De que forma um resíduo pode se tornar recurso? Ou melhor, quando que um resíduo deixou de ser um recurso? Porque a arquitetura contemporânea ainda constrói como se nossos edifícios fossem grandes titãs que sobreviverão às diversas eras e às adversidades? Essas são todas questões que passam pela mente de um recém-formado em arquitetura. Um dos desafios atuais da produção arquitetônica em uma metrópole como São Paulo é compreender que, após a demolição, o edifício não desaparece. O que nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos nos aponta?
Mesmo que latente, esta questão é ainda pouco debatida dentro da academia, espaço que deveria ser de proposições constantes de alternativas ao nosso estilo de vida. E mesmo que debatida, onde está seu retorno para a população? De que forma podemos difundir esses aprendizados? A educação ainda sim é a chave para a mudança de trilhos do nosso futuro.
Quase 60 anos após ter sido originalmente concebida, a instalação temporária dos artistas Christo e Jeanne-Claude, no Arco do Triunfo em ParisO monumento foi envolvido por 25 mil metros quadrados de tecido reciclável azul-prateado, unidos por 3.000 metros de corda vermelha. Como era vontade do artista dar seguimento ao projeto, a intervenção foi realizada pela sua equipa, na sequência da passagem do artista em 2020. O projeto estará em cartaz até 3 de outubro. foi aberta ao público em 18 de setembro, atraindo milhares de turistas e locais. Nesta nova série de fotografias, Jared Chulski registra o monumento embrulhado, focando nos detalhes da intervenção temporária e como ela complementa o tecido urbano da cidade.
Neste ano, as duas organizações definiram temas relacionados à melhoria da qualidade de vida e redução dos efeitos da crise climática por meio de ações no ambiente construído. Enquanto o tema do Dia Mundial da Arquitetura 2021 da União Internacional de Arquitetos é "Meio ambiente limpo para um mundo saudável", o Dia Mundial do Habitat da UN-Habitat anunciou "Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono" como tema.
Diversas casas com fachadas de platibanda são observadas em espaços urbanos e rurais de sertões da Bahia. Muitas delas apresentam-se revestidas com módulos de porcelanato, gradis de ferro, além de portas e janelas metálicas. Esta recorrência pode ser entendida como um fato cultural: as construções aqui discutidas foram observadas em cidades, distritos e povoados localizados nos municípios de Monte Santo, Uauá e Curaçá no ano de 2019.
Estas fachadas trazem em si composições gráficas, produzidas por aqueles que as constróem em diálogo com os moradores das próprias casas. São diagramadas, por pedreiros e ou moradores-construtores¹, informações visuais impressas sobre os revestimentos cerâmicos, assentados sobre o plano. Ainda na composição do plano frontal, são fixadas grades que também desenham as aberturas de grande parte de residências e estabelecimentos estudados.
Neste domingo, dia 19 de setembro, se celebra o Dia Nacional do Teatro. Manifestação artística e cultural que se revela nos mais distintos espaços: do palco às ruas. Atores, roteiristas, figurinos, cenografias, são muitas as funções e fatores que giram ao redor de uma peça para que ela atravesse e emocione o espectador. Além disso, a arquitetura possui um papel fundamental, o modo como ela permite estruturar as luzes, a acústica, a composição entre palco e plateia. Afinal, no teatro a história se materializa através do espaço. Para celebrar o dia que comemora essa arte nacionalmente, separamos dez projetos de teatros brasileiros publicados anteriormente no ArchDaily Brasil.
https://www.archdaily.com.br/br/968599/arquitetura-em-cena-10-teatros-brasileirosEquipe ArchDaily Brasil
As Universidades de Concordia e Montreal, ambas no Canadá, organizaram um concurso internacional para estudantes que desafiava os participantes a reimaginar a experiência do transporte público em uma metrópole pós-pandemia. O certame tinha como objetivo estimular o debate sobre novas experiências proporcionadas pelo transporte público visando melhorar a resiliência urbana.
