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Noticias de Arquitetura

Estação Comandante Ferraz projetada pelo Estúdio 41 está pronta para inauguração na Antártica

A Estação Antártica Comandante Ferraz, base de pesquisas da Marinha do Brasil na Antártida, está com sua construção concluída após três anos de obras no continente mais extremo do planeta. Trata-se de uma obra de arte da Arquitetura e Engenharia, com estruturas de aço de 700 toneladas, formato aerodinâmico para resistir aos ventos de até 200 km/h e base de palafitas para impedir que a neve acumulada no inverno chegue até o prédio.

8 Estratégias de planejamento, desenho e mobilidade para criar ruas mais seguras

Apesar de mais de 1,35 milhões de pessoas perderem a vida em acidentes de trânsito todos os anos, esse tipo de fatalidade não tem a mesma atenção de políticos e da mídia quando desastres de avião, trem ou embarcações. Algumas acreditam que as mortes em acidentes com veículos são parte da rotina ou inevitáveis – mas elas não precisam ser.

Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia

O indiano Morphogenesis tornou-se um dos primeiros escritórios de arquitetura do mundo a relatar uma disparidade salarial entre os gêneros em favor de suas funcionárias. Políticas de recrutamento e promoção foram criadas para criar condições equitativas para todos os candidatos, independentemente do gênero, sendo o mérito o único critério de revisão. O relatório reflete os esforços da empresa para apoiar o progresso da carreira a longo prazo para as mulheres em um país onde ganham apenas 62% do que os homens recebem.

Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia - Image 1 of 4Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia - Image 2 of 4Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia - Image 3 of 4Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia - Image 4 of 4Morphogenesis defende a igualdade salarial entre os gêneros na Índia - Mais Imagens+ 2

UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano

Como parte do plano de revitalização econômica de Trípoli, no Líbano, a União Internacional de Arquitetos (UIA), em colaboração com a Federação Libanesa de Engenheiros e Arquitetos (em nome da Zona Econômica Especial de Trípoli / TSEZ), a União de Arquitetos Mediterrâneos (UMAR), e o governo libanês, lançou um concurso internacional de arquitetura para criar um Centro de Conhecimento e Inovação na cidade. 

O local de intervenção é um terreno dentro da abandonada Feira Internacional Rachid Karami, de Oscar Niemeyer, um complexo de exposições modernista que clama por restauração. O objetivo do concurso é criar um centro de tecnologia e negócios que promova e fomente pequenas empresas e empreendedores, atraindo estudantes, jovens graduados e empresas locais e internacionais para Trípoli e seus arredores.

UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano - Image 1 of 4UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano - Image 2 of 4UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano - Image 3 of 4UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano - Image 4 of 4UIA lança concurso internacional para recuperar projeto de Niemeyer para a Feira de Trípoli no Líbano - Mais Imagens+ 7

O conceito “ma” para Arata Isozaki: um modo de ver o mundo

Arata Isozaki é o sétimo arquiteto japonês a ser laureado pelo Prêmio Pritzker. Para além da importância de sua produção arquitetônica, Isozaki teve papel fundamental na divulgação da cultura nipônica para o Ocidente. Em 1978, por exemplo, concebeu a exposição “Ma: Espaço-Tempo do Japão” para o Museu de Artes Decorativas de Paris, a qual tinha o propósito de apresentar a noção japonesa de espaço e tempo para o resto do mundo por meio do conceito “ma”. 

Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily

ArchDaily faz 11 anos! Para comemorar a ocasião, queremos compartilhar com você os onze projetos mais visitados por nossos leitores durante esta incrível jornada. Desde os clássicos indiscutíveis e atemporais de arquitetos como Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe, até os trabalhos pioneiros de arquitetos como Zaha Hadid e OMA, passando pelo delicado trabalho do Gabinete de Arquitectura, esses 11 exemplos nos ensinam lições valiosas sobre a arquitetura, principalmente como projetar para requisitos específicos, sem perder a criatividade e beleza do projeto arquitetônico.

Em nome do ArchDaily, queremos agradecer todos os arquitetos que compartilham conosco a melhor arquitetura do mundo, ajudando-nos a inspirar profissionais de todo o globo a construir cidades melhores.

Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria 'Arquitetura Pública'

O Prêmio Building of the Year 2019 - reconhecimento anual do ArchDaily em que os projetos vencedores são eleitos por votação do público - anunciou a lista de obras vencedoras e, como de costume, a seleção abrange edifícios em todo o mundo. Entre os escolhidos por nossos leitores, um projeto brasileiro levou o prêmio na categoria "Arquitetura Pública": o Sesc 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos.

