A Basílica di Siponto, de Edoardo Tresoldi, foi premiada com a "Medalha de Ouro de Arquitetura Italiana - Prêmio Especial de Comissão", o prêmio mais prestigiado da arquitetura italiana.
A escultura de malha de arame reinterpreta a volumetria de uma basílica cristã que antigamente ficava no local da escultura, adjacente a uma igreja românica existente. O projeto serve como uma “ponte para a memória do lugar”, permitindo ao público contemplar o tempo e a história.
https://www.archdaily.com.br/br/904003/basilica-di-siponto-de-edoardo-tresoldi-e-premiada-com-a-medalha-de-ouro-da-arquitetura-italianaNiall Patrick Walsh
"Uma coisa horrorosa a repressão. Uma dimensão horrível, não contada ainda. Que não convém nem a ideia de revanche. A ideia é imaginar construir um mundo onde isso seja impossível". Esta impactante frase de Paulo Mendes da Rocha é parte de um depoimento dado ao grupo Arquitetxs pela Democracia. Este grupo apresenta ainda depoimentos de importantes personagens como Angelo Bucci, Guilherme Wisnik, Marcelo Rosenbaum, Márcio Kogan, Ermínia Maricato, Guto Requena, Stephanie Ribeiro.
https://www.archdaily.com.br/br/904259/paulo-mendes-da-rocha-fala-sobre-democraciaPedro Vada
Olson Kundig, de Seattle, divulgou detalhes de sua proposta que recebeu o segundo lugar no concurso Land Art Generator de 2018, em Melbourne, na Austrália. O projeto “Noite e Dia” combina energia solar com uma bateria hidráulica, gerando energia suficiente para 200 residências australianas, 24 horas por dia.
A proposta de infraestrutura situada em St Kilda também funciona como uma obra de arte e uma ponte para pedestres, com uma vela solar de 5.400 metros quadrados suspensa acima do Triângulo de St Kilda, na cidade de Port Phillip. Após o pôr do sol, mais eletricidade é gerada através de duas turbinas capturando o movimento cinético da água liberada através delas.
https://www.archdaily.com.br/br/904142/proposta-de-gerador-hidro-solar-de-olson-kundig-poderia-energizar-200-casas-em-melbourneNiall Patrick Walsh
CUBO, um escritório de arquitetura com sede em Aarhus, Dinamarca, projetou um pavilhão de entrada para a cidade, conectando duas faces emblemáticas de Aarhus - o jardim botânico e a cidade histórica. O edifício é convidativo e acolhedor aos residentes e visitantes, oferecendo à cidade um espaço de encontro e um centro de informações.
Tanto o jardim botânico quanto a cidade histórica são grandes atrações para os visitantes, desempenhando um papel fundamental para a imagem internacional da cidade. O pavilhão procura somar qualidade ao que já existe, integrando sensivelmente a estrutura na paisagem.
Álvaro Siza e Carlos Castanheira concluíram mais um projeto juntos na China. Localizado na cidade de Hangzhou, o Museu Internacional de Design da China foi comissionado pela Academia de Artes Chinesa para abrigar o extenso acervo da instituição, que recentemente foi ampliado com algumas obras originais da escola da Bauhaus.
O edifício é composto por dois grandes prismas dispostos em ângulo obtuso, unidos por um volume menor que define um pátio triangular no centro do conjunto. O revestimento em arenito vermelho, com discretas inserções de mármore branco, o distancia, de algum modo, dos mais emblemáticos projetos de Siza em Portugal; sua geometria angular, entretanto, estabelece uma tensão entre superfícies iluminadas e sombreadas que é recorrente em seu trabalho.
Às vezes, uma porta pode ser uma enorme dor de cabeça em um projeto. Pense em uma fachada limpa e contínua ... ter uma porta no meio dela pode arruinar a clareza de seu desenho. Mas nem sempre uma porta precisa ser constituída pela tradicional folha em madeira, com batentes, guarnições, fechaduras, puxadores e vistas.
E se elas pudessem se mesclar completamente com a parede? Todos nós já sonhamos com passagens escondidas e salas secretas escondidas em nossas casas. Mas para que isso funcione, a abertura deve ser disfarçada ou oculta.
