As atividades da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, inaugurada em outubro deste ano, estão acontecendo em diferentes partes da cidade, distribuídas em quatro exposições principais e outras atividades - mostras, debates e oficinas - em espaços parceiros.
Mais da metade do planeta é composta por corpos hídricos e maior parte da população vive em suas proximidades. Estes locais são cada vez mais afetados por catástrofes ambientais ou pelo aumento de níveis de água, causados pelo aquecimento global, conformando um cenário que traz novos desafios para o modo que habitamos e pensamos os edifícios no litoral ou em áreas ribeirinhas.
A arquitetura flutuante pode se adaptar às variações de níveis de água e diferentes condições climáticas, sinalizando um possível caminho para solucionar os problemas apontados. Para aumentar seu repertório de referências flutuantes, reunimos aqui 15 projetos que foram implantados diretamente nas águas e possuem os mais diferentes usos: habitacional, cultural, educacional, recreativo e de infraestrutura.
O projeto em madeira de Downtown studio para uma biblioteca urbana na Bulgária é uma proposta que aborda as ferramentas do projeto paramétrico na construção de estruturas leves, resistentes e transportáveis.
O projeto, uma forma natural ondulada que se desenvolve em um semicírculo, é construída por uma série de módulos de madeira que proporcionam um espaço público com estantes para expor e compartilhar livros.
Como um dos pioneiros do modernismo brasileiro, Oscar Niemeyer é célebre por suas formas ousadas e sinuosas e pelo uso da "curva livre e sensual". Paul Goldberger descreveu isso quando afirmou que Niemeyer não comprometeu os ideais utópicos do modernismo, mas, quando filtrado através da sua sensibilidade, o severo e implacável rigor da modernidade europeia tornou-se tão suave como a música brasileira.
Quando Georgio Mondadori, presidente da editora italiana Mondadori, encomendou a Niemeyer o projeto da nova sede da empresa em 1968, queria que o prédio parecesse ao Palácio Itamaraty (também conhecido como Palácio dos Arcos) em Brasília. Niemeyer concordou, mas, dado seu espírito brincalhão, desviou-se deliberadamente do projeto anterior e procedeu a construção do que mais tarde ele identificaria como sua obra favorita na Europa. Continue lendo para ver um conjunto impressionante de dezesseis fotografias do edifício Mondadori feitas pela fotógrafa e artista visual Karina Castro, com sede em Milão, que foi convidada por Mondadori para capturar sua sede 40 anos após a conclusão do edifício.
Terrence Zhang foi nomeado o vencedor do Prêmio de Fotógrafo Arquitetônico Arcaid Images de 2017 pela sua fotografia da Piscina no Novo Campus da Universidade de Tianjin na China, projeto de Atelier Li Xinggang. Anunciado no último dia do World Architecture Festival (WAF) em Berlim, a imagem foi louvada pela capacidade de capturar os raios de luz solar que entram pelas janelass e interagem com a água.
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O masterplan para o edifício emblemático da New York Public Library inclui a criação de um novo acesso pela 40th Street, perto da Quinta Avenida. Imagem Cortesia de Mecanoo + Beyer Blinder Belle
A New York Public Library apresentou o projeto de reforma que irá transformar o icônico Edifício Stephen A. Schwarzman, principal sede da instituição situada na 42nd Street esquina com a Quinta Avenida. Concebido em conjunto por Mecanoo e Beyer Blinder Belle, o masterplan de US$ 317 milhões deverá qualificar a acessibilidade da biblioteca e ampliar o espaço público de pesquisa, exposições e programas educacionais em até 20%.
"Por mais de um século, o edifício Schwarzman tem desenvolvido um importante papel de acesso à informação e preservação do conhecimento mundial", disse o presidente da New York Public Library, Tony Marx. "Somos responsáveis por preservar esta arquitetura maravilhosa e seu papel como um importante espaço cívico, ao mesmo tempo que o preparamos para o futuro, para mais um século de prestação de serviços de qualidade para a comunidade. Acreditamos que o projeto desenvolvido representa exatamente este ideal".
O Mercedes-Benz Stadium projetado pela HOK, é oficialmente o primeiro estádio dos EUA a receber a certificação LEED Platinum. A nova casa dos Atlanta Falcons, da National Football League NFL, obteve a maior pontuação LEED deste tipo de complexo esportivo com um total de 88 pontos.
Há muito mais a aprender com este estádio do que apenas observar este sistema exclusivo de cobertura retrátil. O complexo de 185 mil metros quadrados é um modelo sem precedentes de sustentabilidade e inovação. O impressionante projeto desenvolve soluções para minimizar o uso de água, iluminação artificial e energia elétrica.