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto

Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 1 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 2 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 3 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Image 4 of 4Novas Formas de Indústria: Shed #19 por Andrea Oliva Architetto - Mais Imagens+ 18

Pesquisa é a chave para o projeto Shed #19 de Andrea Oliva— não apenas porque essa antiga fábrica foi transformada em um pólo tecnológico para investigação industrial, mas também porque a proposta arquitetônica usa a pesquisa como uma maneira de identificar as possíveis transformações no edifício. Neste caso, a rica história industrial e do lugar é considerada essencial na remodelação; e o projeto depende da compreensão de seu significado.

Vencedores dos Prêmios ArchDaily Building of the Year 2019

Mais de 80.000 votos foram dados nas últimas duas semanas e, depois de uma análise cuidadosa, os resultados do Building of the Year Awards 2019 do ArchDaily, apresentado por Unreal, foram divulgados. O prêmio que comemorou dez anos em 2019, é o maior prêmio de arquitetura crowdsourced baseado em pares no mundo, mostrando os projetos escolhidos por vocês, nossos leitores, como os mais significativos do ano.

Isto não é uma tarefa fácil. Mais de 4000 projetos estiveram em disputa neste ano, desafiando os leitores a considerarem cuidadosamente uma grande variedade de projetos de todo tipo, escala e localização. 4000 projetos foram reduzidos a 75 finalistas; 75 foram agora reduzidos para os 15 vencedores - um para cada categoria tipológica.

Os resultados são tão diversos quanto a própria arquitetura. Nomes bem conhecidos estão, como nas edições passadas, presentes entre o grupo, entre eles Zaha Hadid Architects, MVRDV, e Heatherwick Studio.. Para este último, com sede em Londres, sua vitória marca o segundo ano consecutivo em que são premiados por um projeto de remodelação. Mas nomes menos conhecidos dominam as fileiras dos vencedores este ano. O edifício de escritórios serenamente simples do Innocad para uma empresa imobiliária eleva o que a arquitetura corporativa pode ser, enquanto o domínio técnico e material da Biblioteca Somaiya Maya de Sameep Padora é suficiente para fazer qualquer arquiteto olhar duas vezes. A biblioteca é, na verdade, um dos dois projetos indianos a serem homenageados este ano - mostrando para a nação cujo talento em projeto parece finalmente estar em primeiro plano.

Mas, apesar de todas as suas diferenças, os vencedores compartilham um elemento crucial em comum: eles representam os valores de nossa missão, que é trazer inspiração, conhecimento e ferramentas para os arquitetos em todos os lugares. Building of the Year - e na verdade, o próprio ArchDaily - não seria possível sem a generosidade das empresas e dos leitores que investem em nossa missão como nós. Expressamos nossos sinceros agradecimentos a todos que participaram este ano, independentemente da forma. Parabéns a todos os vencedores!



Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais

Em um cenário criativo que já está repleto de talento e inovação, as obras do Atelier Deshaus se destacam na China. Seus projetos, muitas vezes revitalizações de espaços existentes, não seguem regras particulares de estilo estabelecidas por outros ou por eles mesmos. No entanto, eles estão unidos por uma visão sutil e enigmática da experiência do espaço nos ambientes urbanos em constante mudança no país.

Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais - Image 5 of 4Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais - Image 6 of 4Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais - Image 11 of 4Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais - Image 26 of 4Atelier Deshaus transforma a orla de Xangai com três projetos culturais - Mais Imagens+ 24

Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia

Antonio Serrano e o Mad Lab, de Madri, projetaram uma série de objetos cotidianos inspirados no conceito renascentista de “Utopia”. O conjunto de bandejas, caixas e centros de mesa são feitos de madeira de bordo e cedro.

A série, que se manifesta como uma forma de “cidade em escala reduzida”, considera a utopia uma reflexão imaginada sobre a realidade, em vez de um anseio por uma cidade ideal. 

Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia - Image 1 of 4Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia - Image 2 of 4Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia - Image 3 of 4Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia - Image 4 of 4Mad Lab desenha série de objetos cotidianos de madeira inspirados na ideia de Utopia - Mais Imagens+ 4

Parametrizando a cabana primitiva: Bienal de Arquitetura de Tallinn divulga instalação vencedora do concurso “Huts and Habitats”

A equipe curatorial da quinta edição da Bienal de Arquitetura de Tallinn (TAB), da qual o ArchDaily é parceiro, anunciou o vencedor de seu concurso “Huts and Habitats”. A proposta vencedora, Steampunk, projetada por SoomeenHahm Design, Igor Pantic e Fologram, do Reino Unido, foi escolhida entre as mais de 137 projetos enviados.

Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo

Desde que foi fundado em 1851, o The New York Times tem por costume publicar obituários de pessoas famosas. Em sua quilométrica lista de pessoas influentes que já se foram desta para uma melhor, estão algumas das personalidades mais influentes do mundo. Entretanto, assim como o proprio NYT já admitiu, esta lista esteve históricamente dominada pela presença majoritária de apenas uma parcela destas pessoas famosas e influentes, escolhidas por gênero e raça, ou seja, homens ricos e brancos. Em busca de preencher esta lacuna, o The New York Times lançou no ano passado uma série chamada de “Overlooked”, contando a história de importantes mulheres que foram ignoradas desta seleta lista mortuária, entre elas estão Sylvia Plath e Emma Gatewood por exemplo.

Na ocasião da comemoração do dia Internacional da Mulher, o The Times publicou um obituário assinado por Alexandra Lange sobre a vida e legado de Julia Morgan, a primeira mulher a receber a licença de arquiteta no Estado da Califórnia, e “uma das mais prolíficas projetistas da história dos Estados Unidos".

Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo - Image 1 of 4Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo - Image 2 of 4Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo - Image 3 of 4Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo - Image 4 of 4Julia Morgan: a fascinante história de pioneirismo de uma arquiteta muito à frente de seu tempo - Mais Imagens+ 1

Cobre na arquitetura: uma sala brilhante e com curvas barrocas

Este projeto de renovação de Peter Ebner + ZT GmbH trata da história do lugar e de gostos e tempos em mudança. É sobre a não necessidade de uma grande escala para melhorar radicalmente o espaço ao redor. Trata-se da beleza e o caráter da cidade, com sua vida refletida e cintilante, o céu noturno sombrio, gotas de chuva e luzes de carros que passam. É sobre pessoas que estão com muita pressa, mas que às vezes param por alguns segundos para observar algo especial, como uma sala brilhante.

"Outros Territórios" divulga arquitetos e artistas selecionados para exposição no Viaduto das Artes em Belo Horizonte

O edital Outros Territórios – Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana elegeu os sete finalistas da primeira etapa do programa. Todos serão apresentados numa exposição no Viaduto das Artes; um instigante espaço cultural na região do Barreiro instalado sob dois viadutos e sintonizado com o conceito geral da chamada, que é explorar as possibilidades de ativação de lacunas urbanas.

Schmidt Hammer Lassen projeta reforma e ampliação de biblioteca na Austrália

Oescritório de arquitetura Schmidt Hammer Lassen está desenvolvendo um projeto de reforma e ampliação que transformará a Biblioteca da Curtin University na Austrália. Desenvolvido em parceria com a equipe de arquitetos locais da Hames Sharley, o projeto liderado pelos dinamarqueses foi concebido para melhor acolher o crescente público da biblioteca além de dar mais fluidez e permeabilidade ao edificio, incorporar novos pátios abertos para qualificar a iluminação e ventilação dos seus espaços de trabalho e leitura. Os arquitetos defendem a ideia de uma "biblioteca viva", um espaço dinâmico e aberto à comunidade da maior universidade da Austrália Ocidental.

Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos

O arquiteto húngaro-francês, Yona Friedman, acaba de inaugurar seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e o Design District de Miami, o projeto foi apelidado de Space-Chain Phantasy-Miami 2019 e encontra-se instalado dentro do Paradise Plaza do Design District. A partir de sua vasta experiência no desenvolvimento de instalações públicas que promovem a democratização do uso dos espaços públicos, o mais novo protótipo criado por Friedman foi inspirado pela própria história da cidade de Miami. A partir do ponto de vista de Yona Friedman, a arquitetura deve ser algo flexível, móvel e capaz de ajustar-se às necessidades específicas dos seus usuários.

Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Image 1 of 4Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Image 2 of 4Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Image 3 of 4Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Image 4 of 4Yona Friedman inaugura seu primeiro projeto de arte pública nos Estados Unidos - Mais Imagens+ 9

Diller Scofidio + Renfro projetará o novo Museu de Transporte da Hungria

O escritório de arquitetura e design Diller Scofidio + Renfro foi selecionado para projetar o Museu de Transporte da Hungria em Budapeste. Como o novo lar de um dos mais antigos museus de transporte da Europa, o projeto será instalado em um antigo pátio ferroviário. O projeto usa a ideia de transporte terrestre como um princípio organizador central, destacando o papel central do terreno no planejamento urbano e na infraestrutura. O projeto reconfigura o solo escavando, levantando e cortando para produzir ambientes inesperados.

