A Semana do Design de Milão representa um dos maiores eventos anuais de design do mundo, do qual fazem parte o Salone del Mobile, a maior feira de móveis e design do mundo, e o Furiosalone, além de diversas exposições, lançamentos de produtos, conferências e eventos relacionados ao design. A edição deste ano, realizada entre 17 e 21 de abril de 2023, reuniu arquitetos, designers, fabricantes e entusiastas italianos e internacionais. Escritórios de arquitetura contribuíram com empresas para desenvolver produtos e criar instalações arquitetônicas que destacam não apenas o design de móveis e objetos, mas também o contexto da arquitetura e cultura milanesa.
Apresentando projetos de escritórios de arquitetura reconhecidos internacionalmente, como OMA, MAD Architects, Stefano Boeri Interiors e CRA-Carlo Ratti Associati, a seleção a seguir mostra intervenções temporárias em contextos históricos e contemporâneos. Os projetos apresentam vários temas recorrentes, como o interesse e fascínio pelas propriedades da água, seja ela contida em estruturas feitas pelo homem ou em seu estado natural. Muitas das empresas participantes optaram por destacar não apenas seus produtos, mas também a arquitetura histórica de Milão, usando edifícios como a Pinacoteca di Brera, Casa Maveri ou a igreja desconsagrada de San Vittore e 40 Martiri como cenário para suas instalações.
Brutalist Paris de Nigel Green e Robin Wilson é um livro que expande o trabalho anterior da dupla, o Brutalist Paris Map (2017). A crítica perspicaz do texto e a fotografia aguçada fornecem um exame detalhado do significado histórico, político e cultural do brutalismo, com ênfase em seu design comunitário inovador. Através de uma análise meticulosa dos espaços públicos dos edifícios selecionados, incluindo sua orientação, materiais e fachadas, Green e Wilson revisitam o legado do movimento e sua contribuição para o campo da arquitetura.
Desde o seu lançamento em 2000, o Serpentine Pavilion tem oferecido a arquitetos renomados e emergentes uma plataforma para experimentação de projetos, tornando-se uma importante mostra da arquitetura contemporânea. Ao nos aproximarmos da inauguração do Serpentine Pavilion 2023, projetado por Lina Ghotmeh e intitulado À Table (expressão francesa que se refere ao ato de sentar juntos para comer) relembramos as últimas seis edições do pavilhão.
A Ilha de França (em francês: Île-de-France), uma das 18 regiões administrativas da França, está empenhada em fazer seus moradores economizarem água. Com a chegada da primavera do país europeu, em 20 de março, as autoridades estão preocupadas com a possível escassez de água. A solução? Oferecer até 20 mil euros em subsídios aos que instalarem coletores de chuva em suas propriedades.
O apoio financeiro é válido para quem planeja ou já instalou os tanques de armazenamento de água nos últimos três meses. O valor cobre instalações subterrâneas ou acima do solo – incluindo o coletor de filtragem, bomba, kit de conexão, terraplenagem e conexão à rede, entre outros componentes.
A cultura contemporânea do design indiano pode ser descrita em uma palavra: fusão. Uma análise cuidadosa das tendências na moda, cinema, música e arte logo revela as aspirações do país como uma nação globalizada. Revelando uma nova era, a arte e o design da Índia aparecem como uma combinação de influências da vida tradicional e do mundo ocidental. Uma imagem "neo-indiana" informa múltiplas formas de expressão cultural, incluindo arquitetura e design de interiores. À medida que os indianos e a arquitetura indiana esculpem o lugar do país no mundo, uma nova tendência floresce, impulsionada por estilos de vida modernos, influências internacionais, um passado colonial e um desejo de permanecer conectado às suas raízes.
