O artista Phillip K Smith III revelou seu projeto baseado na luz e sombra, a luz refletida, a luz projetada e as mudanças, Lucid Stead, em Joshua Tree, Califórnia. Composto por espelhos, iluminação LED, equipamentos eletrônicos à medida e programação em uma estrutura pré-existente, esta intervenção arquitetônica reflete sua paisagem a medida que passam as horas.
Essa semana apresentamos o filme coreano "Casa Vazia" (título original Bin-jip - "Empty Houses"), do diretor Kim Ki-duk. Este não é um filme que declara desde o início uma relação direta com a arquitetura, mas definitivamente há uma ligação muito forte com ela. Através de poucos diálogos e um silêncio tórrido, o filme nos faz pensar sobre como habitamos nossos espaços privados hoje em dia, e, como esses parecem perder todo seu sentido ao estar completamente vazios. O protagonista percorre a cidade habitando casas vazias, enquanto os seus habitantes não estão nelas. Ele ocupa os espaços e artefatos, conserta alguns deles e, em seguida, deixa tudo intacto e parte em busca de um novo lar.
Durante as últimas décadas temos construído nossas cidades a partir de uma soma de espaços privados que parecem pertencer-nos, e parecem ser nosso lugar no mundo. Porém, esse filme nos apresenta uma interrogação: eles realmente são nossos? A propriedade privada é uma ilusão que nos separa de nossos vizinhos e nos faz habitantes invisíveis da cidade?
"No início", conta Gillot+Givry, "queríamos projetar uma arquitetura que - como os tradicionais salões de chá japoneses -, não fosse caracterizada por uma função específica". Este projeto nasce, sem dúvida, deste aforismo. Que resposta se pode dar a este paradoxal desejo? Restando os poucos elementos que definem este espaço, o que acontece? Um espaço vazio, e é esta a questão. Este vazio é habilmente preenchido, tão habilmente definido que se abre a novos universos imaginativos e, através da aspiração, dá lugar a ricas manifestações artísticas.
Desencantados com as políticas culturais atuais que saturam os espaços de exposições, os arquitetos da firma Gillot+Givry inventaram um novo espaço: uma mini galeria, uma estação que pode se ajustar e multiplicar infinitamente, um veículo da matéria que pode ser transportado para outras cidades, montanhas, áreas rurais e costeiras.
Continue lendo para saber mais detalhes do projeto.
Intitulado Paizi 38, Remix Studio criou a intervenção temporária como parte de uma regeneração urbana da histórica Dashilar Hutong em Pequim. Os visitantes percorrem um edifício abandonado, antigamente um restaurante pop-up. O caminho de madeira cria um percurso por três pátios tradicionais, o que leva os visitantes a passar através de escombros e buracos nas paredes. Os elementos visuais e espaciais são uma interpretação comum do antigo edifício como um novo tipo de exploração e descoberta.
Rising Moon é o nome do pavilhão temporário construído pelo estúdio Daydreamers Design para o Festival Hong Kong Mid-Autumn 2013, no Parque Victoria. Esta estrutura semi esférica é composta por 7 mil garrafas de plástico iluminadas com LED e conta com efeitos sonoros e luminosos. Ela causa um impacto visual externo que procura reinterpretar as tradições chinesas através de uma "lua sintética", promovendo, assim, uma mensagem de proteção ao meio ambiente.
Nesta semana, na nossa sessão Cinema e Arquitetura apresentamos o documentário "César Pelli, um jovem arquiteto" do diretor Miguel Rodríguez Arias, que passou horas conversando com o arquiteto argentino em seus escritórios centrais em New Haven, Estados Unidos. Com 65 minutos de duração, o documentário apresenta um lado mais humano do arquiteto e nos aproxima das dinâmicas de trabalho de sua equipe.
A realização do documentário levou três anos de entrevistas e documentação, sua estreia - sem data confirmada - acontecerá em Buenos Aires e Tucumán, simultaneamente, com a presença de seu protagonista.
O estúdio holandês KNOL Ontwerp apresenta Skinned, um projeto arquitetônico que exibe a "pele" dos edifícios abandonados de Amsterdam. O projeto consiste de uma coleção de cobertas de látex de edifícios em ruínas que são penduradas formando recriações fantasmagóricas dos espaços.
Dentro de seu trabalho fotográfico e audiovisual, e na ocasião da mostra Blanca Montaña / Registro dos últimos 20 anos de Arquitetura contemporânea Chilena, recebe uma premiação pela archiworld.tv no 5th Budapest Architecture Film Days, como melhor Landscape Architecture Film.
Participou de diversas exibições entre as quais se destaca o GAM em Santiago, o CENTEX em Valparaíso, o Uffzi Museum em Florência, Itália na IUAV em Veneza, na Galeria Aedes em Berlim, Alemanha e recentemente no The London Design Festival_Design Junction na Inglaterra.
