A República do Kosovo apresentará Transcendent Locality na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023, explorando o papel significativo que a migração desempenha no desenvolvimento social do país. O pavilhão também mergulha no processo migratório e suas diferentes fases, incluindo o retorno para casa após a migração: temporária, sazonal ou permanente. No entanto, em sua essência, celebra as conexões com a pátria e sua relação com a terra de acolhimento. O pavilhão propõe que a localidade trans, conectada a mais de um lugar simultaneamente, tornou-se o modelo de vida predominante. Com efeito, manter as conexões entre a terra de acolhimento e a pátria supõe uma forma de comunicação, de transferência de conhecimento, informação, de bens materiais e imateriais.
Arquitetura do Kosovo
Projetos mais recentes em Kosovo
Últimas notícias em Kosovo
Carlo Ratti junta-se à Manifesta 14 para projetar intervenções urbanas em Kosovo
O escritório de design e inovação CRA - Carlo Ratti Associati divulga o resultado de sua Visão Urbana e Programa Urbano para a Manifesta 14, a Bienal Nômade Europeia em Prishtina, Kosovo, entre 22 de julho e 30 de outubro de 2022. O projeto do CRA propõe uma nova metodologia para a recuperação do espaço público na cidade. Ele começa com uma série de intervenções de design abertas para incentivar a participação do cidadão e promover ciclos de feedback para criar efeitos a longo prazo no ambiente construído. Durante o século 20, mudanças de regime e confrontos políticos trouxeram turbulência considerável para Kosovo e suas cidades. Como resultado, Prishtina sofre atualmente com uma escassez substancial de espaço público, mas um grande grupo de moradores desprivilegiados está ansioso para reverter essa situação.
Pavilhão de Kosovo da Bienal de Veneza aborda relação entre natureza e humanidade
Intitulado "Containporary" o Pavilhão de Kosovo da 17ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza avalia o papel da urbanização global e o processo de planejamento e criação de ambientes sustentáveis. Curado por Maksut Vezgishi, o pavilhão estará exposto de 22 de Maio a 21 de Novembro de 2021.
Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo
O escritório Kengo Kuma and Associates, juntamente com Bekim Ramku e OUD + Architects, recebeu recentemente o primeiro prêmio no concurso para converter o edifício Gërmia, em Prishtina, na mais nova sala de concertos da capital de Kosovo. A proposta preserva as estruturas existentes e articula o programa dentro e ao redor do conjunto de edifícios modernistas. O projeto prevê uma cobertuda que unirá os diferentes volumes, criando uma nova camada de espaços públicos.
Arquitetura do leste europeu: o simbolismo das bibliotecas modernistas soviéticas
Este artigo faz parte da série colaborativa “Arquitetura do Leste Europeu: 50 Edifícios que Definiram uma Era”, desenvolvida em parceria entre o The Calvert Journal e o ArchDaily. Celebrando alguns dos principais ícones da arquitetura do leste europeu, publicaremos periodicamente uma lista com cinco projetos construídos no então Bloco de Leste.
Architecture for Humans propõe comunidade neutra em emissão de carbono para abordar a mudança climática
À medida que a demanda por um estilo de vida sustentável aumenta, as cidades estão tentando encontrar estratégias para criar comunidades ecologicamente coerentes. De projetos passivos a materiais reciclados, os arquitetos estão voltando sua atenção para as mudanças climáticas e tentando encontrar soluções através da arquitetura e do design.
"Visibility (Imposed Modernity)" - Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza 2014
"E então choveu no reino da fantasia." Dante Alighieri (Purgatório XVII.25)
Proposta para a Mesquita Central de Pristina / Dürig AG
O escritório de arquitetura suíço Dürig AG, com sede em Zurich, concebeu essa interessante proposta para a Mesquita Central de Pristina, em Kosovo. O projeto para a nova mesquita faz o papel de intermediário entre o individuo e a comunidade. "Mesquitas são lugares de culto para a comunidade islâmica onde o indivíduo - o fiel - se junta a um todo maior para o ato cerimonial de oração." Elementos singulares se combinam para formar um elemento maior, mais significativo, completo. "Assim, [nossa proposta] se coloca como uma representação materializada para o indivíduo na comunidade islâmica de Kosovo."