Quem nunca se desesperou da vontade de ir ao banheiro fora do conforto do lar? Diversos arquitetos já realizaram propostas para essas situações estressantes, abordando a eficiência dos banheiros públicos a partir de suas instalações sanitárias, distribuição espacial e, principalmente, privacidade e conforto.
Em nosso site, já publicamos vários exemplos desse tipo de arquitetura, que podem ser vistos em planta e corte, a seguir.
No âmbito da Semana Internacional do Habitat e do Arquitecto em Moçambique, foi inaugurada a exposição e anunciados os vencedores do Primeiro Concurso de Fotografia de Arquitectura - Perspectivas, que ocorreu no dia 1 de outubro em Maputo, durante o evento A Cidade Desejada, organizado pela Associação de Arquitectos de Moçambique - ARCHIMOZ.
WXCA e Bellprat projetarão o Pavilhão Polonês para a Exposição Mundial 2020 em Dubai, tendo superado mais de 30 outras propostas. A proposta vencedora procura criar uma “estrutura modular aberta e em forma de árvore” inspirada na rica vida selvagem da Polônia.
O pavilhão contará com uma exposição integrada com “bandos cinéticos de pássaros flutuando sobre a cabeça dos visitantes”, referindo-se às muitas aves migratórias que se estabelecem na Polônia todos os anos “inspirando lendas, conectando mentes e criando o futuro”.
O arquiteto e designer conceitual iraniano Nasim Sehat desenvolveu o SLICE, um módulo de moradia alternativa impulsionado pela ideia de adaptar-se a nova economia. SLICE é descrito como uma "solução urbana de conexão e reprodução sustentável, centrada nas pessoas, conectada, auto-contida e flexível", dirigida aos futuros habitantes da cidade.
SLICE consiste em um módulo, dividido em camadas, de complementos funcionais combinados para criar configurações espaciais básicas. Em conjunto com o desenho do SLICE, Sehat, com sede em Shanghai, propôs um serviço digital compartilhado para aluguel, manutenção e pagamento dos módulos.
As grandes novidades desta semana foram as publicações dos vencedores do Prêmio Stirling e do Mies Crown Hall Americas Prize pelo RIBA e pelo IIT respectivamente. Foster + Partners recebeu o Prêmio Stirling de melhor edifício do Reino Unido pela sede da Bloomberg em Londres. Como disse um dos membros do júri, Sir David Adjaye, "o Bloomberg é um projeto único, resultado das mais recentes pesquisas e inovações na disciplina da arquitetura." A escolha do projeto como o grande vencedor de um dos prêmios mais importantes do mundo da arquitetura não se deu sem certas controvérsias, quando ainda muito se discute à respeito do custo total da obra em meio a atual crise imobiliária do Reino Unido.
https://www.archdaily.com.br/br/904015/destaques-da-semana-temporada-de-premiosKatherine Allen
O banheiro seco cumpre todas as funções de um sanitário convencional sem utilizar água em seu sistema, além de produzir insumos que podem ser utilizados para fertilização de plantações e agroflorestas. Com diversos modelos possíveis de construção, vê-se nessa tecnologia social mais do que um sistema alternativo de saneamento. Se encarado como solução dentro de uma realidade fechada como vivemos, pode ser a resposta para diversos problemas relacionados ao saneamento público, pois em uma única tecnologia evita-se contaminação do solo e da água.
Com princípio básico do uso do calor do sol para elevar a temperatura interna do local onde os desejos se depositarão e eliminar quaisquer patógenos nocivos à saúde e originar adubos, os modelos de saneamento ecológico são opções adaptáveis para cada situação. Contribuem para uma melhor performance ambiental da moradia e dos espaços públicos, são capazes de suprir as necessidades de acordo com o seu uso, além da facilidade na construção e manuseio.
A loja on-line Toffu produziu uma elegante biblioteca de escalas destinada a arquitetos que buscam melhorar seus desenhos no Photoshop, Illustrator ou CAD. Com uma variedade de pacotes no formato de vetor e cad, o conteúdo da biblioteca é muito mais atraente que as tradicionais silhuetas em branco e preto, frequentemente usadas nestes desenhos.