Cada material carrega suas particularidades e o processo de projeto e construção devem ser adequados a essas características. Um edifício em estrutura metálica, por exemplo, deve ter uma precisão acurada para que os componentes e as partes, geralmente fabricados fora do canteiro de obra e transportados até lá, encaixem-se durante a montagem. Um edifício de madeira pode ter suas seções transversais drasticamente modificadas de acordo com a espécie e resistência da mesma, ou mesmo segundo a direção das cargas em relação às suas fibras. O bambu, por sua vez, exige uma aproximação distinta, por conta de sua composição e características próprias.
Mas de que forma é possível trabalhar com um material com tantas minúcias e desafios?
Reunir, em um só lugar, todo o patrimônio cultural brasileiro tombado ou registrado nas quatro instâncias – internacional, federal, estadual e municipal – é a principal meta do InfoPatrimônio, uma ação pioneira com o uso de georreferenciamento. A plataforma existe há cinco anos, e hoje mostra aproximadamente 2 mil bens com dados precisos, obtidos do acervo de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Conselho de Defesa do Patrimônio do Estado de São Paulo (Condephaat); o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
https://www.archdaily.com.br/br/883949/infopatrimonio-uma-plataforma-que-reune-o-patrimonio-cultural-brasileiroEquipe ArchDaily Brasil
O DailyDose - uma das newsletters favorita do ArchDaily - publicou recentemente uma série de desenhos oriundos de uma chamada aberta de composições com apenas cinco linhas. Para celebrar sua milésima newsletter, que nos últimos cinco anos compartilhou 34.297 imagens selecionadas para caixas de entrada de todo o mundo, um dos trabalhos (de Roberto de Oliveira Castro) será disponibilizado para compra na página Desplans.
O uso da pedra tem sido cada vez mais frequente nos projetos arquitetônicos. Embora seja um material construtivo antigo, tem sido atualmente empregado por profissionais que buscam incorporar em seus trabalhos a textura e atmosfera que a pedra carrega. Apresentamos, a seguir, uma segunda seleção de fotografias que exploram as qualidades que as rochas trazem à arquitetura.
Na última semana, em 7 de novembro e sob o título "Criatividade Compartilhada", Rafael Aranda, co-fundador do RCR Arquitectes junto a Carme Pigem e Ramón Vilalta, palestraram no Palácio Miramar de San Sebastián (País Basco, Espanha), na conferência inaugural da I Bienal Internacional de Arquitetura MUGAK.
Diante de uma lotada platéia com mais de 200 pessoas, Aranda referiu-se ao processo criativo desenvolvido pelo estúdio catalão vencedor do Prêmio Pritzker 2017 e que se baseia na frase do pedagogo José Antonio Marina: "a criatividade compartilhada é o que permite para um grupo de pessoas não necessariamente extraordinárias obter resultados extraordinários ".
https://www.archdaily.com.br/br/883706/rafael-aranda-do-rcr-arquitectes-estamos-interessados-em-espacos-que-sao-paisagensJavier García Librero
O planejamento urbano tem impacto nas escolhas que fazemos no dia a dia (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil). Image Cortesia de TheCityFix Brasil
Os Planos Diretores (PDs) são instrumento básico da política de desenvolvimento de uma cidade. É a legislação que define as diretrizes para a gestão territorial e a expansão dos municípios. Ao longo das últimas décadas, as cidades brasileiras passaram por um rápido processo de urbanização, que não foi acompanhado por um bom processo de planejamento. Cidades que se desenvolvem à revelia de um bom planejamento tornam-se áreas urbanas dispersas, distantes e desconectadas.
Mas o que realmente está em jogo quando falamos em planejamento urbano e Planos Diretores? De que forma as diretrizes estabelecidas na legislação impactam o dia a dia nas cidades?
Os drones nos ajudam a ver a arquitetura de novas maneiras. Explore Moscou, Geórgia, St. Petersberg e o arranha-céu Lakhta, através das lentes de Timelab. Fazendo uso de drones, a página da Timelab Production no vimeo apresenta uma variedade de conteúdo audiovisual profissional. Viaje para novos lugares (e novas alturas) no conforto de sua própria casa, através dos vídeos abaixo.
Como resposta ao desafio lançado pelo curador geral da 15.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, Alejandro Aravena – Reporting from the Front –, Portugal apresentou, em 2016, um pavilhão site-specific construído numa frente urbana em plena regeneração física e social, dentro da cidade de Veneza, e mais especificamente da ilha de Giudecca. Na verdade, a ideia de instalar o pavilhão português in situ despoletou a conclusão do projeto de regeneração do Campo di Marte, proposto pelo arquiteto Álvaro Siza, há mais de 30 anos. Após a “ocupação” deste local em construção, a exposição deu lugar a um novo habitat arquitetônico destinado aos residentes da Giudecca.
Para o filósofo Georges Bataille, a arquitetura é a expressão do ser das sociedades, de forma similar a como a fisionomia é a expressão dos indivíduos. No entanto, o problema é que aqueles que são representados geralmente são os personagens oficiais, vinculados à institucionalizado da sociedade. Assim que, para Bataille, a arquitetura -e em especial o monumento-, inspiraria tanto a sabedoria social como também um verdadeiro temor, "dirigindo e impondo o silêncio das multidões".
