Em todo projeto arquitetônico de sucesso, é essencial fornecer aos usuários um espaço confortável ao ar livre. Em qualquer época do ano, estruturas modulares de sombra podem criar espaços que protegem do vento, poeira, sol, chuva, neve e ruídos de uma forma leve, flexível e esteticamente agradável.
Com isso em mente, o que devemos procurar ao escolher estruturas de sombra para espaços ao ar livre? Abaixo, fornecemos as principais recomendações da Superior Recreational Products.
O longo debate sobre o destino do Elevado João Goulart, famoso Minhocão, que corta o centro de São Paulo em direção à Zona Oeste da cidade, finalmente chegou a um fim. O atual prefeito Bruno Covas decidiu transformar a enorme estrutura em um parque elevado, à imagem e semelhança de vários outros no mundo que seguiram o exemplo do High Line em Nova Iorque.
A arquitetura pode ser compreendida a partir de vários prismas e muitas vezes é vista como a solução ou resposta para demandas materiais - habitação, lazer, comércio etc. No entanto, talvez uma das funções mais carregadas de simbolismos que pode ter a arquitetura é a concretização de demandas espirituais. Projetar espaços sagrados, espaços de culto (religioso ou não), pode ser uma das tarefas mais criativas e libertadoras dessa profissão, mas também deve responder a aspectos que fogem ao plano terrestre e puramente material, mas que fazem parte de um universo de subjetividade e fé.
A mais icônica obra de Jørn Utzon e um das obras de arquitetura mais facilmente reconhecidas do mundo todo, a Opera House de Sidney foi construída depois que o arquiteto dinamarquês venceu o concurso realizado em 1956, o qual atraiu mais de 200 participantes. Desde a sua inauguração em 1973, o edifício fez com que todo o mundo voltasse seus olhos para a emergente potência chamada Austrália. Mais recentemente, no ano passado, a Ópera de Sidney passou a ser completamente neutra em emissões de carbono.
A história por trás da Ópera House de Sidney é tão interessante quanto a própria obra de arquitetura. Em 1956, o governo de Nova Gales do Sul convocou um concurso internacional aberto para o projeto da Ópera House, um espaço capaz de receber óperas e orquestras sinfônicas, tudo na esperança de transformar a cidade de Sidney em uma importante capital cultural do mundo moderno. Como todos sabem, arquiteto dinamarquês Jørn Utzon foi o grande vencedor da competição, ainda que seu projeto fosse feito de apenas alguns esboços até certo ponto, intrigantes.
https://www.archdaily.com.br/br/911774/7-propostas-rejeitadas-para-a-pera-de-sydneyNiall Patrick Walsh
MVRDV venceu um concurso para renovar e ampliar o Palais du Commerce em Rennes, França. Desenvolvido em colaboração com os co-arquitetos Bernard Desmoulin e os investidores Frey e Engie Avenue, a transformação do marco histórico "significará um renascimento para o edifício e seus arredores".
O projeto do MVRDV reativará a Place de la Republique e o Palais, transformando um antigo prédio público em uma peça central da principal rua comercial da cidade, como foi originalmente planejado. Apesar de ser respeitosa com o edifício existente, a proposta do MVRDV adota uma abordagem crítica com transparência e acessibilidade.
Autor de projetos de grande porte como o clube Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, o Centro de Convivência Cultural, em Campinas, e o Parque Cecap, em Guarulhos, o arquiteto paulista Fabio Penteado (1929-2011), que completaria 90 anos no próximo mês de junho, terá sua obra revisitada em uma exposição em Portugal.