Chashitsu, termo japonês para casa de chá ou salão de chá, são construções projetadas especificamente para a realização da Cerimônia do Chá, um ritual tradicional japonês no qual o anfitrião prepara e serve chá aos convidados. As casas de chá são geralmente pequenas e íntimas, feitas de madeira, onde cada detalhe foi concebido para afastar o indivíduo das perturbações materiais do mundo.
https://www.archdaily.com.br/br/962144/casas-de-cha-reinterpretando-espacos-tradicionaisClara Ott
A Semana do Design de Milão é um dos maiores festivais de design do mundo. O evento principal, o Salone del Mobile, ocorreu de 18 a 23 de abril de 2023, no centro de exposições Fiera Milano. Mais de 370 mil pessoas participaram da feira de móveis este ano, e milhares de estúdios de design apresentaram peças de mobiliário, iluminação, eletrodomésticos, itens de cozinha, banheiro, produtos de uso externo e estações de trabalho. Para destacar o design de móveis e objetos e o contexto mais amplo da arquitetura e cultura milanesa, muitos escritórios de arquitetura colaboraram com empresas para criar itens exclusivos de design.
Como fazem todos os anos, os conceituados arquitetos participaram do evento de uma semana, usando produtos, móveis e instalações para compartilhar sua experiência, abordar alguns dos problemas mais urgentes enfrentados pela arquitetura e demonstrar como seu trabalho pode beneficiar o meio ambiente e a sociedade. Muitos estúdios de arquitetura consolidados, como Foster + Partners, Mario Cucinella e Hassell, apresentaram produtos. Além disso, arquitetos como The New Raw, Snøhetta e Studio Etienne Bastormagi apresentaram produtos focaos em sistemas eficientes e sustentáveis que podem informar as decisões futuras.
Quando se trata de design de interiores com visão de futuro, adaptabilidade e atemporalidade são dois fatores-chave que podem garantir que uma casa pareça tão atual quanto no momento da sua construção. Ao emprestar elementos de vários estilos proeminentes e combiná-los em um todo harmônico, os interiores contemporâneos permanecem atuais mesmo com o avanço das tendências. Mas quais são os componentes que se mantém presentes mesmo com as frequentes mudanças? Exploramos sete elementos de design que resistem ao tempo e definem os interiores contemporâneos.
Uma pesquisa do Journal of Transport and Land Use (JTLU), publicada no começo de 2022, revelou que 37% dos proprietários de casas unifamiliares de Sacramento, na Califórnia (EUA), não guardavam os automóveis em suas garagens. Esses espaços acabaram virando depósitos ou grandes closets, como compara a pesquisadora Catie Gould em artigo do Instituto Sightline. Apesar de ser o retrato de uma cidade, os dados estão alinhados com informações obtidas em uma série de estudos mundiais que apontam a ociosidade dos estacionamentos nas residências. Em São Francisco, também na Califórnia, um levantamento verificou que 49% das 97 vagas de garagens analisadas no bairro Mission District não eram utilizadas para guardar veículos, exemplifica Catie.
https://www.archdaily.com.br/br/1000311/vagas-de-garagem-inimigas-das-moradias-baratasSomos Cidade
A necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor de transportes é urgente, e a implementação de medidas nesse sentido é tanto um desafio quanto uma oportunidade para as governanças locais. É o caso das Áreas de Zero Emissão (ZEAs, do inglês Zero Emission Areas), que são áreas das cidades onde as emissões de gases poluentes são neutralizadas. Essa medida beneficia principalmente as pessoas que irão usufruir de um espaço urbano mais saudável e de atividades comerciais mais ativas. Entretanto, para viabilizar seu êxito, ou ao menos reduzir o retorno negativo da opinião pública, é fundamental o engajamento social e uma comunicação efetiva com a população.
https://www.archdaily.com.br/br/1000105/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-areas-de-zero-emissaoITDP Brasil
Servindo como uma construção emblemática para a Capital Mundial da Arquitetura, Copenhague, e para o Congresso Mundial de Arquitetos da UIA, os Pavilhões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Copenhague, Dinamarca, começarão a aparecer nesta primavera e verão, explorando como os arquitetos podem responder aos objetivos de desenvolvimento da ONU. Questionando a construção do futuro, em relação a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, arquitetos, engenheiros, produtores de materiais, instituições científicas, associações e fundações colaboraram para criar cada uma das diferentes estruturas. Os Pavilhões ODS foram criados por vários estúdios de arquitetura dinamarqueses, incluindo Schmidt Hammer Lassen, EFFEKT, Architects Without Borders Denmark, ReVaerk, LOKAL, Leth & Gori, Rnnow Architects, GXN, FORMA, Terroir, AART, Mangor & Nagel, NOAA Architects, Studio Coquille, Tan & Blixenkrone, ATENASTUDIO e MAST.