Entre as mais de oitenta propostas recebidas, os organizadores buscaram identificar aquelas que melhor abordavam a temática a partir das novas narrativas associadas ao transporte público no contexto de (pós)pandemia; propostas de desenho que promovam o uso do transporte público; e princípios de design que fomentem novas experiências dos sistemas públicos de transporte.
É um equívoco comum que os beliches sejam usados exclusivamente para quartos de crianças e adolescentes. Embora os beliches sejam uma ótima solução para crianças, o aspecto prático dos beliches, que oferece amplo espaço para dormir e economiza espaço no chão, os torna excelentes para uma variedade de finalidades e aplicações. Com o aumento da densidade e a parcela da população vivendo em grandes centros urbanos fazendo uso de espaços cada vez menores, observou-se um impulso para a modularidade na arquitetura de interiores. Por esse motivo, beliches e áreas de dormir suspensas têm se tornado uma ótima solução para maximizar a metragem quadrada.
Colima é um estado situado na região oeste do México, de frente para o Oceano Pacífico e que faz fronteira geográfica com os estados de Jalisco e Michoacán. Tem uma área de 5.627 km² e é o quarto estado menos extenso do país. Sua capital é Colima e sua cidade mais populosa é Manzanillo. São várias as razões pelas quais Colima é um estado com uma importante riqueza cultural, sendo uma delas seu clima e topografia, onde praias como Manzanillo e o vulcão Colima estão localizadas, promovendo o turismo nesta região. Da mesma forma, a rica história pré-hispânica que deixou sua marca em sítios arqueológicos como "El Chanal", "La Campana" e "Meseta de la Hierbabuena", bem como algumas haciendas importantes como a Hacienda de Nogueras, Hacienda Del Carmen e Hacienda San Antonio.
O texto ‘Algumas Notas sobre a Síndrome Archigram’, de Peter Cook, é o símbolo da arquitetura no início da era da reprodutibilidade em massa. Publicado pela primeira vez pela Perspecta 11 - Yale Architectural Journal de 1967 e republicado no livro ‘Textos de Arquitectura de la Modernidad’ de 1999, o texto retoma a partir do olhar do autor a cronologia e as consequências do pensar e fazer arquitetura proposto pelo grupo Archigram - publicação anual que deu origem ao coletivo de arquitetos de mesmo nome.
O grupo destaca-se como marco de transformações do pensamento da cidade, da representação, da arquitetura e do saber tecnológico aplicado ilimitadamente dentro da sua produção. E, dessa forma, fazendo com que suas elaborações não sejam isoladas, mas sim vinculadas às principais manifestações artísticas na Inglaterra e nos EUA - com o Independent Group e as ondas de ‘contracultura’.
Os projetos de reforma são, muitas vezes, lidos como uma atividade com um escopo mais limitado e portanto, menos instigantes. Apresentaremos, aqui, projetos de reformas com soluções inesperadas que mostram que é possível ser criativo na reabilitação de espaços pré-existentes.
Uma área promissora na arquitetura, os projetos de reforma, que às vezes recebem o nome de retrofit, readequação, remodelação, entre outros, mostram um constante crescimento nos últimos anos, principalmente depois da pandemia de COVID-19, cada dia mais ganhando protagonismo no mercado e na prática da arquitetura.
A escolha dos acabamentos de um projeto é determinante para a qualidade dele, seja pelo caráter estético, seja pelo impacto financeiro que esses acabamentos denotam no orçamento. Muitas vezes opta-se por revestimentos que são aplicados em peças, e exigem, portanto, uma lógica de paginação para sua instalação. Neste texto iremos explorar as possibilidades de paginação de pisos em diferentes materiais.
A 7ª edição do Festival Internacional de Arquitetura e Design Concéntrico propôs novas leituras do espaço público através de uma série de instalações temporárias que repensaram vários lugares da cidade espanhola de Logroño. Escritórios de arquitetura emergentes e artistas de todo o mundo compartilharam suas perspectivas sobre o domínio público e os espaços de interação social, explorando vários temas e experimentando novas maneiras de compreender os ambientes urbanos.