Em paralelo a seu trabalho como fotógrafo, se dedica à arquitetura, liderando seu próprio estúdio onde desenvolve projetos no Chile e no México.É também Acadêmico nas Escolas de Arquitetura da UNAB, Campus Criativo e da Universidade Finis Terrae.
Faz parte da equipe do Arqfilmfest, primeiro Festival de Cine Arquitetura no Chile e América Latina, que atualmente está em cartaz no GAM e em Matucana 100 em Santiago, onde recentemente estreou seus três últimos trabalhos audiovisuais; Biblioteca para Cegos e Deficientes Visuais dos Arquitetos Mexicanos Mauricio Rocha e Gabriela Carrillo, Monasterio Beneditinos de Gabriel Guarda e Martín Correa, e a Biblioteca Pública do México do Arquiteto Alberto Kalach.
A seguir, uma entrevista exclusiva, uma seleção de suas melhores fotografias e curta-metragens de arquitetura.
Federico Babina, o idealizador de ARCHI-PIX (Partes Um e Dois) compartilhou conosco outra divertida série - ARCHICINE - em que representa obras icônicas de arquitetura que protagonizaram filmes. Veja abaixo as ilustrações!
Localizada nos arredores de Almaty, a maior cidade do Cazaquistão (e até 1997 sua capital), o projeto "Tree in the House" (Árvore na casa) foi concebido por A.Masow Design Studio para duas pessoas em um terreno privado. O projeto se resume a um cilindro de vidro com quatro pavimentos e uma escada em caracol. A casa inclui uma árvore em seu centro, abdicando de sua intimidade em favor de uma experiência de vida única.
A intervenção Baixa-mar, espelhos do céu, realizada pelo x-studioe localizada naBaia de Todos os Santos - Brasil, consiste em gerar um diálogo com a natureza a partir do ciclo de transformação do mar. O arquiteto mexicano Iván Juaréz procurou desenvolver uma série de oásis que vão desaparecendo ao longo do dia, com o único objetivo de contemplar a paisagem em transformação que oferece a ilha, desde a costa.
“Ninguém terá deixado de observar que frequentemente o chão se dobra de tal maneira que uma parte sobe em ângulo reto com o plano do chão, e logo a parte seguinte se coloca paralela a esse plano, para dar passagem a uma nova perpendicular, comportamento que se repete em espiral ou em linha quebrada até alturas extremamente variáveis.” (Julio Cortázar, Instruções para subir uma escada).
Um bom desenho de escadas é um desafio para o arquiteto. A inovação nas diversas formas e cores, movimentos e interações nos permitem compreender o verdadeiro sentido de espaço e entender este efeito ideal que rompe com os paradigmas, uma mudança contínua de perspectiva ao transitar por ela, tal como faz o interessante estúdio Lang Baumann através de seu projeto Beatiful Steps.
O curta-metragem "Casalata" - realizado porLara Plácido e Ângelo Lopes -,foi produzido durante um curso de pós-graduação em cinema na M_EIA (Instituto Internacional de Arte, Tecnologia e Cultura) em Mindelo, Cabo Verde. O filme centra-se no déficit habitacional dos bairros de Mindelo e nos problemas causados por suas construções humildes de lata.
Depois de finalizado, o curta converteu-se em um projeto mais amplo, que busca gerar uma estratégia viável para melhorar os problemas de habitação em todo Cabo Verde. O resultado é uma proposta arquitetônica com o potencial de uma aplicação efetiva.
Como se tirado de um filme de ficção científica, Sub-Biosphere 2 é um projeto ambicioso concebido por Phil Pauley cujo objetivo é criar um ambiente sustentável embaixo d'água. A proposta é composta por uma brande bioma com oito cúpulas interligadas. O espaço central do habitat autossuficiente monitora os "sinais vitais" de todos os outros "núcleos", cada um com um sistema ecológico diferente.
Criado pelo designer e artista britânico Alex Chinneck, esta intervenção divertida cria a ilusão de uma casa abandonada com uma fachada de tijolos que derrete. Sob o título "Dos joelhos do meu nariz para a barriga dos meus dedos dos pés", esta peça surrealista se instalou na cidade costeira de Margate.
Projeto de iluminação: Miguel Chevalier Localização: Paris, França Colaboradores: Trafik Ano do Projeto: 2012 Fotografias: Cortesia de Miguel Chevalier
A Casa LIFT (Low Income Flood-proof Technology ou, em português, Tecnologia à prova de Inundações de Baixo Custo) foi projetada e construída por Prithula Prosun em Dhaka, Bangladesh, como uma solução inovadora e sustentável para as comunidades pobres que vivem em áreas propensas a inundações. Milhões de pessoas perdem suas vidas nas inundações que acontecem devido ao transbordamento dos rios, aos sistemas inadequados de drenagem e às chuvas das monções. Especialistas em mudança climática preveem que as inundações se agravarão com o derretimento das geleiras do Himalaia, sobrecarregando as redes fluviais do país.
