Com o objetivo de criar experiências ambientais imersivas em espaços interiores, o estúdio de design Aqua Creations desenvolveu o Manta Ray Light, uma instalação de iluminação construída com a tecnologia LED RGB responsiva que mistura as cores vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue) para gerar mais de 16 milhões de tons de luz. Ao predefinir seu espectro de cores, diminuir o brilho em uma escala de 0,1 a 100% e até carregar imagens e vídeos em sua memória interna, o sistema permite adicionar cor e movimento a espaços expressivos ou proporcionar uma sensação de calor e foco nos espaços íntimos e privados.
“Todos os problemas podem ser resolvidos com tecnologia.”
O quão acertada (ou não) parece essa afirmação? Enquanto escrevia este artigo, meu editor eletrônico de texto apontou que as três primeiras palavras dessa frase estavam incorretas, e me sugeriu trocar por “A quão acertada”. Ele se engana, a frase está correta.
A crescente pandemia global de coronavírus deixará marcas profundas na sociedade. Talvez não tanto pelas fatalidades, mas certamente no modo com as pessoas se relacionam entre si e com os espaços públicos. Numa tentativa de reduzir a taxa de transmissão da doença, governos e autoridades do mundo todo têm instruído as populações a permanecerem em casa, na segurança e higiene do ambiente doméstico, e evitarem qualquer contato desnecessário com outros espaços, objetos e pessoas.
Para profissionais da arquitetura e construção civil, passar o dia todo em casa fazendo o chamado "home office" pode ser desafiador, ainda mais quando parte das tarefas cotidianas consiste em visitar obras, discutir coletivamente e, em última instância, se relacionar com as pessoas - de clientes a fornecedores de materiais. Por isso, gostaríamos de saber mais sobre os desafios - e oportunidades - que o período em quarentena está colocando para sua prática arquitetônica.
https://www.archdaily.com.br/br/935793/como-o-coronavirus-esta-afetando-o-cotidiano-dos-arquitetosEquipe ArchDaily Brasil
Muitas pessoas sonham em um dia tirar a sorte grande, e qual o melhor lugar para fazê-lo se não em um casino estrelado? Embora estes luxuosos complexos pareçam ser um mundo à parte, os convidados mal se dão conta de tudo aquilo que se esconde por trás das cortinas e por baixo dos tapetes de uma sala de apostas. Os modernos cassinos de hoje em dia estão se transformando em estruturas cada vez mais inteligentes e capazes de induzir as mais diversas sensações e impulsos em seus clientes. A tecnologia se extende muito além da simples programação das máquinas caça-níqueis e da previsão das probabilidades de cada mesa. Uma luz se acende, a roleta gira, bimgo! Tudo aqui é meticulosamente planejado para fazer com que você se sinta especial, que você se sinta confiante e que coloque a mão no bolso sem pensar duas vezes. Dizem que a casa sempre ganha, que é impossível virar o jogo e que nada acontece por acaso. Qual o papel da arquitetura nesta lógica do azar, e como a configuração do espaço e seus mecanismos podem ser capazes de induzir determinados comportamentos?
via Cities for Play. Designing Child Friendly High Density Neighbourhoods
Cities for Play é um projeto cujo objetivo principal é de inspirar arquitetos, urbanistas e planejadores urbanos a criarem cidades estimulantes, respeitosas e acessíveis às crianças.
Natalia Krysiak é uma arquiteta australiana que acredita que as necessidades das crianças devem ser colocadas como ponto central no desenho urbano para assegurar comunidades resilientes e sustentáveis. Em 2017, criou Cities for Play que estuda exemplos de cidades que se preocupam em proporcionar ambientes que são capazes de promover a saúde e o bem-estar (físico e emocional) das crianças com foco nas brincadeiras e na "mobilidade ativa" de espaços públicos.
Um bom projeto de interiores começa com o mapeamento das demandas específicas de seus possíveis usuários. Conscientes das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, os projetistas buscam desenvolver soluções espaciais específicas que possam impactar positivamente na vida destas pessoas, promovendo qualidade de vida, segurança e bem-estar. Uma das principais tendências no design de interiores contemporâneo é a biofilia, uma abordagem holística que surge da observação e incorporação da natureza ao design.
