Edifício Îlot Saint-Germain / François Brugel Architectes Associés + h2o archtiectes + Antoine Regnault Architecture + Elise et Martin Hennebicque Paysagistes
Coworking e Incubadora Third Space for Creatives / Atelier d'Architecture Gardera-Pastre
-
Arquitetos: Atelier d'Architecture Gardera-Pastre
- Área: 3200 m²
- Ano: 2022
8 Arquitetos projetam casas de passarinho para explorar a relação entre arquitetura e natureza
A exposição pública permanente Muz Yer, em Rennes, na França, convidou 8 arquitetos reconhecidos internacionalmente para projetar casas de pássaros que destaquem a relação entre a arquitetura contemporânea e a natureza. Cada casa serve como abrigo para uma ou mais das treze espécies de aves escolhidas pelo Comitê de Proteção dos Pássaros (Ligue pour la Protection des Oiseaux - LPO), e ajudará a conscientizar o público sobre o patrimônio arquitetônico de Rennes e sua ecologia urbana. A lista de arquitetos inclui Julien De Smedt Architects, ADEPT, a/LTA, Duncan Lewis, Marion Normand, Kengo Kuma & Associates, Tham & Videgard, e Dominique Perrault Architects & Gaëlle Lauriot-Prévost Design.
Como projetar banheiros seguros para idosos?
São frequentes os relatos de acidentes em banheiros, por geralmente serem locais apertados e, muitas vezes, escorregadios. Ainda que ninguém esteja imune a um escorregão após o banho, são os idosos que sofrem mais com as quedas, ocasionando ferimentos graves, sequelas e limitações funcionais. Com a redução natural dos reflexos e da massa muscular, quanto mais alta a faixa etária mais propensos a quedas nos tornamos.
Para proporcionar condições de vida mais confortáveis com o passar dos anos, o ambiente deve se adaptar às novas capacidades físicas de seus ocupantes. Tornar os banheiros mais seguros é fundamental para diminuir os riscos de acidentes ou reduzir o tempo de resposta no caso de uma queda. Apresentamos abaixo alguns pontos para se levar em conta ao desenhar banheiros para pessoas com idades avançadas:
Residência Place du Village / Zakarian-Navelet Architectes
-
Arquitetos: Zakarian-Navelet Architectes
- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Cemex, Duravit, Onix Mosaico, Zellige
Sem luz natural não há boa arquitetura: como desenvolver projetos moldados e nutridos pela luz?
Os habitantes do planeta Terra passam quase 90% do tempo em espaços internos; aproximadamente 20 horas por dia em salas fechadas e 9 horas por dia em nossos próprios quartos. As configurações arquitetônicas desses espaços não são aleatórias, ou seja, foram projetadas ou pensadas por alguém, ou pelo menos um pouco "guiadas" pelas condições de seus habitantes e seus entornos. Alguns, com sorte, habitam espaços especialmente criados de acordo com suas necessidades e gostos, enquanto outros adaptam e se apropriam do design projetado para outra pessoa, talvez desenvolvido décadas antes de nascerem. Em ambos os casos, a qualidade de vida pode ser melhor ou pior, dependendo das decisões tomadas.
Entender a importância de projetar cuidadosamente nossos interiores, priorizando o acesso e o aproveitamento da luz natural, foi o objetivo do 8º Simpósio VELUX Daylight, realizado entre 9 e 10 de outubro de 2019 em Paris. Desta vez, mais de 600 pesquisadores e profissionais reafirmaram sua importância, apresentando uma série de ferramentas concretas que podem nos ajudar a quantificar e qualificar a luz, projetando sua entrada, gerenciamento e controle com maior profundidade e responsabilidade.
30 Esquemas e Detalhes Construtivos para uma Arquitetura Sustentável
A concepção do sustentável na arquitetura é fundamentada a partir do ambiente. Os múltiplos focos que são abordados em projetos a partir do conceito de sustentabilidade permitiram configurar uma diversidade de espaços habitáveis com melhores rendimentos quando comparados com outros tipos de aproximações projetuais.
Os benefícios da incorporação de vegetação - tanto em fachadas como em coberturas - e os estudos em relação ao desenho de conforto térmico e os sistemas construtivos - respeito ao material e sua manufatura - outorgam uma série de questões que permitem considerar o desenho sustentável como um fator determinante na busca de edificações que melhoram as condições de vida e respeitam seu entorno natural.
Veja uma seleção de 30 esquemas e detalhes construtivos de projetos que se destacam por sua abordagem sustentável.
Séqué / Gardera-D Architecture
Centro educativo multiuso / Atelier Phileas
-
Arquitetos: Atelier Phileas
- Área: 5600 m²
- Ano: 2013
Rive Seine / Tetrarc Architects
Arquitetos que projetam prisões são os mesmos que projetam escolas (ou como pensar a escola do século XXI)
Na Colômbia, o arquiteto estadunidense Frank Locker tem assessorado a Secretaria de Educação de Bogotá, guiando arquitetos e construtores sobre o modelo de uma nova infraestrutura escolar, capaz de enfrentar as constantes mudanças sociais e culturais da sociedade colombiana. Com vasta experiência em arquitetura educacional e ambientes para aprendizagem, Locker afirma que estamos nos limitando a replicar, literalmente, o modelo espacial das prisões, sem interesse algum em estimular uma formação integral, flexível e versátil.
Segundo o professor da Harvard GSD, continuamos repetindo a grande fórmula do século XX: professores transmitindo um conhecimento rígido e básico, de caráter unidirecional e massivo às novas gerações, ignorando o fato de que todos os estudantes possuem distintas motivações, interesses e habilidades. A comparação com a prisão não é exagero. "Com que espaço você relacionaria uma fila de salões de porta fechada com um corredor no qual não se pode estar sem permissão e um sinal sonoro que ordena entrar, sair, terminar ou começar as aulas?", questiona Locker.
Flat Arsenal / h2o architectes
-
Arquitetos: h2o architectes
- Área: 70 m²
- Ano: 2015
Sede Caisse d’Epargne / Taillandier Architectes Associés
- Ano: 2013
Museu e Centro de Pesquisas sobre Biodiversidade / Guinée et Potin Architects
-
Arquitetos: Guinée et Potin Architects
- Área: 2057 m²
-
Fabricantes: Oteis