A escrita é um diálogo interminável que conecta uma geração a outra, mantendo a história, a cultura e a informação. No Museu Nacional da Escrita Mundial, as histórias foram construídas em vez de escritas.
Assim como a escrita transcende o autor para outros reinos, os arquitetos e engenheiros da SAMOO propuseram "PÁGINAS", uma estrutura de roteiros arquitetados que desconecta os visitantes do mundo externo e os introduz a uma excepcional narrativa arquitetônica.
"Eu odeio essa coisa toda de 'beleza' ", diz um amigo arquiteto e professor profundamente talentoso, reagindo a uma onda emergente da época.Ele não está sozinho. Palavras são perigosas. Desde a Segunda Guerra Mundial, tem havido um consenso geral na arquitetura: o cânone modernista. Mas a mudança está chegando na profissão — e em nossa cultura.
Os verdadeiros crentes se encolerizam com a palavra “beleza” como critério de projeto.Eles também descartam a palavra “estilo”. Como todas as ortodoxias, há simplesmente "certo" e "errado". As realidades do "errado" estão na ortodoxia arquitetônica: "errado" é qualquer coisa que se refere a qualquer coisa que não seja o próprio cânon.Uma racionalização que se retroalimenta dá conforto aos condenados.
O Conjunto Residencial Armando de Arruda Pereira, conhecido como Edifício Japurá, apresentado ao IAPI em 1945, pelo arquiteto Eduardo Kneese de Mello, destaca-se por ser uma experiência pioneira de produção de moradias econômicas na área central e por representar uma das primeiras aplicações do conceito corbusiano de unité d’habitation no país.
https://www.archdaily.com.br/br/922408/edificio-japura-cadernos-de-habitacao-coletivaPC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea
Na arquitetura, "acessibilidade" denota mais frequentemente o usuário final e o ato imperativo de desenhar os espaços, edificios e cidades de acordo com os princípios de desenho universal. Um aspecto cada vez mais central da arquitetura, o ethos da arquitetura acessível foi bem captado pelo arquiteto Ronald Mace, que questiona: “se não estamos projetando para seres humanos, para quem estamos projetando? Vamos projetar todas as coisas, o tempo todo, para todos. É para onde estamos indo."
https://www.archdaily.com.br/br/922618/agosto-no-archdaily-acessibilidadeNiall Patrick Walsh
Neste momento, até dia 16 de agosto, encontra-se aberta no site da prefeitura a segunda consulta pública sobre o novo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para o setor central da cidade. O projeto envolve a necessária revisão da Operação Urbana Centro, lei promulgada no ano de 1997 cuja adequação ao marco regulatório consolidado pelo Estatuto da Cidade em 2001 já era esperada desde o último plano diretor (Lei 16.050/2014).
https://www.archdaily.com.br/br/922669/o-maior-perimetro-de-excecao-de-sao-paulo-projeto-de-intervencao-para-o-centroGuido Otero e Simone Gatti
Grandes ideias podem mudar para sempre o destino das cidades quando implementadas em cimento, aço e pedra. Quando São Petersburgo, na Rússia, foi criada em 1703 por Pedro, o Grande, ele imaginou a nova capital como um emblema de um império russo moderno, inspirado em centros comerciais da Europa Ocidental, como Amsterdã. No século 20, Chandirgarh, na Índia, foi moldada como uma "cidade-jardim” inglesa para demonstrar o progresso e as aspirações de prosperidade na Índia pós-partição. A meio mundo de distância, nos Estados Unidos, Detroit se transformou em uma das megacidades industriais do mundo, moldada pelos ideais do American Dream (sonho americano) e da produção visionária de Henry Ford.
https://www.archdaily.com.br/br/922585/4-conceitos-emergentes-que-podem-transformar-cidadesAnne Maassen e Madeleine Galvin
De modo geral, os esforços na indústria da construção se voltam a projetos de espaços permanentes e duráveis. No entanto, em algumas ocasiões, a criação de espaços temporários pode ser de grande ajuda não apenas ao oferece uma opção de infraestrutura rápida em casos emergenciais, mas também ao ativar espaços residuais ou abandonados de nossas cidades. Para exemplificar o potencial dessas intervenções, apresentamos 13 espaços públicos temporários bem sucedios.