A região histórica de Valparaíso (Chile) desde julho de 2003 ostenta o título concedido pela UNESCO de cidade Patrimônio da Humanidade, fundamentalmente por ser um "testemunho único dos inícios da globalização do século XIX". Essa condição colaborou com o desenvolvimento de uma maior preocupação pelos valores patrimoniais da cidade, movendo capitais e projetos para sua proteção, conservação e recuperação e, ao mesmo tempo, criou uma tendência a ocultar a condição de uma cidade viva em constante desenvolvimento. Em seu status de museificação, o poder dos monumentos - de forma equivalente ao que sugere Bataille- impôs seu silêncio.
https://www.archdaily.com.br/br/883305/radiacoes-um-projeto-nomade-sobre-corpo-memoria-e-territorio-em-valparaisoMagdalena Sierra
A Perkins + Will lançou uma ferramenta virtual recém-atualizada, voltada para a conscientização dos arquitetos à respeito da escolha dos materiais de construção, a plataforma tem a missão de encorajar os projetistas a especificar produtos mais sustentáveis para seus projetos.
A empresa compôs por primeira vez uma lista de materiais perigosos para a saúde e para o meio ambiente em 2008 e publicada em 2011 de forma completa e transparente. O novo site apresenta versões melhoradas de ambas as ferramentas. Em vez de uma lista estática, agora os materiais são organizados dentro de um banco de dados acessível que pode ser reorganizado rapidamente usando filtros como: tipo de projeto, tipo de produto, impacto ambiental e riscos para a saúde.
Em sua nova série, "Corner Symmetry", o fotógrafo e gravurista húngaro Zsolt Hlinka registra alguns dos edifícios mais impressionantes de Budapeste, manipulando-os de modo a torná-los perfeitamente simétricos quando vistos a partir das esquinas.
Sobrepostas a fundos de cor pastéis, as fotografias são feitas a partir de perspectivas forçadas de dois pontos de fuga, fazendo com que os edifícios parecem angulados. O estudo é uma continuação de sua série “Urban Symmetry.”
Propuesta: Acceso. Image Cortesía de Consejo Nacional de la Cultura y las Artes
Em 29 de setembro de 1979, 40 mil famílias de toda Santiago preencheram as arquibancadas do Estádio Nacional, não para um evento esportivo ou cultural, mas para assinar os documentos que os transformariam em proprietários. Esse fato é o ponto de partida de Stadium, proposta vencedora do pavilhão chileno na Bienal de Veneza de 2018.
A arquiteta Alejandra Celedón será a curadora da equipe escolhida entre os anunciados pré selecionados pela Área de Arquitetura do Conselho Nacional de Cultura e Artes em outubro do ano passado. Através de uma proposta tripla - direção arquitetônica, gráfica e artística - o projeto teve que oferecer uma resposta original à "Freespace", temática apresentada pelos diretores da 16ª edição da Bienal de Veneza, Yvinne Farrell e Shelley McNamara.
Novas imagens do primeiro projeto de Tadao Ando na cidade de Nova Iorque - um edifício residencial de luxo conhecido como 152 Elizabeth Street - foram recentemente divulgadas.
Que maneira seria melhor para ilustrar os diferentes estilos arquitetônicos mais populares dos Estados Unidos do que através da família mais conhecida do país - A casa dos Simpsons? A HomeAdvisor apresenta uma releitura de uma das casas mais conhecidas do mundo dos desenhos aninamos.
A residência da família Simpson é instantaneamente reconhecida por todos nós, mas ela poderia ser completamente diferente caso os seus criadores tivessem optado por um destes populares estilos arquitetônicos.
La Serpentina en el Parque Cultural de Valparaíso, Chile. Image Cortesía de ELEMENTAL
No centro do Parque Cultural de Valparaíso (Chile), um novo jogo infantil urbano capturou a atenção e a energia de crianças de todas as idades nas últimas duas semanas: é uma estrutura metálica de 40 metros de comprimento que contém um caminho ondulado colorido onde crianças correm, pulam, se escondem e deslizam.
Após a concepção de dispositivos similares implantados no perímetro do Parque Bicentenário da Infância (2012) em Santiago, La Serpentina é uma das duas intervenções com as quais a Somos Choapa participa da Bienal. O segundo é um modelo interposto com uma série de telas de toque implantadas no recinto principal do Parque Cultural de Valparaíso, representando mais de 100 iniciativas concretas do projeto.
Criada em 2007 na mesma cidade, a Casa da Arquitectura é uma entidade cultural sem fins lucrativos que tem vindo a afirmar-se no universo da criação e programação de conteúdos para a divulgação e afirmação nacional e internacional da arquitetura junto da sociedade. A sua ação envolve não só arquitetos, mas pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam no interesse público da arquitetura.