Nesta semana selecionamos dez espaços de culto no nosso Arquivo. Nestas instâncias a arquitetura pretende transmitir o inexplicável; a luz e o uso dos mais distintos materiais se transformam em agentes chaves do processo criativo e da expressão arquitetônica. Igrejas, capelas e um crematório, trazem o propósito destes lugares de culto que nos inspiram e levam a um estado de reflexão.
Prehype, uma empresa de investimentos de risco, divulgou recentemente um episódio da série de podcast conduzida por Henrik Werdelin com o arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels.Tendo trabalhado com a Prehype em investimentos em tecnologia, Ingels discute sua experiência e perspectivas em relação à indústria, traçando paralelos entre empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e arquitetura.
Yantaló Volunteer House é um projeto desenvolvido pela Organização Internacional de Voluntários Yantaló, uma organização sem fins lucrativos criada por sete amigos que visitaram o lugar para compartilhar seus conhecimentos arquitetônicos com seus habitantes. A casa comunitária para voluntários, atualmente em construção, baseia seu desenho em uma cobertura tipo "borboleta" que coleta a abundante água da chuva da área e é um modelo a ser replicado em novas casas para apoderar os habitantes locais do "poderoso recurso da água". A cobertura pode ser, inclusive, adaptada a casas já existentes.
Imagens de sua construção, detalhes e mais informações a seguir.
O documentário "No Buraco" (En el Hoyo, 2006), do cineasta mexicano Juan Carlos Rulfo, apresenta a fadigosa realidade dos trabalhadores em obras urbanas de grande envergadura, trazendo como caso de estudo a construção do segundo pavimento do Anel Periférico ao sul da Cidade do México, uma enorme ponte apelidada de "o segundo pavimento".
O filme, que recebeu o prêmio de melhor documentário internacional no Festival de Cinema de Sundance, nos mostra o lado humano da obra através das histórias pessoais de alguns dos seus construtores, revelando a cotidianidade de um trabalho que é realizado em arriscadas condições e com a morte rondando entre as máquinas e os ferros.
O documentário nos lembra que tudo o que projetamos será em algum momento construído, tijolo por tijolo, por outra pessoa. Pensamos nisso na hora de desenhar?
Em seu mais recente projeto, Federico Babina se uniu ao arquiteto Federico Ortiz Sanchez para conceber, ilustrar e esculpir 12 "micro-arquiteturas simbólicas e simbióticas", cada uma representando um componente diferente de uma casa e juntas formando o "DNA da Casa".
O projeto foi inspirado no tema Fundamentals da Bienal de Veneza 2014, "mas em vez de dissecar um catálogo de componentes, compusemos uma coleção de imagens", escreveu Babina. "Queríamos destacar a personalidade específica de cada um dos artefatos que propusemos, cada um deles usa seu próprio conjunto de símbolos para abordar suas diferentes questões neste compêndio de espaços da intimidade".
Taliesin (ou Taliesin East, após a construção de uma Taliesin West em 1937) foi o lar e estúdio do renomado arquiteto americano, Frank Lloyd Wright. Projetado para o próprio Wright, o edifício foi construído em 1911 e passou por várias alterações antes de tomar sua forma definitiva em 1937. Por muito anos o edifício permaneceu aberto ao público, recebendo visitantes de todas as partes dos EUA, no entanto, o edifício também está aberto àqueles que não podem viajar para vê-lo pessoalmente, graças a um passeio virtual criado por Tour de Force 360 VR.
Nesta semana, em Arquivo, destacamos dez obras que reciclam containers marítimos e destacam o uso deste material em seus projetos.
Através de recortes, inserção de elementos externos, revestimentos e equipamentos, o container é adaptado de acordo com seu futuro uso e estética desejada. Veja a seguir os projetos selecionados.
O arquiteto francês radicado em Valência, Espanha, Louis Sicardem parceira com o arquiteto Emil Yusta e o marceneiro Thorsten Fischer desenvolveram uma instalação chamada "O Véu da Noiva", na cascata Rossignolet que está situada na cidade de Mont Dore, na região dos vulcões franceses.
Como marco para a abertura do Festival de Arte e Natureza: Horizons Sancyde 2014,a intervenção consiste em um aqueduto com 4.000 aberturas que se desenvolve por cima do rio - a 3,5 mts de altura - como se fosse uma película artificial de chuva, que juntamente com os efeitos de luz e linhas retas, formam um percurso pelo coração da exuberante natureza do Maciço Central francês.