Quando uma extensão em um edifício histórico é solicitada, os arquitetos geralmente optam por intervenções em vidro, transparentes e reflexivas. Alguns decidem permanecer neutros e sutis ao lidar com uma estrutura antiga, enquanto outros escolhem um design arrojado e aberto para manifestar seu caráter contemporâneo. Como cada projeto tem sua motivação e raciocínio conceitual, os resultados são diversos.
Continue lendo para conhecer alguns exemplos relevantes, cada um respondendo a um programa diferente.
Os desdobramentos e influências da arquitetura moderna visíveis na produção contemporânea costumam estar relacionados ao emprego das diretrizes estabelecidas pelos cinco pontos da arquitetura de Le Corbusier. Apesar de serem amplamente conhecidos e debatidos há anos, esses pontos continuam sendo revisitados e repensados em projetos de diversos lugares, e contribuem para criação de edifícios interessantes nos mais variados programas de uso.
Sendo um dos materiais mais utilizados em todo o mundo, os arquitetos estão acostumados a obter facilmente a madeira serrada. No entanto, pouco se sabe sobre seu processo de fabricação e todas as operações que determinam sua aparência, dimensões, tonalidades e outros aspectos relevantes.
A madeira utilizada para construção civil é extraída do corte de troncos de mais de 2000 espécies de árvores em todo o mundo, cada uma com diferentes densidades e níveis de umidade. Além desses fatores, a maneira como o tronco é cortado é determinante para estabelecer a funcionalidade e as características finais de cada tábua. Vamos rever os cortes mais usados.
A constituição formal dos sistemas de espaços livres das cidades brasileiras, qualificados ou não, tem contribuição significativa dos empreendimentos privados, uma vez que o planejamento e desenho urbano por parte do poder público têm sido exceções.
A Rússia é um lugar enigmático, um país reconhecido e adorado por sua sublime arquitetura construtivista desenvolvida ao longo do período soviético. E não é para menos - arquitetos como Ivan Leonidov e seu pupilo Leonid Pavlov assim como artistas de renome internacional como El Lissitzky, contribuíram definitivamente para o desenvolvimento e consolidação de uma cultura arquitetônica de vanguarda no país.
Considerando os altos níveis de pobreza da Rússia ainda hoje é fácil compreender esta espécie de fixação em construir de forma rápida e barata. Entretanto, em meio a este cenário de escassez e simplicidade, importantes arquitetos do país passaram a perceber uma enorme potência nesta estética modesta e metódica. Criando intervenções originais e instalações artísticas que pretendem aprimorar a experiência espacial através da aplicação de materiais e sistemas construtivos bastante simples, artistas e arquitetos russos estão chamando a atenção do mundo para a habilidade deste povo em transformar ruínas em aconchegantes espaços habitáveis.
Past, Present, Future é um projeto de entrevistas do Itinerant Office que convida arquitetos aclamados a compartilharem suas perspectivas sobre o mundo em constante evolução da arquitetura. Cada entrevista é dividida em três segmentos de vídeo: Passado, Presente e Futuro, nos quais os entrevistados discutem suas reflexões e experiências através de cada um destes enfoques. O primeiro episódio do projeto contou com a participação de 11 arquitetos da Itália e Holanda, e o segundo episódio é composto por entrevistas realizadas com 13 arquitetos da Espanha, Portugal, França e Bélgica.
O patrimônio arquitetônico de Tel Aviv conquistou a atenção mundial por meio do reconhecimento da UNESCO pelo estilo internacional da era britânica e edifícios com influência da Bauhaus. Menos conhecida é a herança brutalista e as construções históricas da cidade projetadas nas décadas seguintes. O brutalismo desempenhou um papel significativo na esfera do design israelense da era pós Segunda Guerra Mundial. A disponibilidade barata do concreto e as capacidades de construção rápida foram adotadas na mentalidade socialista primitiva do estado para acomodar sua população em rápida expansão.
