Um clássico de ação, "O Vingador do Futuro" é um filme que transcende seu rótulo de obra comercial, cuja mensagem vai mais além do que um simples entretenimento fundamentado somente na ação. Baseado em um relato do grande autor de ficção científica, Phillip K. Dick e dirigido por Paul Verhoeven, o filme apresenta um perfeito balanço entre uma fantasia tecnológica, uma crítica social e a violência que não se envergonha para mostrar uma realidade onde a humanidade entrou em um espiral decadente e pessimista do qual parece não haver saída.
A realidade do planeta na primeira metade do filme é apresentada dentro de um futuro palpável e próximo, que superpovoado obrigou a humanidade a tomar decisões drásticas sobre sua forma de vida. Filmado quase por completo nos estúdios Churubusco da Cidade de México, devido a mão-de-obra barata da época, a maioria das locações que vemos nesta primeira parte pertence a edifícios emblemáticos da própria cidade e da arquitetura mexicana. Tais obras vão desde a década de 70 até os anos 90 como uma busca, por parte do governo, de integrar o país dentro da modernidade.
Com um estilo inconfundível, a exposição retrospectiva da obra deYayoi Kusama: Obsesión Infinita, curada por Philip Larratt-Smith e Frances Morris, já percorreu a América do Sul passando por México, Brasil, Argentina e encontra-se atualmente no Chile.
A artista japonesa começou a interessar-se pela arte desde muito cedo, sendo influenciada pela pop art e o minimalismo, tendo criado seu próprio estilo que baseia-se em sua personalidade obsessiva. A obra torna-se interessante quando a obsessão transforma-se em espaço, tornando sua obra plana, num primeiro momento, em algo tridimensional. Seu trabalho, sempre minucioso e repetitivo, busca alcançar o espaço infinito e sugere uma reflexão sobre os limites no lugar que habitamos. São esses mesmos ou são impostos pela sociedade? Existe realmente um espaço infinito?
O cinema de ação clássico, caracterizado por altas doses de testosterona fílmica e um estilo impróprio encontrou o final da sua era no início dos anos 90. O gosto do público se concentrou nos filmes com efeitos especiais revolucionários, onde fantasias como “Jurasic Park” (1993) tornaram-se clássicos instantâneos no momento da sua estreia. Justo neste ano, onde se produziu o ponto de inflexão, vemos a estreia de “Demolition Man”. Apesar do mencionado anteriormente, sua acolhida entre o público foi boa, em grande parte pelo caráter irreverente e cômico que mostrava, quase como uma paródia, a fórmula clássica do cinema de ação, transportando-nos à um futuro pacífico onde somente os homens vindos do passado "bárbaro" da humanidade poderiam corrigir o rumo da mesma.
A premissa do filme, mesmo que simples, nos permite observar o processo de evolução da área metropolitana de Los Angeles. No presente (1996) nos mostra uma versão apocalíptica, uma cidade consumida pela violência e criminalidade onde somente a brutalidade policial consegue manter a ordem a preço de converter o território em um campo de batalha. Tal situação imaginária foi baseada no aumento da criminalidade na cidade e no ceticismo em encontrar uma solução clara para erradicá-la.
"O reflexo da arquitetura em seu contexto, sua escala, como se relaciona com as pessoas e com o tempo, depende muitas vezes do questionamento da obra, além da própria informação que um desenho, uma fotografia ou um texto pode fornecer. Os aspectos emotivos, sensíveis, particularmente perceptivos, se fazem presentes principalmente quando o espaço e o sujeito entram em contato. Quando, de alguma forma, o editor do registro deixa de contar com intermédios."
1 minute series, uma série de 4 vídeos realizados em diferentes locais do continente europeu pelo arquiteto Fernando Schapo, nasce da necessidade de poder se relacionar com os espaços de um modo mais sensorial, menos determinado por aspectos racionais. Texturas, sons, ritmos e velocidades entram em jogo, narrando a relação com esses espaços em lapsos breves, deixando-se levar pelo imediatismo dos sentidos.
Sonhando com aquela viagem pelo mundo que você planeja há anos? Cobrindo mais de cinquenta países em sete continentes, o Google Street View permite que você embarque nessa jornada no conforto de sua própria casa, sem precisar de vistos no seu passaporte.
Veja alguns dos melhores destinos do Street View, a seguir:
McNabb & Co. é um estúdio dirigido por um casal de apaixonados pela arte gráfica e arquitetura, James e Stephanie criaram juntos a Serie City, uma coleção de esculturas de madeira, onde cada peça representa a perspectiva de uma paisagem urbana.