O conteúdo está disponível em elevação, planta e isométrico, e conta com representações de pessoas, móveis, ícones, veículos e vegetação. Confira o site da Toffu para explorar esse conteúdo - alguns dos itens são gratuitos!
https://www.archdaily.com.br/br/903940/toffu-disponibiliza-biblioteca-de-escalas-vegetacao-e-mobiliario-para-voce-aprimorar-seus-desenhosNiall Patrick Walsh
Está no ar a campanha de financiamento coletivo para produção do Calendário Ilustrado Athos Bulcão 2019. O público pode colaborar, até o dia 28 de novembro, com a produção e distribuição de 6 mil exemplares do calendário. Em troca, o apoiador recebe exemplares da publicação e lindas recompensas que reproduzem obras do artista, como marcadores de página, cartões postais, livros, ecobags, conjuntos de imãs, mouse pads, joias de prata e até molduras de azulejos, além de ter o nome impresso na publicação, na seção de agradecimentos. Os apoiadores podem conhecer as recompensas e fazer sua contribuição pelo Catarse.
O projeto Dalston Works de dez andares da Waugh Thistleton Architects’ é orgulhosamente o maior edifício de madeira laminada cruzada do mundo em Hackney, Londres, tendo sido concluído em 2017. O empreendimento de 121 unidades feito inteiramente de CLT das paredes externas às paredes do núcleo pesa um quinto de um edifício de concreto equivalente.
Além de enfrentar a necessidade de Londres por habitações densas e de alta qualidade, o esquema oferece uma metodologia para implementar a tecnologia de madeira com uma pegada de carbono significativamente reduzida, como uma redução de 80% no número de entregas durante a construção.
O escritório finlandês Lahdelma & Mahlamäki architects venceu a competição para projetar um novo arranha-céu em Helsinque. Propondo um cluster de espaço público e torres de plantas triangulares, a empresa planejou a construção das torres de uso misto dividida em fase, com a colaboração da empresa de construção YIT. Localizado no distrito de Pasila, o projeto é chamado de Trigoni como referência à planta triangular das torres e o desejo de criar fortes conexões em relação ao desenvolvimento sustentável.
A cidade do Rio de Janeiro resguarda um importante e representativo legado de nomes da arquitetura moderna. Affonso Eduardo Reidy é um deles. Natural da Paris, França, foi trazido ainda muito cedo às terras cariocas, onde cresceu sob a modernidade e bossa da cidade maravilhosa. Formado pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1930, foi membro do grupo dirigido por Agache para a remodelação do Rio e do grupo de jovens arquitetos que projetaram o edifício do Ministério da Educação, com a colaboração de Le Corbusier, sendo este um dos mestres que o influenciou junto ao notável da chamada Escola Carioca, Oscar Niemeyer.
Diante da representatividade do arquiteto na produção moderna carioca e, sobretudo, brasileira, selecionamos algumas obras amplamente reconhecidas e outras menos citadas. Esperamos que este guia com cinco projetos do arquiteto desperte o interesse tanto para aqueles residentes da cidade como para aqueles que por ela passam esporadicamente, ou que nunca a visitaram, incentivando-os a conhecerem de perto alguns dos projetos de Reidy. Veja a seguir!
Como parte de sua iniciativa Keeping It Modern, a Getty Foundation anunciou o investimento de US$ 1,7 milhão em um fundo de conservação que será repassado a onze edifícios icônicos do século XX. Incluindo projetos de abrangência local e internacional, como o Gateway Arch de Eero Saarine, em St. Louis, e a Feira Internacional Rashid Karami de Oscar Niemeyer, no Líbano, a organização já apoiou 54 projetos de conservação desde 2014.
Um projeto cuja metodologia se concentra em meninos e meninas como agentes de mudança nos bairros de Lima é o vencedor da quinta edição do concurso de desenvolvimento urbano e inclusão social do CAF. O concurso buscava propostas em cidades latino-americanas que proponham uma melhoria integral do habitat nas comunidades, especificamente a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, e a integração de assentamentos espontâneos à cidade através da concepção e desenho de propostas inovadoras, relevantes, justificadas e viáveis.