Os espaços internos de museus, por meio de exposições, constroem narrativas que atribuem lógica e sentido (em outros contextos talvez não existentes) aos objetos expostos. Isto é, os recursos utilizados em uma mostra são capazes de conferir significados à medida em que são estabelecidas as conexões não só entre as peças expostas, mas também entre o projeto expográfico e a obra de arte.
Ilustração de @cipriastudio Marzia Iacono e Anna Lisa Pruiticiarello | Itália. Image Cortesia de MMW
Mulher, Mujer, Woman, ou simplesmente MMW, é uma plataforma dedicada à curadoria de representações arquitetônicas cujo objetivo é ampliar a divulgação da produção feminina em nosso campo disciplinar. Desenvolvido pelas arquitetas Carol Vasques e Débora Boniatti como reação à ainda escassa difusão de referências femininas, a plataforma busca "evidenciar a importância e relevância da mulher no passado, presente e futuro da profissão."
O Studio Ma deu início às obras do novo complexo de torres de uso misto para a Arizona State University, em Phoenix, EUA. O projeto busca promover a inovação e a colaboração entre os estudantes e a comunidade. Uma torre residencial de 16 pavimentos inclui instalações acadêmicas e interdisciplinares com espaço para até 530 estudantes residentes.
O recente sucesso de Parasita, premiado filme do cineasta coreano Bong Joon Ho, trouxe para o foco da crítica de cinema a relevância da arquitetura e dos espaços interiores. Como poucos filmes conseguem fazer, a obra-prima de Ho borrou os limites entre os dois campos disciplinares a ponto de podermos afirmar, sem exageros, que a arquitetura não está lá apenas como cenário, mas assume papel de protagonista em muitas cenas.
Vittorio Gregotti em 1975. Imagem via Wikipedia Commons
O arquiteto italiano Vittorio Gregotti, coautor do estádio para os Jogos Olímpicos de Verão de Barcelona de 1992 e do estádio Marassi da Copa do Mundo de 1990, morreu de pneumonia no domingo, 15 de março, em decorrência do coronavírus. Gregotti estava hospitalizado com sua esposa Mariana Mazza em Milão.
Ao longo dos últimos três meses, o COVID-19 se espalhou rapidamente pelos quatro cantos do mundo, ultrapassando a marca de 114 países com casos confirmados até a última quarta-feira dia 11 de Março de 2020, tirando a vida de quase 5.000 pessoas até o momento, números que tendem a aumentar exponencialmente ao longo das próximas semanas.
Mas, se pudéssemos deixar de lado por um momento a gravidade desta situação, a pandemia de coronavírus – de maneira pouco ortodoxa – está nos fazendo refletir sobre o futuro das relações de trabalho no mundo. Milhões de pessoas estão sendo forçadas à trabalhar de casa, juntando-se a um já não pequeno número de pessoas que o fazem por escolha ou comodidade. A pergunta que queremos levantar é: seria este o início do fim do tradicional edifício de escritórios?
Conjunto habitacional do MCMV em Juazeiro do Norte, Ceará. Via Caos Planejado
Um dos problemas estruturais da sociedade brasileira é o crescimento excessivo da mancha urbana das cidades, comumente denominado de “espraiamento”, que resulta em uma ocupação urbana de baixa densidade. Essa ocupação dispersa dificulta a provisão de serviços públicos e compromete a qualidade de vida dos moradores, pois não gera demanda suficiente para o transporte de massa e induz à adoção do automóvel particular como modo de deslocamento. Para reverter esse quadro, a política urbana procura aumentar a densidade da cidade existente, seja construindo edificações novas nos lotes ociosos, seja recuperando edificações degradadas nas áreas centrais. No entanto, tal como atualmente concebida, a política habitacional favorece o espraiamento urbano.
O escritório REX desenvolveu o projeto de uma torre de uso misto em Perth, Austrália. Localizado ao longo da Elizabeth Quay, o novo projeto combina hotel, comércio, escritórios e residências, divididos em duas torres. A versão mais atual do projeto foi submetida às autoridades municipais e, se aprovada, dará lugar ao arranha-céu mais alto de Perth.
