-
Arquitetos: Bajet Giramé, JAAS
- Área: 8000 m²
- Ano: 2023
Complexo de Férias Alfacs / Bajet Giramé + JAAS
De garagem a casa / Judit Falgueras Arquitectura
Reabilitação do Edifício Paseo de Gracia 125 / OAB
Casa Shift / NOMO STUDIO
-
Arquitetos: NOMO STUDIO
- Área: 230 m²
- Ano: 2022
Casa de Pedra / NOMO STUDIO
-
Arquitetos: NOMO STUDIO
- Área: 450 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Balay, Roca, Technal
Como calcular a inclinação de um telhado?
As coberturas muitas vezes desempenham papéis importantes na identidade de um projeto. Para além do aspecto estético, elas têm papel fundamental na proteção e fechamento do edifício. Dos tipos de cobertura existentes, os telhados inclinados são os mais comuns nas residências e edifícios de boa parte do mundo, portanto, é preciso garantir que estejam dentro dos parâmetros previstos nas normas técnicas.
Instituto de Ensino Secundário Serra de Noet / Fabregat & Fabregat Arquitectes
-
Arquitetos: Fabregat & Fabregat Arquitectes
- Área: 3499 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Arcelor Mittal, AutoDesk, Cadwork informatik AG, KLH, TEJAS BORJA
Cortinas como divisórias para uma arquitetura fluida e adaptável
Durante as últimas décadas, os espaços interiores tornaram-se cada vez mais abertos e versáteis. Desde as paredes grossas e múltiplas subdivisões das villas paladianas, por exemplo, às plantas livres e multifuncionais de hoje, a arquitetura tenta combater a obsolescência, fornecendo ambientes mais eficientes para a vida transcorrer, facilitando as experiências cotidianas de pessoas no presente e futuro. E enquanto as antigas vilas de Palladio ainda podem acomodar uma variedade de recursos e estilos de vida, reajustando seus usos sem alterar um centímetro de sua simetria e modulação originais, hoje a flexibilidade parece ser a receita para prolongar a vida dos edifícios tanto quanto possível.
Como projetar espaços neutros e flexíveis o suficiente para se adaptar ao ser humano em evolução, oferecendo as soluções que cada pessoa demanda hoje em dia? Um elemento antigo pode ajudar a redefinir a maneira como concebemos e habitamos o espaço: cortinas.
Casa La Palometa / sanahuja&partners
40 Detalhes construtivos de concreto
A utilização histórica do concreto, devido a sua capacidade de se modelar e gerar diferentes formas, o torna uns dos materiais mais utilizados na hora de construir um projeto. O conhecido êxito do material aplicado a diferentes tipos de construções apresenta uma diversidade de detalhes que merecem uma atenção especial.
Veja uma seleção de 40 detalhes construtivos de projetos que se destacam pelo uso do concreto.
Conselhos úteis para projetar fachadas ventiladas com porcelanato de 3,5 mm
A fachada ventilada é uma solução construtiva perimetral que considera um duplo fechamento distanciado um do outro por meio de uma estrutura de suporte, gerando uma câmara de ar que permite a sua ventilação. Esta operação cria o chamado efeito chaminé, que ativa as correntes de ar por convecção, melhorando o isolamento acústico e térmico do edifício e aumentando sua eficiência energética.
Devido à sua natureza e fabricação de prensagem laminada, o porcelanato de 3,5 mm é uma excelente escolha para revestimentos de fachadas ventiladas. Sua alta resistência às intempéries, estabilidade dimensional e leveza reduzem os requisitos da estrutura de suporte. Pesa 3 vezes menos que um porcelanato tradicional e permite grandes formatos, até 3,6 metros, reduzindo o número de juntas. Também oferece alta estabilidade de cor, resistência a impactos e baixa manutenção ao longo do tempo.
Arquitetura comercial: exemplos de 100 a 1.000 m²
A distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais, como mostramos neste artigo, é determinante para o seu sucesso. Ela não só permite facilitar a logística e a circulação de clientes, mas também encontrar variações e inovações que permitam criar espaços mais eficientes e originais.
A seguir, selecionamos alguns projetos publicados em nossos sites, juntamente com suas representações em planta, que podem ajudá-lo a entender as diferentes propostas dos arquitetos para espaços comerciais de cem a mil metros quadrados.
Berçário Virolai Petit / Vicente Sarrablo + Jaume Colom + Roviras - Castelao Arquitectos
-
Arquitetos: Jaume Colom, Roviras - Castelao Arquitectos, Vicente Sarrablo; Jaume Colom, Roviras - Castelao Arquitectos, Vicente Sarrablo
- Área: 692 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Arumi Precast, MARAZZI, Shildan
Nove escritórios competem para projetar o CaixaForum de Valência
A Fundación la Caixa, da Espanha, selecionou nove escritórios de arquitetura para o concurso fechado de projeto para o novo CaixaForum, que será construído em Valência
Assim como ocorreu com o CaixaForum de Sevilha, localizado no interior das instalações da Torre de Sevilla, o novo centro cultural previsto para Velência seguirá a mesma estratégia e será construído no interior do edifício Ágora da Cidade das Artes e Ciências, projetado por Santiago Calatrava.
Sem dúvida, o grande desafio do projeto será elaborar uma proposta museográfica de aproximadamente seis mil metros quadrados que possa se adaptar ao interior de um edifício de características espaciais nada convencionais. A seguir, apresentamos os escritórios confirmados para o concurso.
MOSCA / Sarquella + Torres Arquitectes
-
Arquitetos: Sarquella + Torres Arquitectes