Este concurso é uma iniciativa do Programa Cidades com Futuro do CAF, cujo objetivo é acompanhar as autoridades latino-americanas na criação de cidades cada vez mais inclusivas, conectadas, integradas espacialmente, econômicas e socialmente com acesso universal a serviços básicos, oportunidades de formação e ambientalmente responsáveis.
Em mais um capítulo do projeto Urban Geometry, o fotógrafo espanhol Andres Gallardo registra as cores, formas e a materialidade da arquitetura do pós-guerra em Berlim. O projeto conta ainda com registros de arquiteturas modernas de Pequim, Seul, Copenhague e Tallinn.
A modernização de Bogotá entre 1940 e 1970, captada em reportagens fotográficas urbanas e arquitetônicas, foi registrada em diversos livros, revistas e fotolivros da época, assim como em imagens de arquivos públicos e privados da cidade. Todas estas frentes revelam uma aproximação intencional, e inclusive crítica, de como a arquitetura moderna reconfigurou os centros das cidades e pôs em relação os novos edifícios e espaços urbanos com a paisagem existente.
Quando se trata de analisar o impacto da fotografia tirada na rua, é necessário falar de Leo Matiz, Armando Matiz e Hernán Díaz. Esses três fotógrafos retrataram personagens, acontecimentos e vida urbana de Bogotá. Aqui destacamos e selecionamos, dentro de sua ampla produção, suas fotos de ruas, praças, cruzamentos e edifícios representativos da cidade, lugares emblemáticos ou anônimos que, através da fotografia, consolidam o patrimônio moderno na memória coletiva, e onde a arquitetura e os espaços urbanos são protagonistas das cenas.
O que vem à mente quando você se depara com o termo “design sensorial”? As chances são de que seja uma imagem: uma sala onde chove, um utensílio engraçado para comer, uma cadeira visivelmente texturizada. Mas as sensações, cheiros e gostos são coisas muito mais difíceis de capturar. Essa dificuldade aponta para quão profundamente arraigada é a tirania da visão. Os outros sentidos podem ser as chaves para desvendar verdades empíricas mais amplas? O viés da arte, da arquitetura e do design centrado no ocular realmente impede uma experiência coletiva mais profunda?
Robert Venturi (1925-2018) foi um dos mais influentes arquitetos americanos do século passado, não apenas por sua obra construída, nem tampouco por seu trabalho como designer. Neste sentido, ele jamais alcançará o patamar de Wright, Kahn, ou até mesmo Gehry. Entre 1965 e 1985, ele e sua parceira, Denise Scott Brown, provocaram o nascimento de uma nova perspectiva no mundo da arquitetura, transformando a maneira com que percebemos nossas cidades e paisagens, assim como Marshall McLuhan, Bob Dylan e Andy Warhol foram responsáveis por profundas transformações no mundo da arte, da música e da cultura durante o mesmo período.
Trabalhei com Bob Venturi durante a minha formação como arquiteto durante os anos 70; Cresci lendo seus livros e visitando as suas obras. Para mim Bob foi como um pai. Meu pai era apenas um ano mais novo que ele, e Denise tem a mesma idade da minha mãe.
https://www.archdaily.com.br/br/903399/robert-venturi-e-as-complexidades-e-contradicoes-que-transformaram-o-mundo-da-arquiteturaMark Alan Hewitt
O escritório espanhol Ecosistema Urbano apresentou os detalhes de um dos primeiros espaços em Cuenca (Equador) que emergirão do projeto Cuenca RED: Febres Cordero. Trata-se de um edifício emblemático e histórico que funcionou como uma escola durante décadas e que agora será transformado em um edifício de uso misto que servirá de referência para a sustentabilidade econômica, ambiental e social de Cuenca.
O marco do desenvolvimento do programa ICES (Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em conjunto com a prefeitura de Cuenca, Cuenca RED é um projeto no qual o Ecosistema Urbano tem proposto atividades e programas para criar uma nova rede de espaços públicos reativados no centro histórico da cidade inscrito na Lista de Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1999.