Organizado pelo Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil e o Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), o concurso nacional para o Museu Marítimo do Brasil teve como vencedora a equipe composta pelos escritórios messina | rivas (São Paulo, Brasil) e Ben-Avid (Córdoba, Argentina). O grupo binacional apresentou um projeto que busca "retomar a proximidade com a água e o que ela pode representar como espaço comum entre as diferenças". Conheça a proposta a seguir.
O conceito de pré-fabricação na construção corresponde a elementos, partes ou edificações inteiras produzidas em fábrica e transportadas ao canteiro de obras para uma instalação expressa. Isso representa inúmeras vantagens aos métodos de construção tradicionais, como rapidez, precisão na execução, eficiência, limpeza de obra e, em muitos casos, economia. Considerando que a moradia é uma necessidade primária dos humanos, utilizar métodos industriais para a construção de habitações acessíveis e de boa qualidade sempre movimentou os arquitetos, seja para abrigar populações urbanas crescentes, para assentamentos temporários ou emergenciais, nas mais diversas escalas. Após muitas tentativas na história, permanece a dúvida se a popularização da pré-fabricação no campo da construção pode ser uma solução para proporcionar uma maior equidade no acesso à habitação.
A arquitetura islâmica há muito é reconhecida como uma das tipologias mais influentes na história da arquitetura, especialmente em se tratando de edifícios religiosos. Traduzindo uma série de conceitos abstratos e narrativas históricas em em formas, estruturas e cores, os espaços interiores da arquitetura islâmica são de uma beleza sublime e as vezes incomparável. Seja através da organização metódica de seus espaços internos para facilitar e promover a iluminação e ventilação natural, ou através de seus detalhes, ornamentos e profusão de cores e texturas, o contraste entre o espaço interior e exterior é mais do que evidente em uma mesquita. Ainda assim, talvez a característica mais reconhecível da arquitetura religiosa islâmica seja a presença imponente de seus minaretes—um dos maiores símbolos da cultura islâmica. Isso porque, a estrutura proeminente dos minaretes estabeleceu-se ao longo dos séculos como um ponto de referência em meio a intrincada malha urbana das cidades islâmicas, transformando-se não apenas em um importante elemento de orientação, mas principalmente em um símbolo de identidade. Neste artigo, procuramos analisar as razões por trás do surgimento dos minaretes na arquitetura islâmica e como a sua função e forma evoluíram ao longo dos séculos.
Responsável por grande parte das emissões de carbono na atmosfera, a indústria da construção civil segue, a rigor, um percurso linear que se inicia da extração de recursos naturais, passa pela construção da edificação e termina em sua eventual demolição – ou, em alguns casos, adaptação a outros usos. Buscando tensionar esse sistema, transformando-o em um processo circular, a RUÍNA, escritório paulistano fundado pelas arquitetas Julia Peres e Victoria Braga, lançou um catálogo de materiais de construção recuperados em demolições.
O escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM), em parceria com o Taubman College da Universidade de Michigan, acaba de apresentar o SPLAM [SPatial LAMinated wooden], um pavilhão de madeira fabricado de forma 100% automatizada e que está sendo exposto na atual edição da Bienal de Arquitetura de Chicago. O pavilhão, concebido a partir de um sistema construtivo automatizado em painéis pré-fabricados de madeira, servirá tanto como uma instalação educativa no contexto da bienal assim como espaço de encontro para os alunos de uma pequena escola da cidade de Chicago. Inaugurado no último dia 17 de setembro na ocasião da abertura oficial da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2021, o pavilhão ficará aberto ao público até o próximo dia 18 de dezembro.
Em 1984, o Menil Museum em Houston, Texas, contratou o arquiteto mexicano Luis Barragán para construir uma casa de hóspedes de 280 metros quadrados localizada do outro lado da rua da famosa Capela Rothko. O arquiteto voltou com um projeto para uma mansão deslumbrante em roxo, rosa e laranja de quase 750 metros quadrados que parecia mais adequada à Cidade do México do que a um lote residencial suburbano de Houston. Assim, devido ao conflito resultante entre cliente e arquiteto, a casa nunca foi construída, apenas exibida como uma exposição dentro das galerias do Menil.