No início deste ano, o projeto L'Arbre Blanc foi concluído em Montpellier, França. Projetado por Sou Fujimoto, Nicolas Laisné, Manal Rachdi e Dimitri Roussel, a estrutura em forma de árvore apresenta varandas em balanço que se projetam a partir de seu "tronco" para todas as direções. Com sua silhueta incomum, o edifício já é um marco na paisagem de Montpellier e vem atraindo muitos turistas.
https://www.archdaily.com.br/br/922237/larbre-blanc-de-sou-fujimoto-pelas-lentes-de-laurian-ghinitoiuLilly Cao
O arquiteto chinês Mingfei Sun projetou um hub urbano de orientação ambiental para a cidade de Masdar, em Abu Dhabi. Intitulado SURGE, o projeto explora a imagética do poder da natureza, tornando-se um oásis de grande valor ecológico.
https://www.archdaily.com.br/br/922044/surge-um-hub-urbano-que-combina-tecnologia-sustentabilidade-e-tradicaoLilly Cao
Em mais um episódio da série Arquitetura e Cinema, o Arquicast traz o filme Paris, Eu te Amo para a pauta. Além dos podcasters de sempre, o cast conta com a participação da publicitária e jornalista Janaina Pereira, pós-graduada em Cinema e colaboradora em vários veículos sobre entretenimento. Janaína participou ainda do cast #58 sobre o filme Her. Outro convidado nada estreante no Arquicast é o diretor de fotografia e cinéfilo Kiko Barbosa, que sempre traz insights interessantes para nossas conversas.
Encontrar uma configuração eficiente para uma apartamento pequeno não é tarefa fácil. Os programas básicos de habitação devem ser distribuídos em espaços mínimos sem abrir mão do conforto. Para você ter novas ideias sobre como aproveitar ao máximo os espaços domésticos, selecionamos desenhos axonométricos de apartamentos com menos de 38 m² para lhe servir de inspiração.
Maquetes são objetos bastante singulares. Por um lado, como às representações em 2D, modelos são representações de outras coisas - um edifício existente por exemplo - mas na maioria dos casos são projetos hipotéticos. Por outro lado, são representações de si mesmo, objetos que impressionam por seus detalhes e complexidade. Talvez seja por isso que as maquetes tanto fascinam os arquitetos; elas podem significar tanto um objeto em si como uma representação de algo maior.
No início deste ano, pedimos aos nossos leitores que nos enviassem imagens de seus melhores modelos. A enorme quantidade de respostas assim como a qualidade das imagens mostrou claramente essa espécie de fascínio que desenvolvemos com as maquetes de arquitetura. Recebemos imagens de todos os tipos de modelos, desde pequenos objetos meticulosos e sensíveis até maquetes enormes de cair o queixo. Com mais de 300 mensagens recebidas, fizemos uma dificílima seleção de apenas 21 dos exemplos mais inspiradores, dividindo-os em 5 categorias que representam a incrível variedade de modelos apresentados.
Com a conscientização da importância do uso da tecnologia BIM para o desenvolvimento dos projetos, muitas empresas da área da construção civil têm tido dificuldade para encontrar um BIM Manager. Surgem muitas inseguranças, principalmente porque, muitas vezes, o entrevistador ou a própria empresa não sabem exatamente o que estão procurando, ou como e onde procurar - e muito menos qual candidato é o mais indicado para a tarefa.
Entre 1985 e 1989, a cidade de Olinda-PE foi palco do Piloto de um programa federal que seria desenvolvido em outras 48 cidades do Brasil. Entre outras coisas, este programa procurava viabilizar habitação social em núcleos construídos e garantir através da permanência de moradores tradicionais a memória e os modos de vida locais. Ainda pouco difundido na história do patrimônio cultural e das políticas de habitação social no Brasil, este plano aponta caminhos para a gestão de territórios a partir das práticas sociais e culturais de seus habitantes.
A produção de alimentos depende diretamente das abelhas, e seu desaparecimento deve gerar efeitos catastróficos à humanidade. Por toda internet circulam textos alarmantes de como esses pequenos insetos estão morrendo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 75% dos cultivos destinados à alimentação humana no mundo dependem das abelhas. Por exemplo, um morango suculento e bem formado só é possível se dezenas de abelhas passem pela flor na época certa e o polinizem. Sem elas, ele pareceria mais como uma uva passa.
Monumentos tradicionais da arquitetura iraniana são frequentemente construídos abaixo do solo devido às especificidades técnicas dessa cultura vernacular. Palácios, mesquitas e edifícios públicos são construídos com apenas um ou dois andares, e a arquitetura iraniana raramente apresenta torres ou arranha-céus.
https://www.archdaily.com.br/br/921849/monumentos-tradicionais-da-arquitetura-iraniana-sao-reimaginados-como-arranha-ceusLilly Cao