Yuri PALMIN

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos

Gottfried Böhm, o primeiro arquiteto alemão a receber o prestigioso Prêmio Pritzker, faleceu aos 101 anos, segundo informações da Deutsche Welle e WDR.

Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Image 1 of 4Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Image 2 of 4Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Image 3 of 4Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Image 4 of 4Gottfried Böhm, arquiteto alemão vencedor do Prêmio Pritzker, morre aos 101 anos - Mais Imagens

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 111 的图像 4
© DuoCai Photograph

100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 14 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 25 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 88 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - 89 的图像 4100 Espaços públicos: de pequenas praças a parques urbanos - Mais Imagens+ 107

A chave para projetar ou recuperar com sucesso os espaços públicos de uma cidade é criar estratégias que favoreçam seu uso e os capacitem como ponto de encontro. Independentemente da escala, entre alguns dos aspectos mais importantes estão: o desenho informado pelas necessidades das pessoas; a consideração da escala humana; e uma mistura de usos que permita multifuncionalidade e flexibilidade e proporcione conforto e segurança. 

Para lhe inspirar a projetar lugares de encontro e lazer, de praças a parques, de mirantes a playgrounds infantis, reunimos a seguir 100 espaços públicos de todas as escalas. 

Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela"

Após ser educado no Instituto Repin de Pintura, Escultura e Arquitetura em São Petersburgo, Sergei Tchoban se mudou para a Alemanha aos 30 anos de idade. Ele agora executa práticas paralelas em Berlim e Moscou, após tornar-se sócio-gerente da NPS Tchoban em 2003 e co-fundador da SPEECH com Sergey Kuznetsov em 2006. Em 2009, a Fundação Tchoban foi formada em Berlim para celebrar a arte perdida de desenhar através de exposições e publicações. O Museu de Desenho Arquitetônico da Fundação foi construído em Berlim em 2013 para o projeto da Tchoban. Nesta última entrevista para sua série “Cidade das Ideias”, Vladimir Belogolovsky conversou com Tchoban durante seu recente encontro em Paris sobre identidades arquitetônicas, inspirações, a paixão fanática do arquiteto pelo desenho e intangíveis como a beleza.

Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela" - Image 1 of 4Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela" - Image 2 of 4Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela" - Image 3 of 4Sergei Tchoban: "Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela" - Image 4 of 4Sergei Tchoban: Não podemos evitar olhar para a arquitetura. Arquitetura deve ser bela - Mais Imagens+ 40

15 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas

15 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas - Image 1 of 415 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas - Image 2 of 415 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas - Image 3 of 415 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas - Image 4 of 415 Bares que combinam texturas, iluminação e materiais para criar atmosferas - Mais Imagens+ 11

Bares são locais de encontro perfeitos para terminar o dia na companhia de amigos e alguns drinks. A atmosfera descontraída e a iluminação permitem discussões íntimas nas mesas, ao passo que aqueles mais abertos a novas relações sociais podem se encontrar em torno do elemento mais importante desses espaços: o balcão.

A atmosfera criada pela mistura de texturas, aromas, materiais e penumbra - idealmente acompanhada por um menu de coquetéis - é um componente essencial para nos ajudar a encontrar nossos bares favoritos. Veja a seguir uma seleção de 15 belos exemplos de bares, fotografados por nomes como Frank Herfort, Serena Eller Vanicher e Yann Deret.

Clássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm

Como uma montanha de concreto em meio às árvores, o volume irregular de concreto de Neviges Mariendom ("Catedral de Santa Maria de Neviges") ergue-se sobre seus arredores. Construído em um popular local de peregrinação no oeste da Alemanha, Mariendom é a última iteração de um mosteiro que atrai inúmeros visitantes e peregrinos de todo o mundo há séculos. Ao contrário de seus predecessores medievais e barrocos, Mariendom, descaradamente modernista, reflete uma mudança significativa na visão de seus criadores: uma nova maneira de pensar tanto para as pessoas da Alemanha pós-guerra quanto para a Igreja Católica em geral.

Clássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm - Memorial, FachadaClássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm - Memorial, FachadaClássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm - Memorial, FachadaClássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm - Memorial, Fachada, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Neviges Mariendom / Gottfried Böhm - Mais Imagens+ 17

Em foco: Smiljan Radić

Conhecido principalmente por seu projeto para o Serpentine Gallery Pavilion de 2014, o arquiteto Smiljan Radić (nascido no dia 21 de junho de 1965) é uma das figuras mais proeminentes da arquitetura chilena contemporânea. Com uma abordagem distinta em relação à forma, materiais e contextos naturais, Radić  se detém sobretudo em projetos de pequena e média escala que flertam com a noção de fragilidade.

Em foco: Rem Koolhaas

O celebrado arquiteto Remment (Rem) Koolhaas, laureado com o Prêmio Pritzker e curador da Bienal de Veneza de 2014, completa hoje 72 anos. Rem iniciou seus estudos em arquitetura na Architectural Association de Londres em 1968 e posteriormente fundou o OMA  (Office of Metropolitan Architecture) com um de seus ex-professores, Elia Zenghelis (juntamente com Zoe Zenghelis e Madelon Vriesendorp).

