-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
Yong Zhang
Espaço público no rio em Hangzhou - Estação Yinxing e Estação Daqiao / TJAD Original Design Studio
Estação Jianshi & Estação Tingyun / TJAD Original Design Studio
-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 0 Jianshi
- Ano: 2023
Museu do Artesão 926 / TJAD Original Design Studio
-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 1148 m²
- Ano: 2023
Ponte da Seda / TJAD Original Design Studio
-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Ano: 2023
Como os espaços arquitetônicos podem ser para todos?
A essência da democracia é o autogoverno e a autonomia do povo, com base em seus próprios direitos. Suas características são demonstradas na igualdade e na participação. Se democracia significa um modo de vida pública mais equitativo na arquitetura, então esse modo de vida depende da homogeneização da estrutura espacial do edifício, com espaços públicos abertos, transparentes e com diversas funções. Também é possível argumentar que o nascimento, a manutenção e o desaparecimento da democracia ocorreram no espaço público.
O regime democrático de Atenas começou no século VI a.C. A praça tornou-se um ponto de encontro, um símbolo da política democrática da arquitetura. Embora o acesso das pessoas à assembleia tenha se tornado mais amplo e prático com o avanço da tecnologia, a existência do espaço público na cidade permanece crítica, representando as demandas espaciais dos direitos públicos dos cidadãos além das condições básicas de sobrevivência e cumprindo uma importante função espiritual de expressar a democracia. Isso posto, como a arquitetura pode ser democrática? Como podemos perceber o caráter público da arquitetura?
Banheiro Público Atour Village / GN Architects
-
Arquitetos: GN Architects
- Área: 216 m²
- Ano: 2021
Parque do Lago Haoxiang / eLandscript Studio
-
Arquitetos: eLandscript Studio
- Área: 130 m²
- Ano: 2021
Avenida Xangai Binjiang: um exemplo de preservação do patrimônio em cidades de rápido crescimento
Fred Kent, fundador da organização sem fins lucrativos Project for Public Spaces, declarou em certa ocasião que “Quando se planejam cidades com ênfase no trânsito e veículos automotores, o resultado é uma cidade repleta de carros e congestionamentos. Quando se planeja cidades para pessoas, por outro lado, o que se obtêm é uma cidade agradável de se viver e repleta de espaços públicos.” Isso tudo pode até parecer bastante óbvio, entretanto, nossa sociedade está passando hoje por uma mudança de paradigma, com mais e mais cidades abrindo mão de seus espaços e infraestruturas para veículos e privilegiando pedestres e espaços públicos.
20 Projetos que mostram que arquitetura não é só para humanos
A arquitetura até pode ter suas raízes em nossa constante busca por abrigo e proteção, mas isso não significa que ela esteja apenas à serviço dos homens. Atualmente, contamos com inúmeros exemplos de projetos de arquitetura concebidos para outras espécies. Alguns podem até parecer meio over, como a exposição Dogchitecture desenvolvida em parceria por dez escritórios de arquitetura mexicanos em 2013 ou a série de casas para cachorro BowWow Haus, projetadas por mais de 80 escritórios de arquitetura em 2017, incluindo o Zaha Hadid Architects.
Novo Centro Comercial de LingGang / Shanghai ZF Architectural Design
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects
-
Arquitetos: PES-Architects
- Área: 153000 m²
- Ano: 2018
-
Fabricantes: Dasso, Fujian Dehua Fujie Ceramics Co., Ltd., Fuzhou Ketao Building Material Co., Ltd, Fuzhou Lepu Ceramic Board Manufacturing Co., Ltd., Fuzhou Yicheng Building Material Co., Ltd., +3