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Casas portuguesas: 15 casas em terrenos estreitos

Muitas das soluções de projeto mais interessantes resultam das condições do local onde são construídas, seja pelo clima, pela disponibilidade de materiais e mão de obra, pelas técnicas construtivas e, sobretudo, pela forma com que esses critérios são pensados no contexto muito específico do lote em que se encontram. O terreno é, por excelência, o espaço para colocar em prática essas estratégias, e com cidades que apresentam cada vez mais parcelas de dimensões reduzidas, lidar com espaços estreitos para construir passa a ser uma realidade recorrente.

David Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique

O escritórios David Wolferstetter Architektur (DWA), 3F Studio, and Architekten Schmidt-Schicketanz und Partner GmbH projetaram uma fachada a partir de impressão 3D para a nova entrada do Deutsches Museum em Munique, na Alemanha. O elemento translúcido de fachada, desenvolvido em colaboração com uma equipe liderada por Moritz Mungenast, da Universidade Técnica de Munique (TUM), possibilita um “projeto arquitetônico totalmente livre”, com funções de ventilação, isolamento e sombreamento já integradas na nova fachada.

O elemento de fachada, de 60 centímetros de largura e um metro de altura, oferece uma estética delicada, branca, difundindo a luz. Internamente, as células do material com cavidades cheias de ar oferecem isolamento ideal, enquanto tubos delgados garantem circulação do ar. A forma ondulada da fachada também cria auto-sombreamento, ao passo que a superfície micro-estruturada garante uma acústica adequada.

David Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique - Image 1 of 4David Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique - Image 2 of 4David Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique - Image 3 of 4David Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique - Imagem de DestaqueDavid Wolfertstetter usa impressão 3D na fachada do Deutsches Museum em Munique - Mais Imagens+ 6

Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles

O Museu da Academia de Cinema, projetado pelo escritório Renzo Piano Building Workshop, está em fase de conclusão em Los Angeles. O projeto de Piano consiste na reforma da loja de departamento May Company, localizada na esquina da Fairfax com a Wilshire, além de uma nova esfera de vidro que abrigará o David Geffen Theatre, com capacidade para mil espectadores. Com inauguração prevista para este ano, o projeto pretende se tornar a principal instituição do mundo dedicada ao cinema.

Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles - Image 1 of 4Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles - Image 2 of 4Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles - Image 3 of 4Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles - Image 4 of 4Museu da Academia de Cinema de Renzo Piano está prestes a ser concluído em Los Angeles - Mais Imagens+ 9

David Adjaye projeta complexo residencial em Munique inspirado na arquitetura do pós-guerra

Sir David Adjaye projetou um novo complexo residencial em Munique, Alemanha. Localizado no distrito de Schwabing, perto do Englischer Garten, o projeto incluirá 14 unidades "emolduradas" por uma estrutura racional. Com recuos, varandas e aberturas, o projeto busca ecoar o ritmo da arquitetura das ruas do entorno.

Estação de metrô desativada em Paris vai abrigar centro gastronômico subterrâneo

De um lado, um mercado underground, de outro, um restaurante e um bar de coquetéis. O Terminus, como vai se chamar o mais novo centro gastronômico de Paris, vai dar um novo destino a uma antiga e desativada estação de metrô do 6º distrito da capital francesa, com operações nas duas laterais dos trilhos do trem.

C.F. Møller Architects conclui o edifício de madeira mais alto da Suécia

O escritório C.F. Møller Architects concluiu o edifício de madeira mais alto da Suécia, que já está recebendo seus primeiros moradores. Situado em Västerås, a uma hora de Estocolmo, o edifício foi construído com madeira maciça, buscando reduzir radicalmente as emissões de CO2 e afetar positivamente o conforto ambiental em seu interior.

A torre de 8,5 pavimentos de altura conta com um térreo elevado e pavimento superior de altura dupla. Todas as paredes, vigas, varandas, elevadores e escadas feitas de madeira laminada cruzada. O uso de madeira maciça e madeira laminada colada possibilita criar uma estrutura hermética e eficiente em termos energéticos, sem a necessidade de revestimento adicional.

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