Com curadoria de Francesco Perrotta-Bosch, Irradiações inaugura dia 23 de fevereiro na Casa da Arquitectura, localizada em Matosinhos, cidade na região do Porto. Serão abordados cinco projetos de matrizes radiais desenvolvidos pelo arquiteto nos anos 1960, evidenciando sua atenção para as dimensões coletiva e pública dos espaços.
https://www.archdaily.com.br/br/911186/casa-da-arquitectura-promove-exposicao-sobre-a-obra-do-arquiteto-brasileiro-fabio-penteadoEquipe ArchDaily Brasil
O percurso que Vincent Van Duysen tem percorrido desde 1990 mostra grande consistência e uma visão coerente do projeto. Desde o início, promoveu-se com um certo número de lojas. E isso não foi coincidência. Van Duysen tem dito em diversas ocasiões que se não tivesse tido a oportunidade de estudar arquitetura, certamente teria seguido uma carreira na moda. Assim, não é surpreendente que após os seus estudos em Sint Lucas Gent se tenha mudado para Milão, uma cidade de renome como uma das capitais mundiais do design e da moda. Em Milão ficou convencido que um designer devia não só expressar um conceito na forma mais clara possível, mas deveria também prestar atenção a todos os detalhes significativos.
Cada movimento artístico e de design tem uma história interessante sobre como influenciou a arquitetura, e nem todos começaram com os mesmos princípios pelos quais ficaram depois conhecidos. A Bauhaus não é exceção. Ícone das origens do movimento moderno, a famosa escola alemã foi uma instituição experimental voltada para o expressionismo, criatividade e artesanato, unindo os estilos de Art Nouveau e Arts and Crafts com desenhos modernos.
Sol e vento vêm à nossa cabeça rapidamente quando pensamos em energias provindas de fontes renováveis. Descentralizar a produção de energia elétrica de grandes usinas é algo que tem movido engenheiros e inventores por todo o mundo. Mas pensar em transformar a energia mecânica do caminhar das pessoas em energia elétrica é algo que sai um pouco do senso comum. A tecnologia foi desenvolvida pelo fundador da Pavegen, Laurence Kemball-Cook, através de uma plataforma que se mescla ao passeio, desenvolvendo um produto que converte os passos em energia elétrica, mas que também pode gerar dados e até recompensas. Mas antes de sair por aí se sentindo o Michael Jackson em Billie Jean, entenda melhor como esse sistema funciona.
Um dos artistas de maior influência na arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra terá sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada em São Paulo. A sede do Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista abrigará permanentemente a escultura Echo, feita especialmente para o centro cultural, e que poderá ser visitada gratuitamente pelo público a partir do próximo sábado no jardim externo do instituto.
O escritório turco Melike Altınışık Architects (MAA) venceu um concurso internacional para o projeto do Museu de Ciências Robóticas de Seul, Coréia do Sul. Organizada pelo Governo Metropolitano de Seul, o concurso exigiu um projeto “inédito”, voltado a apoiar a formação em robótica e aumentar o interesse público pelo tema.
Os princípios da robótica, ciência, tecnologia e inovação moldaram todos os aspectos do projeto, desde a forma e estrutura até o material e operação. O escopo principal do museu é “criar um universo próprio para robôs e seus visitantes”, e o edifício se manifesta como uma estrutura esférica, não-direcional.
O estúdio HOZO Design C.O. lançou uma campanha de financiamento coletivo no Indiegogo para a “primeira régua compacta de rolamento digital”. A “ROLLOVA” se propõe a substituir réguas e trenas tradicionais por um dispositivo compacto que mede curvas e retas. O corpo de aço inoxidável conta com uma tela digital de alto contraste que mostra as medidas das superfícies.
Com uma tolerância máxima de + -0,4%, o dispositivo pode medir distâncias de até 10 metros. Para medidas em cantos de janelas, o aparelho compensa o valor adicionando seu próprio raio ou o diâmetro, semelhante aos medidores de laser convencionais.
https://www.archdaily.com.br/br/911482/hozo-desenvolve-regua-de-rolamento-digital-capaz-de-medir-superficies-curvas-com-precisaoNiall Patrick Walsh
2018 foi um excelente ano para o ArchDaily. Nossa audiencia global continuou crescendo, aproveitando dos quase 40.000 novos artigos e 4.300 novos projetos publicados em nossa plataforma. Estamos orgulhosos e entusiasmados por alcançar leitores em todos os cantos do mundo e aproveitamos a oportunidade para continuar compartilhando inspirações, conhecimentos e ferramentas necessárias para projetar um mundo urbanizado mais amigável e democrático.