Completamente construídas com resíduos de madeira, esta obra é uma interpretação de fazer algo a partir do nada. Cada peça é cortada de maneira intuitiva com uma serra de fita. O resultado é uma coleção de formas arquitetônicas, cada uma diferente da outra.
Saiba mais detalhes e veja um vídeo destas esculturas arquitetônicas, a seguir.
O personagem de Richard B. Riddick viu seu nascimento no ano de 2000 dentro do filme de baixo orçamento "Pitch Black", que mesmo com poucos recursos conseguiu captar a atenção do público e crítica através do seu estilo de humor negro e um universo espacial intrigante, que embora não fosse tão bem representado na tela, contextualizava a ação dentro do filme. Seu diretor, David Twohy teria a oportunidade de levar aos cinemas uma nova aventura do personagem de Riddick quatro anos mais tarde, dando à história um rumo inesperado.
Ao invés de criar um filme seguindo a fórmula do original, ele optou por uma expansão abrupta dos seus elementos, construindo um universo rico e palpável dentro da tela. Se no filme prévio contava-se com cenários limitados e elementos minimalistas, agora conta com uma arquitetura detalhista, intimista e exuberante, que tem tanto peso quanto os próprios personagens na história.
Recentemente apresentamos o projeto "A piscina do Parque Lage" que consistia em uma instalação no Palácio da Escola de Artes Visuais no Rio de Janeiro, realizado por Penique productions, um coletivo espanhol de artistas que realizam instalações efêmeras infláveis que invadem e se expandem em espaços únicos.
Hoje apresentamos uma seleção de seu trabalho realizado na Espanha e México que traz o mesmo ponto de partida - apropriar-se de um espaço original que perde seu uso habitual - o espaço passa a formar parte da obra, que cresce até relacionar-se com a arquitetura existente e a experiência com o espectador, concebendo um novo espaço.
Veja seu trabalho realizado na Espanha, México e Brasil, a seguir.
Poucas vezes encontramos arquitetos que planejam soluções espaciais e arquitetônicas para situações tão concretas e específicas como o retorno à casa de nossos pais após alguns anos vivendo sozinhos. A equipe PKMN [pacman] Architecturesprocura justamente trabalhar com os espaços temporários derivados desta mudança, levando em conta o quão recorrente esta situação se tornou na Espanha entre a população de 25 a 40 anos.
Para desenvolver o Home Back Home, os arquitetos estudaram detalhadamente dois casos reais. Saiba mais detalhes sobre essa proposta e o resultado "espacial" da pesquisa, a seguir.
"Città Minime" (ou Cidades Mínimas) explora o espaço no qual a maioria das pessoas vivem, um espaço urbano reconhecível em suas estruturas essenciais: edifícios, estradas e árvores. Mas desta vez ele é visto a partir de um ponto de vista diferente, distorcido e recriado. As diferentes cenas fotografadas por Matteo Mezzadri são o resultado de um trabalho meticuloso, quase obsessivo, em que a imagem é a única evidência das instalações em larga escala feitas no estúdio do fotógrafo ou ao ar livre. O uso do Photoshop foi reduzido ao mínimo, enquanto o ambiente é recriado com um uso inteligente de dispositivos técnicos
Saiba mais sobre este trabalho e novas perspectivas fotografadas abaixo.
Dentro do cinema atual existe uma febre pela adaptação de sagas literárias juvenis. "Divergente" faz parte deste âmbito para criar uma série de filmes cada vez mais rentáveis economicamente. A recorrente comparação com "Jogos Vorazes" diminuiu sua originalidade devido a similaridade do seu argumento, entretanto, ambos apresentam características próprias que os tornam únicos e oferecem panoramas muito diferentes quanto seu desenvolvimento. Particularmente, "Divergente" mostra um contexto mais palpável e completo, que nos permite analisá-lo a fundo.
A trama nos situa em uma realidade daqui a cem anos. Diferentemente das realidades altamente tecnológicas ou apocalípticas que a ficção científica geralmente representa, vemos uma cidade de Chicago congelada no tempo. Seu skyline se mantém firme sobre o horizonte, e nele, vemos os estragos de um conflito marcado na sua estrutura como se fosse uma radiografia. Os caminhos foram destruídos e o grande lago Michigan foi substituído por um deserto que rodeia a cidade até perder-se no horizonte.