Como parte de sua tese na Universidade de Waterloo, Prosun projetou a casa de modo a flutuar com o aumento do nível da água, retornando ao solo quando as águas baixam.
Turistas, quando visitam a Índia, costumam fazer um tour por templos, palácios e fortalezas espetaculares. No entanto, mesmo estando praticamente sob seus pés, as pessoas frequentemente esquecem dos poços, enormes estruturas subterrâneas (de até dez pavimentos) que pontuam a paisagem indiana.
Como mostrado no vídeo, os poços, construídos pela primeira vez por volta do ano 300 a.C., surgiram da necessidade de coletar e armazenar água de forma confiável. Eles apresentam sistemas de circulação muito complexos e, com o passar dos anos, se transformaram em centros comunitários e templos. No entanto, como aponta a arquiteta e jornalista Victoria Lautman, com o aumento da industrialização e com o clima cada vez mais seco (sem mencionar as incontáveis demolições), os poços estão sendo lentamente abandonados.
https://www.archdaily.com.br/br/01-151334/existe-futuro-para-os-pocos-da-indiaKatherine Allen
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"Men at Lunch" / Sean O. Cualain. Imagen Vía Art-Wallpaper.org
Seguimos apresentando os filmes que fizeram parte do Arquitectura Film Festival Santiago de Chile 2013, realizado entre os dias 17 e 20 de Outubro no Centro GAM e Matucana 100, na capital chilena.
Hoje, mostramos as resenhas e trailers do filme "Upside Down" e do documentário "Men at Lunch".
Os habitantes da pequena cidade norueguesa de Rjukan finalmente viram os raios de sol durante os meses de inverno. Localizada em meio a montanhas escarpadas, a cidade permanece nas sombras durante seis meses por ano; por este motivo seus habitantes têm que subir no topo das montanhas, através de um teleférico, para que seus organismos não fiquem com níveis muito baixos de vitamina D.
Recentemente, entretanto, os fracos raios de sol do inverno atingiram pela primeira vez a praça do mercado da cidade, graças a três enormes espelhos - helióstatos - instalados na montanha. O projeto foi liderado pela comunidade.
Dinâmicas do Vazio é o produto de um trabalho colaborativo entre o artista sonoro Ariel Bustamante e o arquiteto Alfredo Thiermann. Surge após uma convocatória aberta para realizar uma residência artística na Antártica durante um mês.
O continente Antártico, é um território distante sobretudo com uma paisagem vazia cujo imaginário se encontra ainda em constante construção. É provavelmente um dos poucos lugares aos quais o homem ainda enfrenta com total abertura ao mito e a possibilidade de fantasia e ficção. Se o imaginário visual antártico é entendido como um em construção, o imaginário acústico é provavelmente inexplorado e é a partir desta observação que este dispositivo busca construir, sobretudo, um lugar simbólico e acusticamente isolado capaz de ser preenchido com o seu próprio conteúdo simbólico.
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"Crackle of Time" / Sybille Dahrendorf. Imagen Vía Operndorf Afrika News
Seguimos apresentando os filmes que fizeram parte do Arquitectura Film Festival Santiago de Chile 2013, realizado entre os dias 17 e 20 de Outubro no Centro GAM e Matucana 100, na capital chilena.
Hoje, mostramos as resenhas e trailers do filme "O Ilusionista" e o documentário "Crackle of Time".
Ethan Schlussler, de 22 anos, construiu recentemente uma casa na árvore com materiais reciclados e que conta com um sistema de fixação que não causa danos à arvore. Para chegar até ela, construiu um elevador através de uma antiga bicicleta e um sistema de polias e roldanas; uma alternativa mais rápida e divertida que a tradicional escada fixada ao tronco.
O Pavilhão Desabitado é a manifestação territorial do Projeto Transmídia "Desabitado"; uma instalação desenvolvida no fim de 2012 pela República Portátil, companhia criativa formada por arquitetos e designers, em conjunto com a produtora cinematográfica Terkofilms.
Desabitado nasce como uma história e um curta-metragem focados no gênero fantástico, é o relato de uma cidade vazia e em ruínas; propõe um imaginário do território em crise existente na cidade de Concepción e deriva para a transmídia, buscando transitar esta história por distintos suportes e plataformas. Assim, adota o cinema, a arquitetura e a narrativa mediante a montagem de uma página virtual, um livro impresso, uma exposição numa sala de arte e uma instalação temporal no centro da cidade. Esta última ação é a qual decanta a construção do Pavilhão Desabitado, edifício temporário de 8 x 8 x 8 metros, que propõe alojar durante sete dias as atividades geradas em torno à transmissão e posicionamento territorial do projeto.