Recentemente compartilhamos com nossos leitores as tendências que definirão o campo da arquitetura em 2019. Pudemos identificar essas tendências de forma confiável, não apenas por nossa experiência acumulada em publicá-las, mas também devido à nossa abordagem baseada em dados. Temos o compromisso de ouvir e compartilhar os interesses de nossos leitores - e nenhum esforço exemplifica melhor isso que nosso prêmio anual Building of The Year.
A edição de 2019 do BOTY, será apresentada em parceria com a Unreal Engine, e isso é particularmente estimulante para o ArchDaily, uma vez que marca dez anos consecutivos de nossos programas de premiação. Com o Building Of The Year, pedimos a você, leitoras e leitores, que compartilhe a responsabilidade de reconhecer e escolher os projetos que causaram impactos na profissão. Ao compartilhar sua opinião, você se torna parte de uma rede imparcial e representativa de jurados dedicados a destacar os projetos mais relevantes da última década.
Nas próximas três semanas, essa sabedoria coletiva irá reduzir os mais de 4.000 projetos publicados no ano passado em apenas 15 destacados finalistas - os melhores de cada categoria do ArchDaily
No mês de abril, a UMAPaz realiza um curso voltado para pessoas que queiram conhecer mais sobre sustentabilidade aplicada a projetos de arquitetura e construção civil, incluindo pequenas reformas. Com abordagem introdutória, busca esclarecer conceitos sobre construções sustentáveis para interessados no tema sem exigir conhecimento prévio.
https://www.archdaily.com.br/br/911798/umapaz-oferece-curso-gratuito-de-construcao-sustentavel-em-sao-pauloEquipe ArchDaily Brasil
O escritório de arquitetura e design REX revelou seu projeto para o novo Centro de Artes Performáticas da Brown University. O edifício acadêmico e cultural foi feito para ser um espaço flexível e adaptável que serve como um hub para performances. Combinando um salão principal multifuncional com um palco aberto, o projeto atende à necessidade de um espaço de performance adequado para grandes apresentações. O novo centro foi projetado para incentivar a colaboração e inspirar novos modos de produção artística e cultural.
Se as paredes pudessem falar, teriam infinitas histórias para contar - histórias de antiguidade, guerra, escândalo e reconciliação. Abordagens para a preservação são tão variadas quanto os profissionais por trás delas, e é comum vermos projetos de preservação que combinam estruturas antigas com características contemporâneas, criando belas combinações do antigo e do novo.
Reveja alguns projetos que destacam a beleza nas imperfeições das ruínas e grandes combinações de materiais usados e novos.
Esta seleção é uma das muitas compilações interessantes feitas por nossos usuários registrados. Lembre-se que você pode salvar e organizar suas inspirações no Meu ArchDaily. Crie sua conta aqui.
Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro - que já pode ser encontrado nas livrarias - e será lançado oficialmente na Escola da Cidade, no próximo dia 27/02. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.
