Nenhuma cidade é como Nova York. Amálgama de diferentes culturas, ela é uma das mais diversas do mundo. Entretanto, Nova York também enfrenta desafios sociais e ambientais que vão desde a necessidade de novas moradias e demandas de transporte até o aumento do nível do mar e tempestades. À medida que a pandemia enfatizou ainda mais a importância da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento da vida pública, as autoridades e os planejadores da cidade estão analisando uma série de abordagens e modelos a fim de reinventar o crescimento urbano.
Projetando Nova York: soluções para habitações, ferrovias e orla
Columbia Business School / Diller Scofidio + Renfro + FXCollaborative
-
Arquitetos: Diller Scofidio + Renfro, FXCollaborative
- Área: 45700 m²
- Ano: 2022
-
Fabricantes: Terrazzo & Marble
Heatherwick Studio divulga proposta de pier em forma de planta para orla de Seul
Após o anúncio do governo metropolitano de Seul de revitalizar e expandir o Complexo Olímpico Jamsil Sports–MICE Complex da cidade, o Heatherwick Studio propôs um pier dinâmico de múltiplos níveis que promove as noções de "espírito comunitário, atividade, igualdade, jogo, e união". Chamado de The Leaf ("A Folha"), o projeto contará com plataformas cobertas de plantas no rio Han e oferecerá aos visitantes espaços recreativos e culturais.
Os melhores projetos de arquitetura de 2021
Os mais de 5000 novos projetos publicados ao longo de 2021 fazem do ArchDaily a maior bilioteca online de arquitetura do mundo. A equipe curatorial do ArchDaily pesquisa, contata escritórios, prepara e apresenta projetos construídos em todo o mundo diariamente com o objetivo de oferecer inspiração, conhecimento e ferramentas aos nossos leitores que contribuem na criação de melhores ambientes construídos.
Heatherwick Studio, MNLA e Arup falam sobre seu projeto colaborativo para o Parque Little Island em Nova Iorque
Nesta segunda edição das entrevistas em vídeo dos profissionais do ArchDaily, Christele Harrouk, editora-chefe do ArchDaily, reuniu-se com Mat Cash, coordenador do estúdio Heatherwick Studio, Signe Nielsen, diretor fundador da MNLA, e David Farnsworth, diretor da Arup, para discutir o projeto colaborativo em uma das mais recentes áreas verdes da cidade de Nova Iorque, o Parque Little Island no Pier 55.
Projetando na orla: novos parques urbanos costeiros
Entre o aumento dos níveis das marés e a intensificação dos fenômenos migratórios assim como o crescimento acelerado das áreas urbanizadas no planeta, arquitetos e urbanistas devem considerar uma infinidade de diferentes fatores climáticos, sociais e econômicos ao desenvolver projetos. Resiliência, infraestrutura sustentável e economia circular são termos cada vez mais comuns na pratica da arquitetura, refletindo as demandas trazidas pelos principais desafios enfrentados pelas cidades em todo o mundo. Repensando a própria forma de se fazer arquitetura, arquitetos e urbanistas têm procurado desenvolver novas soluções para promover uma maior conscientização da população, e muitas destas iniciativas abordam áreas urbanas litorâneas.
Território contestado: relações entre a crise climática e a propriedade da terra
A arquitetura é um ofício ou prática que, na maioria dos casos, envolve a construção de estruturas físicas e materiais. A arquitetura procura dar forma a edifícios destinados a servirem diferentes propósitos como trabalho, moradia, convivência, oração entre outros tantos. Estruturas construídas e intervenções arquitetônicas, no entanto, necessitam de um espaço físico para materializar-se. Dito isso, a melhor compreensão a relação intrínseca entre espaço e arquitetura, pode ser a chave para estabelecermos práticas mais sustentáveis nos campos da arquitetura, engenharia e construção civil.
Little Island Park e a colaboração entre arquitetos, empreiteiros e fabricantes: entrevista com Arup
O Pier 54 em Nova York tem uma história que remonta aos primeiros habitantes da cidade. Depois de ser severamente danificado em 2012 com a passagem do furacão Sandy, Barry Diller e a instituição Hudson River Park Trust trabalharam para criar soluções para reativá-lo e devolver o espaço ao público.