Em Riga, capital da Letônia, existem nove linhas de bonde que conectam grande parte da cidade. Segundo o escritório de arquitetura e urbanismo Fine Young Architects, 90% dos automóveis circulam pelos trilhos dos bondes, deixando livre e sem uso grande parte da via destinada aos carros.
Com o objetivo de trazer um uso a esse espaço livre, o escritório projetou uma intervenção urbana bastante simples que, em apenas um dia, conseguiu transformar a rua Miera, proporcionando aos ciclistas e pedestres um espaço mais amplo e lúdico.
Estudantes de arquitetura têm a reputação - talvez mais que qualquer outro curso - de virar noites, ou mesmo desaparecer dos círculos sociais por vários dias, para fazer seus projetos em um lugar frequentemente intimidador: o ateliê. No entanto, essa "cultura" de projeto incessante já foi colocada em questão muitas vezes, com pesquisas, como essa iniciada pela University of Toronto, destacando os efeitos negativos à saúde física e mental dos estudantes submetidos às longas jornadas de trabalho. Muitas escolas já fecham seus edifícios à noite, tentando impedir o que é comumente visto como uma cultura negativa e prejudicial.
Lutando contra o desenfreado crescimento das cidades chinesas, os arquitetos do Atelier Archmixing, com sede em Xangai, desenvolveram uma série de propostas para revalorizar os espaços singelos, nos quais o projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
Nesse projeto, o grupo desenvolveu um interessante dispositivo de iluminação que consiste em uma estrutura de bambu que permite a entrada da luz natural e a ventilação em um antigo edifício vernacular.
Se algo caracterizou ao longo dos anos a saga dos games "Final Fantasy" é a profundidade das suas histórias e personagens, assim como o desdobramento imaginativo para recriar seus mundos extraídos praticamente de sonhos. A etapa, da qual esteve encarregado Hironobu Sakaguchi, fundador da saga, é amplamente reconhecida por explorar todos estes elementos, a nível de considerar seus trabalhos como obras-primas; impecáveis mundos de fantasia nos quais o jogador se encontra profundamente imerso como na melhor das literaturas ou no filme mais clássico.
Dentro de todas aquelas fantasia, talvez a que agora é nosso tema de análise, é, de fato, a mais incompreendida. Nem os críticos, nem o público em geral a receberam com ânimo, feito que levou a falência a companhia Square, que a produziu, carregando um maior estigma e rejeição como se fosse uma lenda obscura.
Através de uma proposta que desenvolve um sistema homogêneo com possibilidades infinitas de personalização - em um controle com base em parâmetros específicos - os arquitetos do IaaC (Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha), encarregados do "Translated Geometries", propõem uma arquitetura adaptável, sem funções nem estilos determinados, visando evitar uma rápida obsolescência.
O projeto se constrói com base em uma modulação triangular e trabalha com Polímeros de Forma de Memória (SMP), permitindo que o material utilizado mude de estado conforme o estímulo externo aplicado.
Veja mais detalhes desta interessante e complexa investigação a seguir.
Os madrilenses do Boa Misturasão uma equipe multidisciplinar com raízes no grafite, que intervem no espaço público através da arte como uma ferramenta de mudança. A participação, o trabalho em rede, o sentimento de comunidade e o fortalecimento são os conceitos chave cultivados durante cada um dos projetos que realizaram. O resultado é uma comunidade mais coesa e resistente e uma melhor percepção do bairro como lugar habitável.
Transpassando fronteiras e intervindo em diferentes cidades do mundo - como Madri, São Paulo, Cidade do Panamá, Mallorca, Barcelona, Paris, Santiago de Queretaro, entre outras - este coletivo urbano pretende melhorar os espaços e por sua vez inspirar as pessoas que os habitam.
Conheça uma seleção de 8 dos seus recentes projetos, a seguir.
O projeto pessoal do artista e pesquisador espanhol Serafín Álvarez gerou como resultado uma impressionante coleção de corredores presentes em mais de 150 filmes de ficção científica. Agora seu trabalho atingiu outro nível, levando estes espaços às três dimensões através de seu levantamento posterior modelado.
Os diferentes corredores foram montados para conformar o Maze Walkthrough,um cenário 3Dque pode ser percorrido pelo usuário em tempo real, mostrando diferentes estéticas comuns ao gênero e intersectando os corredores para acentuar suas diferenças e contrastes. O resultado é um aplicativo que está entre a visualização arquitetônica e um jogo FPS (First-Person Shooter), no qual o usuário controla em primeira pessoa um avatar situado no interior do labirinto, podendo percorrê-lo com relativa liberdade de movimentos.