Apesar da onipresença atual do OMA, o início do escritório em 1975 foi bastante modesto. A comissão para chefiar os projetos do Euralille em 1989 foi um momento decisivo; o escritório começou então a passar de projetos de pequena escala (como a Villa dall'Ava) a projetos de grande escala pelos quais são conhecidos hoje, como a Sede da CCTV (recentemente aleita o "Melhor Edifício em Altura do Mundo") e a Biblioteca de Seattle (considerada um dos mais importantes edifícios do século XXI).

Clássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture

Nas margens do rio Sena, a leste da Île de la Cité, centro de Paris, estão as quatro torres cintilantes da Biblioteca Nacional da França. Dobradas em torno do perímetro de uma esplanada pública, o projeto é a versão moderna de Dominique Perrault para a tradição parisiense milenar de arquiteturas públicas monumentais. O projeto é tanto volume como vazio, fechamento e exposição, uma justaposição de ideias contrastantes e que é, ao mesmo tempo, muito respeitoso do seu lugar, seu legado milenar, como também uma auto-crítica deliberada.

Clássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture - BibliotecasClássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture - BibliotecasClássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture - BibliotecasClássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture - BibliotecasClássicos da Arquitetura: Biblioteca Nacional da França / Dominique Perrault Architecture - Mais Imagens+ 30

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou

Quando se trata de urbanismo contemporâneo, a atenção do público está cada vez mais voltada para Moscou. A cidade, claramente, pretende se tornar uma das principais megacidades do mundo em um futuro próximo e está empregando todos os meios necessários para atingir o seu objetivo, com o governo da cidade se mostrando estar muito disposto a investir em desenvolvimentos urbanos importantes (embora não sem algumas críticas).

Um evento-chave neste plano tem sido o Fórum Urbano de Moscou. Embora o objetivo declarado do fórum seja encontrar modelos adequados para as megacidades do futuro, um importante efeito colateral positivo é que ele permite que a cidade organize as melhores competições, selecione os melhores arquitetos e construa os melhores espaços urbanos para promover a cidade de Moscou. O Fórum também publica pesquisas e documentos acadêmicos para informar futuros empreendimentos de Moscou; por exemplo, Arqueologia da Periferia, uma publicação inspirada no fórum de 2013 e lançada em 2014, que nomeadamente influenciou o desenvolvimento urbano nos arredores de Moscou, mas também destacou a importância de combinar o desenvolvimento urbano com a paisagem existente.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Image 8 of 48 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Image 11 of 48 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Image 28 of 48 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Image 37 of 48 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor?

Em 2010, após a eleição de um novo prefeito, a Prefeitura de Moscou começou a trabalhar para ciar um ambiente urbano confortável onde cidadãos pudessem se sentir como residentes, em vez de apenas meros usuários da cidade. A ênfase estava na criação de espaços públicos para que os moscovitas pudessem preencher seu potencial e sentir que a cidade é seu lar.

O Gorky Park estava na linha de frente das mudanças. Durante os anos 1990, o "Parque Central para Cultura e Lazer" acumulou uma variedade de brinquedos de parques de diversão para se tornar uma espécie de Parque de Diversão Popular principalmente para visitantes de outras cidades, uma vez que os moscovitas raramente o frequentavam. Três anos atrás, o governo municipal fez de sua missão transformar a imagem do parque e trazer os residentes de Moscou de volta. Uma restauração e reconstrução em todas as escalas começou na primavera de 2011.

Hoje em dia, o Gorky Park representa um novo nível de espaços urbanos: centrado nas pessoas com uma infra-estrutura escrupulosamente concebida. Todas as alterações foram destinadas a criar um ambiente confortável para a vida - para passear e praticar esportes, trabalho e estudo, cultura e lazer. Além disso, em um curto espaço de tempo o parque desenvolveu um modelo econômico eficaz no qual recebe metade do seu orçamento a partir da cidade e gera a outra metade em si.

A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor? - Image 1 of 4A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor? - Image 2 of 4A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor? - Image 3 of 4A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor? - Image 4 of 4A questão urbana em Moscou: Há esperança de um futuro melhor? - Mais Imagens+ 3

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - GaleriaFundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - GaleriaFundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - GaleriaFundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - GaleriaFundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Mais Imagens+ 20

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Museus E Espaços De ExposiçõesMuseu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Museus E Espaços De ExposiçõesMuseu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Museus E Espaços De ExposiçõesMuseu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Museus E Espaços De ExposiçõesMuseu de Arte Contemporânea Garage / OMA - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht

Light Matters: Espaços Sagrados

A utilização da luz pode levar a diversos sentimentos: um raio de sol chama a atenção; o brilho sobrepõe; o céu noturno fascina, enquanto que uma densa floresta escura desperta medo. As religiões têm feito uso destas experiências para transmitir os aspectos místicos de suas respectivas divindades - assim, também o fazem os seus edifícios construídos.

A seguir, uma exploração das diferentes abordagens de uso da luz como veículo de significado simbólico e experiência espiritual em espaços religiosos.

Light Matters: Espaços Sagrados - Image 1 of 4Light Matters: Espaços Sagrados - Image 2 of 4Light Matters: Espaços Sagrados - Image 3 of 4Light Matters: Espaços Sagrados - Image 4 of 4Light Matters: Espaços Sagrados - Mais Imagens+ 4