https://www.archdaily.com.br/br/911714/aruturo-e-bei-editora-lancam-aprendendo-a-viver-na-cidade-na-escola-da-cidadePedro Vada
Em minha recente visita ao Japão tive a oportunidade de encontrar-me com uma das principais figuras do momento no cenário arquitetônico japonês. Junya Ishigami recebeu-me em seu estúdio pra lá de experimental (além de muito internacional) em Tóquio, uma das experiências mais memoráveis pelas quais passei ao longo dos últimos anos. Seu entusiasmo incontido é arrebatador, principalmente quando ele fala à respeito de sua própria arquitetura ou aquilo que pensa em relação à nossa querida profissão. Junya acredita que a arquitetura contemporânea “ainda não é suficientemente livre”. E é exatamente aí que ele começa a se posicionar. Junya tem buscado libertá-la, desvencilhar-se desta inércia determinante que define e limita a arquitetura nos dias de hoje. Ele procura desenvolver uma arquitetura que seja leve e liberta, projetos inspirados em metáforas improváveis como as nuvens ou a tranqüilidade da superfície da água. “Precisamos introduzir mais diversidade na arquitetura contemporânea, é preciso dar novas respostas aos sonhos das pessoas ... Eu quero levar a arquitetura para o futuro, criar novas condições que nunca foram pensadas antes”, diz Ishigami. O arquiteto japonês inaugurou recentemente duas exposições em forma de manifesto na cidade de Paris, questionando a natureza e o propósito da arquitetura nos dias de hoje. Junya é um visionário que parece um pouco fora de moda naquela que talvez seja a mais incerta das profissões.
A Fundació Joan Miró, de Barcelona, apresenta Lina Bo Bardi Drawing, a primeira exposição a focar especificamente o papel do desenho na vida e obra da arquiteta brasileira nascida na Itália.
A exposição apresenta uma coleção cuidadosamente selecionada de cem desenhos do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, testemunhando a importância de desenhar em todas as etapas da carreira multidisciplinar de Bo Bardi. O projeto tem curadoria de Zeuler Rocha Lima - arquiteto, artista, pesquisador e especialista internacional em Bo Bardi - com apoio da Fundació Banco Sabadell.
Residência WW é um projeto no México que nasce da ideia de gerar uma comunidade entre mulheres através de um espaço que constitui um clube social e de negócios dentro de uma casa dos anos 1920 situada na Rua Edgar Allan Poe 102, na Cidade do México. O objetivo é criar uma comunidade de mulheres e promover um espaço para o desenvolvimento da mesma.
A arquiteta francesa, Manuelle Gautrand, desenvolveu um projeto de uso misto com 400 unidades residencias para o mais novo bairro futurista de Amsterdã, o Hyde Park. Os edifícios foram concebidos de acordo com diferentes "temas" e encontram-se distribuídos ao redor de uma praça central, como uma vila sustentável, isso porque o projeto procura alcançar metas ambientais ambiciosas, transformando-se em um modelo de vida sustentável. Além disso, cada uma das estruturas é única e exclusiva, apresentando diferentes volumes, materiais, cores e alturas.
Comemore o centenário da Bauhaus com a plataforma número um do mundo para contar histórias através de imagens, o Instagram. Ferramenta essencial para designers, o Instagram é um banco de dados digital em constante crescimento, útil para compartilhamento e estímulo de mercados. A mídia social mudou não apenas o modo como apresentamos e comercializamos nossos projetos, mas também como apresentamos nós mesmos ao mundo.
São muitas as narrativas que se sobrepõem e cruzam na arquitetura e na cidade. Fruto do desejo humano de criar distinções artificiais em meio à natureza - seja por necessidade ou por vontade de manifestar sua existência - o espaço arquitetônico pode até apresentar certo rigor, mas mesmo as geometrias mais rígidas são o lugar onde variadas experiências, tempos e ações humanas sucedem.
Assim, sobre a intenção projetual sobrepõe-se a vida, e o resultado é um emaranhado constantemente mutável de narrativas. Para compreender essas histórias - ou segregá-las para contar ainda outras histórias - podemos contar com algumas ferramentas de representação da arquitetura e do espaço. A fotografia, nesse sentido, é aliada, e com ela é possível desembaraçar - ou complicar ainda mais - o novelo urbano em narrativas específicas, recombiná-las e, então, contar outra prosa.
A expansão do Norton Museum of Art, projetada pelo escritório Foster + Partners, foi inaugurada em West Palm Beach, na Flórida. Dois anos após o início das obras, o museu abrirá as portas para o público, apresentando uma nova fachada principal. O projeto preserva a ala leste original, de 1941, e a lógica do plano desenhado pelo arquiteto Marion Sims Wyeth.