Liderado por Iyad Alsaka, Adrianne Fisher e Wael Sleiman, o projeto mais recente do OMA, o Prestige Liberty Towers, é inaugurado em Mumbai, Índia. Previsto para ser concluído em 2025, o complexo de uso misto é o primeiro empreendimento da empresa na Índia, localizado nas históricas fábricas têxteis, no coração da cidade.
Intensa integração entre o ambiente construído e o seu contexto natural, essa é a premissa que rodeia os projetos do escritório fluminense Jacobsen Arquitetura. Fundado há 45 anos, o escritório surgiu da junção entre os arquitetos Paulo Jacobsen e Cláudio Bernardes que trabalharam juntos até o falecimento de Bernardes em 2001. Após o fato, Paulo se associou à Thiago, filho de Cláudio, iniciando um novo escritório. A sociedade com Thiago Bernardes se desfez em 2012, originando a formação da Jacobsen Arquitetura atual, que tem como sócios Paulo e Bernardo Jacobsen (filho de Paulo) e Edgar Murata.
Um dos principais impactos da atual pandemia na economia das cidades foi o aumento das ordens de despejo e multas por atrasos no pagamento dos aluguéis. Sabe-se que a vida nas grandes cidades não é fácil e embora o salário médio nas metrópoles costuma ser maior se comparados a cidades de menor porte, os custos de vida também são relativamente mais altos. Isso significa que, uma vez desempregados—como os milhares de trabalhadores que perderam seus postos de trabalho por conta da pandemia—, os moradores das grandes cidades passam a enfrentar sérios problemas para poder pagar as suas contas. Neste início de retomada, a medida que a economia começa a dar sinais de recuperação, há uma série de questões que ainda precisam ser resolvidas, principalmente em relação ao endividamento de muitos inquilinos que por meses não tinham meios para poder pagar seus aluguéis. Neste contexto, o que fica claro é que o custo de vida nas grandes cidades está tornando a vida nas metrópoles praticamente insustentável para muitos trabalhadores—os quais se vêm entre a cruz e a espada e sem nenhuma opção de escolha.
As caixas d’água são elementos vitais em qualquer edificação por seu papel relacionado à saúde, segurança e conforto dos usuários. Sua principal função é garantir o abastecimento independentemente de qualquer interrupção temporária no abastecimento, o que a torna cada vez mais imprescindível nesse período de crise hídrica.
Em parceria com a BeGreen, primeira fazenda urbana da América Latina, o iFood inauguraou uma fazenda urbana na cobertura da sede da empresa, em Osasco, na Grande São Paulo. São 950 metros quadrados reservados ao cultivo de 1,7 tonelada por mês de hortaliças, frutos e legumes frescos livres de agrotóxicos.
A fazenda urbana, localizada no 7º andar do prédio, tem como objetivo levar toda a produção para as 3 mil famílias cadastradas no Banco de Alimentos de Osasco. A primeira colheita oficial acontece ainda em agosto e será toda doada ao projeto da prefeitura.
Idealizado pelo escritório de Kengo Kuma, o projeto do edifício de escritórios EDA é uma iniciativa que pretende ressignificar uma antiga área subutilizada em Issy-les-Moulineaux em Paris, estabelecendo um processo de revitalização que deverá se espalhar por todo o bairro. Como um projeto de escala urbana e implantado junto a confluência de três importantes vias arteriais da cidade de Paris, o edifício projetado pela Kengo Kuma and Associates procura reconectar uma série de espaços urbanos descontínuos, a medida que também se deixa levar pelo dinâmico fluxo de pessoas e veículos de seu entorno imediato. Definido pela própria equipe de projeto como “uma densa rede de terraços arborizados e jardins suspensos”, o projeto foi concebido a partir de uma estrutura de madeira e uma fachada dupla, cujos elementos de proteção solar serão responsáveis pela imagem final do edifício.