Desde 2012 o documentário Frei Otto: Spanning The Future está em produção com colaboração do canal de televisão PBS CPT12. O filme busca traçar o perfil do arquiteto de renome internacional e engenheiro, Frei Otto, laureado com o Prêmio Pritzker 2015. Meio século atrás, Otto, que faleceu ontem durante a noite, tornou-se mundialmente famoso como o primeiro a utilizar estruturas tensionadas feitas de estrutura metálica e membranas leves.
Pensa em descansar alguns dias? A seção Arte e Arquitetura selecionou uma série de produtos LEGO® para que você possa montar e se divertir com esses incríveis e minimalistas blocos coloridos, explorando o maravilhoso mundo da arquitetura, engenharia e construção.
Com grandes inspirações como Frank Lloyd Wright, Le Corbusier e Mies van der Rohe na Série Arquitetura, e algumas das obras mais emblemáticas do mundo como a Torre Eiffel, a Casa Branca, o Edifício Empire State, o Big Ben ou o Monumento a Lincoln na Série Monumental, convidamos você a testar suas habilidades e inspirar-se com o seguinte guia LEGO® Architecture.
Reclaiming Heritage é um grupo de arquitetos e estudantes de arquitetura de todo o mundo cujo objetivo é realizar umareconstrução sensível pós-desastres naturais. Sua enfase está na reutilização de materiais, buscando preservar o patrimônio arquitetônico e cultural destes.
A história começa no ano 2012, quando o grupo conquistou o primeiro lugar na categoria de moradia do concurso "Haiti: Ideas Challenge" (desenvolvido pela ACSA), com o objetivo de criar soluções permanentes após o terremoto que afetou o Haiti no dia 12 de janeiro de 2010. O projeto propõe reconstruir as moradias sobre suas ruínas, a fim de permitir a permanência das suas famílias nas suas comunidades e conservar o máximo possível suas moradias originais.
“Manaus: Tese para o Território Amazônico” reúne nove teses de graduação realizadas na Disciplina Arquitetura 6A / Oficina Mediterrânea da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Desenho da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Os trabalhos exploram o potencial de associar grandes infraestruturas urbanas com programas arquitetônicos mistos que se apropriem e maximizem a concentração de investimentos e infraestruturas.
Os ensaios, motivados pela experiência do programa S.O.S. Cidades, organizado pela Oficina Sul-americana da FADU-UBA, adotam como caso de estudo a cidade de Manaus, localizada em meio à selva amazônica.
"Quantos mais estarão mortos amanhã? Acreditei que havíamos construído algo onde as pessoas pudessem trabalhar, viver e estarem seguras. Se queria reduzir os custos por que não diminuiu o número de pavimentos em vez da qualidade?" Com esta frase, o arquiteto Doug Roberts (Paul Newman) recrimina o construtor da sua "Torre de Vidro" - edifício mais alto do mundo em 1974 - depois que um enorme incêndio acaba com a vida de quase 200 pessoas durante sua festa de inauguração.
Este incrível filme enfrenta o cidadão dos ano 70 - não acostumado a arquitetura em grande escala - com um enorme arranha-céu que é visto tanto como atrativo quando como ameaçador. Hoje em dia, quando nossas cidades estão inundadas de torres de grande altura, o filme parece ter uma especial relevância, apresentando uma série de interessantes temáticas relacionadas com nossa profissão.
Como a figura e a relevância do arquiteto mudou nos últimos 40 anos? Até onde chega nossa responsabilidade após desenhar um projeto? Tem sentido continuar enchendo nossas cidades de arranha-céus?
Em 2013 e 2014 apresentamos uma seleção de documentários imperdíveis para arquitetos e este ano não será diferente. No começo de 2015 submergimos novamente no fascinante e distinto mundo dos documentários para coletar uma série de títulos de interesse para os apaixonados pela arquitetura e urbanismo.
Estreias ou clássicos, teóricos ou curiosos, a seleção deste ano apresenta diversos filmes brasileiros, portugueses e internacionais, que abordam conteúdos sobre a habitação, biografias de grandes arquitetos e diversos outros temas como a decadência urbana de Veneza ao se ver consumida pelo turismo, a experiência de um casal que habita a polêmica “8 House”, projetada pelo BIG, e até mesmo um documentário da NatGeo que nos mostra como funciona a impressionante fábrica de Lego.
Em ordem aleatória, apresentamos 30 documentários que devem ser vistos em 2015.