
- Ano: 2018
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Durante os meses quentes, os edifícios devem garantir conforto térmico adequado para as pessoas que habitam seus interiores. Os brises ou telas solares são uma solução eficaz nos projetos que contam com grandes superfícies envidraçadas, reduzindo assim as temperaturas geradas pela luz solar direta.
Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para coletar 6 projetos na Espanha que utilizam criativamente brises em suas fachadas, apresentando também detalhes dos produtos utilizados para que você possa se inspirar e incorporá-los em seus próprios projetos.
Sob o título "Más habitar, más humanizar", a XIV Bienal de Arquitetura e Urbanismo da Espanha apresentou no último dia 19 em Santander os projetos vencedores de sua recente edição. Esta amostra instalada em um pavilhão efêmero nos Jardins Pereda de Santander reúne os trabalhos selecionados nas seções do Panorama das Obras; II Amostra de Pesquisa e VII Amostra de Projeto de Projetos Finais
Nas últimas duas décadas as tecnologias digitais vêm mudando a maneira como utilizamos e nos relacionamos com os espaços, sobretudo os públicos, potencialmente mediados por redes e dispositivos que permitem colocar-nos em novas posições. Em maio deste ano, durante a semana mundial de eventos do Museum Day, promovida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) foi adotada a temática Hyperconnected museums: New approaches, new publics como mote para o ciclo de debates da edição 2018, que se propôs a discutir o relacionamento dos museus enquanto instituição à sociedade a partir da conectividade digital, tanto no que diz respeito à organização do espaço físico quanto à interação com o público.
No desdobramento do ciclo de debates que ocorreu em museus de todo o mundo, o que se percebeu foi que as instituições estão cada vez mais focadas em criar uma rede junto a seu público, o que é possível através da tecnologia. O fato é que imaginar uma exposição, bem como o museu enquanto objeto no ambiente urbano, é também imaginar as possibilidades de interação do público, tornando-se inevitável efetuar comparações à maneira como os expectadores relacionavam-se com as obras antigamente e como isso tem se modificado na chamada “Era da selfie”.
O conceito e título Muros de ar foi pensado para responder à proposta Freespace, das curadoras Yvonne Farrell e Shelley McNamara, como uma provocação capaz de questionar: 1. as diferentes formas de muros que constroem, em diversas escalas, o território brasileiro; 2. as fronteiras da própria arquitetura em relação a outras disciplinas.
Assim, partimos para uma reflexão sobre o quanto a arquitetura no Brasil e seus desdobramentos urbanos são de fato, livres. Sem a pretensão de chegar a uma resposta, mas com a ambição de abrir a conversa para um público grande e diverso, optamos por tentar tornar visíveis processos que muitas vezes não são percebidos, em função de sua natureza ou escala. As barreiras imateriais que são erguidas entre pessoas ou bairros, e os processos de urbanização do Brasil em uma escala continental são exemplos de questões sobre as quais nos debruçamos.
O capítulo Os limites dos objetos aborda o tema Muros de ar na escala das intervenções arquitetônicas e urbanas, numa tentativa de medir a capacidade da produção brasileira recente para mediar relações conflituosas entre os domínios público e privado.
Em oposição à abordagem cartográfica, que mapeia os múltiplos tipos de barreiras que constituem o território brasileiro, esta seção apresenta objetos arquitetônicos que estimulam a transposição dos muros que estão presentes em nossas cidades. As propostas selecionadas compartilham a motivação de investigar novos modos de lidar com os limites, as divisões e as rupturas dos tecidos urbanos. Ao mesmo tempo, trazem à tona a necessidade premente de usar o projeto como uma forma de transformar condições de exclusão em possibilidades de aproximar as pessoas.
Bares são locais de encontro perfeitos para terminar o dia na companhia de amigos e alguns drinks. A atmosfera descontraída e a iluminação permitem discussões íntimas nas mesas, ao passo que aqueles mais abertos a novas relações sociais podem se encontrar em torno do elemento mais importante desses espaços: o balcão.
A atmosfera criada pela mistura de texturas, aromas, materiais e penumbra - idealmente acompanhada por um menu de coquetéis - é um componente essencial para nos ajudar a encontrar nossos bares favoritos. Veja a seguir uma seleção de 15 belos exemplos de bares, fotografados por nomes como Frank Herfort, Serena Eller Vanicher e Yann Deret.
Esta semana, os projetos coloridos roubam a cena. São poucos os arquitetos que se atrevem a usar a cor em suas obras, no entanto, o resultado pode ser incrível. Veja, a seguir, uma seleção de 15 fotografias de renomados fotógrafos, como Gregori Civera, Julien Lanoo e Imagen Subliminal, que mostram o potencial das cores na arquitetura.
A alta resistência mecânica, as reduzidas dimensões e a facilidade de transporte e montagem são algumas de maiores vantagens do uso do aço na construção civil. Embora estas estruturas sejam geralmente revestidas, trabalhar com o aço aparente pode gerar resultados interessantes. O aço não apenas possibilita a leveza do desenho, como também pode trazer diferentes cores e texturas, dependendo do tratamento do material. A seguir, apresentamos uma seleção de 14 fotos de fotógrafos renomados como Adrien Williams, Imagen Subliminal e Sergio Pirrone.
Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.
O propósito da fotografia de arquitetura é mostrar da melhor maneira possível os espaços de uma obra. A correção das arestas para que fiquem paralelas e a busca de atmosferas específicas através do uso da luz são alguns dos elementos característicos desse tipo de registro fotográfico. Miguel de Guzmán, Paul Vu e Jules Couartou são alguns dos profissionais que desafiam os limites deste campo, mesclando fotografia de arquitetura, moda e performances. Em suas imagens, a relação entre o espaço e o ser humano é apresentada através de uma cena criada especialmente para o registro, resultando em fotografias autênticas e muito criativas.
Por ocasião do Festival de Arte de Hainen, na China, o estúdio Imagen Subliminal registou a instalação de luz realizada pelo escritório madrilenho Brut Deluxe liderado por Ben Busche. A interessante proposta dá seguimento à produção do estúdio de obras efêmeras que envolvem a luz.