Mais detalhes do paisagismo e arquitetura, a seguir.
Até quando continuarmos dizendo que vidro é quase nada.
Desde o período gótico, o vidro tem sido valorizado por sua "invisibilidade". Paredes de vidro são frequentemente descritas através de termos como "abertura", "transparência" e "participação". Mas estas palavras são mais convincentes que a realidade. Na prática, um edifício de vidro pode ser tão desagradável quanto uma parede branca. Edifícios de vidro são tão tangíveis quanto qualquer outro e devem ser tratados como tal. Costumávamos confiar nas esquadrias para dar forma e substância ao vidro, entrelaçando as paredes através das aberturas. Se o vidro tem como objetivo fazer com que a parede se constitua como tal, ele também tem que ser alguma coisa. Isso exige mais que querer ser nada.
https://www.archdaily.com.br/br/772986/ate-quando-a-modernidade-se-revestira-de-vidroRasmus Wærn & Gert Wingårdh
A modelagem em três dimensões e as animações são recursos cada vez mais utilizados por arquitetos ao redor do mundo. Isto permite que nossos clientes, e futuros habitantes do edifício, possam compreender o espaço projetado e suas qualidades como, por exemplo, visualizar suas dimensões e perceber suas condições lumínicas, entre outros aspectos. Muitas vezes as novas formas de representação são criticadas por carecer de texturas e personalidade que o desenho a mão possui, mas a tecnologia avança e hoje é possível gerar imagens em movimento com muito caráter e bastante sensibilidade.
Se ainda acreditas nas possibilidades da animação, veja "Bear Story"*, um curta-metragem do chileno Gabriel Osorio, ganhador de mais de trinta prêmios no mundo e pré-selecionado para o Oscar na categoria de melhor curta-metragem animado.
Renderpeople, uma companhia que produz modelos 3D de pessoas para serem usados em qualquer programa de modelagem, lançou dois modelos gratuitos para demonstrar a qualidade de seus produtos. “Rosy” e “Dennis” estão disponíveis para download na página da companhia e podem ser usados em qualquer software de modelagem 3D. Diferentemente de outros sites como SKALGUBBAR, Escalalatina e SKALGUBBRASIL, que disponibilizam arquivos em .png de pessoas para serem inseridas em programas de edição de imagem, a Renderpeople oferece modelos 3D detalhados que podem ser inseridos nos ambientes modelados.
Esta semana em Arquivo, apresentamos uma seleção de projetos publicados anteriormente no ArchDaily Brasil que utilizam o bambu. Como este é um material resistente, duradouro, ecológico e sustentável, estas obras o utilizam como elemento essencial de construção tanto na estrutura, como revestimento e em seu interiores.
Confira os dez projetos de bambu selecionados, a seguir.
Inovação, rebelião ou "a próxima grande descoberta" - seja como for, parece que arquitetos e designers estão eternamente em busca da ideia que os colocará no mapa; a ideia original que é inteiramente e inegavelmente de sua autoria. Neste ensaio de Isaac Asimov, escrito em 1959 mas publicado apenas recentemente pela Technology Review, o cientista e escritor levanta a questão: como as pessoas têm novas ideias? Embora escrito originalmente para provocar cientistas e engenheiros que trabalham em sistemas de defesa, suas ideias e contribuições servem como lembrete sutil para todas as classes criativas do papel da colaboração, da diversão e do fracasso no processo de projeto.
Esta semana fez 50 anos que o célebre Le Corbusier faleceu. Na seção "Cinema e Arquitetura" celebramos o fato através de uma seleção de documentários completos e vídeos relacionados ao arquiteto.
Sketchfab, um banco de dados de modelos 3D, anunciou a implementação de ferramentas que permitirão aos usuários exporem não apenas seus modelos 3D mas também suas animações. A página, comparada a um "Youtube para modelos 3D", cresceu enormemente no pouco tempo que está no ar e a próxima atualização permite muitas possibilidades tanto para novos usuários como para veteranos da plataforma.
Nesta semana, selecionamos dez projetos que adotam o uso de diferentes cores no nosso Arquivo. O uso das cores traz uma arquitetura mais viva, lúdica, que pode favorecer, destacar e gerar diversas sensações no ambiente. Nesta seleção foram adotados os mais diferentes usos programáticos, projetos culturais, educacionais, comerciais e residencias estão presentes.
