-
Arquitetos: KWK PROMES
- Área: 3601 m²
- Ano: 2024
Galeria de Arte Contemporânea PLATO / KWK PROMES
O Escritório / James & Mau
-
Arquitetos: James & Mau
- Área: 660 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Alucobond, Aluprof, Wienerberger
Casa Mława / James & Mau
-
Arquitetos: James & Mau
- Área: 289 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: Cekobud, Prefabet, Windows-tech
Casa no Jardim / KWK Promes
Piscinas cobertas: Trazendo a tranquilidade da água para os espaços internos
Dentro da arquitetura, a água evoca sentimentos de calma e bem-estar. O elemento influenciou os projetos através de sua natureza dinâmica e fluida. Com os recentes avanços tecnológicos, os arquitetos criaram algumas das intersecções mais inesperadas e inovadoras entre os projetos e a água.
Abaixo, fornecemos um conjunto de piscinas internas que destacam a aplicação da água em diferentes espaços, mostrando sua relação com a materialidade e o uso.
Escritórios e espaços de trabalho: exemplos de projeto em planta
A distribuição funcional desempenha um papel fundamental no projeto contemporâneo de escritórios e ambientes de trabalho. Nesse sentido, o estudo da planta de arquitetura é uma forma interessante de abordagem; não apenas possibilita maior eficiência em termos de circulação e logística, mas também oferece exemplos de espaços de trabalho mais adequados às necessidades atuais.
A seguir, reunimos mais de 50 exemplos de projetos para lhe inspirar, reconhecendo como diferentes arquitetos enfrentaram o desafio em diferentes escalas.
Casas inteligentes que utilizam Domótica para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes
A domótica é um conjunto de tecnologias aplicadas ao controle e automação inteligente de uma obra de arquitetura. Seus diferentes sistemas permitem uma gestão eficiente do consumo de energia, segurança, acessibilidade e conforto geral do edifício, tornando-se uma questão importante a considerar ao projetar, construir e habitar.
Os sistemas domóticos são baseados na coleta de dados por sensores, que logo são processados para emitir ordens precisas aos executores, variando a qualidade ambiental de cada espaço de acordo com as necessidades do usuário. O ritmo da vida atual e os avanços tecnológicos que experimentamos nos últimos anos levaram a novas formas de viver, motivando o projeto de residências e edifícios mais humanos, multifuncionais e flexíveis.
Este artigo recolhe diferentes referências de habitação onde a domótica tem sido utilizada, o que deixou de ser um luxo para se tornar uma solução viável e eficaz para todos os tipos de projetos.
Centro de Diálogo Przelomy do Museu Nacional em Szczecin / KWK PROMES
Fernando Menis propõe sala de concertos extremamente texturizada na Polônia
Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que compartilhem conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus edifícios.
O CKK Jordanki (Centro Cultural e de Convenções Jordanki) de Fernando Menis está localizado no centro histórico de Torun. Ele respeita a altura mais baixa dos edifícios do entorno para preservar as vistas do rio e melhor se ajustar ao ambiente natural que o circunda. O edifício foi projetado para parecer mais natural, como uma 'pedra' que marca a transição do lote urbano para o parque que o rodeia. Nesta entrevista, falamos com Fernando Menis, que explicou em profundidade como a seleção dos materiais do projeto contribuiu para o processo projetual, ajudou na inclusão da acessibilidade universal e na construção do projeto.
Guia para publicar obras de arquitetura
Como editores da Equipe de Projetos do ArchDaily, buscamos refletir acerca do que foram as publicações de projetos durante 2016, e, com base nisso, nos aproximarmos do que esperamos para as publicações de obras em 2017.
Podemos dizer que durante 2016 nossas publicações de projetos tiveram um alto impacto em material gráfico. Em primeiro lugar, as perspectivas axonométricas fizeram parte da grande maioria de nossas publicações, democratizando o conhecimento ao gerar vistas com dimensões próximas às da realidade, sendo assim uma interpretação acessível. Em segundo lugar, o desenvolvimento da tecnologia de vídeos de imersão nos permitiu publicar percursos 360º completos por interiores de obras de diversas escalas, gerando imagens cada vez mais fiéis à realidade física de estar na obra em questão.