O projeto resultante, Little Island Park, tornou-se um oásis urbano de quase 10.000 metros quadrados, que se estrutura sobre 132 pilares e abriga anfiteatros, várias espécies de árvores e outras vegetações, além de outros atributos. A arquitetura foi desenvolvida pelo Heatherwick Studio, com paisagismo da MNLA, a obra apresentou inúmeras dificuldades, o que exigiu grande inovação e colaboração de diversos profissionais. A Arup, empresa global que desenvolve projetos de consultoria e engenharia, esteve envolvida no projeto desde o início. Conversamos com David Farnsworth, Diretor do escritório da Arup em Nova York e Diretor de Projetos no Little Island, Park sobre os desafios e a aprendizagem envolvidos neste processo:
Columbia Business School de Diller Scofidio + Renfro esculpe vazios com curvas cristalinas
A expansão do campus de Manhattanville da Columbia University deu início a um distrito cristalino de edifícios revestidos de vidro, em meio à arquitetura vernacular de alvenaria do Harlem. As últimas adições ao campus de 6,87 hectares (17 acres) e $ 6,3 bilhões, planejado pela SOM, são dois edifícios projetados por Diller Scofidio + Renfro (DS + R) em colaboração com a FXCollaborative, que configurou um novo lar para a Columbia Business School. Com inauguração prevista para o início de 2022, Henry R. Kravis Hall e o Edifício Leste possuem onze e oito pavimentos, respectivamente, e oferecem 45.708,00 m² (492.000 ft²) de salas de aula, espaços públicos e escritórios para o corpo docente.
Parque Little Island / Heatherwick Studio
-
Arquitetos: Heatherwick Studio
- Área: 11000 m²
- Ano: 2021
As tendências de arquitetura potencializadas ou reconsideradas em 2020
O ano de 2020 provavelmente será difícil de esquecer, um ano onde tudo parece ter virado de cabeça para baixo, transformando nossas rotinas e a maneira como nos relacionamos com as outras pessoas e com os espaços construídos. A atual crise sanitária mundial trouxe à tona uma série de especulações sobre como será a nossa vida no futuro. Neste momento de encerramento e recomeço, percebemos cada vez mais que a pandemia foi responsável por acelerar algumas das tendências que já se desenhavam no campo da arquitetura e mais do que isso, questionando muitas ideias já bem estabelecidas.
Edifício 15 Hudson Yards / Diller Scofidio + Renfro
-
Arquitetos: Diller Scofidio + Renfro
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Effisus, Fontana Showers
Mirante ao ar livre mais alto do ocidente está prestes a ser inaugurado em Nova Iorque
O mirante mais alto do hemisfério ocidental está previsto para inaugurar em março de 2020, em Nova Iorque. Projetado por Kohn Pedersen Fox (KPF), o balanço estrutural de 30 metros se projeta do 100º pavimento do 30 Hudson Yards a uma altura de 345 metros. Apelidado de Edge, o mirante oferecerá vistas panorâmicas da cidade.
Studio Gang conclui torre escultórica perto do High Line de Nova Iorque
Localizada na adjacências do High Line, em Nova Iorque, a 40 Tenth Avenue, uma torre corporativa de 10 pavimentos projetada pelo Studio Gang, está pronta para receber seus primeiros ocupantes. Com um sistema estrutural incomum, o edifício se torce para melhor aproveitar a insolação e reduzir o sombreamento do entorno.
Os melhores projetos de arquitetura do mundo em 2019, eleitos pela Time
A lista World's Greatest Places 2019 da revista Time reúne os 100 melhores destinos no mundo para visitar, se hospedar, comer e beber. Selecionados pela equipe global de redatores e correspondentes da revista, os lugares foram avaliados segundo critérios de qualidade, originalidade, inovação, sustentabilidade e influência.
Dentre os lugares selecionados pela Time, reunimos a seguir os projetos de arquitetura que já foram publicados no ArchDaily. Conheça-os a seguir.
The Shed, Centro Artístico / Diller Scofidio + Renfro
"Shed" de Diller Scofidio + Renfro é inaugurado em Nova Iorque
Projetado por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com o Rockwell Group, o centro cultural The Shed acaba de abrir as portas de sua novíssima e moderna estrutura em Nova Iorque. Depois de mais de uma década do início dos trabalhos, a estrutura telescópica finalmente está pronta para brilhar em Hudson Yards. Revestido com painéis translúcidos de etileno tetrafluoroetileno (ETFE), o Shed se conecta com High Line Park a partir da 30th Street, fornecendo um espaço flexível para a realização dos mais variados eventos culturais que fará pulsar o mais novo bairro de Manhattan.