-
Arquitetos: FRPO Rodriguez & Oriol
- Área: 6300 m²
- Ano: 2020
LGM Studio - Luis Gallardo
Estação San José / FRPO Rodriguez & Oriol
Interiores mexicanos: 18 espaços que usam os livros como elementos de projeto
Ao longo dos anos, o design de interiores evoluiu de acordo com as necessidades que vão se apresentando, mas sobretudo de acordo com as experiências que se busca provocar no usuário. Nos últimos dois anos, testemunhamos uma mudança radical e um interesse especial por este assunto, pois a pandemia nos obrigou a prestar mais atenção na configuração dos espaços que habitamos. Isto fez com que surgissem projetos muito mais integrais, que atendem ao bem-estar do usuário, combinando cores, experiências sensoriais, tecnologia e elementos naturais que promovem a saúde.
Fé e luz: a arquitetura judaica
Poucas religiões têm tanta história e simbolismo quanto o judaísmo. Como a religião monoteísta mais antiga do mundo, remonta a cerca de quatro mil anos. No judaísmo, a arquitetura e as casas de culto servem como locais não apenas para serviços litúrgicos, mas também para reuniões e estudos. Hoje, os arquitetos estão repensando o projeto de sinagogas e espaços de encontro comunitário para celebrar o judaísmo, a reflexão e a comunidade.
Restaurante Adela / Faci Leboreiro
Arquitetura no México: projetos para entender o território de Quintana Roo
Quintana Roo é um estado localizado na região sudeste do México, faz fronteira geográfica com Belize e os estados de Yucatan e Campeche, e tem frente para o Golfo do México e o Mar do Caribe. Tem 50 212 km² e é o nono estado menos populoso do país. Sua capital é Chetumal e sua cidade mais populosa é Cancún. Há várias razões pelas quais Quintana Roo é um estado com uma importante riqueza cultural, uma delas é seu turismo de classe mundial, que o levou a ter um dos oito aeroportos internacionais do país, além de ser reconhecido pela Organização Mundial do Turismo.
Barranca del Muerto / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
-
Arquitetos: CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
- Área: 9465 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Concretos Moctezuma, Firenze, Muro Joben
Bar Zapote / Estudio Atemporal
-
Arquitetos: Estudio Atemporal
- Área: 250 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Chukum, La Metropolitana, Taller Nacional, +2
Arquitetura no México: projetos para entender o território do Estado do México
O Estado do México é um estado localizado na região centro-sul do país, que faz fronteira com os estados de Querétaro, Hidalgo, Tlaxcala, Puebla, Morelos e Cidade do México. Tem 22.357 km² de área e é o sétimo estado menos extenso do país. Sua capital mais populosa é Toluca, e sua cidade mais populosa é Ecatepec.
Pavilhão de Habitação Temporária para Trabalhadores da Saúde/ Revolution
-
Arquitetos: Revolution
- Área: 6 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Calorex, Comex, Ecolana, Lumin, Tienda Spax
Arquitetura no México: projetos para entender o território de Morelos
Morelos é um estado localizado na região centro-sul do México, fazendo fronteira geográfica com os estados de Puebla, Guerrero, o Estado do México e a Cidade do México. Possui 4.893 km² e é o segundo menor estado do país. Sua capital e cidade mais populosa é Cuernavaca.
Casa Moulat / CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
-
Arquitetos: CCA Centro de Colaboración Arquitectónica
- Área: 570 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Lutron, Acor, Baldwin, Bisazza, +13
As possibilidades do Concreto Pigmentado: 20 edifícios impregnados de cor
Quando pensamos em concreto, a cor cinza geralmente nos vem à cabeça. O traço tradicional do concreto, que leva cimento, brita, areia e água pode apresentar variações por conta dos seus elementos compositivos, mas sempre varia entre o cinza claro e o escuro. No entanto, um recurso que vem sendo cada vez mais utilizado é o de agregar pigmentos a essa mistura, para se alcançar cores variadas na aparência final da obra, já que tornam todo o concreto, por dentro e por fora, colorido. Essas tonalidades decorrem da adição de óxidos: as cores amarelo, vermelho e suas derivações (marrons) são obtidas com a adição do óxido de ferro, enquanto que o óxido de cromo e de cobalto criam o efeito de cor verde e azul, respectivamente. Para o concreto preto, geralmente inclui-se óxido de ferro preto e óxido de carbono, combinados com cimento pozolânico .
Pavilhão Xaman Tulum / Estudio Atemporal
-
Arquitetos: Estudio Atemporal
- Área: 783 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Cemex, Comex, Coriat, Helvex, Rotoplas, +1
Arquitetura mexicana: projetos para entender o território de Tulum
Tulum é uma região localizada no sudeste do México, dentro dos limites geográficos do estado de Quintana Roo, na costa do mar do Caribe, conformando parte da Riviera Maia. Historicamente, a região já foi uma cidade murada, de onde vem seu nome, que em Maia significa muralha.
Arquitetura mexicana: 15 escadas escultóricas
Um dos elementos de maior potencial escultórico da arquitetura é a circulação vertical – sejam rampas ou escadas. E apesar de serem frequentemente desenhadas a partir de uma abordagem puramente funcionalista, em alguns momentos tornam-se a peça fundamental do espaço.
Arquitetura e habitação coletiva: 50 projetos de apartamentos no México
O clima talvez seja a mais elementar e fundamental das condicionantes em um projeto de arquitetura. As condições atmosféricas de um determinado lugar podem ser vistas como um desafio e até mesmo, um problema o qual solucionar. Muitas vezes, em climas extremos, é preciso utilizar materiais isolantes e soluções construtivas específicas para poder lidar com a hostilidade das condições ambientais. Entretanto, quando se trata de um país tropical como o México, com seu clima privilegiado, o clima passa a ser um ponto positivo, um aliado dos arquitetos, algo que os permite transitar entre a arquitetura e a paisagem de forma fluida e dinâmica, criando microclimas e espaços que se esparramam para fora ou incorporando a natureza em seu centro, jogando com os limites entre interior e exterior de uma forma criativa e fecunda para a própria arquitetura.
Centro Cultural Comunitário Teotitlán del Valle / PRODUCTORA
-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 1700 m²
- Ano: 2017
Casa Tello / PRODUCTORA
-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 180 m²
- Ano: 2016
-
Fabricantes: Novaceramic, Premex