O Pavilhão Brasileiro "Terra", com curadoria de Gabriela de Matos e Paulo Tavares, venceu o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2023. Selecionada por um júri presidido pelo arquiteto e curador italiano Ippolito Pestellini Laparelli, acompanhado de Nora Akawi, Thelma Golden, Tau Tavengwa e Izabela Wieczorek, a intervenção vencedora na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza "propõe repensar o passado para projetar futuros possíveis, destacando atores esquecidos pelos cânones arquitetônicos, em diálogo com a curadoria da edição, O Laboratório do Futuro".
Transmitida ao vivo na página oficial da Bienal, a cerimônia ocorreu na Ca'Giustinian, sede da Biennale di Venezia, e também concedeu o Leão de Ouro de Melhor Participação na Exposição Internacional O Laboratório do Futuro para DAAR (Alessandro Petti + Sandi Hilal), ao passo que o Leão de Prata para participação jovem e promissora foi entregue a Olalekan Jeyifous. Outros reconhecimentos incluíram uma menção especial para Wolff Architects, Ilze Wolff e Heinrich Wolff, para Twenty Nine Studio / Sammy Baloji, e para o Pavilhão Nacional da Grã-Bretanha, intitulado Dancing Before the Moon, com curadoria de Jayden Ali, Joseph Henry, Meneesha Kellay e Sumitra Upham.
A Graham Foundation anunciou a concessão de 64 novas bolsas a profissionais que exploram ideias inovadoras e interdisciplinares e que contribuem com perspectivas críticas sobre a arquitetura e o design.
A 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, intitulada O Laboratório do Futuro, terá sua inauguração oficial no sábado, 20 de maio, e permanecerá aberta ao público até 26 de novembro de 2023. A ocasião inclui a cerimônia de premiação, durante a qual o júri internacional presidido por Ippolito Pestellini Laparelli concederá os prêmios oficiais: o Leão de Ouro para a melhor Participação Nacional, o Leão de Ouro para o melhor participante, e o Leão de Prata para um jovem participante promissor. O Leão de Ouro pela Trajetória de Vida será entregue a Demas Nwoko, artista, designer e arquiteto nascido na Nigéria.
O Palácio Gustavo Capanema, localizado no Rio de Janeiro (RJ) e reconhecido como referência para a arquitetura e as artes brasileiras, tem previsão de ser entregue à população em 2024. No dia 15 deste mês, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentou uma nova proposta para a ocupação do edifício. Do térreo ao terraço, o prédio será transformado em um conjunto de espaços dedicados a exposições sobre temas relacionados à arte e à formação da sociedade brasileira, além de abrigar atividades administrativas dos órgãos ligados ao Ministério da Cultura.
https://www.archdaily.com.br/br/1001133/iphan-e-ministerio-da-cultura-elaboram-plano-de-ocupacao-para-o-palacio-gustavo-capanemaArchDaily Team
O escritório Kengo Kuma & Associates venceu um concurso de projeto para o novo centro de visitantes do Parque Nacional de Butrint, um Patrimônio Mundial da UNESCO na costa do Mar Jônico da Albânia. O projeto busca estabelecer uma nova conexão entre as comunidades locais e os visitantes esperados do sítio arqueológico, melhorando assim a acessibilidade do local, que é reconhecido como uma das principais atrações culturais do país. O centro de visitantes, projetado em parceria com os arquitetos albaneses do CHwB Albania, deverá abrir ao público em 2025.
Como parte do consórcio Circlewood, o OMA, encabeçado por David Gianotten e Michel den Otter, desenvolveu um sistema modular para construir escolas que podem se adaptar e transformar ao longo de sua vida útil. O sistema foi escolhido pela cidade de Amsterdã para ser usado na construção de várias escolas nos próximos dez anos, como parte do programa Innovation Partnership School Buildings. A iniciativa visa construir escolas "de alta qualidade, flexíveis e sustentáveis" como forma de contribuir para a meta da cidade de se basear totalmente na economia circular até 2050.