Espera-se que a população urbana da África subsaariana aumente em quase 70% no ano de 2025, uma rápida urbanização que envolve naturalmente o setor da construção civil. No entanto, os métodos atuais de planejamento em técnicas de construção, infraestruturas e ciclos econômicos, não são suficientes para sentar bases sólidas para um desenvolvimento urbano e social sustentável da região.
Em uma experiência acadêmica desenvolvida no Instituto de Arquitetura Experimental da Bauhaus-Universität Weimar, estudantes construíram três protótipos residenciais na escala 1:1 para Addis Abeba, capital da Etiópia e coração da hiper-urbanização. Conheça cada projeto detalhadamente, a seguir.
O auge de negócios que o Vale do Silício vive desde os anos 90 deve-se principalmente ao fato de que esta região da baía de San Francisco converteu-se no local sede de diversas empresas de inovação e tecnologia de renome mundial, como a Apple, o Facebook e a Google, dentre tantas outras.
Mas o boom nesse setor foi impulsionado muito antes, em 1890, com a fundação da Universidade de Stanford, onde foram criadas uma série de ferramentas científicas e tecnológicas. Desde então, o Vale do Silício é uma referência internacional para cidades ao redor do mundo que queiram desenvolver novos centros de tecnologia e pesquisa num mesmo território.
Produto disso são as várias cidades ao redor do mundo que têm impulsionado o crescimento tecnológico e o empreendedorismo. De fato, um estudo recente da empresa de tecnologia Compass identificou quais as 20 cidades líderes para se iniciar uma empresa de inovação e tecnologia, com o objetivo de orientar os empreendedores neste tema
A arte transcende a morte. E essa essência está muito presente dentro daquela que pode ser considerada como obra póstuma do aclamado diretor Stanley Kubrick. Mesmo considerando que seu desenvolvimento foi levado à cabo por outra figura emblemática como é Steven Spielberg, o filme possui esse ar fantasmagórico e perfeccionista tão típico do primeiro. Quimera de duas visões díspares, o filme é um produto que procura perturbar e não deixar indiferente a quem o assiste. Oferece um plano de fundo antagônico, uma vórtice destrutiva que silenciosamente ameaça e anuncia um final trágico para todos os protagonistas.
O filme está estruturado no mais puro estilo de Kubrick, com atos bem diferenciados entre si e possuindo uma estética independente em cada um deles. A arquitetura converte-se em uma ferramenta a mais na narrativa, em um elemento tão indispensável quanto a interpretação dos seus atores. Ela é, dentro de uma análise mais profunda, um reflexo da condição mental e sentimental do seu protagonista artificial, que passa de um ser inocente a um que perde o significado da sua vida e abandona-se na nostalgia.
Nesta semana, destacamos dez estruturas em balanço do nosso Arquivo. Estas obras, que foram publicadas anteriormente no ArchDaily Brasil, geram certa tensão ao minimizar o contato com o solo ou com a estrutura onde se apoiam.
Nesta seleção apresentamos diversas residências e outros programas culturais que possuem estas interessantes estruturas. Veja todos os projetos, a seguir.
No contexto do Festival de música, cultura e arte SOS 4.8. da Espanha, C+arquitectos juntamente com Miguel Mesa del Castillo e a Universidade de Alicante realizaram um pavilhão para instalar a singular temática de "O lado escuro da Festa."Isto tem relação com o efêmero dos efeitos, com o que fica de fora, com as hierarquias e rejeições que são construídos ou com a miséria do reconhecimento dos espaços quando as luzes se acendem.
Para construir este espaço Sticky Airs escolhe-se um material que responde a estas características e que também é parte das festas, a fumaça: é efêmero, em constante mudança, apenas é efeito. E ainda assim não é apenas utilizado como efeito, mas também como material para definir e qualificar o espaço do O Lado Escuro da Festa, explorando e extrapolando suas capacidades.
Recentemente na seção de Iluminação apresentamos o trabalho Golden Waters, obra mais recente da artista peruana Grimanesa Amorós, realizada no estado do Arizona, EUA.
Apresentamos desta vez um trabalho do grupo Delight Lab, que já realizaram desde a projeção de vídeos em grande escala na Catedral de Santiago e o Palacio La Moneda, ambos no Chile, até instalações audiovisuais em museus, projetos cenográficos, festivais internacionais, entre outros.
A seguir, apresentamos 5 projetos de Delight Lab, ilustrados com uma breve descrição, vídeos e imagens.