Praça Raul Soares, Belo Horizonte. Foto de Luiz Felipe Silva Carmo, via Unsplash
O planejamento urbano é uma ferramenta valiosa para líderes municipais alcançarem o tão almejado desenvolvimento sustentável. Ajuda-os a formular objetivos de médio e longo prazo que reconciliam uma visão coletiva com uma organização racional de recursos para alcançá-la.
O escritório Morphosis projetará uma nova sede global high-tech para a lululemon em Vancouver, Canadá. Trabalhando em parceria com Francl Architecture e Clive Wilkinson Architects, a equipe propôs um desenho para o escritório central da companhia que reflete os valores centrais da empresa. O edifício de 13 pavimentos foi pensado para estabelecer fortes conexões com a paisagem e a comunidade local, oferecendo espaços externos e internos que incentivam a colaboração e a inovação.
Cortesia de Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Neste artigo, compartilho o processo de análise e decisão que conduzimos na Königsberger Vannucchi Arquitetura ao iniciarmos nossa transformação BIM em 2017. Foram seis estudos de investimento, realizados entre os anos de 2013 e 2017, até o dia em que finalmente o plano virou uma iniciativa. Era setembro de 2017 e acabávamos de começar aquele que seria o mais importante, transformador e arriscado investimento do ciclo estratégico KV2020: adotar o BIM como padrão do escritório, em 100% dos projetos, ao longo de 100% do ciclo de vida dos projetos.
Estão abertas as inscrições para o edital de seleção dos 20 projetos brasileiros habilitados a participar do Terceiro Prêmio Oscar Niemeyer para a Arquitetura Latino Americana. A seleção será feita por Comissão designada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, composta por arquitetos e urbanistas das várias regiões do país. A data limite de envio dos trabalhos é 15 de junho.
Atualmente em construção e projetada por uma equipe multidisciplinar de três diferentes escritórios italianos de arquitetura – Iotti + Pavarani Architetti, Tassoni & Partners e Lauro Sacchetti Associati –, a RCF Arena, deverá se tornar em breve a maior estrutura para a realização de eventos ao ar livre da Europa. Localizada na cidade de Reggio Emilia, a estrutura terá capacidade para acolher até 100.000 pessoas durante a realização de shows e outros grandes eventos.
A WOHA e a Universidade BRAC publicaram recentemente novas imagens do projeto desenvolvido para o novo campus da instituição em Bangladesh. Localizado em uma propriedade de mais de vinte e cinco mil metros quadrados, o edifício de quase noventa mil metros quadrados deverá ser concluído no ano que vem. Implantada no centro da capital Dhaka, o novo Campus da Universidade BRAC transformará um antigo terreno subutilizado em um novo campus urbano público, sustentável e acessível.
Porto, Portugal. Foto de Tj Holowaychuk, via Unsplash
Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.
Famosa por seu plano urbano e edifícios cívicos, Chandigarh representa um fragmento icônico da arquitetura modernista. Este centro econômico e administrativo foi concebido para mostrar ao mundo o progresso da recém-independente Índia dos anos 50.
O Atelier Vincent Hecht divulgou uma série de fotografias recentes que mostram o processo de construção da TorreLuma Arles de Frank Gehry, no sul da França. A torre sinuosa que será inaugurada nesta primavera incluirá estúdios de artistas, oficinas, espaços para eventos e instalações de pesquisa.
Fachada da Villa Müller mostrando as janelas em diferentes alturas: consequência das diferenças internas de nível e pé-direito. Imagem de euphrosyne_3.14. Via Instagram
Entre 1928 e 1930, na cidade de Praga, capital da então Tchecoslováquia, Adolf Loos, com colaboração de Karel Lhota, projetou uma de suas mais influentes obras: a Villa Müller. A casa se tornou não só um marco na trajetória de Loos e na história da arquitetura, mas também um símbolo da expressão do Raumplan, caracterizado por Loos como uma sequência de espaços que, em diferentes níveis e variados pés-direitos, se relacionam e interagem uns com os outros.