DOMEHOME – Ampliação de residência unifamiliar em Aravaca / EME157
Pavilhão Godai / Baldó Arquitectura
-
Arquitetos: Baldó Arquitectura
- Área: 169 m²
-
Fabricantes: Focus, Hoppe, ICONICO, Industrias ROGO SL, JUNG, +6
Casa Cavero / Miguel Olazabal Arquitectos
-
Arquitetos: Miguel Olazabal Arquitectos
- Área: 308 m²
- Ano: 2020
SPA A Smaller Splash! / Pachon-Paredes
-
Arquitetos: Pachon-Paredes
- Área: 140 m²
- Ano: 2023
Subvertendo a estética tradicional de clínicas odontológicas: 9 projetos que vão além do esperado
Assim como hospitais e consultórios médicos, clínicas odontológicas são locais que costumam trazer ansiedade e angústia aos pacientes, reações que podem ser intensificadas em um ambiente pouco amigável e acolhedor. Ambientes brancos e neutros podem trazer consigo a noção de assepsia e higiene, requisitos essenciais para a arquitetura hospitalar. Porém, a falta de elementos mais acolhedores, como o uso de cores e materiais mais quentes, também pode ser responsável por causar certo distanciamento entre os profissionais e os pacientes, além de reforçar os estereótipos atribuídos às clínicas odontológicas.
67 residências, espaços comerciais e garagem em Valdebebas / Amann Canovas Maruri
-
Arquitetos: Amann Cánovas Maruri
- Área: 19751 m²
- Ano: 2021
Casa de tijolos em Madri / Tuñón y Albornoz Arquitectos
-
Arquitetos: Tuñón y Albornoz Arquitectos
- Área: 871 m²
- Ano: 2021
Conheça os vencedores do AR House Awards 2021
El Garaje do escritório Nomos foi anunciado como o vencedor do prêmio AR House Awards 2021. Selecionado de uma lista de 15 escritórios globais, o júri elogiou o projeto por como ele "repensa a tipologia habitacional como um elemento que reativa espaços subutilizados nas cidades e transformar a infraestrutura rígida e obsoleta em soluções dinâmicas ”. Residência Hamburgö de Manthey Kula e Residência em Kanazawa do Shota Nakanishi Architects também receberam reconhecimento e foram altamente elogiado, junto com menções honrosas à casa Beaconsfield do arquiteto Simon Pendal, Weekend House do AREA (Architecture Research Athens), e Hlöðuberg artist studio do Studio Bua.
Pavilhão Espanhol na Expo Universal Dubai 2020 / amann-canovas-maruri
-
Arquitetos: amann-canovas-maruri
- Ano: 2021
Casas de tijolos na Espanha: o uso da alvenaria em projetos de interiores e exteriores
A facilidade de acesso, a alta disponibilidade no mercado, a resistência e durabilidade assim como o valor relativamente baixo fazem do tijolo um dos materiais mais utilizados na industria da construção civil, servindo muitas vezes, como símbolo de identidade da arquitetura de uma determinada região. No caso da Espanha, país profundamente influenciado pela cultura e arte mudéjar, o tijolo, que tem sido amplamente utilizado na arquitetura espanhola desde tempos imemoriais, ocupa ainda hoje uma posição privilegiada no cenário da arquitetura contemporânea. Recorrentemente utilizados para a construção de planos, arcos e abobadas, tijolos também aparecem na forma de estruturas vazadas como cobogós e muxarabis, permitindo a iluminação e ventilação natural de espaços interiores, especialmente em se tratando de um território cálido como o sul da Europa.
Pensando nisso, apresentamos à seguir uma série de projetos de arquitetura contemporânea que fazem uso deste material, acompanhados de um breve memorial descritivo fornecido pelos arquitetos responsáveis.
Pavilhão do Parque Arqueológico de El Molinete / Amann Canovas Maruri
De fábricas a residências: adaptações contemporâneas da arquitetura industrial espanhola
A progressiva desindustrialização das cidades, seja devido a mudanças nas regulamentações de proteção ambiental - em termos de ruído e emissões -, ou ao aumento do valor dos terrenos, levou a um deslocamento sistemático dos edifícios fabris em direção à periferia dos conglomerados urbanos. Por conta disso, muitos edifícios industriais tornaram-se vazios e obsoletos, perdendo suas funções originais. Devido às suas dimensões, grandes vãos, flexibilidade e indeterminação espacial, no entanto, estes edifícios são, em geral, espaços apropriados para a realização de reformas que permitem a incorporação de novos programas.
Tijolos e suas cores
O tijolo é um dos materiais mais populares para arquitetos que buscam uma estética mais rústica ou vintage tornando os projetos de apartamentos, restaurantes e lojas mais quentes e convidativos. No entanto, a cor e o tipo de corte do tijolo podem influenciar significativamente a atmosfera que emana. Enquanto o tijolo branco se presta a um design mais minimalista, o tijolo marrom, por exemplo, tende a parecer mais rústico e terroso. Neste artigo, exploramos algumas das cores mais populares de tijolos, descrevemos formas de colori-los artificialmente e listamos projetos recentes que utilizam o material.
Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos
-
Arquitetos: Canals Moneo Arquitectos, Rafael Moneo
- Área: 800 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Cerámicas Ferrés, Fusteria Font, New Terracotta, Teleura Mascaró
Reconversão La Nave / Nomos
Estádio de futebol ‘Wanda Metropolitano’ / Cruz y Ortiz Arquitectos
-
Arquitetos: Cruz y Ortiz Arquitectos
- Área: 194 m²
- Ano: 2017
-
Fabricantes: Aquatherm, BANDALUX, Cortizo, Grohe, Proquinal, +4
O Pavilhão / Fundação Norman Foster
- Ano: 2017
Três projetos portugueses entre os finalistas do FAD 2017
Foram divulgados os projetos finalistas para os Prêmios FAD de Arquitetura e Interiores, o FAD Internacionais e o FAD de Pensamento e Crítica, convocados por ARQUIN-FAD, a Associação Interdisciplinar de Projeto do Espaço de FAD. O júri, coordenado por Belém Moneo, Johan Celsing e Anna Calvera respectivamente em cada uma das categorias, elegeu os finalistas, entre 463 projetos.