Considerando que uma obra de arquitetura possa ser fotografada, representada ou simplesmente definida verbalmente, ela também pode ser protagonista de uma obra cinematográfica. Isto fica muito claro em Arquitectura en Corto, um ciclo de curta-metragens sobre inovações e tendências na arquitetura contemporânea.
"A vitalização de vídeos nas redes sociais e dispositivos móveis; custos de produção mais acessíveis e, sobretudo, a necessidade de divulgar e comunicar projetos e processos cada dia mais complexos e inovadores, são algumas das tantas causas que levam a arquitetura a aproximar-se ainda mais desta forma de expressão", explicam Roca Gallery e Technal, organizadores do Arquitectura en Corto.
A compreensão das estruturas na arquitetura é uma tarefa inerente do arquiteto; permitindo, por exemplo, que um material como o aço possa configurar grandes elementos estruturais, brindando interessantes respostas às necessidades projetuais.
As 'vigas treliçadas' são um exemplo dessas soluçõess, as quais evidenciam, a partir de suas propriedades mecânicas e montagem rápida, a capacidade de configurar espaços e estruturas verdadeiramente complexas e interessantes.
Conheça a seguir uma lista com 10 exemplos de projetos com vigas treliçadas metálicas.
Arquitetos: Juan Blázquez, Escritório Técnico Municipal Prefeitura Alhaurín de la Torre; Juan Blázquez, Escritório Técnico Municipal Prefeitura Alhaurín de la Torre
Neste vídeo, Jesús Granada visita o Pavilhão Nórdico e a exposição "In Therapy" na Bienal de Veneza deste ano. O vídeo apresenta uma série de imagens estáticas que mostram a instalação central da exposição - uma pirâmide escalonada, ou zigurate - e sua série de "ambientes sem paredes" para a reflexão. O pavilhão em si, construído em 1969, foi projetado por Sverre Fehn para refletir e concretizar algumas ideias sobre a sociedade Nórdica e sua arquitetura - inclusive mostrando um certo sentido de abertura. Este ano, portanto, o pavilhão foi organizado como uma extensão do espaço público do Giardini.
https://www.archdaily.com.br/br/790966/video-ascend-the-ziggurat-in-the-nordic-pavilion-at-the-2016-venice-biennaleAD Editorial Team
Neste contexto, um emocionado Alejandro Aravena, curador desta edição da Bienal de Veneza e primeiro sul-americano a desempenhar este papel, apresentava as últimas notícias acerca de "Reporting from the Front", a 15ª Mostra de Arquitetura que abriu suas portas ao público do dia 28 de maio:
Tanto a Bienal, quanto os arquitetos convidados, ou os que estão trabalhando na curadoria, não pretendem outra coisa senão abrir um debate que possibilite que a arquitetura e a cidade melhorem a qualidade de vida, e que os arquitetos possam compartilhar seu conhecimento para alcançar esse objetivo.
Não é a mesma coisa colocar estas questões em nossos espaços comuns de fala e colocar-las no Palácio Presidencial. De alguma forma, este evento transmite a mensagem de que estes temas são importantes. Por isso, muito obrigado pela oportunidade de estar aqui.
A presença da Presidente em um acontecimento como este é um símbolo que consolida um capítulo de avanços e conquistas da arquitetura chilena no mundo. Nas últimas décadas, a arquitetura chilena posicionou-se no mundo como uma das produções mais potentes, levando arquitetos nacionais a receber o reconhecimento que há alguns anos atrás não se podia imaginar.
https://www.archdaily.com.br/br/790397/bienal-de-veneza-2016-reporting-from-chile-ou-do-chile-para-o-mundoPola Mora
Em sue mais recente vídeo, Jesús Granada visita o pavilhão da Austrália na Bienal de Veneza 2016, intitulado "The Pool". Com curadoria de Amelia Holliday, Isabelle Toland & Michelle Tabet, do Aileen Sage Architects, a exposição explora a tipologia arquitetônica da piscina e seu lugar na cultura australiana.
Os visitantes podem ouvir oito narradores contando histórias sobre piscinas que abordam temas como satisfação e realização, segregação e inclusão, aprendizado com o passado e reflexão sobre o futuro.
Neste vídeo, Jesús Granada nos leva para dentro do Pavilhão da Áustria na Bienal de Veneza 2016. A exposição, intitulada Orte Für Menschen (Lugares para Pessoas), foca na criação de soluções habitacionais inovadoras necessárias para lidar com a atual crise de imigrantes refugiados no país. O pavilhão exibe três projetos em andamento em Viena, onde três equipes de arquitetos se uniram a ONGs para converter edifícios abandonados em acomodações temporárias para refugiados e, posteriormente, em residências permanentes.
O Pavilhão Vara, de Pezo von Ellrichshausen para a Bienal de Veneza 2016, é descrito pelos arquitetos como "uma série de exteriores dentro de outros exteriores". Quebrando esse mistério, o que emerge é um complexo labiríntico de círculos - dez deles - formados com aço, cimento e gesso pintados, que coletivamente criam uma série de paredes, mas sem teto, formando assim um pavilhão que é aberto aos elementos de cima. O título do pavilhão, "Vara", que conta com 324 m², refere-se a uma unidade espanhola de medição, imprecisa e obsoleta, utilizada durante a conquista do país na América para rastrear e medir cidades. Cada um dos círculos do Pavilhão Vara é um diâmetro da unidade, variando de 2 a 11.
Entre as 449 obras apresentadas, o júri da XIII Bienal Espanhola de Arquitetura e Urbanismo (XIII BEAU) divulgou a lista dos 22 projetos vencedores desta edição do concurso espanhol. "(Os vencedores) mostram atitudes diferentes no modo de intervir sobre o patrimônio, a cidade e a paisagem com soluções inovadoras e qualificadas", explica o júri.
"Baseiam-se em ações que melhoram o entorno urbano e paisagístico dos locais, com propostas de acordo com as problemáticas e os recursos disponíveis, com capacidade para se tornar referências de um contexto e testemunho de seu tempo", justifica o júri em relação a sua decisão.