais utilizados nas habitações sociais da América Latina?

A escolha de materiais de construção e a reflexão contínua inerente sobre o alcance e as capacidades da arquitetura são uma maneira alternativa interessante de abordar essa questão. Os materiais utilizados na habitação social devem abordar as possibilidades locais e econômicas e as reais necessidades de acesso à moradia no contexto contemporâneo.

Na busca por fornecer inspiração e ferramentas aos arquitetos para a construção de melhores moradias sociais, analisamos diferentes projetos publicados em nosso site para identificar quais são os materiais predominantes, tanto para a formação de estruturas ou fechamentos, a fim de proporcionar um panorama global de diferentes estudos de caso, considerando principalmente sua localização geográfica e aspecto construtivo.

Diante da questão de quais são os materiais utilizados na habitação social, apresentamos uma compilação de 15 projetos que convidam à reflexão.

Terminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2 / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4

Terminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2  / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4 - Fotografia de Exterior, AmpliaçãoTerminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2  / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4 - Fotografia de Interiores, AmpliaçãoTerminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2  / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4 - Fotografia de Exterior, Ampliação, FachadaTerminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2  / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4 - Fotografia de Exterior, Ampliação, FachadaTerminal de Cruzeiros de Sevilha Fase 2  / Hombre de Piedra Arquitectos + Buró 4 - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1096
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Knauf, Lamp Lighting, Texsa, Trimble, +1

Como funciona uma parede Trombe?

O aquecimento solar existe na arquitetura desde os tempos antigos, quando as pessoas usavam paredes de adobe e pedra para reter o calor durante o dia e liberá-lo lentamente à noite. Em sua forma moderna, no entanto, o aquecimento solar foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1920, quando arquitetos europeus começaram a fazer experiências com métodos solares passivos em habitações em massa. Na Alemanha, Otto Haesler, Walter Gropius e outros projetaram os apartamentos esquemáticos Zeilenbau, que otimizavam a luz solar e, após a importação das "habitações heliotrópicas" aos EUA, a escassez de combustível em tempo de guerra durante a Segunda Guerra Mundial rapidamente popularizou o aquecimento solar passivo. Variações desse sistema proliferaram em todo o mundo, mas foi somente em 1967 que a primeira parede Trombe foi implantada pelo arquiteto Jacques Michel em Odeillo, França. Batizado em homenagem ao engenheiro Felix Trombe, o sistema combina vidro e um material escuro que absorva calor para conduzi-lo lentamente para dentro da casa.

Casa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura

Casa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura - Fotografia de Interiores, CasasCasa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura - Fotografia de Exterior, Casas, Balcão, Corrimão, CercaCasa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura - Fotografia de Interiores, Casas, PortaCasa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura - Fotografia de Exterior, CasasCasa RR / VIDA architecture + MATRIZ arquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CYPE Ingenieros, GRAPHISOFT, Porcelanosa Grupo, Strugal, TERMOARCILLA

O melhor do ArchDaily Brasil sobre pedra

Compilamos a seguir uma lista com nossos melhores artigos, notícias e projetos relacionados a um dos materiais construtivos mais antigos da humanidade: a pedra.

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 111 的图像 4
© DuoCai Photograph

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 14 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 25 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 88 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 89 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - Mais Imagens+ 107

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Ponto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos

Ponto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - RodoviáriaPonto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - RodoviáriaPonto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - RodoviáriaPonto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - RodoviáriaPonto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Ahaus arquitectos; Ahaus arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesolar, Cándido Valverde, GRAPHISOFT, Islamar, Modekons

Esquadrias minimalistas com perfis de aço de alta rigidez: máxima transparência e desenho sutil

Após séculos utilizando a madeira para o desenvolvimento de carpintaria de janelas e portas, o racionalismo do século XX começou a adotar um novo material para esses fins: o aço. Impulsionado pela produção industrial e promovido por arquitetos como Adolf Loos, Mies van der Rohe e Le Corbusier, o aço evoluiu para gerar estruturas cada vez mais finas e resistentes. No entanto, materiais eficientes e de baixo custo, como alumínio e PVC, começaram gradualmente a substituir seu uso maciço, aumentando a dimensão dos marcos e removendo a "limpeza" de uma arquitetura que começou a integrar grandes painéis de vidro em suas fachadas. .

Atualmente, as novas tecnologias aprimoram seus processos de produção, desenvolvendo perfis mínimos de alta rigidez e precisão, que aproveitam ao máximo a transparência do vidro e oferecem novos recursos de conforto e segurança. Conversamos com os especialistas da empresa Jansen para aprofundar sua aplicação na arquitetura contemporânea.

Restauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio

Restauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio - PatrimônioRestauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio - PatrimônioRestauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio - PatrimônioRestauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio - PatrimônioRestauro do Castelo de Baena / José Manuel López Osorio - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: José Manuel López Osorio; José Manuel López Osorio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4250

Hotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura

Hotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - HotéisHotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - HotéisHotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - HotéisHotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - HotéisHotel SantaCreu na ilha de Tabarca / Diego López Fuster + Subarquitectura - Mais Imagens+ 27

Casa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra

Casa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra - RenovaçãoCasa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra - RenovaçãoCasa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra - RenovaçãoCasa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra - RenovaçãoCasa A11 em Sevilha / Vázquez Consuegra - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Vázquez Consuegra; Vázquez Consuegra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  447
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Carpinterias

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Apartamentos
© Jesús Granada

Habitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - ApartamentosHabitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - ApartamentosHabitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - ApartamentosHabitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - ApartamentosHabitat Bulevar / Gabriel Verd Arquitectos + Buró4 - Mais Imagens+ 23

Mairena del Aljarafe, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  14975
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX, Barry Alloc, Daisalux, ESCOFET, Gecol, +11

Escola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso

Escola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso - Outros EdifíciosEscola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso - Outros EdifíciosEscola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso - Outros EdifíciosEscola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso - Outros EdifíciosEscola Universitária de Magistério / Ramón Fernández-Alonso - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Ramón Fernández-Alonso; Ramón Fernández-Alonso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19756
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Akaba, B.lux, Lopez Soto

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Image 5 of 4
CaixaForum Sevilla / Vázquez Consuegra. Image © Jesús Granada

Habitualmente, os revestimentos modulares para fachadas e envoltórias fornecem soluções rápidas e eficientes, mas muitas vezes carecem de riqueza e caráter para serem repetidos infinitamente, sem entrar em relação com o projeto arquitetônico e suas distintas funções e exigências.

Estes painéis de espuma de alumínio são fabricados mediante um processo de injeção de ar no alumínio fundido, que contém uma fina dispersão de partículas cerâmicas. Essas partículas estabilizam as bolhas de ar e criam painéis que oferecem um nível interessante de detalhes e variabilidade, gerando fachadas exclusivas com diferentes níveis de textura, transparência, brilho e opacidade. Seus painéis ultraleves podem ser usados como pranchas planas, são 100% recicláveis e estão disponíveis em formatos de tamanho padrão de até 3,66 metros de comprimento, embora também existam painéis personalizados mais longos.

Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Image 1 of 4Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Image 2 of 4Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Image 3 of 4Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Image 4 of 4Fachadas de espuma de alumínio: textura, porosidade e brilho - Mais Imagens+ 15

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco?

Material leve por excelência, o Zinco é um metal não ferroso que fornece uma solução eficaz para revestimento de edifícios expostos a condições climáticas adversas, fornecendo respostas criativas às exigências do especificador e dos usuários do projeto.

Quando em contato com a umidade, os painéis de zinco geram uma camada que permite a autoproteção, isolando o calor dos espaços internos durante o verão e respondendo corretamente à chuva e à neve durante o inverno, deslizando facilmente suas superfícies. Seus painéis modulares podem 'envolver' formas curvas ou serem perfurados de acordo com o projeto arquitetônico, e combinar-se em fachadas e / ou tetos através de diferentes tons, brilho e cores.

Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Image 1 of 4Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Image 2 of 4Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Image 3 of 4Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Image 4 of 4Por que é conveniente 'envolver' a arquitetura com Zinco? - Mais Imagens+ 14

Vale Torcido / Grupo Aranea

Vale Torcido / Grupo Aranea - PontesVale Torcido / Grupo Aranea - PontesVale Torcido / Grupo Aranea - PontesVale Torcido / Grupo Aranea - PontesVale Torcido / Grupo Aranea - Mais Imagens+ 7

Elche, Espanha
  • Arquitetos: Grupo Aranea; Grupo Aranea
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115000

Estes são os 20 finalistas do Prêmio Oscar Niemeyer 2018 para a arquitetura latino-americana

O júri do Prêmio Oscar Niemeyer apresentou as 20 obras finalistas da segunda edição do prêmio. Os organizadores procuram destacar bienalmente o melhor da produção arquitetônica "em momentos de inegável empoderamento e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional".

Emergindo da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), a iniciativa premia uma obra construída por "seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, sua relação com o contexto, com aspectos sociais, culturais e ambientais". Na edição inaugural do Prêmio Oscar Niemeyer de 2016, o primeiro lugar foi o O lugar para a memória, projetado por Barclay & Crousse (Peru); seguido pela Biblioteca Brasiliana da USP, projetado por Eduardo de Almeida + Mindlin Loeb + Dotto Arquitetos (Brasil) e o terceiro lugar pela Capela San Bernardo, projetado por Nicolás Campodónico (Argentina).

"Devemos reconhecer o valor do local e enriquecê-lo com o global, apropriando-nos de tudo que nos enriquece como povos e sociedades." A arquitetura protege e comunica, é uma realização pública, do qual não podemos abstrair, a cidade também é composta de realizações arquitetônicas, com os quais a arquitetura deve pensar para e da cidade", explica a organização do prêmio no comunicado oficial.

O júri formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Carlos Jiménez, Fabián Farfán, Jean Pierre Crousse e César Shundi avaliou todos os projetos e determinou os vinte selecionados: