A proposta de Safdie Architects para o concurso Abrahamic Family House, em Abu Dhabi, reune uma mesquita, uma sinagoga e uma igreja dentro de um parque público, combinando espaços de culto do islamismo, judaísmo e cristianismo, as três principais religiões abraâmicas.
Desde 2017, a Escola de Arquitetura do Chipre (CYSOA) organiza uma série de concursos de arquitetura para instalações e projetos temporários para a praia de Geroskipou na Grécia.
No ano passado, a proposta vencedora foi apresentada pelo escritório russo de arquitetura KATARSIS Architects, um projeto temporário de cinema à céu aberto, com uma estrutura translúcida que serve tanto como cobertura quanto como tela de projeção.
As empenas cegas, ou fachadas sem aberturas, geralmente não são partidos projetuais em residências, mas sim frutos da necessidade de privacidade em certos ambientes, principalmente quando o recuo em relação ao edifício vizinho é pouco ou inexistente. No entanto, as empenas cegas podem vir a tomar lugar de destaque no conjunto de um edifício, seja pelo contraste entre cheios e vazios, seja pela valorização da empena de outras formas - como aplicação de pintura, textura, jardim vertical etc. -, seja, por fim, pela localização da empena cega na parte frontal do edifício - ou seja, uma “inversão de papéis” entre as fachadas laterais, geralmente resignadas à privação de aberturas, e a(s) fachada(s) frontal e/ou posterior, normalmente com aberturas.
Comissionada pelo Grupo Karim's, e projetada por Stefano Boeri Architetti, a primeira cidade-floresta inteligente do México terá como foco a inovação e a qualidade ambiental. A cidade busca um equilíbrio entre áreas verdes e construídas e é completamente auto-suficiente em alimento e energia.
A DesignIntelligence acaba de publicar o ranking anual das escolas de arquiteturas dos Estados Unidos em 2020. Assim como no ano passado, a agência decidiu classificar as escolas de arquitetura de todo o país de acordo com um critério um pouco mais subjetivo daquele utilizado em anos anteriores. As “melhores” escolas de arquitetura agora são chamadas de as “mais admiradas”.
Uma criança desesperada grita, em plena Praça Dom José Gaspar no Centro de São Paulo, para que não machuquem sua mãe. Chora ao vê-la ser retirada à força por agentes da Prefeitura de cima do carrinho em que vendia frutas todos os dias aos frequentadores da praça. Sua mãe também chora e tenta explicar aos agentes que aquelas frutas e aquele carrinho eram tudo que ela possui para tentar sustentar a filha. Todos assistem à cena comovidos e tentam argumentar com os funcionários da Subprefeitura, mas continuam recolhendo os produtos, afinal “ordens são ordens”.
Mas qual a “ordem” que regula os espaços públicos?
https://www.archdaily.com.br/br/927621/por-uma-nova-ordem-do-espaco-publico-o-direto-a-cidade-para-todosRodrigo Faria G. Iacovini
Centro de Congressos e Auditório de Plasencia / Selgas Cano. ImageIwan Baan
Cada vez mais, uma série de arquitetos tem adotado materialidades translúcidas nas fachadas de seus projetos, auxiliando no controle lumínico interior, uma vez que materiais como o policarbonato e U-Glass por exemplo, permitem que somente percentual nível lumínico adentre a arquitetura. Por outro lado, ao anoitecer, essas materialidades promovem qualidades distintas e com resultados surpreendentes, visto que ao acender suas luzes, os edifícios ttransformam-se em verdadeiras lanternas no cenário urbano.
Todos os anos na França são utilizados mais de 66.000 toneladas de agrotóxicos e cerca de 4,5 milhões de toneladas de plásticos não produzidos, dos quais, apenas 22% são reciclados. Durante o mesmo período, 48.000 mortes são atribuídas à problemas de saúde decorrentes da poluição e atividades relacionadas com a indústria automobilística. Em um contexto tão grave como este, novos parâmetros de sustentabilidade ambiental passaram a ser incorporados aos projetos de desenvolvimento urbano em busca de soluções mais sustentáveis e ambientalmente corretas tanto para o setor público quanto privado.
Considerando esta delicada situação e em conformidade com os critérios definidos pela Agenda de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas, o Studio NAB desenvolveu um projeto de estacionamento ecológico chamado Car Parks 2.0, uma proposta que pretende oferecer uma solução alternativa para as abundantes áreas de estacionamento que ocupam as nossas cidades, transformando-as em espaços mais sustentáveis e humanos.
Do cômodo doméstico à infraestrutura pública, a biblioteca é um tipo de programa arquitetônico que lida com diversas especificidades por conta de suas incumbências básicas: preservar livros e publicações e servir como espaço para leitura, estudo e pesquisa. Seja qual for a escala, as bibliotecas devem ser eficientes ao lidar com as condições naturais de iluminação e ventilação, já que, muitas vezes, combinam funções de lazer e trabalho que demandam qualidades de conforto ambiental diversas.
Escadaria do Bixiga, região tombada em São Paulo. Imagem: Dornicke/Wikimedia
Não há dúvida que a preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico é um objetivo fundamental para a construção de uma cidade justa. É um direito de todos os cidadãos, das presentes e das futuras gerações, conhecer e fruir nossa memória e nossa cultura. Mas para que de fato isto aconteça é essencial um olhar criterioso e ao mesmo tempo uma visão geral da cidade.
Arquitetura e Urbanismo é um dos mercados que mais evolui de acordo com os novos desenvolvimentos tecnológicos. É assim com o maquinário pesado usado na construção, com os materiais de obra e também com as ferramentas de projeto. Hoje, essa evolução está relacionada à tecnologia BIM.
Essa é a sigla para Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção. Trata-se de um método de trabalho que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de um edifício.
A primeira edição do Prêmio Obel foi concedido ao projeto Art Biotop Water Garden de Junya Ishigami + Associates. Anunciado em uma cerimônia no Utzon Center em Aalborg, na Dinamarca, o prêmio reconhece as conquistas arquitetônicas e é apresentado anualmente pela Fundação Henrik Frode Obel. O prêmio é de 100.000 euros e uma obra do artista Tomás Saraceno.
Auditório do Ibirapuera. Foto: Luciano Osorio on Visual Hunt / CC BY-NC-SA
O Tribunal de Justiça de São Paulo liberou hoje a concessão do Parque Ibirapuera, o maior da capital paulista, para a iniciativa privada. Segundo informações da Folha de S. Paulo, o processo estava suspenso desde março deste ano, após ser questionado pelo Ministério Público e pelo vereador Gilberto Natalini, do Partido Verde.
No último dia 18 de outubro, no marco da XVII edição da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires e encerando o ciclo de conferências, debates e exposições celebradas na Usina da Arte de Buenos Aires, foram anunciados os vencedores dos prêmios “Evolución Ladrillo”, CICA (Comitê internacional de Críticos de Arquitetura), os prêmios da Bienal BA por categoria e o Grande Prêmio Bienal, homenageando um total de 28 escritórios de arquitetura, instituições e organizações por suas contribuições no campo e disciplina da arquitetura.
Estação Júlio Prestes, 1938. São Paulo, Brasil. Image Cortesia de SouthAmerica.travel
Trens não são a primeira opção nos transportes em países da América do Sul, seja de carga ou de passageiros. A malha ferroviária dos diferentes países é pouco conectada e, mesmo internamente, está, em grande medida, desatualizada ou sucateada. Todavia, do passado em que os transportes se davam, principalmente, sobre trilhos, restam belíssimas estações ferroviárias que, ainda hoje, recebem trens de carga e passageiros.
https://www.archdaily.com.br/br/927418/as-7-estacoes-de-trem-mais-belas-da-america-do-sulEquipe ArchDaily Brasil
Owen Jones - Padrão Persa. Imagem Cortesia de Priya Khanchandani e Sam Jacob
Em 1856, Owen Jones lançava o livro The Grammar of Ornament [A gramática do ornamento] no qual apresentava uma compilação de linguagens visuais adotadas pelas mais distintas culturas - realizada a partir das explorações do autor em lugares como Grécia, Egito, Constantinopla e Índia. A obra reflete como os vitorianos examinaram a arte e o design internacionais colocando a Grã-Bretanha no centro do debate, a fim de estabelecer "princípios gerais" que promovessem um certo sistema de diferentes estilos através de suas próprias perspectivas. Na época, a publicação foi um grande sucesso editorial e influenciou desde William Morris (do movimento Arts and Crafts) até os arquitetos modernistas Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright. No entanto, em 2019, Priya Khanchandani e Sam Jacob fazem uma releitura do trabalho de Jones e demonstram não apenas os aspectos colonizadores presentes em seu ponto de vista, assim como propõem uma reinvenção destes sistemas e padrões visuais de acordo com a contemporaneidade.
Placas por toda a cidade, nos trens e metrôs. As palavras "Souto Moura" dispensam maiores explicações em uma cidade com dois arquitetos reconhecidos mundialmente. É a noite de abertura de sua Exposição “Souto de Moura: Memória, Projectos, Obras”, na Casa da Arquitectura, dia 18 de outubro de 2019, e ali estão os dois maiores expoentes da chamada Escola do Porto, lado a lado. Álvaro Siza, junto a outros convidados de honra, percorre todos os quarenta projetos da exposição ouvindo as explicações sintéticas, humildes e quase simplórias de Eduardo Souto de Moura sobre cada um deles. São os dois prêmios Pritzker portugueses, que por acaso também moram e trabalham nos mesmos edifícios, além de já terem trabalhado juntos em alguns projetos. Eduardo não esconde o orgulho da presença de Siza em sua exposição individual. Assim como não se omite ao reconhecer a influência do mestre na a sua carreira. Mas a arquitetura de Souto de Moura é única, tem vida própria. E todos ali sabem disso.
Cidades passam constantemente por mudanças que acabam deixando muitos espaços do tecido urbano esquecidos ou sem uso. Edifícios históricos são reformados e, através de reuso adaptativo, exploram novas possibilidades, mas o que acontece com o espaço público? Pequenas intervenções com recursos singelos e soluções inovadoras são a maneira perfeita de recuperar esses becos, praças e vias negligenciadas, e incorporá-los novamente às cidades.
Cortesia de Tamayouz Women in Architecture and Construction Award 2019
O Tamayouz Excellence Award divulgou as vencedoras do Women in Architecture and Construction Award 2019, um prêmio que homenageia as realizações de arquitetas noOriente Próximo e Norte da África, em duas categorias: Rising Star e Woman of Outstanding Achievement.
A fachada é o elemento que oferece a primeira impressão de uma obra de arquitetura, adquirindo muitas vezes um caráter icônico e reconhecível que passa a fazer parte do imaginário coletivo.
Frequentemente as vemos em fotografias e arte como, por exemplo, no trabalho de Andreas Gursky, ou como parte do cenário de filmes - impossível esquecer a fachada simétrica do Grande Hotel Budapeste, do diretor Wes Anderson - ou mesmo em videoclipes ou capas de álbuns, como o famoso "Physical Grafitti" do Led Zeppelin.
Multiculturalismo é um termo que atravessa qualquer narrativa histórica e cultural referente à África do Sul. Com a sua arquitetura não poderia ser diferente, uma mistura de tradições e técnicas construtivas vernaculares, modernismo e novas tecnologias. Atualmente, a arquitetura contemporânea sul-africana está ganhando cada dia mais visibilidade no cenário internacional, estruturas que exploram novas abordagens e experimentam diferentes estratégias formais e espaciais em um contexto histórico e cultural vibrante e diverso.
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em renderização em tempo real para visualização de arquitetura e como ela está mudando a maneira como os projetos são apresentados. Com a renderização em tempo real, é possível editar o projeto e ver as alterações atualizadas instantaneamente, com alta qualidade, além de produzir animações e panoramas em minutos, em vez de dias. A renderização em tempo real também abre as portas para experiências imersivas, como vídeos em 360° e realidade virtual.
Parte importante da educação das crianças acontece no playground, e não na sala de aula. Apesar disso, muitas vezes encontramos parquinhos vazios.
Devido à sua importância e significado, muitas escolas e instituições de ensino quebraram paradigmas tradicionais e optaram por explorar novas possibilidades. Selecionamos, a seguir, alguns exemplos inovadores que, através do uso de equipamentos especialmente projetados, cores vibrantes e uma variedade de texturas, permitem que as áreas de lazer promovam intercâmbio, aprendizado e descoberta.
Liderada por Iyad Alsaka, Reinier de Graaf, Jad Semaan e Adrianne Fisher, a proposta da OMA foi eleita vencedora de um concurso para uma torre residencial na orla da Cidade do Kuwait. Desenvolvida em colaboração com a firma de consultoria Pace, com sede no Kuwait, a torre Wafra será o primeiro empreendimento do OMA no país.