Ao longo da última década a civilização humana tornou-se tão consciente que foi criado até mesmo um novo termo em inglês para ela, "woke" (desperta). E embora esse despertar recém-descoberto derive da busca por destacar o inerente anteriormente ignorado por muitas injustiças e comportamentos raciais, sociais e políticos em nossas vidas, durante o movimento inicial #blacklivesmatter e em tempos mais recentes passou a representar a convocação de todas as formas de injustiça.
O propósito da arquitetura, como afirma o livro The ArchDaily Guide to Good Architecture [O Guia ArchDaily para uma Boa Arquitetura] é 'dar forma aos lugares onde vivemos'. O primeiro capítulo do livro, 'Boa arquitetura é atenciosa' sugere que, para melhorar a qualidade de vida proporcionada por espaços projetados pelo homem, precisamos empregar uma abordagem humana e empática.
Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, o pavilhão nacional da Letônia será transformado em um supermercado que reúne ideias arquitetônicas e produtos de diferentes origens. Comissionada por Jānis Dripe e pelo Ministério da Cultura da República da Letônia, a exposição tem curadoria de Uldis Jaunzems-Pētersons e foi concebida por uma equipe composta por Ernests Cerbulis, Ints Menģelis, Toms Kampars e Karola Rubene. O Pavilhão ficará aberto de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.
O Reino do Bahrain anunciou sua participação na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia com uma exposição intitulada Sweating Assets. Com curadoria das arquitetas Latifa Alkhayat e Maryam Aljomairi, a exposição destaca a relação entre o calor extremo e a umidade que caracteriza o Bahrain e a necessidade inerente de conforto térmico. As curadoras pretendem mostrar como a infraestrutura necessária de resfriamento pode ser maximizada através de meios adaptativos e gerenciamento de recursos, reduzindo seu impacto negativo no meio ambiente.
Fundadora e diretora do African Futures Institute (AFI) com sede em Accra, Gana, Lesley Lokko é uma arquiteta, educadora e romancista ganesa-escocesa. Com uma carreira que abrange Joanesburgo, Londres, Accra e Edimburgo, ela ocupou vários cargos como professora e é amplamente reconhecida em seu campo. A professora Lokko foi nomeada curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura, La Biennale di Venezia, em dezembro de 2021, depois de ter atuado como membro do júri do Golden Lions Awards da edição anterior da Bienal de Veneza. Em sua primeira entrevista ao ArchDaily, após ser nomeada curadora da Bienal de Arquitetura de 2023, Lesley Lokko compartilha ideias sobre os preparativos, o tema e esta 18ª edição.
Na noite da última terça-feira, dia 16 de maio, durante a inauguração da exposição dos cinco projetos selecionados, foram revelados os dois premiados do 5º Prêmio Design Tomie Ohtake que receberam troféus e publicações do Instituto Tomie Ohtake. Conheça os projetos a seguir:
https://www.archdaily.com.br/br/1001016/conheca-os-vencedores-do-5o-premio-design-tomie-ohtakeArchDaily Team
O Prêmio de Diversidade em Arquitetura (DIVIA) foi concedido à arquiteta italiana Marta Maccaglia, fundadora do Semillas, por seu compromisso com a construção educativa no Peru. Este reconhecimento internacional, junto do prêmio de 20.000 euros, tem como objetivo promover a visibilidade das mulheres na indústria da arquitetura. Entre as cinco finalistas desta edição estavam Tosin Oshinowo (Nigéria), May al-Ibrashy (Egito), Noella Nibakuze (Ruanda) e Katherine Clarke e Liza Fior (Reino Unido).
O conceito de sustentabilidade surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNCHE), realizada em Estocolmo em 1972, e foi cunhado pela norueguesa Gro Brundtland no Relatório “Nosso Futuro Comum” (1987). De acordo com essa definição, o uso sustentável dos recursos naturais deveria “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Entretanto, apesar da urgência do conceito e da constante evolução que ele tem sofrido ao longo do tempo, sua aplicação ainda se limita muitas vezes ao uso controlado dos recursos naturais e à preservação da vida selvagem. Ou seja, está baseada em relações e ações que abordam a situação sob a perspectiva do “homem versus natureza”, como um entendimento dicotômico em detrimento de uma visão holística.